Aparelhos Ortodônticos Auto-Ligados

Olá pessoal, depois de um longo período sem postagens, estamos de volta para falar sobre os aparelhos auto-ligados, um dos assuntos de maior destaque no Congresso Internacional de Ortodontia SPO-2010 realizado em São Paulo no mês passado.

Os brackets auto-ligados têm como principal característica uma pequena tampa que prende o arco ao bracket eliminando a necessidade das ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas do aparelho.

Uma das vantagens é uma redução do atrito entre o arco e o bracket que é muito alto quando usamos as ligaduras elásticas.

A redução do atrito permite que o ortodontista trabalhe com forças mais leves diminuindo o desconforto e o risco de lesões nas raízes dos dentes.

Além disso também pode reduzir o tempo de tratamento em alguns meses dependendo do caso e da capacidade técnica do profissional.

Quase todos os fabricantes de material ortodôntico já estão produzindo brackets auto-ligados e muitos ortodontistas estão adotando estes aparelhos nos seus tratamentos.

Mas é importante lembrar que aparelho nenhum substitui um profissional bem preparado e um planejamento adequado do tratamento. O aparelho é apenas uma ferramenta de trabalho do ortodontista.

E também precisamos deixar claro que continua sendo possível obter ótimos resultados com os brackets tradicionais e que nem todos os profissionais estão adotando brackets auto-ligados nas suas clínicas.

Vamos voltar a falar sobre este assunto em breve, mas por enquanto ficamos com este fato: A tecnologia é capaz de aprimorar nossas ferramentas de trabalho e isso é maravilhoso. Mas ferramentas precisam ser operadas por pessoas. Nada substitui um bom profissional.

10 Comentários para: “Aparelhos Ortodônticos Auto-Ligados

    • Olá Heloise,

      Todo aparelho ortodôntico pode produzir alguma expansão da arcada superior.

      Os auto-ligados conseguem um pouco mais de expansão segundo os fabricantes.

      Mas em casos com indicação de disjunção palatina, por exemplo, a expansão produzida pelo aparelho fixo, nunca dará um resultado tão bom quanto aquela criada pelo disjuntor.

      Por isso é importante um diagnóstico bem consistente, pois é entendendo o problema que se pode indicar a melhor solução. E nenhum aparelho resolve tudo, senão ou outros nem existiriam, concorda?

      • Obrigada pelo esclarecimento! Tenho uma outra dúvida, comecei a usar o aparelho mas estou com medo, pois conheço pessoas que tiveram o problema de reabsorção e uma até perdeu um dente, esse foi o motivo de eu ter demorado a colocar o aparelho, tenho só um dente torto na frente, é pouca coisa mas me incomoda esteticamente, será que vale a pena correr esse risco?

        • Helioise,

          Problemas como esses são exceção em ortodontia. Podem ocorrer, mas eu, por exemplo, nunca tive um caso assim nas mãos.

          Desde que você escolha um ortodontista com bastante cuidado, faça todas as radiografias e se informe bem sobre todo o processo, acho difícil ter um problema de reabsorção ou perda de dentes.

          O risco sempre existe, mas em um paciente saudável, é pequeno.

  1. Olá Dr.Andre,
    Tenho 32 anos e meus caninos nasceram no céu da boca quando eu tinha 15 anos,eles nasceram normais atrás dos meus caninos de leite.Ainda tenho os caninos de leite e agora fui a uma dentista e ela vai extrai-los e colocar o aparelho autoligado.Estou ansiosa e com medo,minha dentista me deixa tranquila mas fico na dúvida se seria esse mesmo o procedimento já que os caninos são tão tortos.quanto tempo vc acha que levará pra que meus caninos fiquem alinhados.

    Um abraco

    • Beatriz,

      Se os dentes de leite permaneceram na boca, é sinal de que boa parte do espaço necessário para os caninos permanentes já existe.

      Então acredito que não demore muito para estes dentes se posicionarem.

      Mas não tenho como ser mais específico sem ver o paciente pessoalmente.

      Um abraço

  2. Olá Dr.
    Tenho 22 anos e usei aparelho quando criança. Faz 11 anos que retirei o aparelho e hoje minha mordida está aberta (descobri há 3 anos +/- que tenho interposição de língua). Nunca usei chupeta ou chupei dedo.

    Quero associar o tratamento ortodôntico com a fonoaudiologia, é possível? Ou tenho que primeiro tratar o vicio da língua para depois colocar o aparelho?

    Meu dentes não estão tortos, o problema mesmo é a mordida que está aberta. Quanto tempo +/- poderá durar o tratamento para fechar a mordida? O aparelho auto-ligado seria o melhor já que ele acelera o tratamento? Existe o modelo auto-ligado transparente ou só metálico mesmo?

    Todo dentista orto sabe tratar a mordida aberta por interposição de língua? Ou preciso ir em algum específico?

    Desde já obrigada!

    • Louise,

      Você pode fazer os dois tratamentos simultaneamente ou separados. Isso vai depender dos profissionais envolvido e da forma como costumam trabalhar.

      Não diria que há muita diferença em trabalhar com auto-ligado, mas é necessário avaliar clinicamente para responder com certeza. Existem brackets auto-ligados estéticos.

      Todo ortodontista está teoricamente capacitado para resolver este problema. Não há uma especialidade em mordida aberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>