Bruxismo do sono – sintomas e tratamento

músculos envolvidos no bruxismo

músculos envolvidos no bruxismo

O Bruxismo do sono é um distúrbio que leva a pessoa a contrair involuntariamente os músculos da mastigação enquanto dorme.

Em alguns casos pode ocorrer o ruído de dentes rangendo, mas na maioria das vezes há apenas a contração muscular e o apertamento entre as arcadas dentárias, o que dificulta que outras pessoas da família percebam o problema.

Esta pressão pode provocar uma série de sintomas como os listados abaixo:

 

 

 

• Desgaste, rachaduras e/ou fraturas no esmalte;
• Sensibilidade dentinária (ao frio, calor e doce);
• Dentes doloridos ou com mobilidade;
• Dor e/ou aumento no volume do músculo masséter (próximo às bochechas);
• Dor na articulação têmporo-mandibular (Próximo ao ouvido);
• Cefaléia (dor de cabeça) na região temporal (lateral da cabeça).

Eventualmente, quando o trauma é muito forte e constante, ainda podem ocorrer problemas mais sérios como:

• Reabsorção do osso em torno das raízes dos dentes;
• Necrose da polpa do dente com necessidade de tratamento de canal;
• Perda de um ou mais dentes por fraturas extensas.

Bruxismo infantil

O bruxismo se manifesta com maior frequência em crianças e os idosos apresentam um índice muito baixo indicando uma tendência de redução na ocorrência deste problema com o passar do tempo.

Causas do Bruxismo

Os estudos científicos ainda não são conclusivos, mas parece haver uma relação com microdespertares repetidos que levam à fragmentação do sono.

Microdespertares são momentos em que saímos da fase restauradora do sono e podem ser provocados por distúrbios como a apneia e o ronco.

Por isso, parece haver ligação entre o bruxismo e a apneia respiratória.

Aparelhos intra-orais usados para tratar apneia alcançaram ótimos resultados também no controle do bruxismo.

A relação com o estresse também é encontrada em alguns estudos. Pessoas que reagem negativamente aos aborrecimentos do dia-a-dia costumam apresentar alta atividade de bruxismo.

Mas é importante lembrar que existe uma diferença entre o bruxismo (que se manifesta durante o sono) e o apertamento diurno dos dentes que ocorre durante a vigília.

Na verdade acredita-se que o controle do estresse influencie mais o apertamento diurno do que o bruxismo do sono.

Apesar disso, as duas parafunções podem gerar os mesmos sintomas causando alguma confusão durante o diagnóstico.

Diagnóstico

O diagnóstico do bruxismo também se confunde com o de DTM muscular, já que este tipo de disfunção se caracteriza pelas dores na musculatura mastigatória.

É comum encontramos pacientes portadores de DTM que também apresentam histórico de apertamento diurno e/ou bruxismo.

Na verdade o bruxismo aumenta as chances de desenvolver DTMs com dor facial, estalos e travamento mandibular.

No final do artigo vocês vão encontrar um link para a página do nosso site sobre DTM. Eu recomendo uma visita para um melhor entendimento.

Para diagnosticar o bruxismo a forma mais confiável é a polissonografia . Neste exame o paciente dorme por uma noite na clínica e é monitorado durante todo o período de sono.

Existem dispositivos que podem ser usados pelo paciente em casa para o monitoramento das contrações musculares como o bite-strip que substituem relativamente este exame.

Mas no Brasil estes recursos ainda são pouco usados e o diagnóstico costuma ser feito baseado em anamnese e avaliação clínica no próprio consultório dentário.

Tratamento

Uma vez diagnosticado o distúrbio, o tratamento é feito com placas miorrelaxantes (ou placas oclusais) que são aparelhos removíveis confeccionados em resina acrílica que impedem o contato entre os dentes das duas arcadas.

Este aparelho deve ser usado durante o sono e previne o desgaste do esmalte, o ruído provocado pelo ranger dos dentes e as dores musculares relacionadas à contração muscular.

Como foi dito acima, é interessante usar aparelhos com avanço mandibular, próprios para o tratamento da apneia, em pacientes que também apresentam este problema associado.

A higiene do sono é um conjunto de medidas simples que devem ser adotadas pelo paciente antes de dormir e traz benefícios para o controle do bruxismo. Estes cuidados incluem manter horários regulares para adormecer e acordar, evitar o consumo de cafeína e manter o ambiente do quarto silencioso, entre outras coisas.

O uso de relaxantes musculares e fisioterapia também pode ser indicado em alguns casos.

O bruxismo compromete a qualidade de vida e normalmente indica a presença de outros distúrbios do sono associados. Por isso, se você já sentiu algum destes sintomas, busque orientação com o seu dentista para prevenir maiores problemas no futuro.

Parte deste post foi baseado em um artigo da Dra. Juliana Stuginski Barbosa.

Eu também recomendo a leitura da nossa página sobre DTM (distúrbio têmporo-mandibular) para quem quiser se aprofundar no tema.

 

86 Comentários para: “Bruxismo do sono – sintomas e tratamento

  1. Lilian,

    O bruxismo é bastante comum nesta idade e normalmente não há muito o que fazer.

    Uma opção é usar princípios da higiene do sono para tentar proporcionar um sono mais tranquilo para ela e observar os resultados.

    Outra alternativa seria usar um aparelho móvel, mas para isso seria necessário consultar um ortodontista para avaliar.

    Estarei escrevendo sobre higiene do sono em breve aqui no blog.

  2. Olá Dr º Andre !
    Tenho 39 anos , estou acima do meu peso , muito mesmo , pois ultima mente tenho percebido , que ao acordar tenho marcas bem profunda na minha lingua , pois eu percebendo que estou com os dente da frente se avançando devido a lingua e acordo com a boca dolorida , pois estou muito tença … Pois pode uma pessoa que nunca apresentou esse tipo de problema venha apresentar agora ?
    O que devo fazer ???
    gostaria muito de uma luz!
    Obrigado

    • Ana,

      As marcas na língua podem estar relacionadas à pressão que você faz contra os dentes, que pode explicar por que os dentes estão sendo projetados para frente.

      Recomendo que você procure um dentista para avaliar a situação.

  3. Eu costumo ficar batendo os dentes durante todo o dia e nao aguento mais as pessoas falando isso comigo nao sei o q fazer por favor me ajude.

  4. oi DR.Andre, estou preocupada com meu filho, pois ele tambem range os dentes principalmente quando esta preocupado com alguma coisa, ele só tem 3 anos e só pensa em trabalhar e morar sozinho, esta chegando o aniversario dele ele esta preocupado o que fez piora a situação tento mante-lo calmo mais estar dificio não sei se tem alguma coisa a ver pode me ajudar?

  5. boa noite!
    Fico mordendo os dentes quase sempre quando cehgo em casa do trabalho e fico sentanda vendo tv.Agora escrevendo aqui estou fazendo isso.já até acordei com um dente roido e um pedaço na mão.Já paguei um tratamento caro em uma dentista que fez uma placa de resina para a parte de cima e duas proteses novas para mim.Mas continuo com calos na gengiva e nem pude usar a prorese inferior,pois machuca muito.Um dentista que fui me falou que não devo mais fazer proteses que já fiz muitas que tenho que consertar a que tenho.Depois desses epsódios narrados anteriormente que tem pouco tempo,acordei com uns estalos na mandibula esquerda,como foi terrivel.Pesquisei dentista de ATM na nete e encontrei uma.(Reabilitação oral é sua especialidade)já fiz tres consultas e vários exames ela mandou eu afzer uns exercicios em casa que melhorram os estalos,agora me fez um orçamento um pouco puxado,falou que vai fazer umas correçoes e uma placa inferior a outra era superior,e depois vou usar aparelho(ortodentia)só no final vai fazer as proteses.Estou analisando par afzer o tratamento correto para não ser igual a ultima vez que gastei uma quantia considerável e nem pude usar as proteses.Se puder me ajudar agradeço muito,não ageunto amis ranger os dentes e as dores que me causam.
    Grata

  6. Dr. Andre, eu sinto dores em um dos incisivos, pois os dentes de baixo se deslocam para frente e batem em um só dente. Fiz a placa e me ajudou, porém vou colocar aparelho ortodôntico agora, e não tenho mais como usar a placa. Tem algo que possa fazer para não ter esse problema enquanto estou com o aparelho? Desde já, agradeço.

  7. Meu filho tem 5 anos. Levei ele no dentista e ela diagnosticou bruxismo, estou preocupada porque ontem que vim realmente a reparar que ele range os dentes quando dorme, e por conta disso ele esta com os dentes todos serrado. Isso pode prejudicar seu dentes que irão nascer? O que devo fazer?

    • Aline,

      O bruxismo é relativamente comum nesta idade e não deve trazer consequências para os dentes permanentes.

      A princípio não se deve usar placas estabilizadoras em crianças pois elas podem interferir no desenvolvimento das arcadas e da face.

      O que pode ser feito é reduzir atividades estressantes ou excitantes antes da criança dormir, evitar vídeo game, computador e televisão, fazer um relaxamento junto dele antes de dormir, uma massagem ou um banho quente. Também é importante manter o ambiente do quarto escuro, sem luzes de leds piscando, silencioso e aconchegante.

      Tudo isso é o que chamamos de higiene do sono e estes cuidados podem ajudar a controlar o bruxismo.

  8. Tenho Bruxismo, além de roncar muito, já diagnosticado usei por algum tempo a placa nos dentes superiores, só que venho tendo um aumento do masseter apenas de um lado. Busco uma solução de placa ou aparelho que diminua o deslize da mandibula, por favor, sou do interior e já visitei mais de 10 dentistas, porém só me indicam a placa .

    • Alessandro,

      Como você ronca e faz o bruxismo, podemos pensar em uma associação entre estes dois distúrbios do sono aumentando a intensidade das contrações musculares. Acredito que o uso da placa deva ser associado à técnicas de higiene do sono, relaxamento e alongamento da musculatura facial.

      Tudo isso sob supervisão profissional. Procure um especialista em DTM.

  9. Dr’ Minha filha tem apenas 3 aninhos e ela esta cada vez mais com esse ruido de dentes a cada noite que passa esta aumentando mais qual seria o tratamento ideal para ela que e tão pequena..

    • Josdete,

      Nesta idade o ranger de dentes é relativamente comum, mas não deixe de levá-la a um dentista para avaliar como está o desgaste dos dentes.

      E procure evitar atividades excitantes e televisão em excesso antes de dormir.

  10. Parece que tenho isso mesmo procurei um dentista que vai fazer uma prótese de silicone para mim e é isso ai a sensibilidade dos meus dentes eu estou amenizando com uma pasta dental eu uso a Colgate Sensitive em mim ajuda porém tem outras boas também e a respeito não sei com os outros mais doutor comigo esta quebrando os dentes todos no meu caso quebrou dois da frente e o que o dentista colocou já está com uma marca quase quebrando seja de dia ou a noite eu fico rangendo e apertando sera que estou louco se eu tomar um calmante melhora e seria melhor eu procurar um medico. Obrigado

  11. boa noite
    dr.Andre
    fiz um tratamento ortodontico com aparelho fixo mas agora estou usando o movel para manter os dentes no luar e os dois dentes da frente ao lado maiores nao ficaram alinhados, minha dentista disse porque eles tem anatomia de formato de saia e possivel.
    obrigada.

  12. ola , tenho e acho que estou com Desordens das ATMs , tem uns dois anos que estou com isso , me incomoda muito, preciso de uma soluçao , sera que um simoles aparelho ortodontico poderia me ajudar? estou com medo…

  13. ola Dr, tenho 50 anos, e a pelo menos 5 anos tenho acordado toda noite com dores fortes nas mandíbulas
    agora recentemente, me pego apertando fortemente meus dentes e com dores a um mês venho sentindo fortes dores de cabeça que fazem que meu corpo adormeça e ansiedade forte a ponto de pensar que vou morrer isto pode ser bruxismo?

  14. tenho 30 anos e sofro de bruxismo e meu filho de 3 anos também, moro em itaguaí e é tão dificil achar um dentista especializado nessa área e principalmente que atende correios, como seria o tratamente principalmente para crianças? vcs atendem correios ? o telefone que posso entrar em contato com vcs na clinica é aquele acima. muito obrigado

    • Cristiano,

      Na idade do seu filho é relativamente comum este comportamento e o recomendado é observar se há desgaste excessivo dos dentes de leite.

      Para você seria interessante uma avaliação clínica.

      Eu não trabalho com convênios, mas você pode ligar para aquele número mesmo.

  15. Olá,
    Tenho 26 anos e recentemente coloquei aparelho ortodôntico. Senti uma dor insuportável durante 7 dias. Voltei à dentista e relatei a ela que minha irmã sempre diz que fico rangendo os dentes durante a noite. A dentista retirou meu aparelho e disse que eu teria que fazer uma placa e utilizá-la por 90 dias para depois recolocar o aparelho. Gostaria de saber se a placa é garantia de que alguém com bruxismo possa se adaptar ao aparelho ortodôntico. Desde já agradeço.

  16. Doutor, faz um ano eu senti muitas dores no pescoço e uma alteração enorme no sistema nervoso como se a dor tivesse afetado nervos. Acordava com dor no maxilar e usei a placa para dor durante alguns meses. Depois não senti mais nada e pensando que um dia essa dor pudesse voltar procurei um dentista para usar um aparelho ortodôntico. Hoje já usando o aparelho voltei a ter aquela dor no maxilar e tensão em pescoço ombro e acordei apertando os dentes e estou tomando um antidepressivo, mas não sinto que isso seja a solução definitiva.
    Me de uma orientação. Terei que usar um aparelho para relaxar a musculatura que se usa juntamente com o ortodôntico. Estou procurando essa placa e não vi no seu site. Como ficarei curada dessa mania de apertar os dentes. O que devo fazer para evitar faze-lo?

    Obrigada.

      • Eu procurei e ele disse que eu deveria ir no neurologista. Fui e a doutora me receitou um antidepressivo. Então como estava muito preocupada com essas dores que venho sentindo resolvi passar em outro dentista que avaliou meu exame e questionou o por que não foi colocado o anel separador nos meus dentes e por que o aparelho só pegava uma parte deles. Estava insegura pois a dentista que colocou o aparelho não tem o curso de orto. Nesta mesma cínica me disseram que eu deveria procurar também num ortopedista, pois sinto dor nas costa e tenho escoliose e dor nos pés. Sei que tenho que ir a outros profissionais para procurar o que está causando essa dor, além de usar uma placa a noite para melhorar minha vida e dormir melhor, pois não posso viver só de remédio.
        É importante para mim, pegar essas informações e resolver esse problema pois tenho uma filha que depende de mim e ninguém para me ajudar.
        Parabéns pelo seu blogue, tem muitas informações importantes e obrigada pela atenção.

        • Rosangela,

          Se o especialista em DTM já foi consultado e você ainda não teve resultados, o que posso dizer é para você conversar com mais um profissional e continuar até encontrar um que atenda as suas necessidades. Isso sem esquecer dos outros profissionais de saúde que também precisam se envolver na solução deste problema que não me parece ser simples.

          Eu gostaria de poder ajudar mais, mas nada posso fazer sem ter avaliado o paciente pessoalmente.

          Espero que você consiga uma solução, pois sei o quanto este problema pode ser debilitante e interferir na qualidade de vida. Continue procurando um profissional de DTM que seja sob medida para você.

  17. Dr,

    meu marido tem bruxismo. A dentista disse que ele teria que usar aparelho e que o aparelho iria acabar com o bruxismo.
    Ele arrancou dois dentes (pois não havia espaço) e começou usar o aparelho fixo. Porém, ele continua a ranger os dentes com frequencia. Avisei a dentista e ela disse que não tem o que fazer enquanto ele estiver com o aparelho fixo. Fiquei um pouco revoltada, pois o motivo de ele começar usar o aparelho foi o bruxismo. Conclusão: do que adianta ele ter os dentes alinhados e ficar com um toquinho de dente? pois os dentes estão desgastando.

  18. Olá
    tenho 23 anos e tenho bruxismo
    vou trincando e quebrando meus dentes
    estou fazendo um tratamento ja
    gostaria de saber se futuramente posso desenvolver um qdro clinico agravado
    obrigada

  19. Boa noite Dr.
    Uma Medica otorrinolaringóloga detectou o bruxismo, tendo eu como consequências dores de cabeça frontal, labirintite (que ja estou fazendo estudo do labirinto, e vou fazer o exame de vectoeletronistagmografia) e dores na coluna….pode ser?????
    E como o aparelho próprio para isso é caro e foge das minhas possibilidades financeiras, comprei um protetor modelador, um protetor adaptável, feito de etil vinil acetato, é incomodo para dormir, mas parece estar funcionando, pois amanheço mais relaxado das mandíbulas!!!!!
    Pode ser????

    • Valter,

      O bruxismo pode levar à dores de cabeça como foi dito no post, não se pode afirmar o mesmo sobre a labirintite. O ideal é fazer uma investigação mais completa, como você já está fazendo.

      Quanto a usar um protetor pré-fabricado, eu não recomendaria sem acompanhamento profissional. Apesar de inicialmente poder relaxar a musculatura, as implicações a longo prazo para a articulação são imprevisíveis.

  20. Dr. André,
    Primeiro, parabéns pelo site!
    Meu pai (78) após sintomas de tontura e falta de apetite o levei a uma dentista e logo ela percebeu o grau altíssimo de bruxismo, eu desconhecia essa disfunção, pelo grau de ansiedade ela o encaminhou a um neurologista, estou preocupada pois ele esta tomando 3 ante depressivo, sinto que ele está relaxando exageradamente, as dores continuam ,,,o tratamento começa amanhã dia 22 de abril de 2013,vai ser preciso placa de mordida e 2 roster,a minha pergunta: ´E necessário ele continuar com esses medicamentos?

    • Malu,

      Obrigado!

      Não tenho como responder sem ver o paciente. Na verdade, nem mesmo examinando o seu pai eu poderia liberá-lo de tomar a medicação receitada pelo médico.

      Recomendo que você entre em contato com o médico que receitou estes medicamentos e procure saber se é possível reduzir a dose ou mesmo eliminar a prescrição.

  21. Olá doutor! Tenho Bruxismo a anos faço o tratamento com placa de resina e acompanhamento com a dentista, mais nunca melhora tbem tenho muitas dores acordo com os dentes todos sensíveis e com o rosto cansado tenho zumbidos no ouvido etc. Fui em uma dentista professora de faculdade e especialista em ATM: ela disse que tenho bruxismo, mordida profunda, pois tenho 2 fixa ela pediu uma panorâmica. Fiz ai ela falou para mim tirar as fixa e colocar aparelho fixo que vai arrumar minha mordida e sem a fixa vai tbem melhorar muito o bruxismo. Será que esta e o melhor caminha já fui em vários dentista. Doutor me ajuda! Abraços.

    • Taiza,

      Eu sei como este problema pode ser desagradável e gostaria muito de poder ajudá-la, mas não posso dizer nada sem ter avaliado você.

      Mas se você está nas mãos de uma especialista e professora de faculdade, é um bom começo.

  22. Olá, tenho Bruxismo durante a noite, acordo várias vezes mordendo minha língua, porque tento controlar a pressão nos dentes , sinto dores no ombro, nuca e pescoço. Minhas mandíbulas estralam que chega a causar dor.Tenho 44 anos, sou hipertensa e estou acima do peso.

  23. Olá, minha vó tem 88 anos está com todos os sintomas de bruxismo, e isso tem causado fortes dores de cabeça nela o que acaba fazendo a pressão subir de tanta dor que ela sente, levamos ela ao dentista e ele nos orientou leva-la ao neurologista para que ele passa-se um relaxante muscular, mas ele passou tandrilax, ela esta usando essa medicação e não esta resolvendo. Não sabemos o que fazer, pois ela já é bem idosa o que complica mais ainda. O que devemos fazer?

  24. Boa Tarde
    Pelo o que parece, meu filho tem bruxismo, mas não sente nenhuma dor e eu não escudo o ranger dos dentes. Em uma consulta de rotina para limpeza dos dentes, o odontopediatra notou o desgaste dos dentes. Ele tem 12 anos. A princípio ele me pediu para esperar nascer os dentes que ainda estavam faltando. Qual especialista eu devo procurar? Moro em Campo Grande – RJ e aqui não estiu encontrando ninguém que trabalho com placas de bruxismo e que faça um diagnóstico preciso do problema.
    Obrigada pela atenção
    Elisabete Damasio

    • Elisabete,

      Procure um especialista em DTM, mas é preciso ter cuidado com o uso de placas em crianças por muito tempo pois podem interferir no crescimento das arcadas. Talvez fosse melhor usar um aparelho de ortopedia funcional.

  25. Pingback: Aparelho ortodôntico é usado cada vez mais pelos adultos

  26. Bom-dia, estou finalizando o processo com o aparelho ortodôntico, e neste último mês, tenho sentido dores de cabeça, atrás da orelha, abaixo dos olhos, pescoço e ombros (lado esquerdo do corpo). Tenho DTM e bruxismo, que haviam melhorado muito com a colocação do aparelho. Gostaria de saber se é normal sentir estas dores neste período do processo, saliento que tenho mordida cruzada apenas no lado esquerdo também, a qual não foi possível corrigir, e a dentista optou por utilizarmos a placa após a retirada do aparelho. Confesso estar me sentindo muito mal com dores, dormência e formigamento nestas regiões. Se puder me auxiliar de alguma forma, agradeço.

    • Olá Leslie,

      Acredito que estes problemas possam estar relacionados à tensão muscular e não tenham relação direta com o tratamento ortodôntico. Assim como acho que a melhora inicial também não esteja tão ligada ao aparelho quanto parece.

      Mas esta é uma questão polêmica sobre a qual há divergência entre os dentistas.

      Além disso, não se pode afirmar que estes sintomas sejam exclusivamente ligados à oclusão ou tensão sem que se descarte problemas mais importantes consultando médicos especialistas como neurologistas, otorrinos e ortopedistas.

      Se realmente for uma DTM muscular relacionada ao apertamento dos dentes (bruxismo), o uso de uma placa miorrelaxante bem ajustada deve melhorar os sintomas ao menos provisoriamente.

  27. Olá Dr André, conheci recentemente este blog, ele é muito bom. Eu tenho o retrognatismo classe II e iniciei o tratamento com o ortodontista errado e estou recomeçando com um profissional competente. Minha dúvida é que depois desse primeiro tratamento(errado) meus dentes estão sensíveis e eu acho que estou com bruxismo, só que durante o dia também. Quando eu percebo estou travando o maxilar. Será que é por causa da “piora” que se faz pra prepara pra cirurgia? Tem algo que eu posso fazer pra melhorar? (estou refazendo minha documentação e retirar o aparelho que estou e colocar outro e assim recomeçar meu tratamento, ainda não perguntei isso pro meu ortodontista). Obrigada.

    • Obrigado Priscila!

      Não acho que o seu bruxismo esteja diretamente relacionado ao tratamento anterior. Acredito que o fator principal neste caso seja tensão e estresse.

      Procure um dentista especializado em DTM.

  28. Ola Dr, fico mordendo tanto dia como noite quando acordo não aguento
    abrir a boca , a muito eu sentia isso. Mais só agora com 47 anos tudo se agravou sinto hoje dor no maxilar,ouvido e na nuca.

  29. Ola doutor,coloquei aparelho dentário a alguns dias e o dentista deixou solto o ultimo braquete esquerdo superior, porem ele tem enroscado com frequência e nas alimentações ele gira e causa desconforto,gostaria de saber se existe um motivo pelo qual ele teve esta atitude ,e se por ele estar solto possa vim a prejudicar meu tratamento?.Desde já grato!

    • Lucas,

      Acredito que o bracket tenha descolado logo após a colocação do aparelho. Não faz sentido deixar um bracket solto. Se for por pouco tempo, não deve interferir no tratamento, mas o ideal seria voltar e recolá-lo o mais rápido possível.

  30. Olá minha filha tem 3 anos, e pelo o que sei é normal nessa idade ter bruxismo, a minha pergunta é. ela terá que usar a proteção ou não pelo fato de ainda ser dente de leite?

  31. Olá Dr. André.
    Meu marido me disse que fico rangendo os dentes quando estou dormindo. Ainda não apresentei nenhum sintoma além desse, nem percebi desgaste nos dentes. Mas sei que tenho necessidade de colocar um aparelho ortodôntico, para corrigir meus dentes. O que devo tratar primeiro? É possível usar aparelho ortodôntico e tratar o bruxismo ao mesmo tempo?

  32. Tenho um dente que vem me dando problema há 1 ano e meio, desde quando estava grávida. O 1º dentista do posto refez a obturação que tinha caído, uns 6 meses depois esse dente rachou onde ele pôs a massa branca, acho que é resina. nesse rachar, quebrou a parte de trás da coroa. a dentista substituta limpou o local e pôs um outro tipo de material, algo do tipo cimento protético. refazendo a parte que tinha quebrado, deu bolha, fiquei com sensibilidade na área e ela teve que tirar alguns dias depois colocando curativo. Segunda-feira passada, ela fez a restauração novamente, ela tinha comentado que estava sangrando muito, mas um min depois ela colocou o tal material. no dia seguinte estava sentindo latejar muito e na quinta-feira estava com dores insuportaveis. fui num dentista de emergencia, ele passou amoxilina e ibuprofeno, a dor ficou suportavel em alguns períodos do dia, mas a região está super inchada e continua doendo, tem horas que pareço enlouquecer de tanta dor. de quinta feira até hoje, sábado, acordei 2 vezes trincando os dentes, piorando a dor. Também notei que o dente afetado girou pelo menos uns 5 graus.

  33. Bom dia, Dr Andre!!! Tenho bruxismo desde criança, porém durante o período que usei aparelho fixo, os sintomas desapareceram… Faz um ano que estou com o aparelho móvel e começo a sentir novamente os sintomas, acordo com dor de cabeça, fico sonolenta durante o dia, meus incisivos doem e as pessoas sempre dizem que ranjo os dentes enquanto durmo… Já falei com meu Orto sobre o uso de uma placa mas ela disse que como estou usando o móvel não poderia usá-la e que tenho que descobrir as causas do problema para poder tratá-las também… O que poderia ser feito? Uma vez que uso o móvel?
    Muito obrigada!!!
    Att, Dayane.

  34. Boa tarde, Dr. André!!! Tenho bruxismo desde a adolescência mas durante o período que usei o aparelho fixo, parou… Faz um ano que estou usando o móvel e voltou… Já falei com meu orto pra ver a possibilidade de usar a placa mas ele disse que como estou usando o móvel não poderia usar… E disse também que preciso descobrir as causas do problema para poder tratá-las… Não tem nenhuma placa que servisse como contenção também?? Qual seria a indicação pra mim??
    Muito obrigada!!!
    Att, Dayane.

  35. Boa tarde Dr.André.
    Tenho um desvio de ATM que estou decidido a acabar. Fui no ortodontista e ele sugeriu que eu usasse o aparelho pois tenho mordida cruzada o que está causando um desgaste excessivo do esmalte dos dentes(exposição da dentina), além do apertamento causado pelo bruxismo.Não seria mais simples usar apenas a placa de resina? Afinal se eu colocar aparelho ortodôntico apenas irá resolver o problema da mordida cruzada, mas o apertamento continuará, ou a correção da mordida ajuda a amenizar a tensão causada pela pressão excessiva no maxilar?
    Agradeço seus comentários.

    • Ciro,

      Apesar de muitos dentistas acreditarem que a correção da mordida reduz a tensão muscular, isso não pôde ser comprovado até hoje. Eu particularmente, acredito que a tensão não tenha relação relevante com a oclusão.

      Portanto indicaria realmente o uso de uma placa associada à conscientização e higiene do sono.

      Mas, obviamente, é necessário mais que uma descrição para fechar um plano de tratamento. Apenas com uma avaliação clínica eu poderia responder com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>