Mordida Aberta

mordida aberta anteriorA mordida aberta se caracteriza pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores em um determinado segmento da arcada.

Vamos mostrar os diversos tipos de mordida aberta, explicar como ocorrem e como são tratadas.

Quando os dentes da frente não se tocam, temos uma mordida aberta anterior que é a mais comum. Mas, a mordida aberta também pode ser lateral que ocorre quando alguns dentes posteriores não têm contato entre si.


Além disso, podemos dividir as mordidas abertas em funcionais e estruturais.
O assunto é bastante complexo, por isso neste post vamos tratar apenas das mordidas abertas anteriores de origem funcional em crianças. Depois, iremos gradualmente escrever sobre as outras classificações.

mordida aberta anterior

Mordida Aberta Anterior

Mordidas abertas funcionais em crianças
As mordidas abertas funcionais podem ser provocadas pela posição da língua entre os dentes, por chupar o dedo ou uso prolongado da chupeta.
Em qualquer uma destas situações, haverá um obstáculo (a língua, o dedo ou a chupeta) impedindo a erupção completa dos dentes anteriores e produzindo uma deformação na estrutura óssea das arcadas.

mordida aberta - chupar dedo

mordida aberta provocada pelo hábito de chupar dedo

Esta maloclusão interfere na capacidade de corte, mastigação e deglutição dos alimentos.
A articulação de fonemas também é comprometida, justamente na fase em que a criança está sendo alfabetizada.
Quanto à questão estética, vamos observar uma inversão da linha do sorriso que segue os bordos dos dentes superiores. Esta linha é importantíssima para a harmonia do sorriso e nas mordidas abertas funcionais a curva fica invertida prejudicando a harmonia.

Mordida aberta e linha do sorriso invertida

Mordida aberta e linha do sorriso invertida comprometendo a estética

É desnecessário dizer o quanto estes fatores podem influenciar na auto-estima da criança.
Podemos observar estas alterações em crianças com seis anos ou menos.  Esta é a idade ideal para identificar a causa e eliminá-la definitivamente.
No caso de crianças que chupam o dedo, é muito importante que o hábito seja interrompido o mais cedo possível. A sucção do dedo é responsável pelas piores deformações na arcada dentária.
A chupeta é menos grave que o dedo, mas também é recomendável que o seu uso não ultrapasse os três anos de idade.

Influência da chupeta na mordida aberta

O uso da chupeta e a mordida aberta

Pode ser uma tarefa difícil, mas os pais precisam entender que na medida em que a criança cresce fica cada vez mais complicado convencê-la a abandonar estes hábitos, por isso é necessário agir cedo.
A interposição da língua costuma estar relacionada à respiração bucal e pouca tonicidade da musculatura de lábios e língua. Normalmente será necessário recorrer à fonoaudiologia para corrigir estes problemas.

 

Interposição lingual e mordida aberta

A pressão da língua interposta provocando a mordida aberta anterior

Tratamento
Quando estes fatores são eliminados bem cedo é possível que o desenvolvimento facial volte ao normal e que a mordida aberta vá se fechando naturalmente.
Outras vezes é necessário intervir com aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares, grades linguais e fonoaudiologia.
Particularmente, gosto de trabalhar com ortopedia funcional dos maxilares em crianças com mordida aberta anterior a partir dos seis anos, desde que não chupem dedo ou chupeta.
Quando o aparelho (que é removível) é usado corretamente, os resultados podem aparecer em um ano ou menos.
A criança recupera a capacidade de corte dos alimentos e a estética através de um tratamento indolor e nada invasivo.
Os reflexos podem ser sentidos na respiração, mastigação e fonação pois a estrutura óssea das arcadas volta à sua morfologia normal permitindo que todas estas funções sejam realizadas corretamente.
Depois desta fase inicial de tratamento, inicia-se uma etapa de transição onde o nosso pequeno paciente vai parar de usar aparelho e voltar à vida normal. Eventualmente, pode ser recomendável um acompanhamento fonoaudiológico para a manutenção do tônus muscular.
Esta fase de transição pode durar até os doze anos, quando será possível iniciar um tratamento com ortodontia fixa (se necessário) para refinar o resultado alinhando todos os dentes perfeitamente.
Resumindo: Se a criança apresenta um afastamento entre as arcadas na região anterior mesmo com os dentes cerrados, é recomendável procurar um ortodontista para avaliar o quadro. Quanto mais cedo se inicia, mais fácil e rápido é o tratamento.

118 Comentários para: “Mordida Aberta

  1. Dr. André,
    Gostei muito da matéria, mas gostaria de outra que explicasse como é o tratamento da mordida aberta em adultos.
    Abraços, Cláudia.

  2. Olá! Dr. André,

    No próximo dia 15/12 colocarei o expansor Hirax, depois terei que fazer a cirurgia expansão maxilar. Gostaria de saber se a dicção na sua opinião é muito afetada, pois trabalho em atendimento ao cliente, ressalto que o meu problema é mordida aberta.

    Grata,

    Geovana Vale.

      • Muitissimo obrigada! Coloquei o aparelho no dia 17/12/12, e realmente foi muito dificil no primeiro dia, cheguei a ir no médico pedindo para tira, mas ele me convenceu a ter paciência, falar com calma e que com mais ou menos 01 mês voltaria ao normal, essa é minha esperança (risos) hoje me sinto melhor apesar de ainda está muito fanha (risos), outra coisa Dr. meu médico mudou o planejamento agora ele vai tentar a expansão sem cirurgia, o aparelho que coloquei foi o hirax e ainda nao o ativei, em janeiro farei um raio x, depois em janeiro mesmo comecarei a ativação lenta pelo o que entendi, meu receio é minha idade pois tenho 28 anos e pelo que li corro alguns riscos como retração gengival. qual sua opinião?

        Geovana Vale.

  3. Olá Dr. André,

    Parabéns pelas importantes considerações sobre mordida aberta. No meu caso, eu já tinha mordida aberta, devido aos hábitos deletérios adquiridos na infância, como chupar dedo e uso de chupetas e isso, com o tempo, foi interferindo na posição lingual, mastigação, enfim em toda dinâmica bucal, até desencadear um processo de protusão mandibular. Tal processo atingiu seu ápice aos meus 30 anos de idade, trazendo também o avanço da arcada superior, ou seja, fiquei bi-protusa e com ausência de vedamento labial passivo, inclusive com a perda de parte da expressão labial, pois os lábios ficaram totalmente expostos. Fui ao ortodontista e ele constatou a falsa mordida aberta classe III. Inicialmente me disse que não seria caso cirúrgico, pois segundo ele não teria osso para serrar, mas depois admitiu que se tivesse de ser necessária uma ortognática, seria bem delicada. Sugeriu então a extração dos primeiros molares inferiores para interceptar o aparelho o mais rápido possível e fazer cessar o avanço, com o inicio da retrusão. Eu assustada, acabei aceitando a segunda opção. E foi um longo e sofrido tratamento de 02 anos e meio. Ocorre que findo este, a mordida fechou, só que ainda estou com ausência do vedamento labial passivo. Os meus lábios se acomodaram um pouco melhor, mas o fato é que ainda sou bi-protusa e isso ainda é bastante perceptível. Se fosse só isso tudo bem, mas não é, pois este problema ainda me traz uma série de dificuldades no relacionamento social, inclusive nas minhas funções laborais desempenhadas no Poder Judiciário do meu Estado.
    Minhas dúvidas: Hoje estou com 35 anos de idade, já fiz fono e não resolveu a acomodação labial, eu poderia fazer retratamento para angular os dentes, na tentativa de obter melhor acomodação estética e funcional ou, se não desse certo, poderia ainda fazer uma ortognática, mesmo já tendo extraído os primeiros molares?

    Abraço

    Kíria

  4. Dr. André,

    Acrescento que, com relação à arcada superior, houve também a extração dos primeiros molares e dos sisos que estavam intrusos, esta última medida para que no futuro os dentes não voltassem a apinhar.

    Kíria

      • Meu ortodontista disse que o mais comum é a extração dos pré-molares, mas devido à severa protusão, pensou que teria mais espaço para trabalhar a retrusão com a extração dos primeiros molares. Porém, ainda faltou espaço para acomodar a mandíbula e os lábios numa melhor posição estética-funcional.
        O senhor poderia me recomendar algum cirúrgião em São Paulo ou até mesmo no Rio?

  5. Caro Doutor,
    Em linhas gerais, um Planas Classe II corrige retrognatismo e um Planas Classe III corrige prognatismo, correto? Ambos reposicionando a mandíbula e trazendo-a para Classe I – neutroclusão.
    E no claso de um Planas que já é um Classe I e está em neutroclusão, qual seria sua função? Não tenho encontrado explicação simples ou adequada relacionada a isso, pois tudo é muito vago ou técnico demais para ser compreendido.
    Grato.

    • Carlos,

      As placas planas funcionam através da interface entre pistas de resina que se encontram na altura do plano oclusal. A inclinação aplicada às pistas vai estimular a movimentação da mandíbula para frente (classe II) ou para trás (classe III) dependendo da necessidade.

      Mas esta não é a única forma deste aparelho operar. Planas atua nos problemas verticais, principalmente mordidas profundas, atresias maxilares, mordidas cruzadas, etc. E estes problemas podem ocorrer independente da classificação de Angle, ou seja, é possível se encontrar uma mordida cuzada associada à qualquer classificação de Angle (I, II ou III).

      Por isso em casos de neutroclusão podemos aplicar a técnica, mas com as pistas também em relação neutra, ou seja, paralelas ao plano oclusal.

      As placas funcionam muito bem, mas o seu uso não é muito comum atualmente, em parte devido à dificuldade de se trabalhar com a técnica.

  6. Tenho 43 anos , mordida aberta gostaria de saber se existe a possibilidade de expandir transversalmente a arcada superior com aparleho movel e quanto tempo duraria para corrigir os dentes.

  7. Bom dia, Dr. André.

    Tenho uma filhinha de 2 anos e 3 meses de idade e chupa chupeta ainda. Quero mto tirar esse hábito dela, estou com medo que qdo mude a dentição o problema continue.
    E essa é minha pergunta, depois que ela mudar a dentição para permanente, ela continuará com a mordida aberta?
    Grata,
    Flávia

  8. oolá , meu nome e Maria Auguusta eu chupei oo dedo dos 5 aoos 10 anos hoje ja tenho 13 fui ao dentista e ela disse qe não poderia colocar aparelho , ee qe tinha qe passar po uma cirugia , Chorei demais , maas a a miga de minha mae conseguiu colocar , sem cirugia qeria saber , se eu preciso mesmo de passa por uma cirugia ? {tenho muito medo }

    • Maria,

      A sua mãe pode levá-la a outros ortodontistas para colher outras opiniões, nem sempre o primeiro profissional que você conhece vai ser o mais indicado para resolver o seu problema. Mas se os outros tiverem a mesma opinião, provavelmente o caso é cirúrgico mesmo.

  9. Olá dr tenho 30 anos e sou paciente com mordida aberta anterior acredito que classe III(maxilar pequeno em relação a mandibula).Nesse caso so melhora com cirurgia?pq devido a problemas graves alergicos e hipertensão desde a infância fico receiosa em fazer.Não existe tipo uma compensação?

  10. Olá! Em geral quanto tempo fecha a mordida aberta com o uso do aparelho fixo?, ou pelo menos depois de quanto tempo começa a melhorar a aparência? Eu chupei dedo até adulta e agora coloquei o aparelho autoligado e estou ansiosa para saber quando verei que os dentes estão mais alinhadinhos.

  11. ola amigo! tenho 25anos tenho essa mordida aberta, chupei o dedo ate os q15anos, sera q agora eu posso comecar algum tratamento para ter uma mordida fechada? quanto tempo + ou – o tratamento?
    obg!

  12. Olá!
    Dr. André

    Gostei muito da matéria, tenho 23 anos, chupo dedo ainda o que é uma vergonha rsrsr, isso de vez em quando, fui a 02 ortodontista um me falou que minha mordida é aberta e cruzada e que a solução seria uma cirurgia ortognática, o 2º me falou o mesmo + que eu poderia estar usando aparelho ortodôntico também, mais que não seria a mesma coisa… E agora o que é que eu faço? Já pensei em ir á outro para ver se há outra forma a não ser a cirurgia.

    Att,

    Leila

    • Leila,

      Se o caso for realmente cirúrgico, ou seja, um problema na estrutura da face, a correção completa só será alcançada com um tratamento orto-cirúrgico.

      Mas ainda assim pode ser possível tentar um tratamento de compensação que não vai alcançar um resultado tão bom, mas pode atender às suas necessidades de forma mais simples.

      Acho que vale a pena continuar conversando com outros ortodontistas até encontrar o profissional ideal para você.

      Já leu este post?

      http://www.ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    • Diego,

      Depende da sua mordida aberta. Simplificando ao máximo, se for estrutural o tratamento orto-cirúrgico é a indicação. Se for funcional pode ser corrigida só com aparelho.

      Você precisa passar por uma avaliação clínica para definir isso.

  13. Olá,
    Minha filha chupou chupeta até 14 anos, agora está com aparelho fixo e gostaria de saber se no tratamento de mordida aberta é normal ter que extrair o primeiro ou segundo molar.
    Obrigada.
    Francislaine

    • Francislaine,

      Pode-se dizer que alguns tratamentos de mordida aberta têm indicação de extrações de pré-molares. Mas não há como afirmar se neste caso especificamente esta é a melhor opção. Seria necessário avaliar a sua filha.

  14. Olá Doutor André, estou com um sério problema! tenho mordida aberta e estou usando o aparelho expansor, mas to com um pouco de duvida da minha dentista ela disse que tenho que usar ele por talvez 6 meses e junto com ele um outro aparelho que se usa fora da boca, ela disse que esse aparelho é pra puxar minha arca superior para frente. Ja faz 2 messes que eu estou com o expansor sem o outro aparelho que vai fora da boca, (coloco ele esse mes) mas estou sentindo minha mordida abrir mais do que ela estava e minha mordida ta muito ruim preciso mascar em dobro para comer, estou sentindo minha mordida não encaixar direito! por favor vc pode me ajudar ? o que eu faço? isso é realmente um problema?
    Aguardo respostas
    Abraços

    • Jorge,

      Se você passou por uma disjunção da maxila é normal que a mordida fique instável e a mordida abra um pouco.

      Por isso é importante que o estudo do caso seja bem cuidadoso antes de iniciar o tratamento.

      Mas não tenho como saber se o seu caso vai evoluir bem ou não.

  15. Dr André,
    Tenho mordida aberta e uso aparelho fixo, no caso de cirurgia o que o doutor sugere: a extração dos pre molares ou a opção do mini implante?

    • Camila,

      Não é possível sugerir uma ou outra opção sem ter avaliado o caso clinicamente. Você deve seguir a recomendação do seu ortodontista. Se não estiver segura pode pedir outras opiniões, mas isso precisa ser feito através de consulta.

  16. Olá, gostaria de saber o porquê da opção de alguns dentistas em optar pelo aparelho móvel para expansão maxilar e não o fixo (como Hirax, Hass) em crianças acima de 8 anos – que julgo tem ação mais rápida e eficaz.
    Grata!

    • Cristina,

      Esta é uma pergunta complexa.

      Em parte podemos dizer que é uma questão de preferência pessoal.

      Mas também vai depender de fatores objetivos como a quantidade de expansão necessária, o perfil do paciente em termos de colaboração, a altura e anatomia dos dentes posteriores para instalação de bandas entre outros.

      Se for necessária uma expansão pequena e a criança é colaboradora, não vejo por que usar um disjuntor fixo que dificulta consideravelmente a higienização. Principalmente se as coroas dos dentes forem curtas.

      Por outro lado, usar placa expansora em um adolescente (provavelmente pouco colaborador) com compressão severa de maxila, dificilmente vai produzir um aumento na largura da arcada que seja suficiente para corrigir o problema.

      Enfim, o ortodontista não deve defender um aparelho ou outro e sim o que é melhor para cada caso dentro das suas preferências e usando técnicas que domine.

      Se apenas um aparelho funcionasse bem, os outros não existiriam.

  17. Olá, primeiramente, ótimo post.

    Segundo, quanto tempo terei que ainda usar aparelho. Tenho quase dezessete anos e fez um ano de uso do aparelho fixo, atualmente uso dois ligas, uma em forma de quadrado (2×2, começando do canino) e do outro lado, uma liga que puxa do dente mais longe ao mais perto, sendo que há apenas três dentes de distância. Creio que estava com uns sete, oito milímetros e agora estou com quatro.

    Perguntei ao meu doutor, e ele me disse que uns dois anos, isto sendo variável. Só queria saber a sua opinião, uma especulação sua.

  18. CHUPEI CHUPETA , ATE 34 ANOS,PROUCREI UM BUCO MAXILO QUE FALOU QUE MEU CASO SO ERA CIRURGICO, E FIZ A CIRURGIA DE ERM, A 15 DIAS, COMECEI A FAZER A EXPANSAO DO HYRAX, A UMA SEMANA, DE UM QUARTO, DUAS VEZ AO DIA, MANHA E NOITE, DEMORA MUITO P\RA COMEÇAR A EXPANDIR O OSSO,, TENHO MUITAS DUVIDAS

  19. Chupei Dedo Até Os 12 Anos De Idade..
    Mais Hoje Já Tenho 13 Mais Os Meus Dentes Não Voltaram Ao Normal Ainda Qual O Tipo De Aparelho Ideal Pra Usar ?

  20. Boa noite Doutor André,

    O sonho de minha vida é corrigir uma mordida aberta que acredito ter sido recidiva de um tratamento de maloclusão classe III. Havia conseguido uma oclusão perfeita (ou bem próxima disso) após 3 anos de tratamento com ortodontia fixa (dos 14 aos 17 anos). Mas questões de doença na família fizeram com que os recursos financeiros não mais pudessem ser canalizados para esse fim. Hoje, estou com 32 anos e não vejo a hora de retomar o tratamento. Sei que cada caso é um caso, mas o senhor acredita que a correção possa ser realizada sem cirurgia? Venho lendo artigos sobre o assunto e a ‘introdução’ quase sempre começa com “a mordida aberta é um grande desafio”. Isso, de certa forma, causa uma enorme angústia. De qualquer modo, gostaria de ler algumas considerações suas!
    Obrigada desde já!
    Abraços!

    PS: Vejo que o senhor possui consultório na Barra. Resido em Vargem Pequena. Em um futuro próximo, gostaria de agendar uma consulta.

    • Fabíola,

      Não tenho como dizer como o seu caso deveria ser tratado sem ter avaliado você clinicamente. Mas o fato é que existem mordidas abertas cirúrgicas e não-cirúrgicas.

      O que precisamos saber é em que categoria o seu problema se encaixa.

      Nas mordidas abertas estruturais nós observamos uma divergência das bases ósseas superior e inferior. Nestes casos fica muito difícil alterar a estrutura da face com aparelhos ortodônticos. A cirurgia costuma ser indicada.

      Nas mordidas abertas funcionais, há a presença de fatores como respiração, vedamento labial e postura de língua que estão diretamente relacionados às mordidas abertas. Nestes casos o tratamento ortodôntico costuma trazer bons resultados, sem necessidade de cirurgia.

      Será um prazer recebê-la no meu consultório. Se quiser agendar uma consulta de avaliação, basta entrar em contato pelo telefone 3325-7681.

      Da mesma forma, se quiser falar diretamente comigo, é só avisar à minha assistente que eu retorno a ligação assim que for possível, ok?

      • Bom dia Doutor,

        Primeiramente, muito obrigada por suas considerações! Na verdade, a classe III foi corrigida, mas a recidiva resultou em uma mordida aberta anterior e a perda do contato se inicia a partir dos caninos. Tenho observado fotos de casos bem mais graves e um artigo me trouxe certo ânimo. “http://portal.estacio.br/media/3344113/6-tratamento-ortodontico-mordida-aberta-anterior-pacientes-adultos.pdf” (vide caso 2, porém minha abertura é menos acentuada e aparentemente meu selamento labial é normal). Mas estarei agendando uma consulta no mês de agosto para que possamos estudar meu caso. :) Quero demaaaaais corrigir essa falha. Não é apenas uma questão estética, mas funcional.

        Novamente, muito obrigada pela atenção!
        Abraços!

        • Fabíola,

          É sempre um prazer ajudar.

          Se a mordida começa a abrir a partir dos caninos, talvez não seja um caso tão difícil assim. Eventualmente podendo ser corrigido com extrações como no exemplo do link que você enviou.

          Mas o ideal é fazer uma avaliação ortodôntica para definir todos os detalhes do tratamento.

          Aguardarei seu contato para que possamos conversar pessoalmente, ok?

          Abraços!

  21. Bom dia Doutor Andre!

    Eu tenho 25 anos e sinto receio de ir ao dentista, pois tenho vergonha da minha arcada dentaria. O meu caso é exatamente mordida aberta devido a má respiração fazendo com que a lingua empurrasse meus dentes, além disso eu perdi 3 dentes desde pequena, o segundo molar da parte superior ambos os lados, e o segundo molar da parte inferior do lado esquerdo e gostaria de saber se é possivel eu corrigir minha acarda colocando aparelho e o espaço ausente dos dentes se fecharem sem precisar de cirurgia ou protese. Ficarei grata desde já!

    Obrigada!!!

  22. BOM DIA DR.,GOSTARIA DE SABER,MINHA FILHA TEM MORDIDA ABERTA,JA USOU APARELHO FIXO QUASE 7 ANOS,HOJE ELA USA SO A O MOVEL PARA NAO VOLTAR OS DENTES,AGORA COMO FAÇO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA TENHO QUE VOLTAR O APARELHO FIXO NOVAMENTE?

  23. Boa noite!
    Tenho a arcada inferior que não toca a superior no meu lado esquerdo, além de ter um desvio de 3mm da linha média também pro meu lado esquerdo. Problema que acredito ter sido decorrência dos dentes do siso que demorei a tirar. Desde então (há 3 anos) venho sofrendo com uma sensação de surdez e um barulho (zunido) nos ouvidos que se pronuncia de forma mais forte no ouvido esquerdo (lado onde a a arcada inferior não se encaixa na superior). Gostaria de saber se minha má oclusão pode ser a causa do barulho nos meus ouvidos.

  24. Bom dia, Doutor! Vamos ver se pode tirar uma dúvida minha. Tenho 27 anos, mordida aberta + cruzada posterior, fiz cirurgia para expansão da maxila e estou com distrator. Porém o modelo de distrator era um pouco grande e ele foi colocado de forma “atravessada”, o correto é ele reto, transversal, porém o lado esquerdo ficou um pouco mais anterior que o direito. Estou fazendo a ativação há um pouco mais de 20 dias, estou com um diastema de 11mm, o lado esquerdo ja descruzou completamente e até mais do que deveria, já o direito não quer descruzar, ele se move lentamente e até agora quase nada. Minhas dúvidas são as seguintes: Na sua opinião tem relação com o posicionamento do distrator? Ja viu algum caso parecido? Meu lado esquerdo está bem exteriorizado devido a posição dos dentes, dando a impressão de inchaço pra quem me vê de boca fechada. Estou com muito medo que fique essa diferença no meu rosto. Devo me preocupar ou depois que os dentes forem posicionados corretamente os lados ficam simétricos?
    Agradeço desde já

    • Vania,

      Não tenho como fazer uma avaliação do processo de disjunção sem ver o paciente.

      Acho que você deve conversar com o seu ortodontista para saber o que ele está achando desta resposta assimétrica.

      Se ele disser que está tudo normal, deve explicar por que isso ocorreu e como a situação será normalizada no futuro.

      Se alguma coisa estiver fora do planejado ele pode interromper a disjunção para acertar o rumo. Por isso é tão importante falar com ele logo sobre o assunto.

  25. eu tenho 12anos chupei dedo até 11anos foi muito dificil parar e eu só parei porque meu pai inventou uma historia que eu ia ter que cortar minha boca kkkk e eu acreditei!!! eu ate choro porque não posso sorrir igual minhas amigas (eu quero saber se vou precisar de usar aparelho?)

  26. Boa tarde…
    Tenho mordida aberta devido chupar o dedo por toda minha infancia…tenho muita vergonha, nunca tive coragem de procurar um dentista para analisar o meu caso, tenho muito receio das pessoas zombarem de mim (mais do q já fui zombada). Gostaria de saber se só o aparelho resolve ou cirurgia mesmo…e quais casos?

    Bjs

  27. Dr. Andre,

    Minha filha tem 18 meses e já há todos os dentes, porém ela sempre usou chupeta e a arcada dela esta parecida com a foto (O uso da chupeta e a mordida aberta), hoje comecei a afastar o uso da chupeta, mas de noite percebo que é bem complicado, minha dúvida é, a arcada volta ao normal sem tratamento, se sim em quanto tempo, se não o que devo fazer.

    Atenciosamente,

    Alan

  28. Ola, tenho a mordida aberta e o meu filho de 5 anos tambem. estou usando aparelho + ou – 3 anos. não vir resultando algum. Ja passei por 2 dentista, o 1º que eu colocaram um aparelho no ceu da minha boca e abriu mais a minha mordida, agoranão tem espaço para os dentes voltarem, a minha dentista atual diz que e preciso arrancar 2 dentes para ter espaço. Estou com um pouco de medo.a respeito do meu filho ela mim acomselhou eu colocar aquele aparelho removível nos dentes dele.
    eu acredito que o nosso problema e a INTERPOSIÇÃO DA LINGUA, pois nos não chupamos dedos e nem chupeta.
    moramos em uma cidade pequena que não tem nem fonoaudiologo.
    o que o sr mim acomselha?

    obrigada

    Lucivania

    • Lucivania,

      Antes de tudo, não extraia dentes sem estar segura de que o ortodontista será capaz de resolver o caso. Converse com mais alguns profissionais antes de decidir.

      A interposição pode ser uma causa, mas se a mordida aberta estiver na estrutura da face, o problema fica mais complicado e pode até ser de solução cirúrgica.

      Por isso um diagnóstico correto é o primeiro passo.

      Leia as 10 dicas para escolher seu ortodontista aqui no Blog.

  29. Bom dia Dr. André,

    Há como saber se a mordida aberta é esquelética ou funcional por inspeção visual? É possível que uma mordida aberta funcional cause a esquelética? Sei que cada caso é um caso, mas é possível corrigir o problema (esquelético) sem cirurgia e com menores chances de recidivas? Obrigada!

    • Fabíola,

      Em alguns casos é possível sim definir o tipo de mordida aberta apenas no exame clínico. Mas a radiografia precisa ser usada na confirmação para que se faça o planejamento do tratamento.

      A origem dos dois problemas é diferente e não acho que uma mordida aberta funcional possa evoluir para uma esquelética que tem origem genética.

      Mas as duas condições podem estar presentes no mesmo paciente dando a impressão de que uma levou à outra.

      A correção de uma mordida aberta esquelética sem cirurgia e com menores chances de recidiva é muito difícil. Mas, como você disse, cada caso é um caso e só com uma avaliação clínica estas perguntas podem ser respondidas.

      • Bom dia, Dr. André!

        Novamente, obrigada pela resposta! Eu preparei a documentação ortodôntica e felizmente meu caso é funcional e não precisarei extrair qualquer elemento dentário! Iniciarei a instalação dos braquetes no arco superior na próxima 6ªf! Optei pelos de cerâmica e o fio ortodôntico também será estético, que foi proposto pelo profissional. Essa, porém, é outra dúvida, pois li que eles tendem a perder o revestimento com o tempo. E será que o fio metálico não produz menos atrito, sendo, portanto, necessário menos força para a movimentação dentária? (Sim, gosto de ler artigos da área :) e os resultados são controversos. ) Infelizmente, não pude me consultar com o senhor, pois tive que mudar de município devido ao trabalho. De qualquer modo, agradeço mais uma vez por este canal e pela atenção sempre dispensada aos leitores do seu blog!

        Grande abraço e sucesso!

        • Fabíola,

          Eu adoraria se você voltasse aqui para me dizer como foi a experiência com os arcos estéticos.

          Eu não costumo usá-los, mas quem sabe o seu ortodontista conhece uma marca que resista melhor ao desgaste? Neste caso eu gostaria de saber e divulgar aqui no Blog para que outras pessoas possam se beneficiar da informação.

          Quanto ao atrito, teoricamente seria aumentado pela cobertura estática. Mas se isso é relevante para a movimentação, vai depender do tipo de mecânica que será feita.

          Em um caso sem extrações acredito que não vá comprometer o rendimento do aparelho.

          É pena que você não possa fazer o tratamento comigo, mas da forma como você se interessa pelo assunto, certamente encontrou um bom profissional.

          Desejo-lhe tudo de bom no seu tratamento e aguardo notícias, ok?

          • Boa tarde Dr. André,

            Conversei com a profissional e optamos pelo uso do fio ortodôntico convencional. O estético, além do custo mais elevado, iria descascar em algum momento. E quando perguntei sobre a força empregada, ela realmente confirmou que o revestimento iria engrossar o fio e tirar um pouco sua maleabilidade, devendo empregar mais força para a movimentação o que poderia ser desconfortável.
            Claro que o profissional deve levar em conta as preferências do paciente. No meu caso, o fio metálico é bem discreto. E fiquei muitooooo feliz com o resultado dos braquetes cerâmicos!

            Também gostaria de estar me tratando com o senhor, mas quem sabe volto ao Rio para fazer uma revisão de rotina após o término do tratamento?! :) Estou com 33 anos, não precisei de tratamento de canal e pretendo continuar invicta! rsrs..

            De qualquer modo, vou relatando aqui os progressos caso não se importe! Aliás, já sinto uma diferença visível no alinhamento inicial. O fio está menos ‘tortinho’ e faz apenas 4 dias que o aparelho foi instalado!!

            Aproveito também a ocasião para dar um RECADO AOS LEITORES!

            “Amigos,
            caso precisem colocar aparelho ortodôntico, COLOQUEM! Não tenham medo! A colocação é indolor e vocês apenas sentirão uma pequena “pressão” logo após a colocação. São os elásticos (ou as borrachinhas) em ação! A pressão aumenta um pouco no dia seguinte, mas a sensação diminui já no 3º dia. Minha rotina alimentar praticamente não mudou. No dia em que os dentes ficaram um pouco mais doloridos, evitei frango (não como carne vermelha mesmo) e pães torradinhos. Podem apenas aquecê-lo, mas caso não resistam ao pãozinho crocante, basta molhá-lo no café com leite quente. Como adoro maçã, coloquei-a no microondas para amolecer e com um pouquinho de canela… hummm! :) Mas castanhas, nem pensar. :(
            Embora a Dra. tenha colocado borrachinhas com material que absorve menos pigmentação, estou evitando café, açaí.. Feijão não me trouxe problemas. Para os que gostam, alimentos ou temperos com corantes, salgadinhos amarelados e molho de tomate podem pigmentar as borrachinhas.
            Escovem os dentes após todas as refeições, passem fio dental com auxílio do passa-fio e usem enxaguatório bucal incolor!
            Enfim, não é nenhum bicho de 7 cabeças e a parte interna das bochechas está intacta! Sem aftas, bolhas ou algo parecido! Existem ceras em pequenos bastões para espalhar pelos braquetes caso incomodem. Mas nem precisei usar.
            Então, ÂNIMO! Apenas com 4 dias de tratamento, estou me sentindo mais confiante, feliz e esperançosa quanto ao futuro do meu sorriso! Não se trata apenas de uma questão estética, mas funcional.
            E procurem sempre um profissional competente, com registro no Conselho Regional (CRO), como o Dr. André”! ;)

            Grande abraço!

            • Olá Fabíola!

              Obrigado pela confiança e pelo depoimento!

              Com certeza não me importo. Pelo contrário, tenho o maior prazer em receber todos que querem compartilhar suas experiências. Volte sempre aqui pois seu testemunho será útil para todos os que estão com dúvidas sobre os tratamentos.

              Quando vier ao Rio é só ligar e vir conhecer os consultórios.

              Seu depoimento ficou ótimo! Muito detalhado e simpático.

              Abraços!

  30. Olá, os meus dentes tem o seguinte aspecto: além de não fechar na frente, ele é separado no meio tb na frente. Quando eu vou falar eu sinto que não falo normalmente pois a língua escapa um pouco. Eu detesto falar em público por conta disso, faço faculdade e tenho que fazer vários seminários mas a minha fala fica fazendo tipo aquele “tzis”. mas o pior é que eu tenho medo de por aparelho pois dizem que doe, afinal eu tenho pavor de clinica odontológica e aqueles barulinhos… ai meu Deus!!!!

    • Juri,

      Pela sua descrição você tem uma mordida aberta e diastema central. Possivelmente relacionados à uma pressão da língua.

      Obviamente este diagnóstico depende de uma avaliação clínica, mas acredito que com um tratamento ortodôntico e também um fonoaudiológico paralelamente, você consiga resolver estes problemas.

      Não precisa ter medo, mas escolha seu ortodontista com carinho. Recomendo as 10 dicas aqui do Blog.

    • Juri,

      Leia meu recadinho aos leitores em uma postagem do dia 8 de abril! Dou todo o apoio! Não precisa ter medo! Os benefícios serão enormes! Abraços!

      PS: Dr. André, desculpe-me pela intromissão! rsrs..

  31. Descobri que meu bebê esta ficando com mordida aberta, mas ainda esta pouco, Somente os incisivos centrais nao se tocam totalmente, os laterais se tocam de leve. Ele usava chupeta somente pra dormir mas cuspia qd chegava ao sono profundo, e as vezes de dia qd estava muito nervoso. Ontem qd vi o ‘defeito’ escondi as chupetas e nao dei mais…acha que pode ser resolvido sem o uso de aparelhos. Ele tem 1 ano e 8 meses.
    Mas de qq forma vou marcar na dentista dele…obrigada!!!

    • Andressa,

      Provavelmente a mordida vai melhorar apenas com a retirada da chupeta. Pode até não fechar completamente, mas a tendência é melhorar bastante na ausência do hábito vicioso.

      E não deixe de levá-lo na dentista.

  32. tenho 13 anos meu problema é mordida aberta a dentista me falou que vou ter q usar a grade e tambem o aparelho fixo com elastico MINHA PERGUNTA É SE EU VOU USAR A GRADE PRIMEIRO OU OS 2 JUNTOS?

  33. Olá Dr., eu uso o aparelho fixo com o aparelho Hyrax para mordida cruzada, mas tenho mordida aberta também, gostaria de saber se quando eu parar as ativações do Hyrax, posso usar junto os elásticos intraorais para fechamento da mordida e qual o prazo mais ou menos para o fechamento estar completo, minha mordida não é completamento aberta, é um pouco na frente para lateral esquerda, obrigada!

  34. Olá Doutor,

    Tenho 17 anos uso aparelho cerca de 2 anos e meio, e ainda chupo dedo (vergonhosamente) desde pequena.
    Não tive nenhum problema tão grave, minha mordida não é “tão” aberta, apenas os dentes insensivos centrais eram um pouco separados.
    Meu Dr. disse que está quase “perfeito” a minha arcaria dental, porem tenho medo de quando tirar o aparelho volte ,pois ainda chupo dedo

  35. Olá dr Andre! Conhece algum ortodontista muito bom em Fortaleza -CE que possa tratar casos complexos de mordida aberta? Já rodei em muitos,a procura é árdua.

  36. Dr. André primeiramente quero parabenizá-lo pelos posts! Eu fui a duas ortodontistas e ambas disseram q o meu caso é de mordida aberta, só q tenho os 4 dentes sisos para extrair e acho q é isso q me atrapalha muito ultimamente; atrapalha na minha alimentação, mastigação, no sono… hj tenho 24 anos e passei a morder assim depois q os dentes sisos nasceram, anteriormente eu não mordia assim, tinha os dentes perfeitos… ambas as dentistas disseram q eu terei q fazer a cirurgia. andei pesquisando e acho q a avaliação não foi bem feita! Uma das dentistas disse q os dentes sisos estão em um lugar q não era pra ter dente. Gostaria de saber se eu extrair os dentes sisos e colocar o aparelho, será q adianta? Como seria uma avaliação de mordida aberta? Eu teria q fazer algum raio-x? Algum molde? Por favor me ajuda!!

    • Olá dr André ,fui a outra ortodontista e ela me disse q eu posso extrair os dentes sisos e colocar o aparelho, só q ela disse q pode ter uma melhora enquanto eu estiver com o aparelho, pois a função do mesmo é colocar os dentes no lugar, mas tem um porém; dizendo a ortodontista q após eu tirar o aparelho, mais ou menos uns 2 a 3 anos depois pode ser q volte tudo de novo! Gostaria de saber se há essa possibilidade?

      • Gabriela,

        Sim, isso pode ocorrer.

        A mordida aberta pode recidivar. Por isso é importante diagnosticar corretamente o grau e origem do problema para definir a forma de monitoramento ideal do resultado.

        Contenções fixas e acompanhamento fonoaudiologico podem ajudar.

    • Obrigado Gabriela!

      O diagnostico de mordida aberta é feito pelo exame clinico, mas o grau de gravidade do problema deve ser avaliado com auxilio das radiografias e dos modelos.

      Decisões sobre o tratamento devem ser tomadas após um estudo completo. Principalmente se há indicação de extrações.

      Como você ainda está insegura, continue conversando com outros ortodontistas e siga as 10 dicas do blog para escolher o seu, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>