Aparelho Móvel

Aparelho Móvel

Aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou removíveis. Isso todo mundo sabe.

Aparelho Móvel

Mas ainda existe uma certa confusão em relação aos aparelhos móveis que eu gostaria de ajudar a desfazer neste artigo com muitas fotos dos diversos tipos de aparelho.

Nem todo aparelho móvel é igual.

Podemos dividir esta categoria em três grupos distintos:

1. Aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares

2. Placas de contenção ortodôntica

3. Placas de movimentação ortodôntica

E ainda podemos citar o grupo das placas de bruxismo e apneia do sono que não estão diretamente relacionadas aos tratamentos ortodônticos, mas que ainda são aparelhos removíveis intra-bucais.

Aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares

aparelho móvel - ortopedia funcional dos maxilares

Aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma especialidade separada da ortodontia mas que trabalha com os mesmos objetivos de restaurar a função e a estética do sistema estomatognático, ou seja, a boca.

Os aparelhos de OFM são indicados principalmente para o tratamento de crianças a partir dos seis anos de idade para a correção de discrepâncias ósseas e de problemas funcionais que são aqueles relacionados ao funcionamento dos músculos.

Aparelho Móvel - Bionator

Aparelho Móvel – Bionator

Os problemas no desenvolvimento ósseo e as disfunções normalmente estão relacionados.

A compressão maxilar (estreitamento da arcada superior) costuma estar ligada à respiração bucal, a mordida aberta à deglutição atípica, mordida cruzada à mastigação unilateral e assim por diante.

Por isso podem e devem ser tratados simultaneamente.

O objetivo da OFM é restabelecer o correto funcionamento dos músculos envolvidos nestas funções (respiração, mastigação, deglutição e fonação) e com isso estimular o desenvolvimento natural da estrutura óssea da face.

Aparelho Móvel- Klamt

Aparelho Móvel- Klamt

Os aparelhos ortopédicos funcionais não têm como principal função a movimentação dentária. Por isso mesmo podem ser usados na dentição decídua e mista. Não é necessário a criança ter trocado todos os dentes para fazer o tratamento. Na verdade, o ideal é que não tenha trocado mesmo pois este fato mostra que ela ainda tem um potencial de crescimento que pode ser aproveitado.

Uma característica interessante destes aparelhos é que eles não são presos aos dentes como as placas, ou seja, eles só ficam na posição correta quando a criança fecha a boca. É comum os pais estranharem a forma como a criança “brinca” com o aparelho solto, mas isso é perfeitamente natural e faz parte do estímulo para lábios e língua.

Aparelho Móvel - Bimler

Aparelho Móvel – Bimler

Existe ainda um outro detalhe que diferencia aparelhos funcionais das placas: Os primeiros são bimaxilares pois atuam nas duas arcadas simultaneamente, enquanto que as placas se fixam em uma das arcadas apenas.

Leia mais sobre aparelhos móveis para crianças no site.

Placas de movimentação ortodôntica

Aparelho Móvel - placas ortodônticas

Aparelho Móvel – placas ortodônticas

Placas ortodônticas são o que efetivamente podemos chamar de aparelho ortodôntico móvel.

A sua finalidade é a mesma do aparelho fixo: aplicar força sobre os dentes e promover a movimentação dentária. Os aparelhos ortopédicos estimulam o crescimento ósseo, as placas movimentam dentes.

Como já foi dito, são aparelhos que se fixam às arcadas através de grampos ou da própria estrutura de resina envolvendo os dentes, ou seja, fazem “click” quando são posicionadas.

Aparelho móvel - placa expansora

Aparelho móvel – placa expansora

Placas ortodônticas podem ser equipadas com molas, arcos e parafusos para movimentar um ou mais dentes de acordo com os objetivos do tratamento.

A precisão destes aparelhos é inferior ao sistema bracket-arco dos aparelhos fixos, ou seja, o ortodontista tem menos controle da movimentação mas alguns profissionais usam estes dispositivos em seus tratamentos com sucesso. Principalmente para movimentos pequenos e/ou simples.

Placas de contenção ortodôntica

Aparelho móvel - contenção ortodôntica

Aparelho móvel – contenção ortodôntica

As placas de contenção não são usadas para movimentar dentes e sim para mantê-los na posição ideal alcançada durante o tratamento ortodôntico ativo que tanto pode ter sido realizado com aparelho fixo quanto com placas ortodônticas removíveis como vimos acima.

Placas de contenção possuem as características de qualquer placa: São específicas para uma arcada e ficam presas na posição apesar de serem removíveis.

A diferença para as placas de movimentação ortodôntica é que as de contenção são aparelhos passivos com a finalidade de manter o resultado do tratamento ortodôntico.

Também servem como um gabarito que permite ao ortodontista avaliar se os dentes continuam na posição sem instabilidade do resultado após o término do tratamento.

É importante manter contato com o ortodontista após o tratamento para avaliar as condições da placa de contenção periodicamente.

Aparelho móvel - placa de contenção removível

Aparelho móvel – placa de contenção removível

Resumindo:

  • Aparelhos ortopédicos funcionais estimulam crescimento ósseo
  • Placas ortodônticas movimentam os dentes
  • Placas de contenção mantêm o resultado

Agora você já sabe a diferença.

542 Comentários para: “Aparelho Móvel

  1. Boa tarde Dr! Uso aparelho fixo há 4 anos… 3 deles com um ortodentista, e a o último ano com uma segunda profissional. Agora ela pediu para que eu extraísse o dente 24, um único dente do lado esquerdo superior, que está em perfeitas condições? Esse procedimento realmente é correto? Obrigada!

  2. Boa noite doutor!
    gostaria de saber se a contenção pode moldada errada, ser muito apertada ou eu mesmo possa ter colocada errada, pois tirei o aparelho e 4 noites depois após tirar a contenção pude notar q meus dentes haviam se mechido e dois dentes não estavam mais encostando na contenção!estou muito preucupada.. obrigada

    • Luana,

      Parece haver uma instabilidade do resultado. Seria bom entrar em contato com o seu ortodontista para avaliar a situação e evitar que o problema aumente estragando o resultado do seu tratamento.

      Ele vai pode dizer se a contenção teve algum problema na confecção ou se os dentes se movimentaram apesar da contenção estar bem adaptada.

  3. Boa tarde Doutor.

    Tenho 24 anos e meus 2 dentes caninos são encavalados, queria arrancar os 2 e ao meu ver o problema seria resolvido. Queria saber quais possiveis problemas podem ocorrer se forem extraidos esses 2 dentes? Sei que para uma resposta mais tecnica seria necessaria uma avaliação, mas quero apenas ter uma ideia, se é que isso realmente pode trazer algum problema futuro. Desde já agradeço pela atenção!

    • Lilian,

      A extração dos caninos superiores costuma causar um afundamento na face abaixo das narinas devido à perda óssea decorrente da ausência destes dentes. Normalmente o melhor é extrair os pré-molares e trazer os caninos para a posição.

  4. Boa tarde… Em 1 mês vou remover meu aparelho fixo que o uso a 3 anos. Estou sendo avaliada por dois profissionais, um está cuidando da parte ortodôntica desde o início e o outro começou a alguns meses, fazendo ajustes… Descobri que tenho bruxismo nos dntes de trás e então, os dois resolverão que irão tirar o aparelho e colocarem uma placa para evitar o bruxismo e fazer também a função de aparelho móvel. Queria saber como é essa placa… Você pode me mostrar algum exemplo da mesma? Obrigada

      • Uso aparelho fixo há 2 anos e estou no final do tratamento, minha médica disse-me que vai tirar o parelho fixo e ficarei usando a contenção, sendo que vou passar 14 dias sem a contenção, porque ela precisa tirar o molde e só demora a ficar pronto a ”contenção”. Existe a probabilidade dos meus dentes desalinharem em 14 dias sem contenção?

  5. Pingback: Blog do ortodontista » Arquivo do Blogue » Qual a idade ideal para iniciar o tratamento de crianças?

  6. Boa tarde Dr, eu tenho uma dúvida, todo mundo quando vai colocar aparelho deve utilizar antes as borrachinhas separadoras? E qual tempo máximo para ficar com elas? E é possível usar o disjuntor no céu da boca e o aparelho fixo juntos ? Desde já eu agradeço a compreensão, adorei o blog, está de parabéns, um forte abraço e fique com Deus

    • Evelyn,

      Separadores sempre são necessários quando se usam bandas (mas nem todo caso precisa de bandas).

      De dois a sete dias é o suficiente.

      Poder até pode, mas não é o ideal. Melhor fazer a disjunção primeiro e depois colar o aparelho.

      Obrigado!

  7. Bota tarde!
    Há 4 meses, meu filho de 11 anos colocou o aparelho móvel (bionator) e já é o segundo aparelho que se quebra.A resina quebra bem na frente e no mesmo lugar. Porque acontece isso?

  8. Bom dia!
    Minha filha de 8 anos teve apinhamento no dente superior, entre o canino e o central. O dente de leite não amoleceu completamente e teve que ser extraído. Porém, o dente permanente já havia rasgado a gengiva e está nascendo torto, metade pra fora da gengiva, e metade pra dentro. A dentista pediu para empurrar o dente por 5 dias. Todos os dentes mantém a mesma linha na gengiva, só este, devido ao apinhamento, inicia-se bem acima. Há algum aparelho que possa alinha-lo no mesmo nível dos demais dentes?

    • Rosi,

      Sim, mas com oito anos ainda é cedo para usar o aparelho fixo. Acredito que o ideal seja aumentar o espaço disponível estimulando o crescimento ósseo (com ortopedia funcional dos maxilares) para que os dentes se acomodem ao menos parcialmente na arcada. Depois das trocas dos dentes de leite poderia se iniciar o trabalho com aparelho fixo.

  9. Boa tarde Dr. uso placas de conteção após tratamentos ortodonticos. Uso na parte inferior, uma contenção fixa. e uso uma conteção móvel na parte supeior. Mais não consigo me adptar. Consigo usar, mais qudo vou flar com alguem…me ânsia de vomito. isso está me prejudicando no meu serviço. Trabalho com o publico e é constrangedor. Será que posso solicitar uma contenção também fixa na parte superior??? Com a dificuldade, qse n uso a conteção. Só qdo vou dormir. Grata, pela atenção.

  10. Olá Dr. tenho 33 anos e usava aparelho fixo a 2 anos e 8 meses, meu ortodontista retirou e colocou um movel de contenção mais o superior fica caindo além disso no consigo falar direito e ta me prejudicando no trabalho já que preciso falar diretamente com o público e pra piorar meu ultimo dente superior está doendo. Esse aparelho fará algum resultado nessas condições, porque acho q está frouxo além de me incomodar muito. O que devo fazer?

    • Lucia,

      Normalmente indico o uso da placa superior removível poi dois anos apenas para dormir. Depois o paciente passa a experimentá-la uma ou duas vezes por mês para ver se continua encaixando normalmente. Se houver ainda alguma instabilidade, deve-se identificar o motivo e, se necessário, passar para uma contenção fixa.

  11. Doutor, usei aparelho fixo por 6 anos e uso aparelho de contenção há 1 ano e 4 meses. É normal sentir os dentes superiores da frente levemente com uma pequena movimentação? O detalhe é que eu só sinto essa movimentação quando pressiono minha língua por detrás deles, aí com um dedo em cima deles sinto movimentos bem suaves, quase imperceptíveis. Agora, se toco eles diretamente com os dedos não sinto nada, nenhum movimento, nada de anormal. Estanho né? Mas confesso que estou um pouco preocupado. O que seria isso?

  12. Uso aparelho fixo por mais de 5 anos devido ao grande número de diastema . Meu tratamento está em fase final, porém ainda tenho um diastema superior, sendo que o meu ortodontista falou que, em apenas mais uma manutenção ele irá fechar esse diastema e nessa mesma manutenção moldar o móvel. Diante a situação estou com medo de remover o aparelho fixo, iniciar o tratamento com o móvel, e logo depois os dentes se afastarem. Isso é possível??
    Desde já agradeço!

  13. Obrigado por tirar essa minha enorme dúvida Dr. André. Parabenizo a você que mesmo com todo o seu trabalho ainda dedica um pouco do seu tempo aqui nesse blog, dando a nós leitores informações e tirando nossas dúvidas! PARABÉNS! SUCESSO!

  14. Olá doutor, tenho 2 dúvidas,o Aparelho Móvel ( placa ortodôntica) que aparece no post,pode ser usado como contenção?pois eu usei o fixo e atualmente estou usando um com esse formato de placa,e o meu ortodontista disse que é de contenção( mas ela vive apertando,soltando e cortando ele), e a 2° questao é, qual o tempo médio de uso da placa de contenção?.Obrigado.

    • Aleff,

      Uma placa com grampos também pode ser usada como contenção (mas o padrão é sem grampos e com um único arco em torno de toda a arcada) e, eventualmente, podemos fazer algumas alterações na contenção afim de melhorar a fixação e estabilidade.

      O tempo médio depende do caso. Normalmente eu recomendo dois anos de uso noturno.

  15. Olá doutor?Tenho 31 anos e só agora tive a oportunidade de colocar aparelho…o meu é fixo..extrai os 4 sisos 2 molares…mas tenho medo de não ficar bom…apesar q meu ortodontista me disse q meus dentes são grandes eu concordo com ele …mas eu nunca ouvi dizer q uma única pessoa extrai tanto dentes…o q o sr. acha??sempre vivi com minha boca cheia de dente…e agora…só vejo os buracos..kkkk…e minha arcada é pequena…bjs e mito obrigada!!

    • Michele,

      Extrações são muito usadas em ortodontia quando há falta de espaço. Os sisos não contam muito pois são dentes que provavelmente seriam extraídos mesmo que você não fizesse o tratamento ortodôntico.

      Já a extração de molares não é muito comum, o normal é extrair pré-molares.

      Mas cada caso tem suas características e eu nada posso afirmar sem ter visto você pessoalmente.

  16. Obrigado Dr. André! Nosso sobrenome é realmente muito bonito!

    - Qual o ideal para usar o fio dental ENTRE os dentes? Com dentes apertados tendo dificuldade em passar o fio ou que possa usa-ló entre os dentes dentro o meio termo (nem apertado, nem folgado).
    - Ao final de um tratamento ortodôntico é necessário e obrigatório o alinhamento com a linha mediana?

    • Vanessa,

      O ideal é que haja alguma resistência à passagem do fio, pois isso significa que existe o ponto de contato proximal que protege a gengiva da impacção alimentar.

      Quanto à linha mediana, o ideal seria sempre terminar o tratamento com um alinhamento perfeito, mas nem sempre conseguimos isso, e aí é preciso ter bom senso de não ficar eternamente tentando corrigir um detalhe como este. Além disso é importante saber por que há o desvio, pois dependendo do caso não será possível resolver o problema.

  17. Ola dr. Andre Moreira, boa noite!
    Eu usei o aparelho fixo por dois anos e 4 meses, o retirei semana passada e então minha dentista me passou o aparelho de contenção para usar.
    Meus dentes ficaram alinhados perfeitamente se olhando de baixo para cima, porém se olhando frontalmente percebe-se que os dois incisivos laterais estão um pouco inclinados.
    Gostaria de saber se esse aparelho móvel de contenção resolve isso ou eu terei que usar outro tio de móvel, ou até mesmo voltar com o fixo para revolver esse problema.Obrigado pela atenção!

  18. Dr. Andre,
    Retirei meu aparelho fixo ontem, após 3 anos de tratamento, gostaria de saber se é normal a placa de contenção ficar frouxa, ela se desloca com movimento da boca. Liguei para meu ortodontista e ele disse que é porque os dentes ainda estão se movimentando, mas sinceramente estou insegura. Queria muito saber sua opinião, Obrigada

      • Olá!
        Usei aparelho fixo à 9 anos atrás, e desde aí que uso aparelho de contenção, tanto em cima como em baixo, durante a noite. Contudo tive que por uma coroa num molar superior o que fez com que deixasse de poder utilizar o aparelho de contenção. Com tantos anos a utilizar o aparelho de contenção, os dentes poderão voltar ao que eram antes do aparelho?
        Obrigado

  19. Dr. André, tirei o aparelho fixo a aproximadamente 7 meses, desde então tenho utilizado aparelho móvel como contenção. Ocorreu q solicitei ao meu dentista o feitio de um aparelho reserva para que eu pudesse levá-lo nas viagens de fim de ano, para utilizá-lo no caso de eventual danificação do utilizado atualmente. Ocorre que ao pegá-lo (o aparelho) no consultório hoje, a barrinha de metal q fica sob os dentes da frente ficou bem mais em cima, diferentemente do antigo, que ficava exatamente no meio dos dentes. Perguntei ao dentista e ele disse q não haveria problema, e não traria nenhum prejuízo, mas mesmo assim estou insegura e com medo de ocorrer a movimentação de meus dentes. Gostaria de saber a opinião do senhor a respeito, desde já agradeço.

  20. Tirei o aparelho fixo a sete dias, logo em seguida a dentista colocou uma contencao fixa somente nos dois dentes da frente na parte superior, no mesmo dia a contencao caiu e no mesmo dia meus dentes da frentte ja deram uma separadinha, o problema so pode ser reparado quatro dias depois, minha ortodontista colocou novamente do mesmo jeito a contecao fixa, e eu falei p ela q gostaria de usar contencao movel, uma vez que ela falou q nao seria necessario a contencao movel no meu caso, estou com a contecao fixa a 3 dias notei q meus dois dentes da frente nao estao nivelados e pra completar minha contecao movel so podera se feita em janeiro, posso esperar esse tempo todo mesmo estando com a fixa? Gostaria de saber se a contencao movel vai alinhar e juntar meus dentes novamente ja q os espaços sao bem pequenos? sera q realmente nao é necessario usar a conteçao movel? usei o fixo por 3 anos e no meu caso o aparelho foi so para fechar os dentes separados. Me responda Dr. Andre moreira por favor!!! Obg

    • Camila,

      Eu não vi o caso e por isso não tenho como responder.

      O ideal é que a contenção móvel não precise ser usada para fazer movimentação de dentes pois este aparelho não é feito para isso. Mas, se os espaços forem bem pequenos há uma chance de ser feito. O problema é obter estabilidade depois disso. Aí o melhor é voltar para a fixa.

      • Muito obrigada pela atencao Dr. andre, parabens pela atitude generosa de nos ajudar a tirar duvidas…. Só mais uma perguntinha Dr, coloquei o aparelho fixo de novo para fechar os espaços novamente, desta vez minha dentista vai fazer minha contencao antes que eu o tire novamente, gostaria de saber se colocando a contecao movel no mesmo dia que tirar o aparelho e usando- a de maneira correta tirando só para higiene e alimentaçao, meus dentes correm o risco de abrir espaços novamente? Mais uma vez Muito obrigada…

  21. Olá Dr.
    Usei aparelho fixo por 2,5 anos e agora estou com a contenção há apenas 3 dias, porém quando estou usando meus dentes não encaixam pois uma das presas de baixo está bem na direção do ferrinho da contenção superior, o que impede que minha mordida se feche totalmente. E quando eu a removo para comer parece que meus dentes se moveram e pior eu sinto eles um tanto quanto vulneráveis para comer alguns tipos de comidas mais duras. Isso é normal por serem os primeiros dias? Pois estou preocupada e triste visto que não tive nenhum problema com o fixo e agoraa com o móvel venho ‘sofrendo’ bastante!
    Ah, no inferior que é fixo ele machuca bastante minha lingua, estou tendo que usar cera ortodontica para que isso não aconteça, algum problema?!
    Obrigada desde já!

    • Juliane,

      O ideal é que não ocorram estes toques do arco superior nos dentes inferiores para permitir o correto fechamento quando se está com a contenção.

      Esta insegurança com os dentes pode passar com o tempo, mas é preciso aguardar e observar.

      A contenção inferior machucando a língua não é muito comum e é importante que isso pare com o tempo, pois não é bom manter um trauma no mesmo lugar por muito tempo.

      Converse com o seu ortodontista para buscar soluções para estes detalhes.

  22. Boa tarde Doutor,

    Uso aparelho fixo há dois anos e um mês… O meu problema era a mordida cruzada de um lado (muito pouco) e um frontal superior que estava muito alto, provocando uma elevação na gengiva e sobreposição no lateral que aparecia muito pouco… de momento já não tenho mordida cruzada e os dentes estão praticamente alinhados (se tirar uma foto de baixo estão imaculadamente direitos) mas de frente há uma ligeira alteração… o tal frontal que estava sobreposto e o lateral são dentes diferentes dos “identicos”, sendo que olhando ao espelho noto alguma diferença e se torna desconcertante…é uma situação normal?! O meu ortodontista já quer retirar o aparelho porque diz que não dá para mexer mais e que estão diretíssimos mas eu estou super descontente porque não vão ficar os dentes direitos que eu tanto sonhei.. :(

    todo o mundo me diz que não se nota absolutamente nada e que é paranóia minha, mas o que é certo é que eu não gosto a 100% do resultado final… deverei pedir outra opinião ou insistir com o dentista!? Não sei que faça..

    Obrigada

    • Xiklin,

      É importante identificar o que está causando esta assimetria entre os incisivos. Pode ser uma diferença na anatomia dos dentes ou retração da gengiva que faz com que um dente pareça maior que o outro ou ainda um desgaste irregular dos bordos.

      Depois que for definido o que causa esta diferença, pode-se passar à segunda etapa que é eliminá-la.

  23. Boa, tarde Dr., tirei o aparelho fixo ontem, coloquei o móvel de contenção. Porém hoje,acordei com uma dor de cabeça sem tamanho e vi que o dentão superior esquerdo estava acima do dentão direito e havia um apinhamento do esquedo em cima do direito. Fui ao dentista e ele disse q os dentes inferiores estavam batendo/encostado na resina do aparelho, o que estava causando trauma, ele ajustou o aparelho. Minha dúvida: como é o formato da resina, é do tamanho da arcada ou encosta nos cantos dos dentes superiores também, pois o meu, mesmo após o ajuste, está encostando nos dentes, estou preocupada pois usei o fixo mais de 3 anos. por favor se puder me mostrar uma foto do aparelho aparecendo o “céu da boca” de uma pessoa te agradeço, pois estou muito preocupada.

  24. Olá Dr., usei aparelho fixo por 6 anos e quando o retirei foi colocado um fio de contenção reto na parte superior e inferior de canino a canino. O aparelho móvel ainda não ficou pronto, isso tem em torno de uns 20 dias, e comecei a sentir no segundo molar no arco superior, pode ser deslocamento do dente? Mesmo estando com a contenção os dentes podem estar se movendo? Quando eu pegar o móvel e começar a usá-lo, pode retornar os dentes ao normal?
    Obrigada.

  25. ola… tenho uma filha de 3 anos, e em uma consulta com uma dentista, ela informou q minha filha tem a mordida trocada , o seu lado direto o dente de baixo esta ultrapassando o de cima, então ela disse q seria o caso de usar um aparelho móvel. Gostaria de saber se realmente é fundamental e necessário, esse problema pode agravar, caso não use o aparelho ??

  26. Boa tarde dr! Usei aparelho por 2 anos e 9 meses,e estou usando o movel há 5 meses,faço manutenção a cada 2 meses,a dentista costuma apertar um pouco pois ele fica folgado,mas percebo que por volta da 4ª semana ele ja esta folgado novamente.Isso pode ser um sinal que meus dentes estão mudando de posição e estão instaveis?Eu uso ele todos os dias ,só tiro para comer e limpar.

  27. Olá doutor,

    coloquei a contenção há mais ou menos uma semana e tenho dormido com ela e usado o dia inteiro.

    Mas começou uma dor que começa do lado direto do meu queixo e vai até perto do ouvido.Que só de abrir a boca dói. Tipo uma dor de dolorido mesmo, uma caimbra, parecido com a dor te torcicolo(no pescoço) só que nessa região da boca.

    Será que pode ser por causa do aparelho?
    O que eu deveria tomar?

    Ta doendo demaaais.

    Agradeço desde já.

  28. Dr. eu uso o Aparelho móvel – placa de contenção removível
    e parece que de tanto ficar colocando eles nos meus dentes eles estao ficado desgastados, sera que pelo fato de ser ferro pode ta tirando o Esmalte dos dentes?

  29. Primeiramente Boa Noite.Dr.André Moreira adorei esta matéria.Estou preocupada pois meu filho esta com 10 anos,estava usando aparelho móvel e fomos em outro dentista e o mesmo mandou parar de usa-lo.Paramos foi a pior coisa que fizemos.O problema do meu filho é o queixo, esta muito para frente e os dentes da parte superior depois que tirou o aparelho móvel entrou muito para dentro o que eu faço?E o queixo esta muito para frente?Por Favor Responda.Me ajude.Que tipo de aparelho ele tem que usar.Obrigada!

  30. Boa noite, Dr.

    Botei o aparelho de contenção há dois dias, e percebi que o ferro não está encostando nos últimos dentes superiores do lado esquerdo (minha esquerda), e agora estou sentindo dor quando toco em alguns dentes do outro lado (esquerdo). Estou esperando acabar o carnaval para falar com a ortodontista. Já que está me encomodando, posso deixar de usar durante uma semana? Obrigado.

  31. dr…
    Usei aparelho ortodôntico fixo por quatro anos, coloquei o móvel (placa de contenção) a 4 dias, não consigo falar direito com ele, por isso o retiro quando estou trabalhando (5 horas por dia). O aparelho não machuca, mas tenho sentido dor na língua (parece que não há espaço para a ela…) … não é uma dor forte, mas é constante… senti que os dois dentes superiores da frente se afastaram um pouquinho… isso é normal?? a dificuldade na fala desaparece? meu ortodontista pediu para retirar o aparelho somente para comer… mas não consigo falar direito, e trabalho basicamente com a voz… o que faço???

  32. Boa Noite…
    Dr.Andre
    Eu descobri que eu tenho Atm e faço tratamento com o especialista em (ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES) a 2 e durante 3 meses eu usei a placa, e desde então uso aprelho fixo,não sinto mais dores, mais tenho algumas duvidas, é realmente preciso usa o fixo, e por quanto tempo mais ou mesmo eu tenho que continuar sei que para mais esclarecimento precisaria uma avaliação sua, desde de ja agradeço a sua atenção….

  33. Bom dia Dr. André!

    Estou morando há 20 dias aqui no Rio e conheço pouco a cidade ainda.
    Acabei de quebrar meu aparelho de contenção. Estou usando desde set/2012. Hoje moro no Recreio e não tenho ideia como devo proceder para fazer um novo aparelho.
    Sou de Santa Catarina e não pretendo voltar lá antes do mês de maio por isso preciso resolver esse problema com urgência para não prejudicar o tratamento.
    O que você sugere? Consulto outro profissional aqui no Rio? Obrigada!

  34. Doutor é verdade que os dentista pedem quem usemos o aparelho móvel até os 20 e poucos anos ? porqe todos os dentes nasceram e os ossos da face ja estão formados ?

  35. Bom dia, Doutor,

    Eu terminei meu tratamento com o aparelho fixo e agora estou no móvel, pouco mais de 1 mês, o meu aparelho móvel entortou, a questão é estou sem usar, queria sabe se meus dentes irão voltar ao que era antes?!! e por mais ou menos quanto tempo eu poderei ficar sem usa-los? Pois irei levar o aparelho a minha doutora no próximo sábado fia 2/3/13, e estou com medo de os dentes voltarem, afinal já faz umas 2 duas semanas que estou sem usa-los e ficarei ate mais um pouco pois acredito que ela terá que enviar para o concerto.

  36. Olá, Dr.! Parabéns pelos esclarecimentos! Mas tenho uma dúvida….

    Utilizo contenção fixa há 1 ano 24h por dia. Estou iniciando a fase de usar 8h por dia, mas estou receoso de haver movimentação dos dentes (fiz extração de 2 pré-molares superiores). Gostaria de saber se posso usar contenção fixa superior e qual vantagem e desvantagem em relação à contenção móvel… ouvi dizer que a contenção fixa superior pode cair porque os dentes de baixo encostam na resina que cola, isso é verdade? O fato de eu ter extraído dentes tem a ver com a escolha???

    Desde já, Obrigado!!!

  37. Há algum risco de haver uma necrose pulpar ou uma inflamação aguda da polpa por tratamento ortodôntico? Os dentes são hígidos, sem restaurações e sem história de traumas.

  38. Obrigado pelo esclarecimento, Dr… só não entendi o que é MORDIDA PROFUNDA (ah, esqueci de citar que no meu caso além de extrair 2 superiores, extrai 2 inferiores)…

  39. Usei aparelho fixo por quase 3 anos, agora estou esperando para usar o aparelho móvel e isso já faz 4 dias, e nesse intervalo será que vou ter problemas ? No caso meus dentes voltarem a entortar…

  40. Olá, gostaria de tirar uma duvida minha.Hoje coloquei a placa de contenção e meu dentista disse que aquele ferrinho deveria ficar no meio do dente, porém a minha fica descendo acho que esta frouxa e normal?Isso pode alterar no tratamento?

  41. Oi, meu nome é manuella e tenho 15 anos. eu uso aparelho fixo desde qaundo eu tinha 9 anos, e meu quexo tá um pra frente e um poco fino.
    o que devo fazer, me ajude porfavor!!

  42. Olá Dr. André,
    Usei aparelho fixo por 4 anos, usei a placa de contenção por mais ou menos 8 meses e ela acabou quebrando então não usei mais. Aparentemente meus dentes não mudaram de posição, estou satisfeito com o resultado do tratamento, porém ha muito tempo eu tenho a impressão de que meus dentes da arcada superior são muito compridos, gostaria de saber se é possível fazer um desgaste para diminuir o comprimento dos dentes, a Ortodontista disse que são normais e que ela não vê essa necessidade, mas do mesmo jeito eu gostaria de diminuí-los.
    O que o Senhor poderia me dizer a respeito???
    Desde já agradeço.

  43. Olá doutor, eu uso a placa de de contenção superior daquelas invisível ja tem 8 meses durante dia e noite e contenção fixa na parte inferior e minha duvida é se realmente vou ter que usar a superior por toda vida como diz a minha ortodontista?? E nao teria como ela colocar uma contenção fixa na parte superior?? muito chato usar essa contenção!! Grata.

  44. Dr,

    usei aparelho móvel dos 9 aos 14 anos. Meus dentes melhoraram muito. Mas continuo com a mordida profunda. Na época a dentista me liberou do aparelho dizendo que o siso iria concertar a mordida. Estou com 22 anos e meus sisos não terminaram de nascer e quando coloco o dedo neles percebo que estão tortos. Uma outra dentista me disse que tenho que usar aparelho para corrigir a mordida. Porém, praticamente todos os dentistas trabalham com o aparelho fixo para corrigir isso.
    Minha antiga dentista só trabalha com o movel. Não quero usar o fixo, gosto do móvel. Minha dúvida é qual tratamento é mais eficaz e qual demora menos tempo?

    Obrigada

  45. Olá doutor, eu tenho 13 anos, e estou usando o Aparelho móvel faz 2 anos e meio, estou usando para minhas presas nascerem, o ocorrido é que uma presa desceu, e outra não, a minha dentista falou que irei ter de usar outro aparelho, não exatamente o fixo, estou bem preocupada, com o tipo de aparelho, gostaria de saber, qual aparelho é! Tem algum nome especifico, que eu possa visualizar na internet, Muito obrigado!

  46. Bom Dia doutor,
    tenho 24 anos e estou iniciando o tratamento odontologico para corrigir meus dentes que estão tortos e corrigir minha mordida profunda ( meus dentes da frente de cima cobrem os de baixo), porém depois da entrega da documentação algumas semanas depois o dentista pediu um aparelho móvel para corrigir a mordida, minha pergunta é; pela minha idade o aparelho móvel resolve realmente minha mordida, estou usando direto e n estou vendo resultado, pela sua experiência quanto tempo aproximadamente precisarei usar o móvel para póder colocar o fixo?
    e se existe alguma outra técnica para corrigir a mordida sem usar esse aparelho móvel.

    Obrigado

    • Marcelo,

      Mordidas profundas podem ser bem difíceis de se corrigir.

      O uso de uma placa com batente anterior é uma alternativa, mas existem outras como batentes fixos colados por trás dos incisivos centrais superiores (bite-turbo) ou batente anterior fixado nos molares superiores com bandas que podem ser usados em conjunto com o aparelho fixo inferior para a intrusão dos incisivos inferiores.

      • vou tentar recorrer a outras alternativas entao, pois percebo q o aparelho fixo no céu da boca, todas as vezes q vou morder o meu dente empurra o aparelho móvel contra o céu da boca evitando os dentes encostar com a arcada de cima, essa é a função correto? porém o aparelho móvel parece estar empurrando meus dentes da arcada de cima para frente meus dentes ficam sempre doloridos e sensíveis, isso é normal? mas vou reportar para o dentista na proxima consulta de qualquer forma agradeço a atenção Obrigado sucesso…

  47. Boa tarde
    Minha filha tem 8 anos e usa o aparelho móvel há 5 meses. ( Aquele que é unido o de cima com o de baixo, para crescer o queixo e alinhar a mandíbula ) . Só que o aparelho quebrou e ela vai ter que ficar uns 15 dias esperando a condecção de um novo. Minha pergunta é: durante esses dias que ela não está usando o aparelho, o problema pode voltar? Já que eu já notava bastante diferença antes com o uso do aparelho. Obrigada!

  48. Olá Doutor!
    Olha só, usei aparelho por +ou- 6 anos e uso placa de contenção na arcada superior ha aproximadamente 2 anos, meu dentista disse que não preciso mais usar mais que uma vez por semana. Quanto a contenção inferior, recebi a noticia de que é opicional a retirada da mesma, porém é inevitável que os dentes inferiores se movimentem então optei por não perder o trabalho de tantos anos e permanecer com a contenção. Mas acontece que sendo ela reta era muito dificil passar o fio dental, tinha que usar um fio dental específico com uma agulha na ponta. Disse ao meu dentista que só me incomodava isso, pois querendo ou não a higienização é mais complicada. Foi ai que ele mencionou a contenção em Zig zag que facilita a passagem do fio. Tem três dias que estou com esta contenção e a minha língua tá com tanto trauma que nem chega perto dos dentes inferiores mais! Hahah… Mas é sério! Minha língua ta machucada e fico até com preguiça de comer e falar porque é inevitável raspar na contenção. É normal, questão de costume? Só tenho retorno daqui a 6 meses!!!

      • Olá doutor! Na verdade, após uma semana já estava melhor. Consegui acostumar, porém agora percebo que minha língua tem ficado constantemente ferida nos mesmos lugares, já nem sinto dor, raspo muito na contenção, sempre aparece marcas nos mesmos lugares. Será que é normal?

  49. boa tarde Doutor…gostaria que me informa-se de uma situaÇao,eu usei aparelho fixo durante quase 3anos,agora uso o de contenÇao que é tranparente,acontece que no maxilar de baixo uso tb esse transparente,e já conversei com muitas pessoas e todas elas me disseram que o aparelho de contenÇao em baixo é por tras dos dentes e nao como eu tenho…..podia -me esclarecer esta dúvida?????obrigada

  50. Oi Dr. minha filha de oito anos começou ontem usar o aparelho klammt ela tem classe III o queixinho bem pra frente… o senhor recomenda o uso desse aparelho.. tenho medo de estar fazendo o tratamento errado… mas espero que não.. achei estranho ele ficar solto na boca né… mas pelo que vi é assim mesmo… o que o senhor diz a respeito.. ela fica toda hora puxando saliva…

    • Sheila,

      O Ativador Aberto de Klamt é um ótimo aparelho funcional e pode ser usado em casos de Classe III, desde que o profissional domine a técnica.

      Ele fica solto mesmo e aumenta a salivação no início. Tudo aparentemente normal.

      • Obrigado Dr. vc sabe que em uma semana pode parecer mentira… mas ja vi uma pequena mudança ela tem oito anos… mudança que mae percebe… bem pouca onde ela consegue encontrar quase os dentes coisa que ela não conseguia… claro que com esforço.. mas em uma semana fiquei tão feliz… esta longe de ons vamos chegar mas ja nos animou muito… Obrigado

  51. Boa noite, Doutor.
    Eu não sou do Brasil, sou de Portugal, mas ainda assim gostaria de me informar com o senhor sobre uma questão que me está a incomodar há algum tempo…

    Eu usei aparelho ortodôntico fixo por quase 4 anos, o meu dentista disse que o meu sorriso iria ficar “perfeito” e, no entanto, quando tirei o aparelho há um ou dois meses atrás eu reparei que tinha um dente incisivo lateral superior numa posição estranha e que, para além de ficar com o sorriso feio de um lado, me faz muita impressão quando falo, ou mesmo quando mantenho a boca fechada (Por favor, veja estas duas fotos para poder ver mais ou menos a posição do dente: (links apagados). Eu achei estranho, falei com os meus pais e fomos até ao consultório para pedir esclarecimento e perguntar como poderia arranjar o dente. Mas quando falei com o meu dentista ele disse que não tem como me arranjar esse dente, porque tem a raiz torta ou numa posição um pouco “atravessada”, e não tem como ele colocar meu dente no sítio… Desculpe a minha franqueza, doutor, mas a minha vontade era chorar ali mesmo, porque eu paguei um monte de dinheiro pelo tratamento e o dentista sempre prometeu que eu ficaria com um sorriso perfeitinho como as outras meninas, portanto é muito triste chegar no final do tratamento e ver que afinal não ficou como era esperado e prometido desde o início… Então minha pergunta é: será que não há mesmo alguma maneira de arranjar a posição deste dente ? Qual a sua opinião ? Me ajude, por favor, eu ando mesmo muito desanimada com esta situação…

    Muito obrigada,
    Paula Pinto

    • Paula,

      Em primeiro lugar, como você deve ter notado, eu apaguei os links para as suas fotos afim de proteger a sua imagem.

      Eu não tenho como emitir opiniões aqui no blog baseado em imagens. O meu trabalho precisa sempre estar embasado em avaliações clínicas realizadas em consultório dentário. Por isso eu nem mesmo visualizo as imagens que me são enviadas.

      Eu imagino como você deve estar frustrada, mas a única forma de saber se este dente pode ter sua posição melhorada é consultando outro ortodontista na sua cidade para avaliar o caso.

  52. Olá Dr Andre
    Tenho uma filha de 6 anos e 9 meses que chupa o dedo desde bebê.
    Estamos fazendo avaliações com ortodontistas para verificar a necessidade de colocar aparelho e quando. Recebi opiniões opostas. Um dos profissionais inclusive disse que poderíamos esperar até os 10 anos. Fiquei receosa pois, segundo outros dois ortodontistas a mordida dela está aberta, o maxilar está mais estreito que a mandíbula e ela já esta começando a apresentar mordida cruzada. Além disso não sei se para uma menina não é muito arristado esperar até os 10 anos, uma vez que esses aparelhos dependem do crescimento da criança. A fonoaudióloga que consultei disse que ela era muito nova para usar aparelho e não precisava de tratamento fonoaudiológico (?) Fizemos então a documentação ortodôntica, e uma das informações que chamou a atenção do último ortodontista foi a “1/.NA” que o normal é 22 e está em 34,7. Ainda vou consultar outros ortodontistas, mas, ao procurar imagens dos aparelhos na internet encontrei seu site e achei muito interessante sua colocação sobre os aparelhos ortopédicos funcionais (OFM) em crianças. O último orto recomendou um aparelho Haas com grade, já que ela ainda não conseguiu parar de chupar o dedo. Gostaria de saber a sua opinião, se eu devo procurar um especialista em OFM para tentar um aparelho móvel ou se pelo fato dela ainda chupar o dedo a opção seria pelo aparelho fixo (Haas) por conta da grade. Inclusive gostaria de alguma indicação de um especialista em OFM aqui em Curitiba, se você tiver. Ela começou também um acompanhamento com psicólogo para tentar ajudar com o dedo, mas acho eu ainda vai demorar, e creio se esperarmos que ela pare de chupar o dedo para colocar um aparelho pode ser tarde demais.
    Obrigada
    Helena

    • Helena,

      O ideal mesmo seria focar na remoção do hábito de chupar o dedo. Eliminando este problema, a arcada volta a se desenvolver normalmente (ou quase) e podemos esperar mais alguns meses para iniciar com OFM (falando genericamente, é claro).

      Se não for possível acabar com o hábito, talvez o Haas com grade seja mais eficaz que um aparelho removível que ela certamente vai remover para chupar o dedo.

  53. Doutor, acabei de colocar o aparelho de contenção móvel, e estou preocupado pois ele está empurrando um dos meus dentes da frente para traz, deixando-o torto, isso é normal nos primeiros dias de uso de tal aparelho?

  54. Olá Dr. estou usando Aparelho Móvel – placas ortodônticas a 5 meses (vou voltar na dentista dia 08/04/13) e sempre quando vou comer eu retiro e entra carne no espaço que ficou entre os dente aonde tinha os separadores. (Na parte de cima/superior entre os molares) esse espaços não irão fechar? Doe muito enquanto não retiro a carne não para de encomodar e depois fica super inchados e doloridos. Nunca senti dor de dente nem quando usava o aparelho fixo e agora a dor é insurpotavel Já senti isso 2 vezes durantes esses 5 meses. Obrigada.

    • Milene,

      Geralmente os grampos de retenção dos aparelhos removíveis afastam os dentes posteriores criando este problema.

      Não tenho como assegurar a você que estes espaços vão fechar. Isso só o seu ortodontista pode dizer.

  55. Olá Dr. uso aparelho fixo e já estou quase tirando. Mas eu não tenho o meu primeiro molar. Que tipo de aparelho fixo devo usar a fim de evitar que meus dentes se movam?

    Obg,

    Ana

  56. Olá Dr. usei aparelho fixo por 1 ano e 3 meses.. minha mordida era muito aberta. porem o tratamento foi um sucesso tirei faz 1 semana estou usando a contenção. você olhando de frente esta alinhado mais se você olha de baixo pra cima esta aberto nos dois caninos estou preocupado com isso! queria saber sua opinião deis de já Obrigado

  57. Olá Doutor!!

    Meus dentes superiores sempre foi um pouco para frente mas nada que me incomodava ,então reparei que os dois da frente começaram a se separar.Então procurei a dentista, e ela me disse para usar o aparelho móvel(placas de movimentação) para abrir minha arcada ,e me garantiu que fecharia o espaço que ficou entre meus dentes e tbm meus dentes iriam para trás,que só preciso usar DURANTE A NOITE em 1 ano que será resolvido. Mandei fazer paguei 700,00,só que depois fui pesquisar na internet e falar com outro dentista que disse que eu teria que usar um fixo. Fiquei com muita dúvida pq todos falam que esse tipo de tratamento é para criança e eu tenho 28 anos.Voltei para buscar o aparelho e falei sobre meu receio em colocar só para dormir, ela disse para eu ficar tranquila.Faz 3 dias que estou usando e sinto muita dor quando coloco .Como passo a noite inteira com ele ,de manhã ele está com um espaço bem pequeno ,mas passo o dia sem ele pq trabalho e não consigo falar direito pq são 2 peças inferior e superior e vejo que ele abre o espaço novamente .Uma vez por semana tenho que abrir mais o aparelho com uma chavinha e a manutenção e a cada 2 meses .Estou com muita DÚVIDA será que não gastei meu dinheiro à toa e meu tempo tbm??Doutor que vc acha??Me ajude ??

    • Priscila,

      Como eu disse no post, não acho que placas de movimentação ortodôntica sejam a melhor opção para o tratamento de adultos. A princípio indico aparelho fixo para todos os adultos que trato. Mas cada dentista tem suas preferências.

  58. Boa tarde.

    Ontem perdi o meu aparelho de contenção removível, que usava durante 12 horas, todos os dias, há nove anos. Já marquei consulta para analisar o meu caso. No entanto, nao é com o ortodontista que me fez o tratamento, visto que mudei de país entretanto. Sei que é impossível dar uma resposta específica desta forma, mas acha provável que os dentes se possam mexer enquanto a substituição do aparelho não acontece? Há algo que possa usar entretanto como solução temporária, como por exemplo um protetor bucal?

    Obrigada pela sua atenção e pela sua resposta, que este assunto está a causar-me bastante ansiedade.

    • Martinique,

      Depois de tanto tempo usando regularmente o aparelho, acredito que haja estabilidade suficiente para este intervalo sem contenção não comprometer o resultado.

      Não recomendo usar nada que não seja confeccionado especificamente para você com o objetivo de conter o resultado.

  59. Boa Tarde Dr. Meu filho em julho faz 10 anos, os dentes dele na frente são rente com os de baixo ou seja um em cima do outro, ele usou aparelho móvel no céu da boca para expansão mas ouvi falar que isso não é mordida cruzada e sim teria que usar aparelho fixo, gostaria de uma ajuda de como devo proceder, será que devo esperar ele ficar maior? desde já agradeço sua atenção.

    • Rosana,

      Se os dentes da frente superiores fecham tocando nos bordos dos inferiores, isso é uma mordida de topo. Um aparelho de expansão pode ser usado para corrigir outros problemas que ele pode ter também como a compressão maxilar.

      Não tenho como saber o que deve ser feito pois não vi o caso, mas não acho que deva esperar ele ficar mais velho. Procure orientação de um ortodontista agora.

  60. Boa tarde,
    Gostaria de saber se tem algum problema eu tirar a contenção uma vez por semana para sair ? Pois fica complicado para comer em determinados lugares tendo que tirá-la.
    Obrigado.

  61. Bom dia Dr.

    Após usar 1 ano e 11 meses o aparelho fixo, retirei na sexta-feira (12/04), mas minha dentista falou que é para eu ir buscar o móvel só no dia 17/04. Esses 5 dias sem o aparelho móvel podem fazer com que voltem meus dentes? E no caso de voltarem um pouco, ao colocar o aparelho móvel ele concerta novamente?
    Obrigada!!!

    • Buna,

      Sim, pode haver alguma alteração, mas se ocorrer será pequena. Normalmente a placa de contenção poderia corrigir este problema.

      Mas o ideal seria não precisar fazer com o aparelho móvel o que deveria ter sido conquistado com o aparelho fixo.

  62. Olá doutor,

    Retirei o aparelho fixo na sexta-feira passada (12/04) e desde então estou usando contenção. A placa de contenção, no entanto, estava frouxa e eu retornei ao dentista hoje cedo(15/04) para que ela sofresse um ajuste. Agora ela está totalmente aderida aos meus dentes, porém, estou sentindo uma dor nos dentes da frente semelhante àquela dor de quando o aparelho fixo é apertado. Essa dor é comum? Não houve nenhuma deformação aparente nos dentes.

  63. Dr. boa tarde!

    Usei o aparelho fixo por 1 ano e 11 meses, tirei ele na semana passada, e minha dentista vai deixar pronto o móvel somente daqui 1 semana… parece que meus dentes foram um pouco pra frente… ao utilizar o aparelho móvel eles irão voltar a ficar retinhos, ou esse procedimento é somente com o fixo?

    Obrigada!!!

  64. Olá, meu aparelho movél quebrou (apos o fixo), ja tenho uns 3 meses de uso, só que eu colei com super bonder , tem algum problema? Ja que não preciso usar muito ele, eu tenho que fazer outro? bjss

  65. Olá, doutor!
    Fiz uma cirurgia de implante na última segunda-feira, no local do dente 46 (parte inicial – colocação do parafuso e enxerto).
    Antes desta, havia feito um tratamento de canal no dente 47, de forma que estou desde 19-12-12 sem fazer a manutenção do aparelho ortodôntico, aguardando a conclusão dos tratamentos citados e por ter ocorrido também em período de férias e verão.
    Uso o aparelho há uns 4 anos, de forma descontínua, fiquei sem fazer a manutenção por uns 6 meses, antes de trocar de ortodontista. Hoje praticamente não há mais nada a corrigir nos dentes, sobretudo na arcada superior cuja mudança se deu somente na desinclinação de um dos dentes frontais há mt tempo. O meu problema é na arcada inferior onde faltam 3 dentes, razão pela qual os 2 sisos têm função. Colocando o implante daqui a uns 6 meses conclui o tratamento, mas uns 2 dentes da arcada inferior estão um pouco espaçados, coisa que, acredito com umas 2 ou 3 manutenções será resolvido.
    Quero tirar algumas dúvidas:
    - posso fazer somente mais umas 2 ou 3 manutenções ao invés das 6 correspondentes aos 6 meses até o implante ?
    - seria sensato fazer a primeira manutenção o mais rápido possível ou aguardar passar um pouco do tempo da cirurgia do implante?
    - penso em usar o parelho móvel que possibilite o uso do produto para clarear os dentes, então para tirar o molde terei que colocar o dente do implante antes de tirar o aparelho fixo?
    Atenciosamente,

    Leandro.

    • Leandro,

      Quanto às duas primeiras perguntas, recomendo que você converse com o seu ortodontista que é quem conhece o caso detalhadamente.

      Acho importante colocar a coroa antes de remover o aparelho fixo para evitar o fechamento do espaço. Quanto à moldeira de clareamento, acho que não faz muita diferença, mas vai ficar melhor com todos os dentes.

  66. olá,boa tarde tenho 10 anos e gostaria de saber se eu irei usar aparelho e de que tipo

    eu sempre quis usar achava super lindo ate que meus dentes permanentes nasceram que ate hoje eles não ficaram corretos aquelas laderinhas em baixo quando falo algumas palavras minha língua bate no dente e quando dou um sorriso meus 6 ultimos dentes ficam sem se tocar os de cima com os de baixo

    gostaria de saber se vou usar e se vou qual?

    vitória

    • Olá Vitória,

      Mesmo com a sua descrição eu não tenho como saber que tipo de aparelho você deve usar.

      Peça aos seus pais que levem você para uma avaliação com um ortodontista na sua cidade, ok?

      Tudo de bom para você!

  67. usei meu aparelo fixo por 5 anos, tirei faz uns 6 meses, e por conta de uma parte da contenção qbrar meu dente deu uma virada, e o dentista vai colocar uma molinha no lugar da qbra, e eu nunca vi isso, oq é ? to com o maior medo de coloca o fixo denovo pq meio q desalinho :/

  68. Boa noite. Tenho um filho de oito anos e ele está com diastemas superior e inferior e, o 11 e 21 com giroversão. A linha média inferior está ,levemente, desviada .Os caninos ainda não erupcionaram. Qual o tratamento mais aconselhável , em sua opinião ?? Obrigada.

  69. Bom Dia
    Estou com uma dúvida. Tirei meu aparelho fixo á 10 anos, e usei o móvel durante pelo menos uns 2 anos, e nunca mais usei. Agora há algum tempo tenho percebido que 1 dente está se movendo, esta entortando de novo. Existe a possibilidade de eu ter que colocar o fixo novamente? Ou apenas ajustar o móvel resolve.

    Att

  70. oi doutor,
    estou precisando da sua ajuda,
    estou usando aparelho fixo, mas tenho ”Ceceio/ língua solta”,
    meu dentista não faz caso disto, ele disse há mais de 5 meses que ia colocar a placa expansora lingual mas nunca colocou.
    não sei se isso me ajudaria.
    mas agora eu vi na internet q pode ter tratamento com o dentista e a fonodiologa.
    que tipo de aparelho eu poderia exigir dele?
    que poderia ajudar a minha fala e as pronuncias de letras com ”s, z, ch e x”.
    tenho vergonha de falar, e ler em publico, na escola fico com receio de apresentar trabalhos por causa disso.
    espero sua resposta!!!

    • Daniele,

      Não acredito que você possa exigir nada do ortodontista em relação à problemas de fala. Até por que ele não pode assegurar a solução pois esta não é a área de atuação dele.

      O profissional certo para você buscar a correção da articulação dos fonemas é realmente o fonoaudiólogo, que pode trabalhar em conjunto com o dentista.

  71. Bom dia dr.
    Tenho 28 anos. e dos 16 aos 21 mais ou menos usei aparelho fixo, para concertar minha dentição q era super aberta!
    Agora o problema é que bom na vdd sempre existiu este problema. os dentes debaixo estao muito para dentro. a lingua parece q ate fica sem espaço queria saber se o aparelho movel pode resolver esse problema ou tenho q voltar para o fixo.
    Obrigada

  72. Olá Dr. boa tarde, faz dois dias que coloquei meu aparelho móvel de contenção, só que na noite anterior, fui dormir com ele, e acordei sem, caído no chão com um quebrado, então fui e colei que um tipo de super bonder (loctite), mas, ele está normal, não vejo problema em está colado assim, pois fiquei muito magoada, enfim, aguardo resposta.

  73. Dr. Andre Moreira. Meu filho tem 7anos e esta usando um aparelho tipo Bionator ele mal consegue falar com aquele aparelho solto na boca. É normal, o ortodontista dele é muito groso e responde com meias palavras, foi nossa primeira consulta depois da avaliação para traçar o profissional eu posso ficar com a documenta, este tipo de aparelho necessita de manutenção mensal. O intuído e alinhar o lábios inferior com o superior o pro sedimento esta correto?

  74. Ola dr gostaria de saber : USO o aparelho fixo a 10 anos e vou retirar semana q vem ainda assim tenho q usar o de contencao ? Tenho 27 anos obrigada

  75. Bom dia Dr.
    Minha dúvida é que, eu coloquei aparelho fixo de safira a mais ou menos uns 3 meses, troquei de fio no 3° mês, porém a minha dentista ainda não colocou a banda, ou tubo ainda. Perguntei a ela sobre o caso, e ela me disse que depende do paciente e da evolução do tratamento. Está correto isso? (vejo-a uma vez ao mês somente, mesmo que tenha caído backet, tenho que esperar até o próximo mês)

  76. Olá, coloquei hoje a contenção dos dentes inferiores e mês que vem tiro o aparelho fixo e coloco o ‘móvel’, estou a 4 anos com o fixo, gostaria de saber por quanto tempo fico com a contenção inferior (o fio)? E se tenho que continuar fazendo manutenção do aparelho ‘móvel’? E qual o intervalo entre as manutenção (mensal, trimestral, anual)? Obrigado.

    • Gabriela,

      Como eu disse no post, este aparelho móvel que é usado após a remoção do fixo é a placa de contenção que não deveria precisar de ativações regulares. Eu controlo meus tratamentos concluídos anualmente.

      Já a contenção inferior, eu deixo pelo resto da vida. Obviamente é necessário substituí-la de vez em quando devido a quebras.

  77. Oi Dr. usei aparelho há uns 8 anos atrás e desde então uso conteção fixa nos dentes inferiores. Após consulta com um dentista de onde trabalho (unidade de saude) ele me informou que eu teria que remover a contenção, pois os dentes precisam de espaço pra se mexer e que essa história de usar a conteção pro resto da vida, já está um pouco ultrapassada e me orientou a conversar com o meu dentista que colocou o aparelho. Ai conversei com este outro dentista e ele me disse que não é recomendado tirar. Agora fiquei na dúvida, tiro ou não tiro? Tenho medo de tirar e meus dentes entortarem, porém conheço várias pessoas que a contenção caiu e os dentes permaneceram normais.

    • Leticia,

      Eu discordo do primeiro e concordo com o segundo dentista.

      Em algumas pessoas a contenção cai e os dentes não se movimentam, mas isso é uma minoria. Além disso, os dentes não se movimentam imediatamente após a queda da contenção a mudança é gradual. Então muitas pessoas só vão perceber que perderam o resultado anos depois de perder a contenção.

  78. Oi doutor , retirei meu aparelho e demorei uma semana para colocar a contenção, logo quando eu coloque ficou justa logo no dia seguinte um dos meus dentes incisivos ficou bem bambo e o outro não, o que o Dr acha que possivelmente pode ter acontecido, observei tb que o mesmo que esta doendo esta sendo puxado tirando o paralelismo central deles.

  79. ola boa tarde , usei aparelho fixo 1 ano e 2 meses a 3 dias atras coloquei o movel , porem percebi que os 2 dentes da frente um esta mais baixo e outro mais alto , acontece que nao estava assim , o que pode ter acontecido? obrigada

  80. Olá doutor. Uso aparelho fixo ha 2 anos, e ha 3 meses tive q extrair 2 dentes superiores, (depois do canino, um de cada lado). Meu dentista colocou no aparelho fixo uma ponte que puxa os dentes da frente para tras, ou de tras para frente. Mas eu nao estou vendo nenhum resultado. Ele disse que terei que usar durante uns 7 meses pra poder fechar o espaço que deu. Mas está me machucando, eu queria saber se posso ja tirar o aparelho fixo e usar a contenção, só pra manter. Meus dentes ja estao todos alinhadinhos, se eu tirar, e colocar a contenção, meus dentes vao voltar depois de um tempo? Ou só se manterá alinhado? O espaço nao esta tao grande, eu só queria manter agora. Será que posso tirar? Obrigada

    • Maria,

      O ideal seria fechar os espaços completamente, se for possível. Remover o aparelho antes do final da movimentação precisa ser uma decisão do paciente junto com o seu ortodontista.

      Eu não tenho como responder pois nem mesmo vi o caso.

  81. Boa tarde Doutor. Já uso aparelho a 2 anos, meu dentista disse que o meu céu da boca é muito estreito, e portanto eu precisaria usar um aparelho para alargar, entretanto, eu uso apenas 3 anéis, 2 inferiores e 1 superior, e para usar esse aparelho que deveria, eu tenho que pôr uma coroa no dente que não tem anel (pois ele é muito pequeno), mas eu gostaria de saber, se eu posso alargar o céu da boca com o aparelho móvel, sem ter que pôr a coroa, pois no momento está meio difícil colocar a coroa, pois o custo dela é meio elevado.

    No aguardo,

  82. Olá Dr.

    Uso aparelho fixo e no dia 5/06/13 fui fazer o molde da arcada superior para retirada do mesmo e colocação do móvel (contenção). Verifiquei no dia 08/06/13 que abriu um pequeníssimo espaço entre dois dentes da parte superior, a data para a retirada do fixo superior está marcada para 17/06/13 e colocar a contenção móvel. Gostaria de saber se eu fosse ao dentista no dia 10/06/13 para fechar esse único espaço daria tempo suficiente para fechá-lo até a data da retirada? ou o móvel com um tempo fecharia esse espaço? Agradeço!!

  83. Dr.,Como é feita a manutenção da contenção ortodôntica móvel superior?…Quando coloquei a contenção meus dentes ficaram muito dolorido. É NORMAL?

    • Sabrina,

      Normalmente não é necessário fazer manutenções frequentes de aparelhos de contenção. Apenas algum ajuste se necessário.

      Se seus dentes ficaram doloridos é por que o aparelho fez força, o que não é o esperado de um aparelho que tem a função apenas de manter o resultado.

  84. Boa noite,
    Usei aparelho fixo por 3 anos e estava usando uma contenção ha 2 meses. Coloquei a contenção no bolso e acabei quebrando, pode haver problemas caso eu fique sem a contenção? Qual o custo médio de uma nova?

  85. Tirei o aparelho fixo e estou com o móvel, porém o aparelho superior não encaixa e cai logo que coloco ou estou falando. Isso é normal???

    Parabéns pelo blog!

  86. olá dr gostaria de tirar uma duvida, usei aparelho a 2 anos e 8 meses.
    tirei antes do tempo.. pois achava que já tava bom, comecei a usar o aparelho de contentação só na parte de cima pois a de baixo sempre foi certa ..
    tem algum problema ? por só usar em cima o aparelho de contentação ?
    meus dentes podem voltar a ser oque era?

  87. Doutor, uso contenção e no canino esquerdo, a parte entre o acrilico e o fio ficou mais estreita que no canino direito, isso é normal?.. Até porque ela tirou o molde da minha boca e tal

    e quanto a parte acrilica ela fica quase nas pontas dos dentes, impedindo de fechar a boca completamente, isso é normal tbm ?

    Obrigado.

  88. Boa terde, usei aparelho por 3 anos, tirei e comecei a usar a contenção, so que eu engravidei e quando eu usava a contençao sentia muita ancia e nao conseguia usar direito a acontençao. senti que meu dente da frente esta separando sera que eu vou ter que usar o aparelho novamente?

  89. dr ,eu colo tou usando o movkei aparelho 2 anos i ai eu tirei iel a 5 meses só que o meu movel ele tem 2 travinhas cada lado ,ele nao é daquele que tem um arco em volta do corpo ..só que um lado do dente aonde a travinha encaixa meu dente ta abrindo é normal? i ai eu passo fio dental i o fio arrepia enteiro pois o dente parece que tem um pelota i doi ..i eu uso ele enquanto eu durmo i tiro quando eu acordo foi o que o denstista sugerio ele ta certo ou errado nesse ponto,pois li um comentario na internet i diz que tem que usa todos os dias 24 horas só tira pra comer,i ele me disse que tinha que usa 10 anos comei a usar com 19 fiz 22 dia 27 agora,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

        • mas qual o tipo de aparelho que eu devo usa aparelho movel,pq o aparelho fixo eu ja tirei faz 7 meses incluso debaixo é o de cima primeiro eu rankei o debaixo ai colocaro um ferrinho na parte superior i so no de cima que eu to com o movel,,,me fala uma coisa dr eu tenho 8 obituração preta i to trocando pela branca de resina só que quando como algo meio quente ou agua fria doi meus dente ,tao doendo mesmo na parte preta eu nao troquei tudo ainda só 2 me ajudaaaaaa por favor a dentista me cobrou 750 ,mas limpeza ta caro?

  90. Estou usando o aparelho de contenção, ele fica bem encaixando no céu da boca, mas nos dentes parece que o arco fica meio torto, as vezes ele encaixa certo nos dentes, mas na maioria das vezes eu preciso fecha a mordida para ele encaixa nos dentes, mas mesmo assim o arco fica torto. Isso é normal? Eu estou usando corretamente? Meus dentes vão ficar tortos de novo por causa disso?

  91. Olá DR. Parabéns pelo blog.Venho atravéz desso seu blog para saber se é verdade que todos me dizem ultimamente que a tecnica de aparelho movel ja esta defasada , tenho laboratorio de protese onde trabalho so com aparelhos e estou tendo muito pouco serviço. Ja pensei em mudar de profissao, mas eu amo fazer aparelhos trabalho com isso ja a 18 anos.Por favor me de uma dica de como melhorar a demanda de serviços em meu laboratorio! Obrigado Carlos

    • Olá Carlos,

      Eu uso bastante a ortopedia funcional e acho que ainda é a melhor opção para tratamentos precoces. Mas entendo que você esteja percebendo uma queda nos serviços.

      Porém é importante observar que a concorrência aumentou nos últimos anos. Se você está no mercado ha 18 anos, começou numa época em que poucos protéticos investiam neste nicho. Hoje, muita gente está confeccionando aparelhos móveis, principalmente por ser uma área em que o investimento inicial é baixo.

      O que você pode fazer é checar se a qualidade do seu serviço pode melhorar para que você se diferencie da concorrência.

      Faça um checklist sobre sua pontualidade nas entregas, qualidade geral dos aparelhos, qualidade do material usado (parafusos e fios, por exemplo), mimos para o cliente (como personalização, caixinhas, adesivos, etc), rapidez na confecção e entrega, disponibilidade para atender necessidades específicas (“preciso do aparelho para amanhã!!!!!”), apresentação do seu portador ou boy (se houver), embalagem (você tem uma caixa com a sua marca?), e assim por diante.

      Boa sorte para você!

  92. Bom dia, sou de Portugal, usei aparelho fixo 5 anos, e ontem retirei o aparelho mas só nos dentes de cima, os de baixo ainda vao ficar com o fixo. Acontece que só num dia, ja notei um dente da frente a desviar um pouco, e so hoje vou por o de contenção. Isto é normal? vai ser corrigido com o de contenção? Fico frustrado ,porque gastei muito dinheiro, usei 5 anos, e em apenas um dia, notei logo afastamento. Obrigado

    • Carlos,

      Uma movimentação tão rápida é sinal de instabilidade do resultado. O aparelho de contenção até pode levar o dente de volta para a posição, mas será difícil estabilizar o resultado com um aparelho móvel.

  93. Meu filho tem 8 anos e já colocou aparelho fixo nos dentes da frente (dente permanente), porém estou com dúvidas se isso é correto ou não, pois a dentista que esta fazendo o tratamento não é especialista em ortodontia.

  94. olá, eu uso a Placa de contenção ortodôntica, e gostaria de saber como fazer a higienização.. é que estão aparecendo umas manchas amarelas na lateral.. gostaria também de saber como tirá-las e o que está causando elas…

    • David,

      Provavelmente é formação de cálculo (tártaro) que está ocorrendo na sua placa de contenção devido ao tempo de uso.

      Você pode usar um produto tipo Corega tabs para limpar o aparelho, mas não acho que vá fazer muita diferença.

      O ideal é voltar ao seu ortodontista e fazer uma nova placa.

      Aliás, isso deveria ser feito por todos os usuários de contenções removíveis, pois a placa velha com aspecto de suja acaba sendo abandonada em uma gaveta e o resultado do tratamento vai se perdendo sem que a pessoa perceba.

      Uma placa nova dá uma animada para continuar usando corretamente e assim você evita instabilidade no resultado.

  95. Boa tarde Dr. Moreia.

    Usei aparelho fixo durante 3 anos 11 meses. (2003-2007)

    Queria saber a sua opinião nas seguintes situações tenho um aparelho contenção há 5 anos e 6 meses que uso todas as noites antes dormir.

    Queria saber de quanto em quanto tempo devem ser substituído ?

    Já quase não o consigo limpar…

    A médica sugeriu usá-lo durante 6 anos todas as noites mas, já faz 5 anos e as vezes tento não usá-lo durante uma noite para ver se posso deixar de o usar.

    Mas, sinto os dentes afastarem-se à frente. Eu tinha os dentes para fora por falta de espaço na boca por isso tirei 2 dentes pré-molares para terem espaço de meterem para dentro.

    Devo usar o aparelho de contenção para sempre ?

    Não tenho ido a minha médica ortodôncia porque mudei de cidade fica muito longe, já não vou lá 3 anos.

    Acha que devia arranjar outra médica de ortodôncia na minha cidade ?

    Desde já agradeço o tempo disponibilizado para responder às minhas questões.

    Maria João

    • Maria,

      Quem deve estabelecer o prazo para uso de contenção é o ortodontista que realizou o tratamento, mas se você perdeu o contato com esta profissional, acho bom arranjar um substituto na sua cidade para ao menos monitorar o resultado e fazer uma nova contenção mais adaptada. Pela sua descrição parece haver uma instabilidade.

  96. BOA TARDE DRº.,
    Fiz alguns exames e foi diagnosticado que eu estava com DTM, tenho mordida aberta,e de uns tempos para cá tenho sentido muito desconforto no ouvido e inchaço logo abaixo do mesmo, sendo assim fui ao ortodontista e o me disse que seria necessário corrigir a oclusão e a mordida cruzada, gostaria de saber se a DTM pode mesmo causar esse inchaço abaixo do orelha na região proximo ao maxilar? e se tratamento com o aparelho ortodontico e uma placa usada no céu da boca pode ajudar em casos de DTM?. Desde de já agradeço pela sua atenção.

  97. Eu usei aparelho fixo durante dois anos, e usei o móvel por três meses, mas acabei perdendo ele. Pode ser que meus dentes voltem drasticamente ?

  98. Boa tarde Dr.
    Estou com um pequeno problema na minha contenção móvel q uso a 3 dias o fio que fica na parte de fora ou seja, em cima dos dentes nao ficou alinhado, o lado direito ficou bem encaixado ja o lado esquerdo ficou mais baixo q o outro, tem algum problema Dr.? questionei a minha dentista ela disse que não! O problema me incomoda um pouco pois esteticamente nao ficou legal minha contenção, mas apesar de tudo sinto que a parte interna esta muito bem encaixada, o que devo fazer Dr. como poderia ser solucionado meu problema? teria q ser feita outra contenção ou minha dentista pode resolver essa pequena falha? Desde já muito obrigada ! Fica com Deus…

  99. Olaaa, coloquei hoje a placa de levante fixa para mordida profunda, e estou com dificuldade na fala e tambem dificuldade para comer! Isto vai melhorar em quanto tempo? eu vou conseguir falar ou comer certo? ou só quando retirar?

  100. Boa tarde Doutor..

    Então doutor usei aparelho fixo durante 5 anos e móvel durante dois anos, após tirar coloquei uma contenção na parte inferior….. e semana passado fui tirar, minha dentista percebeu que meus dentes inferiores estavam retos e também mostrei a ela que a coroa dos meus dentes inferiores estão meio que transparentes, ela me disse que também seria bruxismo, está correto? se for, qual o procedimento? terei que usar algum aparelho?

  101. ola doutor….estou usando a placa de contenção faz 1 semana e queria saber se é normal ele atrapalhar na fala?….tipo na pronuncia delas…principalmente as palavras com “R” “S” “Z”….ou seja….palavras que precisam encostar a lingua no ceu da boca para pronunciar….ou o molde ficou errado?…..aguardo resposta!

  102. Estou usando a contenção, após dois anos de aparelho fixo, mas sinto ela bem frouxa. O fio da frente não está no meio dos dentes, está mais para baixo. Toda vez q durmo, acordo com ela solta, no céu da boca fica, mas a parte do fio desce do dente e, além disso acontecer quando durmo, já aconteceu duas vezes enquanto falava. Isso não é normal, mesmo nos primeiros dias, é?

  103. Dr. meu filho tem 7 anos, e os dois dentes permanente superior da frente cresceram abertos, com espaço entre eles.(tipo o jogador de futebol dentinho) a dentista me recomendou um aparelho movel para tentar fechar o espaço entre eles e assim liberar espaço para os dois laterais que ainda nao sairam. Gostaria de sua opinião a respeito.

  104. Oi Dr, passei 1 ano usando placas ortodônticas e depois usei o fixo, passei quase 5 anos com ele e acho que o tratamento não foi correto porque passei 2 anos apenas com 6 braquets em cima e em baixo e nunca foi colado o restante porque não segurava nos demais dentes, depois retirei para fazer um implante. Esse tempo em que passei com o fixo pode ter prejudicado minha arcaria dentaria ou mandibula, precisarei usar tudo outra vez?
    Obrigada pela atenção!

    • Isabelle,

      O tratamento ser feito apenas nos dentes anteriores, não chega a ser um problema, se isso tiver sido combinado no início. Mas deixar de instalar o aparelho completo só por que os brackets não ficam colados, não faz sentido.

      Não há como saber se isso prejudicou seus dentes, nem se é necessário voltar a usar aparelho sem ter avaliado o caso.

  105. Dr,

    Ontem fui ao dentista e comecei a usar o aparelho expansor móvel (céu da boca) porém eu fiquei sem mordida alguma, não consigo sorrir pois ficou um espaço enorme entre para fechar a boca, e eu trabalho com atendimento, gostaria de saber se posso usar só para dormir.

    e outra duvida é comum sangrar? pois hoje dormi com ele e acordei com os dentes sangrando.

    Obrigada pela atenção.
    Rita

    • Cássia,

      Realizar uma expansão com aparelho removível em adultos não é fácil, usando pouco então, fica mais difícil obter resultado.

      Mas só o seu dentista pode dizer quanto tempo o aparelho deve ficar na boca.

      O sangramento pode ser da gengiva inflamada.

  106. olaa!! estou com a placa de levante fixa a mais ou menos um mes! ja estou sentindo minha mordida mudar, mas a placa esta incomodando muito, sinto o céu da boca ardendo quando a placa encosta nele!! o que posso fazer?

    • Luana,

      Este tipo de aparelho pode provocar inflamação da mucosa que fica em contato direto. Você precisa checar se está fazendo uma boa higienização desta área e mostrar a situação ao seu ortodontista para que ele avalie se é necessário remover o aparelho ou não.

  107. Boa tarde Dr. Gostava que me esclarecesse melhor a diferença entre Aparelho removível biomecânico maxilar e Aparelho de contenção removível? é que eu coloquei um idêntico ao da última foto (placa de contenção removível) e meu médico está me aplicando o preço do Aparelho removível biomecânico maxilar e não de contenção removível??

    Obrigada pela atenção!
    Vera

    • Vera,

      A diferença técnica entre os aparelhos está explicada em detalhes no post. Mas acho que a sua dúvida está mais relacionada ao valor cobrado pelo ortodontista.

      Esta questão financeira, depende do ortodontista. Cada profissional pode cobrar o valor que achar adequado. Por isso eu nunca comento preços aqui no Blog.

      Mas o fato é que estes aparelhos têm aplicações completamente diferentes, então um não pode substituir o outro.

      • Bom dia!

        desde já obrigada pela resposta!
        Neste caso não cobra o que quiser porque pago um seguro com o qual a clínica tem acordo. No entanto, e como lhe disse na tabela de preço existem dois tipos de aparelhos móveis: Aparelho removível biomecânico (maxilar ou mandibular) (205€) e o Aparelho de contenção removível (120€) . Sendo os preços diferentes e porque acho que me estão a cobrar o preço errado daí ter pedido opinião. Porque o que pus foi o de contenção. Mas acho que com este post já fiquei mais esclarecida. Desde já obrigada :)

  108. Oi Dr , tudo bem ? . Usei o aparelho fixo por uns 4 anos , agora uso o móvel , só que acabei o perdendo já faz uns 15 dias , tem chance de voltar como era antes ?

  109. Dr,

    Recentemente conclui o tratamento de aparelho fixo, comecei a usar o aparelho móvel (céu da boca) porém minha dentista deixou bem apertado e estou com a gengiva totalmente inchada, sinto esse aparelho apertado, entrei em contato com ela hoje, o que foi dito é para comprar PERIOGARD, minha duvida é ela nem fez uma avaliação e passou este! corro risco de ter algum problema em usar isso e esse aparelho apertado?

    Obrigada pela atenção.
    Wellington.

  110. Boa tarde Dr.,

    Já tem quase 2 anos que uso aparelho e não vejo resultado algum… Extrai um dente superior quando eu era mais novo, coloquei aparelho pra fechar o espaço que ficou… mas acabou fazendo efeito ao contrario… meus dentes abriram… Quando fiz 10 meses de aparelho eu coloquei um batente pq minha mordida é sobreposta… por conta disso meu dentes abriram todos, eu fiquei com o batente uns 6 meses… já tem uns 4 meses que to sem o batente e meus dentes continuam a mesma coisa… Coloquei o link da evolução do meu processo aqui pra o Sr. ver as fotos e ver se é normal essa demora… se existe algum outro tipo de tratamento que faça o processo andar mais rápido ou tenho que procurar outro dentista… já pensei em colocar o aparelho auto ligavel… vc acha recomendável?.. Link da fotos dos meus dentes: (link apagado pelo DR. Andre)
    Muito Obrigado… Victor

    • Victor,

      Em primeiro lugar eu quero explicar que o link para as suas fotos foi apagado para proteger sua imagem.

      Como de hábito, eu também não visualizei as suas fotos pois não posso emitir opiniões sobre tratamentos de outros ortodontistas baseado em fotos. Examinar o paciente clinicamente é imprescindível.

      Eu gostaria muito de poder ajudar a todos e procuro fazer isso diariamente, mas não posso fazer consultas pela internet.

      Talvez seja uma boa ideia consultar outro ortodontista para avaliar se há uma outra forma de resolver o seu problema. Mas não acho que apenas um aparelho auto-ligável seja a resposta. O que você precisa é de um ortodontista comprometido com o seu resultado.

      E talvez o melhor caminho seja reabrir o espaço para fazer um implante do dente que você perdeu no passado.

  111. oi dr. tbm? meu dentista disse que eu tenho de usar aparelhos mais antes tenho de usar por 6 meses placa de bruxismo para dormi.
    gostaria de saber é possível usar placa de bruxismo a noite e um aparelho móvel durante o dia?

  112. Usei aparelho fixo durante 7 anos e peguei ontem meu aparelho de contenção, porém ao olhar as suas fotos percebi que o modelo do meu tem bastante semelhança com Aparelho Móvel – placas ortodônticas, mas não tem a parte do céu da boca, sem falar que o mesmo não encosta no nos dentes na parte de cima o que eu faço?

    • Olá Laura,

      Cada ortodontista tem suas preferências em relação aos dispositivos de contenção.

      Algumas alterações podem ser feitas sem comprometer o funcionamento do aparelho.

      A parte de acrílico fazer o desenho de um “U” e não cobrir o palato não chega a ser um problema, pelo contrário, pode deixar o aparelho mais confortável.

      O que precisa ser checado é se a placa realmente não toca nos dentes e se isso é proposital ou um problema na confecção do aparelho.

      Mostre ao seu ortodontista e peça para ele avaliar.

  113. Boa noite, dr.
    Gostaria de uma orientação: usei a placa de contenção por 1 ano e tive alta da ortodentista, não gostaria de deixar de usar a noite pois não quero nem imaginar meus dentes voltando à posição anterior, mas estou rangendo os dentes e vou precisar é usar uma placa de bruxismos. minha pergunta é se a placa de bruxismo também pode ser considerada uma placa de contenção, ou são coisas diferentes, ou ainda como os objetivos são diferentes, os dentes podem voltar, eu deixando de usar a placa de contenção e apenas usar a placa de bruxismo? Grata pela atenção e resposta.

  114. Prezado Dr.
    Meu médico me indicou o uso de um aparelho de Ortopedia Funcional dos Maxilares para fazer o reposicionamento de minha lingua auxiliando minha respiração.
    Esse tipo de aparelho funciona em adultos?
    Agradeço desde já.

  115. Boa noite dr,

    usei aparelho fixo durante 4 anos até os 17 anos de idade, a partir dai passei para o aparelho de contenção que deixei de usar cerca de 1 ano depois. Agora, com 23 anos, noto que um dos dentes está a ficar por trás de outro, ainda tenho o aparelho e consigo coloca-lo sem magoar, apenas passadas umas horas é que começa a doer. Deverei usar?
    Obrigada!

    • Maria,

      O ideal seria marcar uma consulta com o seu ortodontista para que ele possa avaliar o quanto o dente se deslocou e a adaptação da sua placa. Usar o aparelho sem supervisão não é indicado, pois já se passou muito tempo.

  116. Dr. André Moreira
    Dia 25/09 retirei o aparelho ortodôntico fixo e coloquei o aparelho móvel de contenção, no mesmo dia senti uma pressão nos dentes da frente, no céu da boca e dores nos dentes de traz, além do aparelho ter me deixado com uma voz estranha. Por acaso esses acontecimentos são normais?
    Desde já agradeço pela atenção.

  117. Bom Dia Dr Andre

    Gostaria de tirar uma duvida,coloquei o aparelho fixo na parte superior 01 mes atraz ,quando fui programar p/ colocar na parte inferior o ortondotista disse que eu teria que usar junto com fixo uma placa movel,na parte superior para conter na hora da mastigação nao quebrar o aparelho.Isto é normal? e quanto tempo fico com essa placa pois incomoda muito nas refeições.

  118. DR. ANDRE TUDO BEM,GOSTARIA DE SABER UMA CRIANÇA COM 15 ANOS E TEM A MORDIDA ABERTA TEM COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA COM APARELHO ORTODONTICO,POIS FIZ A PANORAMICA DELA A ABERTURA E BASTANTE SUPERIOR,JA USOU APARELHO FIXO UNS 6 ANOS,AGORA ELA SO ESTA COM O DEBAIXO E O APARELHO DE CONDENÇAO EM CIMA,INCOMODA MUITO A ELA,POIS NAO CONSEGUE ENCONTRAR OS LABIOS,PARA ISSO ELA FORÇA OS LABIOS PARA FECHAR,MORDER UMA FRUTA NEM PENSAR,SERA QUE TEM COMO RESOLVER ESSA PROBLEMA COM APARELHOS FIXOS.DALVA

  119. doutor eu to com pequeno problema tirei meu aparelho sem ter terminado o tratamento mais eles ficarem retos so ficou faltando arrumar a mordida, mais como eles estão retos eu precisaria usar aquele ferrinho que vai atras dos dentes? pq nao estou usando e perigoso ele voltar a entortar ?
    desde ja agradeco

  120. Dr André meu filho esta usando um expansor sei q tenho q girar com a chave todos os dia mas o aparelho não fica na boca direito cai toda hora e atrapalha ele qdo fala…é assim mesmo ou tenho q retorna ao dentista dele???

      • Dr,Andre ñ precisei pagar o aparelho, graças a deus, ja esta usando o novo, ele é um aparelho móvel expansor, na parte superior, ele fica um pouco frouxo na boca dela, ai no caso a doutora passou o corega,pra ajudar a segurar, Isso é correto? A doutora falou q assim mesmo q ela vai ativar o aparelho uma vez por mês. O processo é assim mesmo?? Obrigada por me responder, bjus !

  121. Eu tirei meu aparelho fixo a uns 3 anos e continuei com a minha contenção inferior (aquele ferro que fica preso no dente) porém ontem ao passar o fio dental, minha contenção saiu. Meus dentes estão afiados, como se tivesse encaixado o ferro no meio do dente, e agora estão cortando minha língua. Isso é normal? É normal ao retirar a contenção o dente ficar assim?

    • Thais,

      Provavelmente você está sentindo a resina usada na colagem que ainda está presa aos dentes. É necessário remover este material, mas isso só pode ser feito pelo dentista.

      O ideal é voltar ao seu ortodontista para se certificar se você pode ficar sem contenção ou deve fazer uma nova.

  122. Doutor Andre meu aparelho caiu no chão e para lava-lo usei água quente, mas ao coloca-lo na boca notei que estava mais apertado, sera que a a resina encolheu?
    Se encolheu posso continuar o tratamento ou devo parar?
    Se eu for ao ortodontista vou ter que pagar para fazer outro?

    Desde já agradeço pela atenção

    • Laura,

      Provavelmente houve distorção do aparelho devido à temperatura da água. Não se deve usar água quente no aparelho.

      Acredito que você vá precisar de um novo aparelho.

      Mas, se o seu ortodontista vai cobrar ou não, eu não tenho como saber.

  123. Uso o aparelho móvel ( contenção ),vai fazer um ano já. E gostaria de saber por quanto tempo devo continuar usando. O plano já foi cancelado,pois deu tudo certo no meu tratamento. Porém,ainda existe essa dúvida, uso ou não, de noite? Obrigada Dr. André!

  124. bom dia Dr. usei aparelho fixo durente 6 anos, aí tirei meu aparelho fixo inferior a 1 mes pq tenho a raiz dos dentes incisivos lateias e centrais curta. e um dos dentes centrais ta mole. meu dentista colocou contençao higienica, mais fixou somente nos caninos. é certo ele ter fixados só nos caninos e nao ter fixados nos outros quatros dentes? e esse dente que ta mole ele ta sendo espremido pelos outros entao ele nao está alinhado como os outros ele ta um pouco pra fora como se nao tivesse espaço pra ele ficar alinhado. gostaria se saber se ele num deveria fixar tbm os 4 dentes pra evitar do dente mole ficar desalinhado e acabar caindo, pq ao meu ver a contençao ta empurrando ele pra tras. ja que o dente está solto. e tbm entre o canino e o 1º pré molar esta ficando com espaço. existe algum outro tipo de aparelho movel pra parte inferior dos dentes fora a contençao e que possa evitar desse dente cair e ficar com espaço entre os dentes?

    • Jane,

      Você está certa. A contenção higiênica deve ser colada nos seis dentes para dar mais estabilidade ao resultado.

      Não recomendaria um aparelho móvel inferior. A contenção fixa costuma ser a melhor opção. Mas precisa estar colada em todos os dentes.

  125. Retirei meu aparelho fixo ontem só que nao tinha dinheiro para pagar o móvel, então ficou para mês que vem ! Tem possibilidade dos meus dentes voltarem em um mês?

  126. Dr. Coloquei o aparelho móvel á 3 dias, a parte de cima está um pouco dolorida, mas sei que é normal.
    Estou com a contenção fixa em baixo e meus dentes estão doendo muito, latejando e eu não sei definir se é gengiva ou os dentes.
    É normal sentir esse tipo de dor?

    • Mayara,

      A contenção fixa inferior não deve provocar dor. Se isso estiver ocorrendo, possivelmente os dentes estão sendo movimentados pela contenção, o que é errado, pois este dispositivo é para manter os dentes e não movimentá-los.

  127. dr.eu tenho os dentes igual da monica eu tou usando o aparelho móvel faz 2 meses e o ferrinho do aparelho esquerto quebrou ea 2 vez e nomal os ferrinho quebrar.

  128. boa tarde Dr.
    comecei a usar meu aparelho ortodontico movel essa semana, não estou muito adaptada ainda ..
    porem notei que ele esta torto ..
    o lado direito o aparelho fika rente aos dentes quase caindo,
    e o lado esquerdo esta mais pra cima na metade dos dentes, sem falar que na frente é visivel q esta torto …
    ha problemas em eu continuar usando o mesmo ou devo recorrer o mais rapido ate minha dentista ?

  129. Dr, Tenho problema na mordida classe três . Mas percebo que não é tanto que nem certas pessoas. Mas meu Dentista acha que devo fazer a cirurgia Ortognatica. E tava olhando esse vídeo no you tube : http://www.youtube.com/watch?v=UVw27wC3Yz4
    e vi que minha situação é semelhante, e pode ser corrigida com o aparelho móvel e não fixo que é o quê eu uso.

    O quê o Senhor acha??

  130. Olá doutor, usei aparelho durante 3 anos e retirei mês passado. O objetivo era consertar um dente da frente que além de ser um pouco puladinho, ele era tortinho e ficava meio que em cima do outro. Retirei mês passado e estou com o móvel. Óbvio que ele desentortou e está muito melhor ao que era mas, ainda não estou gostando. Em fotos continua aparecendo uma imperfeição e ele meio tortinho. Vou encontrar com ele amanhã e vou dizer que estou insatisfeita, eu esperava que eles ficassem todos retos , afinal, se continua torto,continuo insatisfeita. É possível retirar o aparelho móvel e pelo formato da arcada o dente não ter mais o que alinhar ou será que foi precipitação do dentista? Gostaria de saber sua opinião, pois se você disser que os dentes podem e devem ficar todos alinhados, acho que é hora de procurar outro dentista.
    Por favor, me ajude!!!

    • Jacque,

      Não tenho como dar uma opinião sem ter visto o caso, mas se o resultado não ficou como você gostaria, isso precisa ser conversado com o ortodontista para que se busque uma solução. Se ele afirmar que nada mais pode ser feito, vale consultar outro profissional.

  131. Olá doutor!!!! Obrigada pela atenção! Cheguei agora do meu dentista. Ele é um fofo. Expliquei a ele a minha insatisfação e que ainda continuo vendo o dente torto e tal , expliquei que esperava que ele entrasse mais um pouco e tal tal tal..
    Bom, dai ele disse que não tem problema, que se eu não estou satisfeita, mês que vez recolocaremos … =D
    Nada que uma boa conversa de coração aberto não resolvam não é verdade????

    Obrigada mais uma vez pela atenção.

    Jacque.

  132. Oi,

    Usei o aparelho fixo durante 5 anos (10 aos 15 anos). Tirei já fazem 4 anos, e usei pouquíssimas vezes a contenção, pois achei que os meu dentes não voltariam. Porem os superiores estão levemente para frente.
    Ainda tenho a contenção e resolvi colocar, estou sentindo dor como se estivesse fazendo pressão! O que eu gostaria de saber é se eu continuar usando a contenção se os meus dentes irão se corrigir ou precisarei usar o fixo novamente.

  133. Eu uso aparelho a 6 anos ,eu tirei o aparelho fixo faz 15 dias.E vou buscar o móvel daqui a 26 dias, e já percebi que os dentes da frente deram uma separadinha. Durante esse tempo eu corro o risco deles voltarem a ficar desalinhados como antes ? E quando eu colocar a contenção ele pode voltar ao normal?

  134. Olá! eu tirei o aparelho fixo a mais ou menos 1 mês e comecei a usar a contenção, no inicio ela era normal nem frouxa nem apertada, se passou uma semana e ela ficou muito frouxa ao abrir a boca ela caia, dai foi ajustada e agora esta apertada de mais, chega a doer o dente um pouquinho, é normal? ou tem que ajustar novamente pois foi apertada de mais?

  135. Olá Doutor!
    Eu estava em um site procurando sobre aparelhos ortodônticos e me deparei com a seguinte frase: “o aparelho fixo é desativado por aproximadamente seis meses a fim de permitir a recomposição do osso em torno das raízes dos dentes. Após este período, ele é removido e substituído pela placa de contenção (…)”
    Isto é certo para todo caso? Eu não poderia esperar a recomposição dos ossos já com o aparelho de contenção?

  136. estou usando aparelho movem e na parte de baixo da boca tem uns ferinhos que fica colado e sem querer ele quebrou a colar largou do meus dente e ai corro risco dos dentes sairem do lugar e ter que volta usar o aparelho fixo.?

  137. Dr. Usei aparelho fixo durante 6 anos. Minha dentista o retirou a 4 dias e fiz o molde para começar usar o aparelho móvel que ficara pronto em 8 dias, ou seja, estou a 4 dias sem nenhum aparelho. Notei que meus dentes já deram uma afastada, isso é normal? Sera que meus dentes vão ficar afastados mesmo depois que eu estiver usando o aparelho móvel?

  138. Olá Doutor. Tirei meu aparelho fixo ontem e comecei a usar o móvel, mas estou sentindo muita dor nos dentes, e quando ponho a língua no céu da boca sinto um espaço entre ele e a placa. Gostaria de saber de essa dor é normal, já que, para mim, não faz sentido que o aparelho de contenção permita que os dentes se movam, e se a placa não deveria estar totalmente encaixada no céu da boca, sem espaços.

  139. ola dr usei aparelho por 6 anos sempre mudei de dentista hoje meus dentes continuam para frente. minha dentista falou que nao posso mais usar o fixo devido a uma reabsorção de raiz no quatros dentes da frente e pior que sao os que sao para frente.
    ela disse que vai colocar o movel para nao agredir tanto o dente mais gostaria de saber si o movel consegue empurrar os dentes para tras e se é rapido este tipo de tratamento

    att Gabriela

    • Gabriela,

      A força que será feita com aparelho móvel também pode comprometer os dentes se eles realmente estiverem com reabsorções graves. Se é possível movimentar com móvel, também deve ser com o fixo. Tudo depende de quanta força será usada.

  140. Olá dr., a minha filha tem 7 aninhos, ela está com classe 3 segundo o dentista diz. ela está usando uma placa de movimentação ortodôntica. A minha dúvida é se esse aparelho fica solto na boca ou se ele tem que ficar preso no dentinho. A dentista dela diz que ela tem que segurá-lo com a língua. É correto??

  141. Doutor, estou prestes a tirar meu aparelho fixo, e com certeza vou usar o aparelho móvel, só que a minha ortodontista ela fabrica o aparelho de material de dentadura. Será que fica bom??????????? e a contenção inferior não é móvel ela é fixa, qual é melhor a fixa ou a móvel???????

  142. Estou realizando todos os procedimentos para colocar aparelho ortodôntico. Tenho os dois dentes centrais da arcada inferior separados e tortos. Minha dúvida é: tenho bruxismo, isso pode ter causado a separação e entortamento dos meus dentes? O fato de ter bruxismo poderá prejudicar no resultado final do tratamento ortodôntico? Há um tipo de aparelho específico para as pessoas que sofrem desse mal?

    • Graça,

      O bruxismo pode sim produzir esta movimentação dos dentes e deve ser tratado. Mas o aparelho ortodôntico vai corrigir apenas a posição dos dentes. O tratamento do bruxismo é diferente. Aqui ao lado há um link para a página sobre tratamento do bruxismo. Dê uma olhada.

  143. Olá Doutor!
    Fui colocar o aparelho fixo a 1 mês, e por enquanto só na parte superior, quando meu ortodontista disse que eu não tenho os dois dentes incisivos laterais superiores. Gostaria de saber se isso é normal, porque acontece? E quais as possíveis técnicas que ele utilizará para melhorar a parte estética?
    Obrigada!

    • Manoelle,

      A ausência dos incisivos laterais superiores é relativamente comum. Você simplesmente não teve o germe dentário que dá origem ao dente.

      Uma das opções para tratamento é abrir (quando falta espaço) ou manter os espaços e substituir estes dentes com implante ou próteses adesivas.

      A outra alternativa é fechar os espaços e alterar a anatomia dos caninos “transformando-os” em incisivos laterais.

      A escolha da forma de tratamento depende principalmente das condições iniciais do caso.

  144. Olá Dr, gostaria de agradecer este trabalho magnifico que o senhor realiza com este site. Parabéns!!!
    E gostaria de tirar uma dúvida.
    Antes de começar a usar aparelho, o meu dentista disse que eu teria que fazer a operação para retirada do freio, mas meus dentes na frente não eram separados.
    Ele retirou e os meus lábios abrem em demasia quando dou um sorriso, e isso me incomoda. É possível fazer com que essa pele cresça novamente e assim o lábio não vai mais abrir tanto? Ou isso é impossível?
    Mais uma vez obrigada pelo excelente trabalho de esclarecimento através do site!!

  145. Dr. boa tarde,
    A minha barra de contenção quebrou e eu fui no dentista para trocar.
    Em dois dias meu dente virou um pouco, antes de fazer a substituição.
    Quando a moça trocou a barra, essa nova não encosta em todos os meus dentes (seis dentes) onde ela foi colocada, isso é correto?

  146. Dr. tirei meu fixo a treês dias , durante esses dias vi que meus dentes da frente , nos quais antes avia uma falha se moveram e abriram , quando eu colocar minha contenção eles vão se unir novamente ? sendo que no molde eles estavam bem juntinhos ?

  147. boa noite dr queria saber se o senhor vende o aparelho movel usei meu fixo e pedir o movel meus dentes estao voltando se possivel entre em contato …

  148. Dr. Meu filho colocou o aparelho móvel há 15 dias, na primeira semana ele sentiu fortes dores de cabeça, ouvido e muito vomito. Agora permanece a dor de cabeça diária e náusea com vômitos. Fomos ao gastro que o acompanha que nos informou que por ele ter uma hipotonia no esôfago, ele não consegue usar esse tipo de aparelho, pois os vômitos vão ficar frequentes, existe uma solução para esse caso ?

    • Ana,

      Nunca estive diante de uma situação como esta. Mas às vezes o aparelho avança muito para o fundo da boca sobre o palato mole. Isso pode provocar náuseas em pessoas mais sensíveis.

      Talvez um novo aparelho, mais curto, possa reduzir o problema.

  149. Boa tarde Dr! Há um ano atras tirei meu aparelho fixo,e passei a usar o móvel, por mais ou menos uns seis meses.parei de usar porque quebrava o tempo todo, e nao tinha tempo de estar toda hora moldando um novo. Será que se eu continuar sem usar o móvel meus dentes vao se entortar muito?Já passei da fase de crescimento (tenho 19 anos)

    • Barbara,

      O importante é monitorar a estabilidade do resultado regularmente com o seu ortodontista.

      A placa de contenção também serve como um gabarito para você checar se os dentes continuam no mesmo lugar. Mesmo que você apenas experimente o aparelho uma vez por mês.

      Só não confie que os dentes vão se manter na posição sem nenhum tipo de controle, pois esse é o primeiro passo para voltar a usar aparelho.

  150. Olá Dr, acabei de tirar meu aparelho. Mas meu dente superior ficou ainda um pouco para dentro. O aparelho móvel consegue regularizar isso ?

  151. dr. já fiz toda minha documentação ortodontica e ja fui no ortodontista com a documentação ela disse que vou ter que colocar aparelho movel por que tenho mordida errada e profunda isso é verdade que tenho que usar aparelho móvel ?quanto tempo demora para o aparelho ficar pronto?tem como eu ver o aparelho ?obrigada e tenha um ótimo dia

    • Luanne,

      Eu não tenho como saber se o seu caso precisa de um aparelho móvel antes do fixo. Esta é uma opção que alguns ortodontistas usam. Não se pode dizer que está errado, nem certo sem ver o paciente.

      O tempo para ficar pronto depende do ortodontista e do protético.

      Aqui no post tem várias fotos de aparelhos móveis.

  152. olá Dr. meu flho de 11 anos colocou aparelho auto lgado a 3 meses. agora colocou o de baixo e um batente nos 2 dentes central superiores, o que está impedindo que ele mastigue os alimentos! é normal sso?

  153. Olá!

    Usei aparelho fixo por 1 ano. Retirei há 3 dias, e agora uso a contenção móvel, que coloquei no mesmo dia em que tirei o aparelho fixo. A minha dentista fez questão de ajustar bem a placa, e por isso ela está bem aderida ao meu palato. Mas fico preocupada porque o fio metálico não está exatamente no meio dos dentes. Ele está mais pra baixo, quase na ponta dos dentes. Devo agendar uma nova consulta ou isso é normal, já que a placa está totalmente rente ao meu palato?

  154. Boa tarde, usei o aparelho duas vezes, a primeira usei quase quatro anos e meio e a segunda foi um ano e meio, entao parece que meu dentes estao voltando a ficar tonto. O dentista aconselha usar novamente o aparelho fixo.
    Pois nao quero usar de novo e se existe movel p usar durante a noite e pra dormir,? adianta e ficar com os dentes retinha.

    • Suellen,

      Se o aparelho fixo não deu estabilidade ao resultado, acho difícil que o móvel faça isso.

      Você precisa fazer um tratamento com o fixo, mas depois fazer a contenção do resultado de forma séria, usando contenção fixa inferior e removível superior. Além de consultas de monitoramento do resultado.

      Só assim você evita estas perdas.

  155. Oi. Usei o aparelho fixo por 3 anos e meio, e ontem meu dentista colocou o aparelho de contenção móvel, só que o ferro do aparelho não segura no meio dos dentes, fica mais para baixo, quero sabe se isso pode fazer alguma modificação dos dentes, não ficando na posição correta. Irei voltar na semana no dentista e ele falou que vai da um ajuste, será que depois disso ira ficar na posição correta?

  156. Olá dr. Eu tirei meu aparelho a menos de um mês e estou usando uma aparelho móvel de silicone. O fato é que, no inicio não tinha percebido, mas meus dois dentes da frente estão inclinados um para cada lado, e o dente do lado esta passando por cima do da frente. O problema é que meu aparelho não esta ajudando, pois tem o mesmo formato dos meus dentes. TORTOS. O que eu devo fazer? Se eu reclamar com o dentista ele vai me fazer pagar para colocar aparelho de novo?

    • Fernanda,

      Não tenho como saber se o seu ortodontista vai cobrar ou não. Cada profissional tem sua forma de cobrar pelos serviços. Por isso mesmo eu nunca comento valores aqui no Blog.

      Mas se o resultado não está bom, você precisa buscar uma solução e acho que deve começar conversando com ele sobre isso.

      A contenção feita com os dentes fora da posição, vai mantê-los desta forma realmente.

  157. Oi Dr.Andre, usei aparelho por 2 anos e hoje coloquei a contenção movel após 15 dias da retirada do aparelho fixo, a minha duvida é que meu aparelho não esta totalmente encostando no seu da boca, isso pode me prejudicar? e tbm aquela curvinha do aparelho não esta em cima do dente canino isso é normal?
    desde já grata!

  158. boa tarde.. eu tenho uma duvida.. eu comecei usar a contenção móvel superior e os dentes dos lados não ficam com o fio igual , no lado esquerdo fica mais no meio e no lado direito mais pro final, mas a minha preocupação não é exatamente essa .. tem horas q o lado direito o fio se inclina pra cima e fica totalmente torto,será q eu que não estou ajeitando da maneira certa ou preciso ir ao dentista pra q ele arrume ?

  159. Boa noite Dr. Usei aparelho fixo por três anos e ao final do tratamento meu dentista me deu um aparelho móvel (modelo placa ortodôntica) para eu usar por dois anos. No começo eu usei segundo o recomendado,mas seis meses depois eu acabei relaxando e abandonei o aparelho móvel. Já deve ter mais ou menos uns 6 meses que eu não uso o aparelho móvel, e agora sinto que meus dentes se moveram. Se eu voltar a usar meu aparelho móvel (placa ortodôntica), meus dentes voltarão ao lugar? Aguardo resposta e desde já agradeço.

  160. Boa noite Dr.
    Eu tinha um problema no maxilar, doía muito e as vezes ele travava, era muito ruim. Fui ao dentista e usei por 3 anos aproximadamente o aparelho fixo, e por 1 ano usei a contenção, porém, agora que parei de usar a contenção as dores do maxilar voltaram, devo voltar a usar a contenção?

  161. Doutor,acabei de tirar meu aparelho fixo que coloquei apenas para abrir espaço para poder aumentar um dentinho que nasceu muito fino,já aumentei o dente,e agora estou usando a contenção,mas quando o dentista colocou só percebi em casa que ficou muito folgado nem se quer encaixa perfeito isso tá certo?

  162. boa tarde doctor minha filha tem um aparelho móvel , mais toda vez que faz o uso ela quebra direto acontece isso o que eu faço é um problema do dente como apertar sera ou do próprio aparelho ………..
    já troquei umas cinco vez mais acontece o mesmo problema …..
    mim ajude pois não sei mais o que fazer.

  163. Dr. Por gentileza, gostaria de saber se é necessário retirar a contenção para ingerir bebidas alcoólicas como vinho ou cerveja. Esses líquidos podem danificar a placa? E em relação ao fumo? Deve-se retirar a placa para fumar ou não é necessário? Desde já, parabenizo-o pelo excelente trabalho de esclarecimento que o Sr. faz neste blog.

    • Obrigado Thiago!

      O ideal é usar a contenção apenas para dormir. Isso já evitaria o uso da placa durante o consumo de bebidas.

      Mas o que pode alterar a placa é o calor, então evite bebidas quentes junto do aparelho.

      Quanto ao fumo, acho melhor evitar também.

  164. Dr. André, estou na fase final do meu tratamento, onde o dentista ja pediu os exames finais, gostaria de saber sua opinião de vantagens e desvantagens sobre a contenção normal (essa que tem o ferrinho) e a contenção transparente o essix. A diferença entre elas é só estética?
    Vou usar a contenção móvel no superior, no inferior vai ser contenção fixa.

    Obg

  165. Ola doutor ,meus caninos superiores são encavalados e por isso irei extrair os pre-molares e colocar aparelho fixo. Gostaria de saber quanto tempo demora para os caninos ficarem alinhados .

  166. Boa tarde, Dr.
    Mesmo usando contenção fixa (aquele fio de aço colado na parte interior dos dentes) na arcada superior, houve movimentação (mordida aberta) do lado direito. Isto é normal, mesmo com a contenção? O dentista disse que precisaria utilizar uma placa de contenção à noite. Será que isto impedirá o retorno à mordida aberta? OBS: Estou usando a placa há uns 6 meses mas sinto desconforto. Isto é normal? Grato pela atenção.

  167. Olá, 5 anos atras (aos 15) terminei de usar o aparelho fixo e a contenção, porém hoje com os últimos dentes nascendo, estou com medo deles desalinharem novamente. Posso voltar a usar minha contenção? mesmo depois de 5 anos ?( ficou guardada todo esse tempo)

  168. Olá, Dr.
    Estou comentando aqui, até porque eu não sei onde comentar em seu site (rs,rs). Preciso de sua ajuda para alguns esclarecimentos, eu estou de certa forma preocupado com o início do tratamento que farei pelo simples fato de não ter a confiança no meu ortodontista! Eu já passei por vários profissionais, todos dizem que meu caso é cirúrgico, não me especificam corretamente qual seria o problema, mesmo com todos os exames em mãos. Mas a maioria dos quais já visitei diz que é oclusão grau III, e que o tratamento cirúrgico seria o ideal. O ortodontista com o qual estou me consultando (final do mês será minha 3ª visita com ele) optou por colocar um aparelho movel (que será colocado nessa minha ida futura) por que: segundo ele, a maxila (é a parte da arcada superior, né?) não se desenvolveu com esperado, o que causou uma desarmonia em relação à arcada debaixo. Tipo, uma diferença milimétrica de expansão, a parte de baixo é um pouco maior que o de cima. E ele falou que com o aparelho móvel é para estabilizar e expandir a superior. Tudo bem, assim que cheguei em casa comecei a procurar sobre esse tal aparelho movel, e, sinceramente não sei como isso vai funcionar! A maioria dos casos é para quem: ou é criança e está em desenvolvimento (eu tenho 18 anos e 7 meses), ou para quem está finalizando o tratamento com o aparelho fixo, não é mesmo? (Nem o tratamento com o fixo fiz na vida). Ambos os casos não se enquadram, ao meu ver, na minha situação. Então, eu estou receoso com tudo isso. Porque eu não quero me comprometer, iniciar um tratamento, com um ortodontista que não me passa uma confiança, e onde eu tenho certa desconfiança do êxito do tratamento.
    Peço gentilmente sua análise do meu caso, mesmo que só por relato seja de certa forma dificil. E, eu não escrevi antes, mas eu tenho mordida cruzada também, e minha mãe deseja que não seja preciso a cirurgia. Mas, sabe, eu não quero iniciar um tratamento “paliativo” que no final das contas pode me trazer mais problemas.
    Desde já agredeço, Dr, pela atenção. Aguardarei respostas.

    • Nelson,

      Em primeiro lugar é preciso deixar claro que se um tratamento tem indicação cirúrgica, fazê-lo sem a cirurgia nunca dará o mesmo resultado.

      Então é importante que o ortodontista crie as expectativas para o cliente de acordo com o que pode ser alcançado.

      E o principal: Se você não está seguro com este ortodontista, continue procurando até encontrar um profissional em quem você sinta segurança.

      E veja as 10 dicas aqui no Blog.

  169. fiquei muito tempo sem usar meu aparelho, fui por esses dias e ele ficava apertado… me disseram q se eu continuasse usando poderia ser ruim.. o que acontece se eu usa-lo mesmo apertado? pode estragar meus dentes?

  170. Ola Doutor,

    Faz uns 20 dias que retirei o meu aparelho fixo.
    Notei que ele esta um pouco folgado e reparei que os meus dentes da frente
    deram uma falhadinha mais um espaço bem pouco.

    É possivel eu voltar a usar o fixo? ou essa falhadinha é porcausa que o Móvel esta folgado? É normal?

    • Elane,

      Parece haver uma pequena instabilidade no seu resultado. Isso pode ser resolvido apenas com um ajuste no aparelho móvel, ou pode ser necessário fazer algo mais. Porém, só quem pode dizer ao certo é o seu ortodontista que conhece o caso.

  171. Oi Dr. Andre!

    Tenho uma grande duvida, já usei aparelho nos dentes por 7 anos, hoje uso a contenção, mas descobri através de um ortopedista de maxilar, que tenho desvio na mandíbula, devido a mastigação somente de um lado. Vou ter que usar um aparelho móvel para corrigir. Mas eu respiro pela boca, tenho que fazer uma cirurgia pois tenho carne esponjosa no corneto do nariz. O dentista não quer que eu faça isso antes do aparelho mas tenho medo de não conseguir usar o aparelho por não respirar direito.

    • Naíne,

      Não concordo com o uso de aparelhos ortopédicos funcionais em adultos com o objetivo de corrigir assimetrias faciais.

      Pacientes adultos não respondem com crescimento ósseo, o que é a base da terapia com Ortopedia Funcional dos Maxilares.

      Talvez seja interessante ouvir a opinião de outros ortodontistas antes de iniciar o tratamento.

  172. Dr tirei o aparelho fixo dia 1º de julho e o meu dentista disse para eu voltar dia 8 para fazer o molde do movel. Gostaria de saber se eu ficar todo esses dias sem aparelho os meus irão entortar

  173. Dr. Moreira, boa noite,
    uso a placa de contenção que é removível há 2 dias apenas na parte superior. Sinto dores em alguns dentes superiores, além da placa não estar completamente reta, os ”ferros” que deveriam fica em cima dos dentes caninos não estão completamente em cima. Essas dores e esses , ao meu ver, erros ( não alinhamento) podem afetar meus dentes? O que faço?
    Desde já, obrigada!

  174. Dr. tirei meu aparelho em abril de 2014 e uns quinze dias depois, coloquei o movel só que os meus dentes da frente começar a se movimentar, e lendo essa materia percebi que o aparelho que ela colocou em mim é o aparelho de movimentação ortodôntica e não o de contenção ortodôntica, e ela falou que durante seis meses tenho que ir lá para aperta só que quando ela aperta doi muito e percebi que os meus dois dentes da frente estão abrindo, o que devo fazer?

    • Juliana,

      Acho que você deve perguntar se o aparelho fixo foi retirado antes de terminar a movimentação e se isso ocorreu, qual foi o motivo. Pois aparentemente o aparelho móvel está sendo usado para terminar a movimentação.

    • Olá Gabryelle,

      Sim, na sua idade já é possível usar aparelhos móveis se for necessário.

      Estes aparelhos servem para corrigir problemas de crescimento ósseo entre outras coisas.

      Peça aos seus pais para levarem você para uma avaliação com um ortodontista para saber se você precisa iniciar um tratamento agora, ok?

  175. Dr. Meu dentista tirou o molde de minha boca e o aparelho movel vai ficar pronto daqui 2 semanas e eu estou preocupado se ocorre o risco de meus dentes ficarem tortos novamente

  176. Olá Dr.
    Após a retirada do aparelho fixo, coloquei o móvel ( contenção ) hoje.
    Atrás sinto apertado mas o “fio reto” da frente frouxo, é normal ?
    Quando perguntei à minha dentista se o fio da frente ficava solto, ela disse que sim para nao prejudicar o esmalte do dente, nem marcá-lo. Está correto ?

    Atenciosamente.

  177. Olá Dr. Eu usei o aparelho fixo por quase dois anos e assim que retirei a minha dentista me fez usar o móvel. Me recomendou tirar só na hora da refeição e olhe lá! Mas eu não guardei a contenção no lugar adequado e não consegui achar, e nisso já tem mais de um mês sem usar… e eu consegui encontrar, sendo que já não encaixa mais no céu da minha boca. Será que vou voltar usar o fixo?

  178. Dr. Meu dentista tirou o molde de minha boca para colocar o aparelho movel mas quando eu voltei lá ele disse que seria melhor colocar contenção na parte superior e inferior.

  179. Boa dia Dr.
    Retirei meu aparelho ontem e estou usando a contenção nos dentes superiores, porem qdo boto o aparelho tenho que empurar a frente pra ele ficar no centro dos dentes é normal isso acontecer fora isso fica tudo normal, será que vou ter que voltar ao dentista ele se encaixa perfeitamente… so tenho essa duvida.
    Obrigada.

  180. Olá doutor , bom eu acabei de tirar o aparelho fixo , agora estou usando o movel , minha pergunta é,o Aparelho na frente pode fica bem pra cima dos dentes ? ou tem que ser colocado bem no meio dos dentes ? obg

  181. Olá Dr, acabo de tirar meu aparelho fixo superior e por conta de alguns problemas só vou fazer o molde 14 dias dps de ter tirado, e com sorte terei a contenção móvel pronta 16 dias dps de tirar o aparelho fixo. Estou em pânico pensando q vou perder todo o serviço do tratamento nesses 16 dias. O que pode acontecer com essa demora?

  182. Olá Dr., tirei meu aparelho fixo na sexta-feira dia 18/07, a dentista disse que o aparelho móvel ficaria pronto dentro de uma semana, mas não ficou, rss.. e agora estão numa enrolação danada, estou percebendo que isso vai se estender por muitos dias.

    Queria saber, corro o risco de meus dentes entortarem novamente, pois já sinto um espaço um pouco maior nos dentes da frente, na parte de cima.

    Esse procedimento é o certo? Ou a dentista errou?

  183. Dr. Quero voltar a fazer um tratamento ortodôntico, é possível apenas com os móveis? Tenho trauma de usar fixo. Aceitaria se fosse somente nos inferiores.

    • Danilo,

      Depende muito do caso. Você precisa se consultar com um ortodontista para uma avaliação clínica sobre a possibilidade de usar aparelho móvel.

      Eu particularmente, não gosto de usar este tipo de aparelho em adultos.

  184. Prezado Dr. Andre

    Eu estava olhando os modelos de aparelhos móvel, mas, não encontrei um modelo específico. Você pode me informar se um aparelho móvel com elástico, realmente consegue fechar espaço entre os dente da frente – fiz um frenectomia e os dentes abriram, o profissional que estava fazendo o meu tratamento não colocou contenção e também será que esse mesmo aparelho consegue girar um dente torto.

    Muito obrigada, Amanda
    Muito obrigada,

    • Amanda,

      Eu não costumo usar aparelhos móveis nos meus clientes adultos, pois acho tudo muito mais fácil e preciso com o fixo. Principalmente fazer uma rotação de dente, com aparelho móvel pode ser bem complicado.

  185. Boa tarde Doutor, uso aparelho ortodôntico a dois anos e meio.
    Perdi dois dentes pré molares superiores um de cada lado que ambos seriam o segundo pré molar, um de cada lado devido a um canal. Entre os caninos inferiores que normalmente é para se ter 4 dentes que seriam ou o incisivo lateral e o central, possuo apenas 3 que ano saberia dizer qual não nasceu por uma deficiência não formou que não deixa meu sorriso ficar alinhado com o incisivo central superior.

    Na minha ultima consulta o meu dentista sugeriu para tirar o aparelho, porem ainda estou com um espaço pequeno no pré molar superior e embaixo 1 dos meus incisivos inferiores estão totalmente tortos pra dentro.

    Será que existe possibilidade de arrumar esses dois defeitinhos apenas com o aparelho movél? não aguento mais o fixo. rs Obrigada

    • Tamires,

      Eu sempre prefiro resolver tudo com o fixo e deixar apenas a contenção do resultado para o móvel.

      Mas quem deve decidir isso é o seu ortodontista que conhece o caso. Veja com ele quanto tempo seria necessário para concluir esta movimentação.

  186. Caro Dr André,

    Me chamo Marisol e tenho 47 anos.Tenho bruxismo desde a minha infância, porém só comecei a usar a placa de silicone para dormir há 5 anos. Faz mas de 1 ano que apresento estalos na articulação da mandíbula (lado direito) e desde maio, deste ano, apresento zumbido, redução auditiva e pontadas no ouvido direito. Fiz uma tomografia e o resultado diz que apresento sinais de otomastoidopatia inflamatória, sinais de erosão de parte da cadeia ossicular direita e espessamento da membrana timpânica. Tanto o médico otorrino e a dentista com os quais me trato, não fecharam um diagnóstico preciso, eu estou nervosa e busco mais orientações. Em sua opinião, esses sintomas que apresento poderiam estar sendo provocados pelo meu bruxismo ?
    No aguardo de uma resposta, desde já agradeço a atenção.

    Marisol

    • Olá Marisol,

      Em primeiro lugar a placa de silicone não é a melhor opção para controlar o bruxismo. Placas de resina acrílica, rígidas e bem ajustadas são os dispositivos indicados.

      O estalo é provocado pelo deslocamento do disco articular de cartilagem que se interpõe entre as duas partes ósseas da articulação. Normalmente não dói e não há muito o que possa ser feito para eliminá-lo.

      Eu não conheço o termo otomastoidopatia, mas parece ser um quadro inflamatório (que pode estar relacionado ao trauma do bruxismo) na região do ouvido e da mastóide.

      Acho interessante consultar outros otorrinos e também um dentista especialista em DTM. Uma placa estabilizadora bem ajustada, associada à concientização e higiene do sono pode ajudar a controlar o apertamento e talvez reduzir os sintomas. Mas tudo depende de avaliações clínicas cuidadosas.

      Você já leu o post sobre bruxismo aqui do Blog?

  187. Olá Dr André!
    Muito obrigada por sua resposta, as informações me tornam mais esclarecida sobre esse assunto e mais segura em relação aos precedimentos que estão sendo feitos. A dentista que me acompanha já está providenciando a placa estabilizadora. Tenho esperança que meu problema de ouvido se resolva. Paralelamente buscarei informações de outro médico otorrino.
    Depois de ter enviado minha pergunta é que eu vi que havia uma parte do blog que aborda o bruxismo. Eu li sim e foi muito esclarecedor.
    Aproveito para dar meus parabéns por este blog que tem uma função muito educativa e reafirmar o meu muito obrigado pela atenção e esclarecimento de minhas dúvidas.
    Um abraço!

    Marisol

  188. Olá. Retirei meu aparelho móvel tem cerca de uns 6 meses, e durante os mesmos eu sinto dores em todos os dentes, principalmente quando estou com o aparelho móvel, porém sou obrigada a usar com medo de entortar.. É normal doer assim? As vezes tenho dificuldade pra comer, alivia mas sempre volta a doer.

  189. Olá Dr.Andre,
    Tirei meu aparelho e agora estou usando a contenção,logo que a dentista colocou eu senti incomodar mas ela disse que era normal só que com o passar dos dias eu percebi que a superior não me incomodava mas a inferior sim,ela está ferindo a minha gengiva e toda vez que eu vou colocar machuca como se não encaixasse bem,o que faço? É normal acontecer isso?

  190. Dr eu estava comedo maça e fiquei roendo ela.. ai a borrachinha do meu aparelho soltou ai eu fui olhar no espelho no tem aquela beiradinha do bracket que segura a borrachinha aqueles dois finquinhos de baixo soltou. quebrou . e só tenho dentista para ir dia 24. até lá meu dente incisivo lateral pode acontecer de ficar torto de novo ?

  191. Olá Dr. André, gostaria de esclarecer uma dúvida, usei aparelho fixo tem 4 anos, mais desisti do tratamento, porém ontem fui ao dentista e ele me falou que não tem necessidade de colocar o aparelho para continuar o tratamento, porque meus dentes se encontram em perfeitas condições, mais tenho muita vontade de usar o aparelho móvel, quais as possibilidades de eu usar o aparelho móvel depois de 1 ano sem o aparelho fixo ??

    Aguardo sua resposta, obrigada.

  192. Bom dia,
    Comecei a utilizar o aparelho ortodôntico removivel (placa de movimentação) na parte inferior da boca,a 2 semanas (utilizo o aparelho fixo em cima da boca)e comecei a sentir umas dores na hora de comer na parte superior da boca.Estas dores só começaram depois de uma semana de uso do aparelho movel,ja uso o fixo faz um mês.Isso é normal?

  193. Olá sou protético formado e gostaria de saber quais são os nomes dos aparelho móvel, tipos, para que serve cada um, ou uma apostila explicando cada um passo a passo.
    Se poder me ajudar agradeço desde já
    Abraço

  194. Doutor eu já estou usando a contenção, só que tenho que fazer um canal em um dente,mais eu não quero fazer o canal , eu quero é arrancar o dente,,então o que pode acontecer se eu arrancar?

    Obs: esse dente posso falar que nem tenho ele mais porque só tem a parede do dente poxa! :(

  195. Olá, eu usei aparelho móvel por um ano. Tirei o aparelho fixo e comecei a usar o móvel. Este não deu certo pois não se encaixava na boca. Então a dentista resolveu colocar uma contenção fixa na parte superior. O problema é que meus dentes já separam de novo em duas semanas. O que eu faço agora?

  196. Doutor fui na minha dentista para ela dar uma olhada em meus dentes e ela disse que tenho algumas caries, porem nao sinto nenhum DOR nesses 4 dentes e mesmo assim ele obturou os meus 4 dentes .

    • Franciele,

      Não tenho como saber, mas o ideal seria que não tivesse ocorrido este espaço.

      O ideal seria fechar e depois usar uma contenção fixa para não voltar a abrir.

      Há um vídeo aqui no blog sobre a dificuldade de manter o diastema central fechado. Dê uma olhada.

  197. Bom dia, tirei meu aparelho faz duas semanas, gostaria de saber se contenção movel superior deve ficar justa (apertada) ou folgada. Falo em relação ao fio…

  198. Fiquei pouquíssimo tempo usando o aparelho móvel por negligência e agora depois de 6 meses meus dentes estão voltando, eu posso voltar a utilizar o mesmo aparelho que está em perfeitas condições ou preciso fazer outro molde?

  199. Bom dia.
    Eu usei o aparelho fixo mais de 3 anos, e ontem coloquei a contenção fixa na parte inferior e o móvel na parte superior. Mas tenho uma dúvida. A contenção da parte inferior me incomoda, minha língua fica encostando na contenção , para comer incomoda, queria saber se é normal? Até ir se acostumando?
    E minha outra dúvida é que o móvel está machucando, meus dentes doem muito, na hora que tiro pra comer, é insuportável, não consigo mastigar direito, parece que estão todos dentes moles. Ai quando vou colocar o móvel novamente, dói.
    Me falaram que é normal doer nos primeiros dias..
    É normal mesmo?

  200. Doutor comecei a usar o aparelho móvel ontem e estou com muita dificuldade em usar, pois esta dando muita saliva no aparelho e ainda esta me dando uma ânsia de vomito terrível, principalmente quando tento falar. Isso é normal? O que posso fazer pra amenizar isso?

  201. Boa tarde Dr. Andre,

    No começo de 2010 eu tirei o aparelho fixo e comecei a usar o móvel de contenção, só que por habito e para garantir que meus dentes continuem alinhados uso o aparelho móvel de contenção até hoje, mas só enquanto estou dormindo.
    O problema é que recentemente notei uma recessão gengival, a causa seria pelo uso da contenção até hoje? Ou apenas por traumas na escovação, já que descobri que escovava os dentes de forma errada (na horizontal).
    Ressalto que não possuo outros problemas de saúde bocal que possam tem causado esse problema.

    Obrigado desde já, aguardo uma resposta do Dr.

    • Emerson,

      Não tenho como responder com certeza.

      O melhor seria retornar ao seu otodontista para avaliar e até mesmo para fazer uma nova contenção já que a sua está meio velha e pode começar a ficar difícil mantê-la higienizada.

      Já que você quer continuar dormindo com a placa (não vejo problema nisso) faça-o com acompanhamento profissional através de consultas anuais, por exemplo.

  202. Ola Dr. Andre,
    Tem cerca de 9 anos que retirei o aparelho fixo, usei por cerca de 2 anos. O problema que eu tinha era diastema nos dentes superiores centrais. Uso contencao fixa nos dentes inferiores desde que retirei o aparelho. Em cerca de um ano pra cá venho notando que meus dentes superiores estao entortando, principalmente os centrais. Eles nao estao voltando a se separar, mas sim como se tivessem se apertando. Hoje, apesar de discreto, já é visível que um dos dentes centrais está um pouco mais para dentro que o outro.
    Eu retirei os 4 cisos em 2009, quando ja havia retirado o aparelho ha 4 anos. O que acho estranho é que meus dentes não estão voltando a ser como antes (um pouco separados), mas estão se apertando. Isso é comum acontecer?
    Nao gostaria de utilizar aparelho fixo convencional, voce acha que nesse caso seria possivel utilizar algo como invisalign?
    Obrigada.

    • Barbara,

      É preciso ver o caso para entender exatamente o que está ocorrendo para então dizer se é comum ou não. O fato é que está havendo uma instabilidade e seria bom tentar resolver isso logo.

      Provavelmente o Invisalign é uma alternativa para este tipo de correção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>