Duração do tratamento ortodôntico

Duração do tratamento ortodôntico

Olá pessoal!

Estou atualizando este post no momento em que atingimos o número de 845 votos na enquete sobre duração do tratamento ortodôntico.

Acompanhei a evolução dos votos ao longo destes meses e  a proporção vem se mantendo relativamente estável, então acredito que a tendência é que continue assim mesmo após novas votações.

De qualquer forma achei que a participação de vocês foi espetacular e só posso agradecer a todos por ajudarem a fazer deste Blog uma ferramenta de ajuda para todos os que têm dúvidas sobre ortodontia.

Bem, vamos aos resultados da enquete sobre a duração do tratamento ortodôntico:

Duração do tratamento ortodôntico

Duração do tratamento ortodôntico

Os tratamentos finalizados em menos de um ano não são muito comuns e isso foi confirmado com um resultado de 8% dos votos.

Aproximadamente 45% dos tratamentos foram concluídos entre 1 e 3 anos (o que corresponde às duas colunas maiores). Este resultado para duração do tratamento ortodôntico era esperado já que consideramos o período de 2 anos razoável para uma boa parte dos casos.

As duas colunas seguintes vão decrescendo. Também dentro do esperado mostrando que casos muito complexos são mais raros e por isso os prazos de 3 a 4 (13%) e de 4 a 5 anos (9%) vão aparecendo cada vez menos na pesquisa.

O que me surpreendeu foi o número de tratamentos que levaram mais de cinco anos para serem concluídos. Eu esperava uma manutenção do padrão decrescente com algo em torno de 4% dos casos.

Mas o que encontramos foi um índice de 25% de tratamentos com mais de cinco anos de duração.

Em um universo de 845 votantes pode ter havido uma pequena distorção e seria necessário uma amostra maior para tirarmos uma conclusão definitiva. Mas não deixa de ser um dado curioso.

Temos 1/4 dos tratamentos durando mais de 5 anos. Este prazo está bem acima do que é considerado aceitável pela maioria dos ortodontistas.

Por isso é importante escolher seu ortodontista com o máximo de cuidado, dando uma atenção especial à duração do tratamento ortodôntico proposto pelo profissional antes de decidir.

A enquete será mantida no ar e vamos observar se esta diferença vai se diluindo com o aumento da amostra. Havendo alteração no quadro, eu volto a comentar.

Um abraço a todos e continuem votando.

Dr. Andre Moreira

 

75 Comentários para: “Duração do tratamento ortodôntico

  1. Olá doutor, eu faço o tratamento ortodontico a quase um ano, mais o meu caso é meio que grave, porque eu tenho a parte superior dos dentes para trás, e a parte inferior para frente, que consequentemente faz eu ter um queixo bizarro, meu doutor já propôs uma cirurgia eu até apoio, mas minha mãe não, então ela falou para ele que só queria iver se tentava dava pra ajeitar com aparelho ai ele está fazendo o possivel, já usei aparelho movel ( aqueles que pareçe uma chapa) , usei fixo, e agora estou prestes a colocar a colocar o aparelho mascara facial para tentar diminuir meu queixo e tentar puxar a arcada superior para frente, poderia dizer se tem como diminuilo mesmo só com o uso de aparelho? Porque eu sofro de baixo auto-estima com meu queixo.

    • Robson,

      Reduzir o tamanho da mandíbula não é possível sem cirurgia, mas pode-se tentar estimular o crescimento da maxila (superior) para tentar equilibrar um pouco a face. Mas mesmo assim, não se pode esperar grandes resultados depois do 12 anos de idade.

  2. Olá Doutor,
    Gostaria de lhe perguntar algo sobre tratamento ortondôntico.
    Já me submeto a um tratamento tem 1,6 anos e até hoje o q consegui de efetivo foi ter e 1 pré molar girado e ainda não sai daquele primeiro fio, o fininho e o aparelho ativado somente na parte superior da arcada.
    A época do planejamento, me passaram um ano no máximo de tratamento, hoj nem previsão tem. No meu caso os molares são um pouco abertos para fora da arcada. Acho que não tenho grandes problemas na arcada superior, nem cárie em 29 anos. Só o que desejava era preencher dois espaços na arcada superior, um de cada lado, girar um pouco os 2 pré- molares, (o segundo), um de cada lado e corrigir os molares, (o segundo tb), que são um pouco para fora. Na inferior, me foi dito ser necessário alinhar os dentes frontais, (dois incisivos laterais), e corrigir o alinhamento dos dentes caninos que são um pouco para dentro, mas nada muito perceptivel.
    Na arcada inferior, o profissional alega que nao pode colar os brackets depois de 1,6 anos, porque haveria atrito com os dentes superiores, mas nada fazem para mudar o quadro e tudo vai indo na mesma. A estética está ruim: brackets na arcada superior, e na inferior, em nenhum incisivo, nos caninos so em um, td ligado por um fio encapado.
    Eu não estou pondo fé nesse tratamento Dr, já que tem quase dois anos e nada, tudo está na mesma, sem contar que vira e mexe os molares estão fora novamente.
    Uso o aparelho fixo, aquele normal msm, preso com elásticos e quando iniciei o tratamento me passaram o prazo de um ano de uso, no máximo. Já me ofereceram um modelo novo, sem o tal dos elásticos e menos manutenções falando que vai resolver, mas do jeito que estou sem fé nesse tratamento to pensando é em largar p lá.
    Será que meu tratamento pode demorar muito?, de um ano de tratamento virar indefinido? nem previsão me passam mais Dr.
    grato.

  3. Olá Dr André! Gostaria de tirar uma dúvida, retirei meu aparelho ortodôntico hoje e meus dentes inferiores ainda tinham um espaço que deveria ser fechado, então meu ortodontista resolveu manter o aparelho inferior,porém ele manteve somente os 6 braquetes centrais, quando ele falou que iria fazer isso achei estranho mas tudo bem, o problema é que não consigo comer sem morder meu lábio inferior pois como estou com braquetes somente em uma parte dos dentes o meu lábio fica irregular e eu acabo mordendo. Minha dúvida é: É normal morder a boca logo após retirar o aparelho? Existe isso de deixar somente os braquetes centrais e retirar os posteriores??? Agradeço sua atenção! Um abraço

  4. Olá Dr. André

    gostaria de compartilhar com o senhor minhas dúvidas e quem sabe você possa me dar uma luz hehe

    pretendo colocar aparelho ainda esse ano mas não está sendo tão fácil quanto eu pensei, fiz o que todas as pessoas deveriam fazer: procurei mais de um dentista e segui indicações, eu esperava soluções semelhantes porém cada dentista me recomendou um tratamento diferente, o que me deixou extremamente confusa
    vou tentar resumir o meu caso: eu tenho apinhamento moderado (acho que quase leve) nos quatro dentes da frente, minha mordida é praticamente certa com exceção de dois dentes superiores na lateral que são levemente cruzados também, fora isso o meu problema se resume à estética, não sinto dores nem nada e minha oclusão é boa.

    o primeiro dentista disse que minha arcada tinha uma formato triangular e que eu deveria usar um expansor palatino, falou que devido à minha idade (já tenho 20 anos) talvez o aparelho não desse resultados e ele teria que recorrer à uma intervenção cirúrgica.

    a segunda dentista falou que o expansor palatinho não era necessário e que o melhor no meu caso seria o uso de um aparelho quadrihélice

    a terceiro disse que nem o expansor palatino, nem o quadrihélice a priori. no inicio o tratamento seria feito apenas com o fixo e ela usaria a técnica do slice ( de lixar entre os dentes ) e que se fosse necessário durante o tratamento usar algum outro aparelho ela falaria, mas de inicio ela não via necessidade. essa dentista foi a que me passou mais confiança, entretanto meus dentes já são bem pequenos e tenho medo que lixando eles fiquem ainda menores.

    os três utilizariam o aparelho fixo estético, que é uma exigência minha. inclusive uma outra dúvida minha seria sobre isso também: não sei se uso o fixo estético ou o autoligado estético. Estou tentando analisar custoXbenefício, sendo que benefício para mim seria durar o menor tempo possível e ser o mais estético possível, na opinião do senhor qual dois dois aparelhos é o mais estético e com qual o tratamento pode ser mais rápido?

    uma última dúvida, o senhor conhece as marcas: miso e ormco? são boas e recomendáveis?

    Desde já, peço desculpas pela enxurrada de perguntas e pelo post extensivo, é que estou muito angustiada com relação ao meu tratamento e sinto confiança no senhor. Espero que possa me ajudar.

    Muito obrigada

    • Manuela,

      Dizer quem está certo entre os três ortodontistas não é possível sem uma avaliação, mas se o caso for mesmo de apinhamento suave, não deveria haver necessidade de disjunção.

      Slices são uma boa alternativa desde que o desgaste seja bem executado.

      Quanto à estética, no bracket auto-ligado a tampa é metálica e aparece mais um pouco. Já o convencional precisa ter as ligaduras trocadas regularmente para evitar o escurecimento.

      A velocidade do tratamento pode ser maior no auto-ligado se o profissional souber aproveitar as vantagens deste aparelho. Mas prazo precisa ser garantido, senão é apenas uma estimativa que pode não ser alcançada no futuro.

      Conheço a Ormco e é muito boa.

  5. Olá, Dr. Andre!

    Acabo de iniciar meu tratamento ortodôntico. Procurei o tratamento porque comecei a perceber que minha mordida estava abrindo. Faz três semanas que coloquei a parte de cima e dois dias que coloquei a parte de baixo. O que tem me preocupado é que se antes eles pareciam estar abrindo, depois do aparelho, a mordida abriu mesmo. Essa reação pode ser normal? Em tão pouco tempo já poderia ter acontecido algo assim?
    Agradeço desde já pela atenção!

    Rita

  6. Prezado Dr. André,

    Parabéns pelo blog! Vou tentar passar uma visão geral do meu caso! Bem, usei aparelho fixo pela 1ª vez aos 15 anos e retirei aos 16 anos porque o tratamento não podia ser continuado pelo ortodontista do Exército (ele seria transferido) e demorou muito para colocar alguém no lugar dele. Antes do ortodontista sair, ele preparou um aparelho móvel e me deixou usando até quebrar (por volta de uns 2 meses). Mesmo assim, tive um avanço ótimo neste 1º ano de uso. Mas, no fim das contas, acabei não retomando o tratamento com o ortodontista substituto.
    Em 2011 resolvi retomar o tratamento aqui em Salvador (BA). Fiz um convênio com um plano que me da direito a essa utilização do aparelho fixo por R$ 71,00 (Odonto Serv) e vêm acontecendo coisas estranhas no meu tratamento:
    1º) O ortodontista nunca fala em prazo. Sempre que pergunto, ele tem uma resposta vazia dizendo que vai demorar 2, 3 anos (o semblante dele não me transmite certeza) e ele sempre diz que primeiro é preciso alinhar os dentes;
    2º) Ele iniciou o tratamento apenas alinhando a minha arcada superior. Ele nunca me respondia com clareza o porquê de não colocar o aparelho na parte inferior. Apenas pedia para que eu aguardasse. Após 6 meses (Fevereiro de 2012), ele resolveu colocar o aparelho na parte inferior também e até a presente data estou utilizando os dois;
    3º) O ajuste do aparelho é muito estanho. Eu não sinto nenhuma dor e a sensação de movimentação é muito baixa (de vez em quando nula). Perguntei o porquê de não sentir “o aperto” e ele disse que tem muito ortodontista no que não aprendeu a técnica direito e não é para sentir nenhum desconforto! (ou seja, totalmente ao contrário do 1º tratamento);
    4º) Na primeira vez que utilizei aparelho, o ortodontista colocou separadores e em seguida pôs os anéis, onde era realizado o apoio da puxada. Agora com esse novo, eu não utilizo estes anéis e o apoio é feito sobre o 2º molar direto. Ele apenas enverga o arco e coloca a ponta voltada para a parte interna dos dentes. Já relatei que as vezes incomoda e já chegou até a ferir a gengiva (apesar de que tenho um pouco de gengivite).

    Resultado, após 1 ano e 4 meses, a parte inferior está bem alinhada (segundo ele é porque a raiz é menor e é mais fácil a movimentação). Também foi a parte que ele chegou pelo menos chegou a puxar com alguma intensidade. Tenho a sensação que a parte superior “estacionou” já faz uns 6 meses.

    Na opinião do senhor, existe fortes indícios de que o ortodontista esta tentando prologar o tratamento para ganhar algum tempo e conseguir me manter pagando o plano por muito tempo? Me sinto extremamente decepcionado e a vontade é de tirar novamente (tenho a impressão de que é um caso perdido).

    Parabéns pelo site! Vou recomendar aos meus amigos!

    • Bruno,

      Aparentemente você não esta confiando no seu ortodontista e eu não vejo como o tratamento possa prosseguir nestas condições.

      Não tenho como julgar as intenções do seu ortodontista baseado nas suas impressões, mas acho que você tem o direito de questioná-lo e exigir respostas claras e diretas.

      Se você continuar inseguro depois disso, poderá buscar outras opiniões com outros profissionais.

    • To fazendo meu tratamento pelo exercito desde janeiro de 2003, isso mesmo, dez anos. E a nova dentista retirou tudo pra recolar de novo porque só tinha coisa errada.

  7. Dr. faço tratamento ortodôntico há 1 ano e 5 meses. A minha dentista me deu previsão de 2 a 2 e meio.
    Eu estou frustrada, pq sinto e qdo olho fotos tenho essa impressão que meus incisivos laterais superiores ainda estão tortos, melhorou muito com relação ao que era, mas ainda sim não tudo.
    Conversei com minha dentista e ela disse q não estão. Q não há nada o q fazer.
    Tenho medo que daqui a 1 ano esse problema continue e todo esse tempo que esperei para ter dentes bonitos tenha sido em vão. Estou pensando em procurar outro dentista. Eu corro o risco de ficar mais tempo que o prazo que ela me deu caso interrompa o tratamento?
    A Dr. me informou que meus dentes já estão alinhados e que agora ela só vai contê-los. Eu não concordo.
    Obrigada.

    • Marcelle,

      Sim, o tratamento pode ser estendido caso você troque de ortodontista.

      Esta é sempre uma questão delicada: Quando o cliente não concorda que o tratamento esteja bom e o dentista afirma que nada mais pode ser feito.

      Mas isso só se resolve com diálogo. Acho difícil que o seu julgamento sobre a posição dos dentes esteja completamente errado. Por outro lado, o ortodontista precisa ser claro sobre os motivos pelos quais não é mais possível continuar movimentando o dente.

  8. Olá Dr. Andre Moreira estava pensando em comprar brackets de safira,
    eles são todos do mesmo tamanho eu ja uso aparelho fixo nos dentes inferiores teria que recomeçar o tratamento caso eu trocasse
    obrigado desde já.

  9. Olá Dr André,
    achei bem legal seu blog… Parabéns!!!

    eu uso aparelho a 5 anos e 8 meses, ainda não briguei com o meu dentista porque ele cobrou um preço fixo pelo tratamento o qual duraria 2 anos, ou seja , ja paguei a MUITO tempo, e continuo lá todo mês, ele é super famosinho e da aula em diversas universidades e mestrados, meu dente não era torto, só tive um probleminha com os caninos, que eram de leite e tive que tirar e puxar os dentes da gengiva, mas isso demorou um ano, e agora estou perto de tirar o aparelho e estou muito triste, pois meus dentes não estão perfeito, sou bem perfeccionista, pq depois de praticamente 6 anos, vejo cada milimetro de diferença nos dentes, a minha arcada esta torta, mas ele diz que a minha mordida esta certa, e realmente estava certa, mas para os dentes ficarem juntos ele colocou um corrente e o lado esquerdo esta pegando um no outro( o de baixo com o de cima) e tenhu medo de tirar o aparelho e os dentes se desgastarem ou mudarem de posição por isso… estou muito triste…muito mesmo,, 6 anos ja me tiraram a paciencia.. é caso de procurar outro dentista?

    Obrigada

    • Marina,

      Obrigado!

      Acho que se você não está satisfeita e não vê mais chance de diálogo com o seu ortodontista para tentar melhorar o resultado, procurar outro profissional é uma opção. Mas provavelmente você vai precisar de mais tempo de tratamento e possivelmente o novo profissional pode querer recomeçar com nova documentação e novo aparelho.

  10. Olá Doutor,
    Já usei aparelho ortodôntico durante uns 2 anos e meio, porém quis tira-los antes do tempo pois me incomodava muito, a estética em si. Hoje vejo que errei, pois nao estou satisfeita com meu sorriso, eles estão alinhados porem os dentes da frente, um parece estar mais alto que o outro. Se eu colocasse aparelho de novo, em quanto tempo seria corrigido isto?
    Obrigada!

  11. olá doutor eu coloquei aparelho não faz nem 1 mês,e tive que extrai 2 dentes de cima e 2 de baixo aqueles que ficam atrás dos caninos,mais extraí antes de colocar o aparelho,e a dentista colocou o aparelho só dos caninos pra trás,pros caninos voltarem pra traz e fechar o espaço dos dentes que foram extraídos,e ela falou que só vai colocar o aparelho nos 4 dentes da frente quando os espaços já tiverem fechado ao menos na metade,doutor isso está certo?doutor antes de eu extraí os dentes ela me disse que não podia colocar o aparelho porque não tinham espaço pros dentes se ajeitarem e se ela colocasse sem extrai os meus dentes iam todos pra frente e ia levar 5 anos ao todo do tratamento pros dentes voltarem pra traz,e que eu tinha que extrair dois dentes de cima e dois de baixo pra poder ele se ajeitarem,agora eu já extraí e já tenho espaço e era pra ela ter colocado todo o aparelho não é doutor? porque eu nunca vi ninguém colocar o aparelho pela metade será que ela ta me roubando o dinheiro da manutenção pra passar meses e colocar todo o aparelho?

    • Alaine,

      Esta é uma técnica de retração de caninos. Não é muito usada, mas existe. Se a profissional souber trabalhar com esta técnica de retração o resultado ficará bom.

      A princípio não se pode afirmar que há nada de errado com o seu tratamento, mas isso falando genericamente pois eu não tive a oportunidade de avaliar o seu caso.

  12. Olá doutor
    Tenho 22 anos e coloquei aparelho fixo em abril de 2011 com um dentista muito bom da minha cidade. Coloquei o braquete de safira e o meu problema era o seguinte: tenho agenesia dos incisivos laterais, mas os caninos ocuparam o lugar deles, eu nao tinha o espaço sobrando entre os dentes. O canino do lado direito está certinho, está alinhado com os outros dentes. O do lado esquerdo era bem torto, mas ja girou um pouco. Acredito que em aproximadamente 5 meses eu ja vou tirar, segundo o pazo que o dentista me deu e tem cumprido, mas a cada vez que vou e ele faz a manutenção, não sinto diferença alguma no canino esquerdo, continua tendo que girar um pouco, chegar um pouco pra tras, enquanto os outros estao todos alinhados. Da pra sentir que ele está “fora” do lugar quando passo a lingua, ou vejo quando mordo alguma coisa. Além disso, ao lado deste canino esquerdo tenho um dente provisorio pois vou fazer um implante, ja que tem espaço sobrando (no lugar certo do canino esquerdo). Eu e meu dentista ja estamos falando do implante, ele ja me indicou alguns dentistas de sua confiança e devo marcar uma consulta em breve. O meu medo é que o canino esquerdo, que ocupa o lugar do incisivo lateral esquerdo, continue fora do lugar em relaçao aos outros dentes. É praticamente imperceptivel quando eu sorrio, da pra ver mesmo passando a lingua. Tenho dúvidas se o dentista está percebendo isto, pois como ja disse em pouco tempo vou tirar o aparelho e este dente continua levemente torto. No momento estou usando elasticos intermaxilares pra corrigir a linha média.
    Gostei muito do blog.
    Obrigada pela atenção!

    • Marina,

      Este tipo de detalhe precisa ser discutido com o seu ortodontista que é quem está acompanhando o caso desde o início. Principalmente por que ele conseguiu bons resultados até aqui. É normal um lado se comportar de forma diferente que o outro.

  13. Doutor, por favor eu preciso de uma orientação.
    Faço tratamento ortodôntico a mais de 3 anos, onde a mais de um ano fiz uma extração que até hoje não fechou e mais eu nunca passei pelo processo de “aperto” se é que é dessa forma que devo chamar o que deve ser feito para minha arcada começar a se movimentar. Consultei inúmeras pessoas que já tiveram extração, e o máximo de tempo que demorou pra fechar onde houve extração foi de 8 meses. Como posso estar em um local onde até hoje não vi nenhum resultado. Toda vez que vou fazer manutenção eles só trocam a “borrachinha” e uma vez ou outra colocam um aramezinho bem fininho e ficam girando e mais nada isso por 3 anos se não mais. Obs: tenho os dentes arcados por conta de sucção do dedo polegar. Me ajuda, pois acredito estar sendo lesada porém quero entender melhor o assunto e saber se realmente existe algo errado antes de tomar medidas judiciais quanto a esse assunto. Desde ja muito obrigado

    • Rosangela,

      É impossível afirmar qualquer coisa sem ter avaliado o caso clinicamente.

      Se você não está segura com o andamento do tratamento pode consultar outro ortodontista na sua cidade para avaliar a situação.

  14. Entendo doutor.

    Vou seguir seu conselho, vou me avaliar com outro ortodontista e verificar o que ele tem a dizer sobre o meu caso. Desde já agradeço pela atenção e adorei o retorno imediato em relação a minha duvida.

  15. oi tenho 14 anos já estou com o aparelho 1 ano e meio eles ja estao retos e minha dotora disse que eu ia tirar mas ai ela saio do consultorio entrou outra disse que eu tinha que ficar mais 6 messes se eu pedir para tirar eles podem voltar a ficar tortos??eu acho que ela so esta enrolando.

  16. olá doutor.Use aparelho fixo por aprox. 2 anos,pois tinha diastema enter os 4 dentes da frente.Na avaliação questionei à destista se eu iria precisar fazer a cirurgia no freio labial,mas ela disse que não.Eantão usei o aparelho.Ao término do tratamento ela colocou a contenção depois de 4 dias.depois de usar a contenção por 3 dias percebi meus dois dentes da frente um pouco separados.A minha contenção deixou meus dentes doloridos e foi preciso ela lixar depois de alguns dias com ela,pois a parte de acriílico q é p ficar na gengiva(em forma de ”V”entre os dentes).Isso aconteceu em 1 semana.Ela disse q eu fosse com um mês fazer a manutenção da contenção(é grampeada),mas não fui.Notei meus dentes mais separados.Vou marcar uma consulta,mas acho q terei q usar o aparelho fixo novamente(na arcada superior,por causa da quase diastema,esse é o único problema).Caso terei q usar do fixo,terei q pagar novamente pelo kit ortodôntico,q custou 380 reais?Por qual causa minha diastema voltou(em pequena proporção,ainda)? obs:tirei o fixo em maio.

  17. Olá Dr. Andre!

    Coloquei aparelho fixo fazem 2 anos. Extrai os 2 pré-molares superiores. De um lado já está quase fechado o espaço da extração, e do outro não fecha muito. Então meu dentista disse que completará com resina esses espaços, afirmando que se fechar por completo, após retirar o aparelho fixo o dente entortará, voltando ao seu lugar, não sendo possível fechar por completo. Mas conheço pessoas que extraíram e o espaço se fechou por inteiro, sem completar com resina. Gostaria da sua ajuda pra saber se esse procedimento é adequado, se realmente não é possível que esse espaço seja completamente fechado e o que o sr. acha que deve ser feito. Obrigada.

    • Jéssica,

      Normalmente os espaços são fechados completamente, mas em alguns casos esta dificuldade pode ocorrer. Não tenho como saber o que houve sem avaliar o caso.

      O ideal seria fechar tudo, mas se não houver opção, acrescentar resina pode ser uma solução.

  18. Olá, Dr André

    Acabo de colocar aparelho (agosto), porém tem uma ressalva quanto ao tempo… em março, provavelmente, iniciarei um intercambio, e é certo que precisaria retirar, ao nao ser q a viagem nao ocorra. Tenho 22 anos, já extrai todos os sisos e meu caso é mais estetico. A arcada superior é “mais pra frente” enquanto a inferior é mais notavel o fato dos dentes serem tortos… Assim gostaria de saber , pela sua experiencia e apesar de ser bastante superficial as informações, se é possivel notar diferença em 6 meses ou é dinheiro e tempo perdido?!

    Valeu!

    • Carine,

      Eu já tive diversos clientes que fizeram intercâmbio sem remover o aparelho. Quando voltaram, o tratamento foi retomado.

      Dependendo do caso isso pode ser possível. Converse com o seu ortodontista sobre isso.

      • É havia comentado com ela a respeito, mas é muito tempo, cerca de um ano e meio. Esqueci de comentar que tenho uma coroa, temporária, que pretendo trocar pela permanente antes da viagem.
        Agradecida, de qualquer modo.

        • Carine,

          Neste caso, acho que você vai ter que retirar o aparelho mesmo. Mas pode ser que consiga ter alguma melhora. E aí será importante fazer uma boa contenção para que você não perca o resultado enquanto estiver fora.

  19. Olá Doutor, gostaria de tirar uma dúvida. Coloquei aparelho fixo faz 1 semana na parte superior e no mês que vem vou colocar na parte inferior.Eu perguntei ao meu dentista quanto tempo mais ou menos seria o tratamento e ele me disse que em torno de 18 a 24 meses. Como eu poderei me certificar ao longo desse tempo que o tratamento está evoluindo? Já ouvi comentários que muitos dentista enrrolam os pacientes para tirar o aparelho. Obrigada,Marcella.

    • Marcella,

      Uma das formas mais eficientes é comparando seu modelo inicial com a sua boca. Você precisa perceber as alterações.

      Para isso é importante que você saiba que dentes estão fora da posição e consiga identificá-los no modelo.

      Converse com o seu ortodontista e diga que você gostaria de monitorar a evolução do tratamento desta forma.

      Qualquer profissional sério terá o maior prazer em mostrar o resultado do seu trabalho para o cliente.

      Boa sorte!

  20. Olá Dr
    Coloquei o aparelho fixo a 8 meses e só agora estou colocando os anéis inferiores. Bom, o problema e que a dentista colocou os separadores de uma forma totalmente diferente de como foi colocado nos dentes superiores. Estão encolhidos e machucado muito minha gengiva a ponto de sangrar. Nos dentes superiores apenas senti um desconforto e eu conseguia ver as borrachinhas e agora não as vejo de tão enterrada que estão. Isso é normal ou foi mal colocado pela dentista???
    Agradeço desde já sua atenção.

    • Juliana,

      Esta situação em que o separador entra na gengiva pode se complicar causando inflamação e podendo evoluir para uma infecção se a borracha não for retirada. Não tenho como saber se está assim tão grave, mas vale a pena entrar em contato com o seu ortodontista.

  21. Olá, doutor, boa tarde!

    Coloquei aparelho há cerca de 2 semanas. Sofri bastante nos primeiros dias mas agora já estou mais ou menos habituada. Mas uma coisa ainda me intriga: quando eu mordo, encosto primeiro os dentes do lado direito. Só consigo encostar os do lado esquerdo fazendo muita força. E isso começou quando comecei com o aparelho, antes dele isso não acontecia. Isso é normal no início do tratamento? Obrigada!

  22. Olá Dr André Moreira.
    coloquei o aparelho Ortodôntico a fim de efetuar a correção de diastema. porém havia passado por outros ortodontistas e todos ele me disseram que antes precisaria fazer a cirurgia de frenectomia, antes de começar o tratamento. após alguns tempos resolvi colocar o aparelho ortodôntico, já foi corrigido a diastema porém a ortodontista não solicitou que eu fizesse nenhum tipo de cirurgia para retirar o freio labial, e está me incomodando muito pois está apertando e está inchado na parte interior da boca no local da diastema. Falei com a ortodontista, e ela simplesmente me falou que era acúmulo de alimentos e que era pra eu limpar com fio dental que desinchava, mesmo eu a explicando que teria que fazer a cirurgia.
    emfim está incomodando muito está doendo tanto na parte inferior quanto na parte exterior do diastema . já pensei até mesmo em mudar de ortodontista, o que o SR me orienta.

    Grato

    • Leandro,

      Nem sempre é necessário fazer a frenectomia, eu mesmo quase não uso este recurso. Mas quando a gengiva fica neste estado, é preciso ao menos fazer uma gengivectomia, que é um procedimento mais simples de retirada apenas do excesso de tecido gengival.

      Este procedimento deve resolver o seu problema. Mas não relaxe no uso do fio dental, ok?

  23. Olá ! faço tratamento a 5 anos e meu dente esta para fora ainda , ele era bem torto so que nos 3 anos ele continua pra fora e não muda porque ? devo trocar de dentista?

  24. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e agradecer pela atenção dada aqui nessas respostas. ( Isso demonstra o quão profissional vc e)

    Tenho uma dúvida. Meus dentes superiores praticamente não são tortos. Já os inferiores são tortos e ao mastigas os dentes de cima não fecham perfeitamente com os de baixo ( a arcada inferior e menor e alguns dentes estão ligeiramente tortos / inclinados.)

    Comecei a colocação do aparelho primeiramente na parte superior sem as bandas(21/08) depois as bandas nos primeiros pré-molares superiores (20/09) depois na parte inferior sem as bandas(18/10), até ai não tinha tido nenhum problema de descolar braquetes. Nenhum braquetes da arcada superior descolou até hoje. Já os braquetes da inferior que coloquei soltaram 4 braquetes (os dois caninos foram os primeiros a soltar e depois soltou um da beirada e mais um na mão do orto enquanto ele consertava os demais) eu argumentei com ele que não estavam descolando pq eu comi algo inadequado, pq um deles soltou lá com ele vendo eu voltei dia 25/10 que foi quando ele fez os reparos colou os que haviam soltado e conferiu todos os demais braquetes. Mas manteve a arcada inferior sem banda.( marcou a colocação da banda dia 22/11, Após alguns dias meus braquetes soltaram novamente agora dois do lado esquerdo e três do lado direito. Voltei na sexta (08/11) onde ele recolou novamente e colocou a banda antecipadamente. Estou preocupado pq mesmo estando com a banda já estou sentindo o canino inferior direito estalar conforme movimento a mandíbula. Será que isso esta causando o descolamento dos braquetes ? conforme mordo sinto esse canino repuxar e ao passar a língua sobre ele e forçar um pouco pra fora sinto ele estalar. (Ele não esta muito desalinhado em relação aos dentes que estão ao seu lado.)

    Meu medo eh que o braquete se solte novamente sem identificar a razao.

    Poderia sugerir alguma solução ? é normal sentir os dentes estalando após a colocação do aparelho?

    Me desculpe o tamanho do comentário e agradeço imensamente seu apoio.

    At.

    Luan

    • Obrigado Luan!

      O aparelho inferior pode realmente descolar mais, principalmente se você tiver uma mordida profunda, devido ao toque dos dentes superiores nos brackets.

      Nestes casos o uso de um batente oclusal nos molares evita que você feche a boca totalmente e protege os brackets inferiores. Esta pode ser uma solução para o seu caso.

  25. Somente um esclarecimento. O que quis dizer com o estalar e que parece que os dentes saem de uma posição e se movem para outra posição, ai ao passar a língua ele volta pro lugar… Não sei se consegui explicar bem.. E as vezes só de abrir a boca, colocar a mão sobre os lábios ou bocejar sinto essa movimentação e percebo os dentes estalando na boca e se movendo..

  26. Olá Dr. Andre,gostaria de tirar uma dúvida,coloquei o aparelho há 3 anos,e ainda não foi colocado as bandas,isso é normal?Ou meu tratamento pode estar sendo prejudicado.Obrigada!!

  27. Ola doutor,
    eu coloquei o meu aparelho há 5 dias, mas meus dentes sao direitos ( so um pouquinho pequenos…) mas uso aparelho autoligavel para a correcçao da mordida profunda. Eu tenho tambem modida cruzada, mas este aparelho trata só a profunda.
    eu sinto meus dentes doridos, mas já sei que é normal, mas acho que 2 braquetes estao mal colados e parece que estao entortando meus dentes… o que faco? é que nem permitem fechar a boca! E se stiverem mesmo mal postos, fico com os dentes tortos?
    espero resposta, obrigada

    • Jojinha,

      Talvez estes brackets tenham sido colados fora da posição devido à mordida profunda que não deixa espaço vertical para o aparelho inferior.

      Mas precisam ser reposicionados assim que possível para não deixar os dentes tortos.

  28. É normal ter uma alteração múscular da face depois de extrair dentes usando o aparelho? eu extrai os 2 sisos inferiores que não dóiam e já tinha saído normamente a anos. Depois que extrai sinto muita falta deles na mastigação e também a pele da minha bochecha ficou flácida e o sorriso ficou estranho . Continuo com o mesmo aparelho e um espaço grande no fim da arcada. Isso já faz 1 ano e meio e nada melhora, só piora. Segunda pergunta: como posso corrigir isso? só c cirurgia? a buchecha ficou realmente mais flácida e na papada tbm. Agradeço se puder me orientar.

    • Danielle,

      Eu nunca ouvi uma queixa como a sua. Por isso mesmo, não saberia indicar uma solução.

      Mas acho que você deveria começar conversando com o seu ortodontista que deve ter fotos da sua face antes do tratamento.

      A partir destas imagens, poderia ser feita uma análise mais objetiva das alterações ocorridas na musculatura. Então ficaria mais fácil encaminhar você para o especialista certo.

  29. Pingback: Avaliação ortodôntica - orçamento grátis?

  30. Dr. André, gosto muito desse blog, além de ler suas postagens, leio os comentários das pessoas que visitam e olha…percebi que a maioria se sente desconfiada ou se perguntando se o dentista não as estão “enrolando”. Isso quer dizer que a maioria dos ortodentistas enrolam pra continuar ganhando o dinheiro da manutenção? É sério isso? Me sinto triste…isso não deveria estar acontecendo…onde está o profissionalismo? Será que eles não percebem que usar aparelho é algo importante pra gente, pois queremos melhorar nossa autoestima…sermos enganados nos frustra e nos deixa desesperançados em relação a quanto tempo mais precisamos aguentar(tempo,dinheiro,dores…) pra conseguir sorrir e se sentir bem com isso! é tudo que queremos…sorrir. Quem dera se pelo menos a metade fosse como você, um profissional de verdade. Praticamente todas as pessoas que eu conheço desconfiam de seus ortos, isso demonstra que algo precisa ser mudado! Será que é preciso que exista uma disciplina no curso que ensine ética aos futuros dentistas desse país? :(

    • Obrigado Nicole,

      A sua colocação é muito consciente.

      Eu não diria que a maioria das pessoas se sente insegura nos seus tratamentos. Mas aqui no Blog eles são a maioria certamente.

      Até por que o Blog só é um sucesso por que as pessoas não conseguem tirar suas dúvidas diretamente com os seus ortodontistas.

      É raro alguém vir até aqui para escrever que está satisfeito e que tudo deu certo no seu tratamento (acontece, mas é raro). Quem vem, vem por que está inseguro.

      Mas existem muitos ortodontistas sérios e comprometidos com seus pacientes e o meu objetivo aqui é ajudar vocês a encontrar profissionais com este perfil.

      De qualquer forma, eu fico muito feliz em saber que estou ajudando tanto os pacientes que precisam de orientação quanto aos profissionais sérios que estes pacientes acabam encontrando ao seguirem as minhas orientações.

      Adorei seus elogios e desejo tudo de bom para você no seu tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>