Mordida Cruzada

A mordida cruzada é um dos problemas mais comuns em ortodontia e a sua correção deve ser feita o mais cedo possível para evitar que o desenvolvimento ósseo da face seja prejudicado.mordida cruzada

Neste post vamos mostrar com muitas imagens todos os tipos de mordida cruzada, suas causas e problemas relacionados à esta maloclusão.

Uma mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior fecham por dentro dos dentes da arcada inferior.

Quando isso acontece na parte anterior da arcada, chamamos de mordida invertida.

 

mordida cruzada anterior ou invertida

mordida cruzada anterior ou invertida – dentes cruzados em negrito

 

Quando na parte posterior, chamamos de mordida cruzada lateral, que por sua vez pode ser uni ou bilateral, ou seja, pode ser cruzada apenas de um dos lados ou dos dois lados.

 

mordida cruzada unilateral

mordida cruzada unilateral – dentes cruzados em negrito

 

Além disso, as mordidas cruzadas também podem ser de apenas um dente ou de diversos dentes.

 

Quando temos uma mordida cruzada posterior de vários dentes uni ou bilateral, possivelmente estamos diante de uma compressão maxilar que é o estreitamento da arcada superior e que costuma estar relacionado a problemas respiratórios na infância como a respiração bucal.

 

mordida cruzada bilateral

mordida cruzada bilateral – dentes cruzados em negrito

 

Havendo uma compressão maxilar o tratamento da mordida cruzada deve passar pela expansão ou disjunção da maxila (o osso da arcada superior).

 

Por outro lado, se apenas um dente se apresenta cruzado o problema pode estar relacionado à falta de espaço para erupção que pode levar o dente a nascer fora da posição (o superior mais para dentro da arcada ou o inferior mais para fora). Nestes casos a correção pode ser feita com aqueles elásticos que prendem nas duas arcadas (intermaxilares) em conjunto com o aparelho fixo.

 

mordida cruzada de molar inferior

mordida cruzada de molar inferior – dente cruzado em negrito

 

 

Nas mordidas cruzadas anteriores ou invertidas até mesmo placas removíveis podem ser uma opção para um descruzamento rápido eliminando o trauma da oclusão errada.

 

incisivo inferior em mordida invertida

incisivo inferior em mordida invertida – incisivo cruzado em negrito

 

O trauma oclusal é um dos problemas que podem surgir relacionados às mordidas cruzadas. Um dente que sofra um trauma constante pode apresentar dor, mobilidade, perda óssea, retrações gengivais e até mesmo ser condenado à extração.

 

Outro problema importante relacionado às mordidas cruzadas é o desenvolvimento facial assimétrico (um lado cresce mais que o outro) que leva a assimetria facial.

 

Por isso é tão importante corrigir este problema ainda na infância. Nesta fase, a correção devolve o desenvolvimento correto à face e as assimetrias que tenham se formado vão desaparecendo com o crescimento.

 

Com seis anos de idade já é possível corrigir mordidas cruzadas.

 

Quando corrigimos mordidas cruzadas laterais (posteriores) em adultos, muitas vezes não conseguimos reverter as alterações no crescimento da face que se consolidaram por anos mastigando de forma errada. Mesmo corrigindo-se a mordida, a face continua assimétrica.

 

E ainda podemos incluir os distúrbios têmporo-mandibulares (DTM) como outro problema que pode ser desencadeado ou agravado por uma mordida cruzada.

 

Independente do tipo de mordida cruzada, a correção sempre é trabalhosa pois normalmente as forças da mastigação trabalham contra nós empurrando o dente que queremos movimentar de volta para o cruzamento.

 

Por isso, quando se trabalha com elásticos intermaxilares a colaboração do paciente é tão importante e quando usamos expansores ou disjuntores as ativações também precisam seguir rigorosamente a indicação do ortodontista.

 

Se você tem uma mordida cruzada ou percebeu que alguma criança na sua família apresenta o problema, procure um ortodontista e peça orientação para evitar complicações no futuro.

176 Comentários para: “Mordida Cruzada

  1. Olá Dr. André
    gostaria de saber a sua opinião a respeito do meu caso apesar das limitações de uma análise a distância
    tenho 20 anos, apinhamento moderado nos dentes da frente (os 4 dentes da frente) e mordida cruzada unilateral (3 dentes no total), tenho um dente girado porém a minha oclusão é boa. o que realmente me incomoda é a questão estética, ou seja, o apinhamento. não sinto dores (de cabeça, de dente, de ouvido) nem estalos. já fui em 3 dentistas em busca de diferentes opiniões, porém cada um me apresentou uma solução diferente, o que me deixou muito confusa
    o primeiro disse que eu precisava de um expansor palatino que poderia ser ineficiente devido á minha idade avançada e, dessa forma, talvez fosse necessário recorrer à cirurgia.
    o segundo disse que o expansor não era necessário, ao invés disso precisaria usar um quadrihélice.
    o terceiro disse que a melhor técnica seria o stripping ou slice ( lixar os dentes) e que porventura, se houvesse necessidade mais para frente, poderia usar o quadrihélice mas a principio só a lixa; essa técnica me deixa receosa pois já tenho dentes muito pequenos e tenho medo deles ficarem menores ainda, o medo procede?
    todos fariam uso do aparelho fixo, que eu quero que seja estético e estou na dúvida entre o de safira fixo ou o autoligado.
    então, o que o senhor acha? com qual dentista devo iniciar o tratamento? o aparelho autoligado é muito melhor que o fixo estético? ele é muito mais dificil de fazer a manutenção e exige mais técnica? por último, caso o bracket estético caia, é possível colar de novo ou deve ser comprado outro bracket?
    desculpe a quantidade de perguntas, espero que o senhor possa me ajudar.
    Obrigada desde já

    • Manuela,

      Não posso dizer com que ortodontista você deve fazer o tratamento, a princípio (sem ter visto você), nenhuma das propostas está errada.

      O aparelho auto-ligado tem menos atrito e é sensivelmente mais rápido na fase de alinhamento, mas nem todo ortodontista considera estes brackets superiores. Há necessidade de algum conhecimento técnico específico para que se possa aproveitar os benefícios deste tipo de aparelho.

      A recolagem de brackets estéticos (principalmente safira) é difícil e o recomendado é usar uma peça nova.

    • bom!!!sou alcione pois fiz canal no meu dente e o dentista colocou uma macinha pois nao durrou muito e o meu dente de traz ta quebrando aos pouco e eu gostaria de saber seu perde este dente seu posso colocar outro pra nao ficar burraco pois fica muito feio
      pois que queu faco estou desesperada ok

      • Olá gostaria de uma informaçao faz muito tempo que tenho dores na face, ouvidos parte de baixo do maxilar e do nada minha respiraçao tampa parece que a mucosa sempre esta seca e tenho muita dificuldade em respirar pelo nariz e a maioria do tempo estou respirando pela boca. quando fico stressado piora sofro de ansiedade.

        acho que minha mordida é, cruazada lateral. quando encostos os dentes só um lado da mordida encosta e quando deslizo o outro lado nao encosta..
        tenho 21 anos e sempre com dor e nunca achava a causa andei dando uma pesquisada e vi que é isso ate vi umas mordidas igual a minha na internet..
        ao chupar halls balas etc eu sinto uma melhora na dor e a dor vem do nada… complementando eu acho que tenho apertamento entao isso piora mais ainda meu quadro..
        gostaria de saber se eu tratar volta ao normal ? e as dores estao relacionadas a isso ?

        e qual seria o tratamento ?? qual tipo de aparelho tem volta ? e quanto tempo…

        tenho dores na nuca etc… acho que ate me acostumei com a dor porque ja faz muito tempo..

        relembrando não é uma mordida totalmente cruzada de um ponto que da pra se ver e sim acho que essas dores maiores pode ser por causa do apertamento e da força que uso para comer etc para falar.. e acaba afetando o maxilar.. ao abrir a boca abrir e fechar. vejo um pequeno desvio para o lado tipo um joguinho mais bem pequeno..
        nunca ninguem conseguiu ver mais eu sim..

        gostaria de algumas informaçoes OBRIGADO..

        • Carlos,

          Possivelmente você faz apertamento diurno e/ou noturno e pode estar sofrendo de dores musculares na face.

          Recomendo a leitura do post sobre bruxismo do sono e depois, procure um dentista especialista em DTM para avaliar você, ok?

          Boa sorte!

    • Olá… só de uns tempos para cá percebi que minha mordida é torta, e pesquisando encontrei o tipo de mordida, é a cruzada unilateral (acho que uns 5 dentes estão fora do lugar), e ultimamente tenho sentido dores de cabeça, e do jeito que durmo, também acabo sentindo dores no maxilar. Já tenho 24 anos, e sei que sem o dr. avaliar pessoalmente fica difícil de analisar, e lendo alguns sites, percebi que o tratamento é mais fácil quando ainda é criança. Essas dores estão me incomodando, apesar da idade é possível realizar o tratamento? Quanto tempo levaria? É necessário cirurgia? Se puder tirar essas dúvidas eu agradeço.

      Abraços

      Ana Nascimento

    • Dr. André – estou com uma dúvida em relação ao tempo de descruzamento do 3º molar – já faz 7 meses que o dentista que estou fazendo tratamento ortodôntico – está tentando descruzar esse dente e ainda não obteve resultado. Será que ele está fazendo o tratamento correto. Esse período de 7 meses para descruzar o dente está correto – ou para descruzar o dente leva menos tempo.
      Espero que o Sr. posso me ajudar – se o tempo está correto ou não.
      Desde já agradeço pela atenção.
      Grato,
      Alexandre D. Ribeiro

      • Alexandre,

        Não existe uma regra neste assunto. Tanto pode levar mais tempo quanto menos tempo. Depende de uma infinidade de fatores.

        Não tenho como dizer se há alguma coisa de errado sem ver o caso, mas descruzar um siso costuma ser ainda mais difícil que outros dentes pois não há mais nada depois dele para servir de apoio.

  2. Dr. André,
    em situações que exigem a cirurgia ortognática, é possível a utilização de aparelho lingual,ou mesmo o aparelho estético, no pré e pós operatório ou, nesses casos específicos, somente é viável a utilização do aparelho fixo convencional devido as peculiaridades desses casos?

    • Fernanda,

      No caso do aparelho lingual, até é possível, mas será necessário colar um aparelho por fora na hora da cirurgia. Sinceramente, eu não acho que valha a pena.

      Já o aparelho de safira é muito resistente a descolamento e pode ser usado na amarração pós cirúrgica sem problema, apesar disso,alguns cirurgiões ainda preferem os aparelhos metálicos.

  3. Boa tarde Doutor,

    Tenho 21 anos e recentemente descobri possuir mordida cruzada. Tenho a “parte de baixo” projetada para frente. Alguns nomeiam Classe III.

    Estéticamente não é aparente ao ponto de me “neurar”.
    Minha dúvida:

    Como supracitado, tenho 21 anos, qual a probabilidade dessa “parte de baixo’ se projetar mais?

    Desde já, obrigado.

  4. Coloquei um aparelho para corrigir minha mordida cruzada , mas ele ta me trazendo alguns incômodos que deve ser normal , mas eu queria saber o que posso fazer fazer pra evitar ou amenizar lesões na linguá que ta me causando dores ?

  5. Oi Dr. André!
    Estou muito insegura, pois eu já tirei duvidas com você sobre bandas soltas, resolvi com minha dentista, meu tratamento começou em março e mal foi fechado um espaço de 0,4ml, tenho mordida cruzada unilateral que não se notava, pois meus dentes são todos certinhos, resolvi fazer o tratamento pois quero fazer implante de dois molares que perdi na infância para acertar os dentes para os implantes, estou super preocupada, derrepente minha boca ficou super torta quando falo minha arcada superior está super inclinada isso de um mês para cá, isso é normal?? Já está mexendo com minha estética, o que me preocupa muito, será que eu deveria trocar de dentista, pois realmente não estou satisfeita, será que estou impaciente??
    Aguardo um conselho seu.
    Obrigada.

    • Sheila,

      É difícil dar uma opinião sem ter visto o caso. Mas é comum o paciente já ter um plano oclusal inclinado e isso ficar mais evidente quando os dentes são alinhados, então esta é uma possibilidade.

      Talvez seja só impaciência sua, talvez você esteja percebendo algo de errado realmente, isso eu não tenho como saber.

      Converse com a sua ortodontista e questione. Ela precisa ser clara nas explicações de forma que você fique tranquila para prosseguir no tratamento.

  6. Boa Tarde!

    Dr. tenho mordida cruzado do lado direito. Tenho 21 ano e gostaria de saber se no meu caso ainda consigo descruzar essa mordida, pois já fui a alguns ortodontistas e eles me disseram que pela minha idade não consiguiria descruzar.. Além disto gostaria de saber se esse defeito dentário pode resultar em dores de cabeça ou pescoço, pois sinto muitas dores principalmente do lado em que a mordida é cruzada..?

  7. Olá Dr,tenho 25 anos tenho mordida cruzada,esses ultimos dias fui ao dentista ele me indicou o hirax,depois o aparelho tradicional!Tô com bastante medo de usar esse aparelho(hirax),será que ele irá resolver meu problema,será que é mesmo necessario??Penso em desistir e deixar como está!Espero anciosa sua resposta.Obrigada

  8. olá doutor! tenho 17 anos,tenho a mordida cruzada e o céu da boca fundo(espaço de um dedo polegar)qual aparelho é o mais recomendado para o meu caso? desde já agradeço.

  9. Olá Dr. André! Parabéns pelo blog, muito útil e esclarecedor. Eu já usei aparelhos ortodônticos ha 20 anos, para corrigir a mordida cruzada. Hoje tenho 37 anos e iniciei um novo tratamento para o mesmo problema. O aparelho que estou usando é um disjuntor, com 1 ativação em dias intercalados (dia sim, dia não). O ortodontista disse que este procedimento não irá promover a ruptura da sutura palatina e sim, remodelar a arcada dentária superior. Gostaria de saber se este procedimento realmente tem chances de dar certo. Muito obrigado!

  10. DR. ANDRE

    meu filho tem 4 anos e o queixo e muito pra frente sendo assim a mordida é muito cruzada, devo levar ele agora para iniciar o tratamento ou tem que esperar completer pelo menos 6 anos, pois já tive conversando com 2 dentista e um disse que émelhor esperar e outra já falou que é melhor começar o tratamento senão ele iria ficar com rosto do sherk. O que vc acha?

    • Cristiane,

      Depende da criança. Se ele tiver maturidade para usar um aparelho móvel, pode ser interessante tentar descuzar a mordida logo, mas essa não é a regra. Esperar até os seis anos não chega a ser um problema, você ainda estará começando cedo.

  11. Olá doutor! Tenho 20 anos e me incomoda muito a aparência do meu sorriso. Gostaria de saber se, pela minha idade, consigo realizar um tratamento de expansão sem cirurgia. Esta é uma foto da minha arcada superior.
    (o link para a imagem foi apagado)
    Desde já agradeço a resposta!

    • Matheus,

      Desculpe, mas não posso fazer avaliações aqui no Blog baseado em fotos ou radiografias. Você deve consultar um ortodontista na sua cidade para avaliar clinicamente o seu caso.

      Apaguei o link da sua imagem para preservar sua identidade, ok?

  12. QUEM TEM MORDIDA CRUZADA SÓ COLOCA APARELHO NA PARTE DE CIMA É? A MINHA SITUAÇÃO É QUE MEU DENTES DA PARTE SUPERIOR SE ENCONTRA COM OS DENTES DA INFERIOR

  13. Olá Dr. André,
    Meu nome é Fabiana, e uso o aparelho ortodôntico fixo a 4 anos, todavia ainda não vi tantos resultados, e a cada manutenção aparenta que os dentes não entram em harmonia, e o segundo após o canino inferior que acredito eu que seja o molar está girado e a Dr. que me atende disse que não tem problemas e que pretende deixar dessa forma. O que o senhor acha disso estar correto essa informação que ela me passou? e colocou o canino superior para abaixar e ficou enorme a ponto de ficar mordendo o lábio inferior da boca. Por favor me ajude o que faço Dr. André? obrigada desde já!

    Atenciosamente Fabiana

    • Fabiana,

      Não posso fazer uma análise do seu tratamento apenas baseado na sua descrição. Mas sempre que possível, uma giroversão deve ser corrigida.

      Acho que você deve argumentar com a sua dentista e mostrar que ainda não está satisfeita com o resultado.

  14. olá dr.André,minha filha tem seis anos e está usando um aparelho para descruzar a mordida. Já descrusou e agora o dentista quer colocar outro aparelho para não ter risco de voltar a cruzar.Será mesmo necessário ,tem risco de cruzar novamente?

  15. Olá Doutor,Primeiramente parabenizo a iniciativa de tirar as dúvidas e da criação desse site.Quero que esclareça minhas dúvidas.
    Quanto custa um tratamento nos dentes para que os maxilares se tornem similares,pois eles não são iguais e eu tenho uma mordida cruzada onde os 6 dentes da frente(4 molares mais 2 caninos) ficam por dentro dos dentes de cima quando fecho a boca.Quero saber o preço do tratamento e se é preciso fazer cirurgia,creio q se não for a total causa da minha ASSIMETRIA FACIAL com certeza é responsável por parte dela.Desde já agradeço.

    • Fernando,

      Obrigado! Mas não trato de valores aqui no Blog pois variam muito de um profissional para outro. A melhor maneira de se informar é fazendo uma avaliação clínica.

      Provavelmente a mordida está relacionada à assimetria, mas esta não costuma ser totalmente revertida com o descruzamento quando o paciente já é adulto.

  16. Olá, Dr Andre,

    Minha filha de 2 anos, pelo que li na matéria, apresenta uma mordedura cruzada anterior (conforme a segunda ilustração) e percebo que tem respiração bucal que antes eu associava apenas a uma rinite alérgica e durante o dia ela tem rangido muito os dentes. Existe algum tratamento nesta idade? Há algo que eu possa fazer em casa? Há indicação de algum profissional no DF para acompanhar crianças dessa faixa-etária?

    Desde já, agradeço.

  17. Oi Doutor!Tenho 16 anos e tenho mordida cruzada!Estou usando um Quadri Helice!Mas esta dando cortes profundos na lingua,tm alguma coisa que eu possa fazer?e mordida cruzada so eh resolvida pelo o ceu da boca ou é preciso algo mais?
    Obrigado!

    • Letícia,

      Este aparelho pode mesmo causar estes cortes na língua, e infelizmente, não há muito que se possa fazer nestes casos (a não ser tentar fazer outro aparelho mais colado ao palato).

      A correção da mordida cruzada vai depender da origem do problema. Se for só a compressão maxilar, pode ser resolvida apenas pela arcada superior. Mas normalmente também há alguma alteração na arcada inferior.

  18. Ola, tenho 23 anos e tenho mordida cruzada, os dentes da parte inferior e mais aberto que o superior, ja usei um aparelho movel e estava com o fixo porem nao dei continuidade no tratamento, gostaria de saber se tem idade para a mordida ser revertida, pois ao procurar uma ortodentista ela me informou que com 23 ja nao teria mais muita coisa á fazer no caso, porem me aconselhou a colocar um contesorio, apenas para alinhar os dentes…isso procede?

    Ob,

    • Jessyca,

      Depende da mordida cruzada, mas normalmente é possível descruzar mesmo em pessoas mais velhas. O que pode ser contra-indicado é fazer uma disjunção não cirúrgica depois dos 23 anos, mas mesmo assim temos aqui no blog depoimentos de pessoas com mais de 25 que fizeram a disjunção com sucesso.

      Quanto a usar uma contenção para alinhar os dentes… A função deste aparelho é apenas manter o resultado. Se é para alinhar, que se use aparelho fixo.

  19. Olá Dr,

    Uso aparelho fixo há 4 anos e meio e no decorrer do tratamento surgiu a mordida cruzada no lado direito na parte de baixo, meu dentista sugeriu que usasse o elastico cruzado porem como trabalha falando muito ficou dificil usar entao ele esta lixando meu dentes aonde esta este problema. Esse procedimento está correto?? pq no começo percebi que os dentes cruzaram mais ainda

    • Eliane,

      Não tenho como avaliar o tratamento baseado na sua descrição, mas sempre que se faz desgaste nos dentes é preciso ter certeza de que são realmente necessários pois é um procedimento irreversível.

  20. Olá Dr.
    Eu tenho 18 anos e tenho mordida cruzada , nada absurdo , até porque ninguém repara nisso em mim , apenas eu , e isso está me incomodando demais , não é nada absurdo , é bem pouco mesmo , mas eu tenho me forçado a morder direito e acho que por isso estou tendo muitas dores .. , Enfim , pretendo usar o aparelho dentário mas eu acho muito feio , ai queria saber se eu posso usar o aparelho lingual para corrigir esse problema ou o invisalign , ressaltando que não tenho nenhum outro problema nenhum dente torto .. etc , apenas essa leve mordida cruzada , desde já Obrigada pela atenção.

    • Camila,

      Provavelmente é possível resolver o seu problema com qualquer aparelho ortodôntico, inclusive os que você citou. Mas não há como afirmar isso com certeza sem ter avaliado o paciente.

      Só não fique forçando uma posição diferente da mandíbula pois isso pode realmente lhe trazer problemas.

      Consulte um ortodontista para avaliar o seu caso.

  21. ola doutor .
    tenho mordida cruzada bem de leve meus dentes de baicho cobre os de cima mais e bem de leve mesmo mais isso me incomoda muito posso resolver isso com aparelho fixo???

  22. Olá Doutor, tenho mordida cruzada e estou usando aparelho há um ano, gostaria de saber se mordida torta pode causar problemas na face como queixo torto ou olho maior que o outro? Estou identificando esses problemas em mim e acho que podem ser causadas por mordida torta, será que tem como reverter isso? Tenho 22 anos. Agradeço desde já!

    • Carolina,

      Sim, a mordida cruzada pode produzir assimetrias faciais com características com as que você observou. Mas na sua idade pode ser bastante difícil perceber alterações fora aquelas obtidas nas arcadas dentárias.

  23. Olá,

    Tenho uma menina com 2 anos que tudo indica tem mordida cruzada anterior ou invertida, qual a melhor solução e qual a melhor altura para se começar a corrigir?

    Obrigada

    • Maria,

      Por enquanto não é possível fazer nada diretamente nas arcadas, mas vale checar a respiração e observar se há boa passagem para o ar pelas fossas nasais (consulte um otorrino).

      A respiração bucal pode levar a um crescimento exagerado da mandíbula devido à posição baixa da língua.

      Recomendo a leitura do post com o infográfico sobre respiração bucal.

      • Muito obrigada pela resposta. Ela às vezes ressona, pode estar diretamente ligado com este problema? Eu também tenho mordida cruzada, mas a minha é diferente mais discreta. já me falaram que também pode ser genético.

        Obrigada

  24. olá dr André tenho 18 anos e to começando um tratamento para por aparelho mas a dentista já me apurou q eu voo ter q fazer uma cirurgia no osso pois meus dentes de baixo são para frente oque me deixa muito queixuda e beiçuda. sera tem como o sr me passa mais ou menos o valor dessa cirurgia? obrigada

  25. Olá doutor. Tenho mordida cruzada posterior unilateral sem desvio mandibular, no entanto meu dentista utiliza dois elásticos, um de cada lado da arcada. Numa situação destas utiliza-se tipicamente elásticos apenas no lado afetado? Não pode ocorrer do lado normal também expandir?

  26. Olá Dr. eu tenho uma dúvida. Meus amigos sempre diziam que eu tinha bochechas de bulldog, iguais ás do Kiko do Chaves e vi na internet q isso poderia ser mordida cruzada anterior, fui no dentista e foi isso mesmo, porém ela me disse q o meu problema não era causado pelo mal posicionamento dos meus dentes e essa minha “aparência de bulldog” ñ iria sair. Ela instalou o aparelho há 8 meses e há 2 meses estou usando elástico e ela marcou para es extrair 2 pré-molares no mês que vem.
    Então ela está certa, e minhas bochechas continuaram assim ou ainda tem jeito, mesmo sendo com cirurgia? Obrigado

  27. Hola doctor
    soy Camilo y tengo este problema demordida cruzada unilateral
    mi dentista quiere sacarme los primeros molares
    mi mordida es axctamente igual a la primer imagen de esta pagina .
    ¿Cree que necesite la extraccion de los primeros molares?

    • Hola Camilo!

      No puedo dar una opinión basada en la descripción. Extracciones de molares en ortodoncia no son comunes, por lo que necesita estar bien justificada. Es posible que desee consultar a otros ortodoncistas antes de decidirse por este procedimiento irreversible.

  28. Olá,
    Estou com 33 anos e tenho mordida cruzada bilateral, e a ortodontista que consultei disse que para eu por aparelho eu teria que fazer a cirurgia facial primeiro. Gostaria de saber se a cirurgia é realmente necessária ? Ou posso fazer a correção apenas com o uso de aparelho ?

  29. Tenho 27 anos, estou usando aparelho fixo a uns 4 anos pelo fato de ter caninos inclusos, um deles ja esta no lugar, o outro que ainda nao veio. Há uns seis anos por motivo de esgotamento nervoso tenho um zumbido no ouvido esquerdo, tenho mordida cruazada no lado direito, tres dentes, minha dentista colou dois botoes por tras de meus dentes de traz e mando usar elastico, mas não estou suportando a dor de ouvido, alem da dor nos olhos, cabeça e rosto, mas principalmente no ouvido, é insuportavel, fico com os elasticos por umas 6 horas com esta dor forte até que nao aguentando mais os tiro, a dor começa minutos após colocá-los. Sinceramente nao estou aguentando tanta dor, sei que o certo seria corrigir a mordida, mas devido esta dor imensa o que posso fazer? Posso pedir que a dentista suspenda este uso? Desde já agradeço a atenção.

    • Gabriele,

      Realmente quem tem este tipo de dor raramente consegue usar elásticos intermaxilares. Seria importante consultar um especialista em DTM para avaliar se você está fazendo apertamento diurno ou noturno e traumatizando a articulação.

      Mas provavelmente há outras opções para descruzar a mordida como o uso de expansores, disjuntores ou barras transpalatinas associados ao aparelho fixo (isso, hipoteticamente pois não vi o caso).

      Então, acho que você deve conversar com a sua dentista para buscar uma alternativa para o seu tratamento.

      Recomendo a leitura deste post:

      http://www.ortodontista.net/blog/bruxismo-do-sono-sintomas-e-tratamento/

  30. Olá,
    Tenho 20 anos e descobria q estou com mordida cruzada unilateral de alguns dentes. Gostaria de saber se no meu caso tem tratamento para descruza-la?

  31. Oi dr andre! Eu estou usando os elasticos porem minha dentista.
    fala que nao esta fazendo efeito, uso eles ha mais de um ano porem ela disse que nao faz efeito pq nao uso mas eu uso sim, durmo com eles, faco bastante coisa. Pq sera que nao faz efeito?? Tenho a mordida cruzada do molar inferior e os elasticos estao ligados nos caninos. E ai?

  32. Olá Dr.

    Estou com uma dúvida, possuo mordida cruzada apenas de um lado, céu da boca profundo, e minha linha média é um pouco deslocada. Já tenho 26 anos, no meu caso é possível o uso de aparelho lingual?

  33. Boa tarde, eu uso aparelho desde os 8 anos devido mordida cruzada unilateral, agora tenho 16 anos e meu dentista falou que meu caso é apenas cirurgico, porém consultei outro especialista e ele disse que consegue ajustar meu problema dentario apenas com aparelho fixo, estou em duvida e nao sei aonde recorrer, nao quero fazer cirurgia mais tambem nao quero pagar outro dentista pra continuar o mesmo problema, voce acha que meu caso pode ser ajustado com aparelho fixo ou apenas cirurgia?

    • Gabriela,

      O que posso dizer é que se você ficou dos 8 aos 16 para descruzar uma mordida e só agora o seu ortodontista concluiu que você precisa de cirurgia, acho que vale a pena ouvir outros profissionais.

      Mas não tenho como responder sem uma avaliação clínica. Acho que você vai precisar consultar mais alguns ortodontistas para tentar tirar esta dúvida.

  34. ola meu dentista me falei que eu teria que colocar uns mini implante para corrigir a mordida cruzada,gostaria de saber se a outro tratamento pq os implantes sao mtos caros.obrigada

  35. Bom dia Dr. Andre,

    Eu coloquei o aparelho fixo, e agora ao colocar o de baixo não consigo morder corretamente. Os dentes do lado esquerdo apoiam nos brackts do aparelho de baixo, com isto nenhum dos dentes se encostam quando fecho a mordida. Quando coloquei o aparelho da outra vez não tive este problema.
    Isso é normal? E qual profissional devo procurar para ter a certeza que o aparelho foi colocado corretamente? Eu assinei um contrato na empresa do dentista no qual se eu sair por qualquer motivo sem ser liberada pelo dentista, pago uma multa de quase R$2.000,00, por isso gostaria de alguma forma ou ter a certeza que o tratamento esta sendo feito da forma correta e ficar tranquila ou conseguir sair deste tratamento sem ser lesada. Peço que por gentileza me auxilie.

    • Rayanne,

      O toque entre o aparelho inferior e os dentes superiores pode ocorrer em alguns casos, mas causa um certo desconforto.

      Você deve em primeiro lugar conversar com o seu ortodontista para saber se este toque era esperado e o que pode ser feito para resolver o problema ou ao menos minimizar o desconforto.

      Se não ficar satisfeita com as explicações ou soluções pode consultar outro ortodontista para avaliar o caso.

      Quanto à questões contratuais, eu prefiro não dar opinião, pois eu não trabalho com este tipo de contrato.

  36. Olá, quando eu tinha 17 anos me lembro bem o Dr dizendo que tinha mordida cruzada e que isto traria incomodo mais tarde. Por ser jovem muito jovem na época não dei muito ligue. Hoje tenho 29 anos e desde os 24 esses incomodo me persegue. Dores de cabeça, nuca, face. oque preciso fazer???

  37. Olá Dr.
    ja uso aparelho ortodontico há muito tempo e no momento estou usando apenas para descruzar o molar, no meu caso, bilateral.
    No entanto, vai fazer 1 ano e o mesmo ainda não descruzou.
    Minha Dentista vai colocar além dos dois fios que ja uso, mais uma ativação no céu da boca para tentar descruzar, caso não dê certo ela comentou que só com cirurgia.
    essa cirurgia para descruzar o molar é muito complicada?
    não existe outro meio além da cirurgia?
    Esse aparelho no céu da boca é comum e eficiente?
    Obs: sei que é muiito complicado uma análise a distancia, mas caso o senhor consiga responder essas perguntas ficarei muito grata.

    att,

  38. Ola, Dr.

    uso aparelho fixo a 3 meses meu dentista esta tentando descruzar meu dente Canino superior direito a 2 meses, como tecnica ele levanta (limita) minha mordida atravez de uma macinha colocada nos dentes de traz dos dois lados, isso incomoda muito, este procedimento esta correto?

  39. Olá doutor,bom hoje fui ao dentista pra minha surpresa ele falou que tenho a mordida torda,e na parte inferior tenho um espaço que caberia dois dentes porque houve um afastamento,disse que somente uma cirurgia resolveria porque o osso nao cresceu algo assim,gostaria de saber sua opniao por favor,desde ja agradeço.

  40. Boa Tarde.

    Possuo mordida cruzada e a pouco tempo fui a uma ortodontista com a única preocupação de alinhar os dentes. Após a consulta, reparei que tenho uma desarmonia do lado direito, justamente em razão da mordida cruzada. Pelas fotos disponibilizadas aqui no site, vi que a mordida é unilateral, e de apenas um dente (o 32 que está na frente do canino superior).

    Vou esclarecer tudo com a ortodontista na próxima consulta, ela inclusive pediu os exames para avaliar melhor o caso, mas por uma olhada prévia, ela acha que o tratamento irá durar um ano e alguma coisa, e que vou ficar com o aparelho superior por bastante tempo (uns 4 meses) antes de colocar o inferior, para expandir a maxila.

    O problema da desarmonia só percebi em casa, se não já teria esclarecido com a profissional, entretanto agora fiquei realmente encucado.

    Tendo em vista o caso, o Sr. acha que apenas o aparelho ortodôntico irá corrigir a mordida (tenho 22a) ou será preciso usar o disjuntor ou até mesmo passar pela cirurgia ortognática?

    Fiquei realmente assustado pois por fotos, ficando neutro, o lábio direito está realmente torto, mas pessoalmente não se percebe (pelo menos eu acho que não, tanto é que nunca me chamou a atenção). Tenho chances de ficar com o rosto harmônico após a correção ou a deformidade já se instalou e o que resta agora é impedir que ela avance?

    Prepararei uma série de perguntas para o retorno, já de posse dos exames, mas de antemão fiquei muito assustado e preocupado, e por isso gostaria que o Sr. na medida do possível esclarecesse as minhas dúvidas.

    Muito obrigado

    • Só me corrigindo, como o dente cruzado fica na parte posterior, acredito que não seja mordida cruzada posterior, mas sim anterior ou invertida de apenas um dente que desceu um pouco e causou a desarmonia.

      O dente cruzado é o incisivo lateral direito inferior e apenas ele.

      Estava olhando algumas fotos e definitivamente meu lábio não era torto a uns 3/4 anos atrás. Como não tenho costume de tirar fotos, talvez não tenha percebido a evolução do problema, mas em razão de ninguém ter chamado a minha atenção para o fato e muito menos eu ter percebido, me dá esperanças de que o caso não seja muito grave.

      Outra informação que passei erroneamente foi que o incisivo inferior estava na frente do canino, na verdade ele está a frente do incisivo superior equivalente ( o 22).

      Me desculpe pela confusão que fiz…

      Agora de posse das informações corretas as perguntas são as mesmas do post anterior.

      Fora esse problema, apenas os incisivos superiores são tortos, como se não tivesse havido espaço suficiente para eles nascerem da forma correta.

      Reitero meu agradecimento por eventuais esclarecimentos, claro que não conclusivos tendo em vista que seria necessário um olhar clínico de posse dos exames necessários, mas apenas a título de possibilidades, pois como já comentei, estou bastante preocupado.

      Infelizmente não moro no RJ para ir a uma consulta mas o parabenizo por esse espaço e pela sua atenção.

    • Guilherme,

      Desarmonias ósseas já estão instaladas e não devem sofrer grandes alterações apenas pela ação do aparelho fixo.

      O disjuntor é mais eficaz em algumas situações de compressão maxilar.

      Mas às vezes a simples correção dos dentes pode melhorar o comportamento da musculatura labial e trazer benefícios para a harmonia facial. Ou seja, como o seu problema não parece ser muito evidente, talvez o caminho seja este mesmo.

      Só não tenho como afirmar sem examinar você.

  41. Sem querer ser chato, mas o Sr. vai responder minhas perguntas? Não gostaria de ter minhas expectativas frustradas pois todo dia olho para ver uma possível resposta.

    Estou muito preocupado com essa desarmonia e essa foi a razão do post ter sido tão extenso.

    Me desculpe pelo incômodo de qualquer forma.

    • Guilherme,

      Sem problema, eu andei muito atarefado nestes últimos dias e acabei atrasando as respostas que normalmente são dadas em dois ou três dias. E eu sempre respondo.

      Suas perguntas já foram respondidas e imagino que você tenha sido notificado por e-mail.

      Não é incômodo nenhum.

      Um abraço!

      • Obrigado pelas respostas, estava tão ansioso que fui um pouco mal educado ao “pedir” rapidez nas respostas, imagino que seus compromissos profissionais lhe tomam grande parte do seu tempo, sendo que essa realidade aqui do site é um grande favor que o Sr faz a todos.

        Uma situação que não entendi muito bem, é possível descruzar a minha mordida cruzada do incisivo apenas com o aparelho? Ou isso dependeria de uma análise mais detalhada?

        Quanto ao lábio, é uma situação inusitada, porque por exemplo, tirando foto de cara limpa, sério, é evidente o problema, agora me olhando no espelho, da mesma forma, apenas bem de perto consigo perceber uma leve alteração, o mesmo aconteceu quando falei para outras pessoas, que só notaram quando chamei a atenção para o problema, estranho não?

        Estou torcendo para que o quadro se reverta totalmente.

        Agora uma última pergunta, se pelo menos não alinhar totalmente, uma melhora significativa vou obter não é? Não só apenas em relação ao lábio, mas na harmonia facial como um todo?

        Acredito que, por exemplo, o meu caso seja mais simples que uma mordida cruzada posterior, já que apenas um dente está prejudicado, mas mesmo assim já foi o suficiente para causar todo esse transtorno, enfim, estou me atendo a esse fato para ter esperanças.

        Muito obrigado mais uma vez, e se o Sr. não se importar, quando souber realmente a gravidade da situação, posso vir aqui fazer um breve comentário sobre essa questão do lábio.

        Mais uma vez eu lamento por não morar no RJ e por consequência não poder me consultar com o Sr.

        Abraço.

        • Guilherme,

          Não se preocupe com isso. Eu sei como estas dúvidas são estressantes.

          Bem, não posso garantir que seu dente será descruzado, mas quando se tem apenas um elemento nesta condição, normalmente é possível o descruzamento com o aparelho fixo apenas.

          A alteração no lábio é pequena por que a alteração no desenho da arcada também é.

          Quanto à sua satisfação com o resultado, depende da condução do tratamento.

          Você deve depositar suas esperanças na escolha de um ortodontista comprometido com o seu resultado. Recomendo a leitura das 10 dicas para escolher o seu ortodontista. aqui no blog mesmo.

          Eu gostaria muito de saber da evolução do seu tratamento. Por favor, mantenha-me informado. Você será sempre bem-vindo.

          Obrigado pela confiança e tudo de bom para você!

  42. Ola, Dr. Andre
    Tenho 25 anos, o meu grande problema dentário é que minha mordida e invertida os 5 dentes fretais se sobrepõe a arcada de cima, o problema que em cima faltam 3 dentes (totalizando 12 dentes em cima) sendo um desses ainda de leite, não tem raiz, nesse caso eu teria que fazer um implante, mas esse não é um dos problemas que me preocupa, pois devido minha mordida invertida tenho (14 dentes em baixo), tenho mais dentes em baixo do que em cima, fui em uma profissional ela disse que pra minimizar um pouco esse problema eu teria que tirar (2 dentes) de baixo pra tentar encaixar a mordida…Minha duvida é ,seria necessário eu tirar mesmo esses 2 dentes o 3.4 e o 4.4? Ja que o meu caso é realmente cirúrgico e apenas minimizaria o meu problema, com apenas o aparelho eu não teria um resultado mesmo que insignificante? esse dentes não ira me faze falta??

    • Thays,

      Se o caso é cirúrgico, qualquer tratamento sem cirurgia será apenas compensatório e não alcançará o resultado completo.

      Mas se este eventual resultado seria satisfatório para você, eu não tenho como saber. Aliás, estes casos são sempre difíceis de decidir mesmo.

      O ideal é conversar com vários profissionais e ir amadurecendo a ideia aos poucos antes de tomar qualquer decisão irreversível.

  43. Dr. André
    Tenho mordida cruzada, e comecei o meu tratamento ortodôntico a uns dois meses. Questionei a minha dentista sobre o tipo de tratamento que seria realizado, se usaria expansor do palato. Ela me disse que não seria necessário pois já tenho 20 anos. Uso aparelho fixo, só os brackets e o arco,mas por enquanto só nos dentes da frente, em cima e embaixo. Será que só o aparelho dará conta do tratamento, ou teria que fazer algum tipo de cirurgia.

    • Só mais uma coisinha que esqueci de comentar, tenho os dentes superiores da frente bem tortos, aonde os incisivos laterais são por trás dos incisivos centrais, e minha dentista disse que se não conseguir alinhá-los seria necessário arrancar os 1° pré molares, isso é necessário?

    • Thaís,

      Muitas vezes é possível descruzar uma mordida apenas com o aparelho e elásticos intermaxilares.

      Mas o aparelho precisa estar completo e alcançar os dentes cruzados.

      Ou seja, com o que está na boca atualmente não será possível descruzar a mordida.

  44. ola doutor tenho 24 anos e ja fui a varios dentistas de ortodontia pois tenho um dente que nasceu torto e tenho a mordida cruzada;porem eu tive que fazer a extração do 2° pre molar do lado esquerdo superior pois nao consegui recupera-lo ,minha duvida é quando for colocar o aparelho o dentista podera fechar esse espaço sem deixar minha arcaria dentaria torta?ou terei que colocar uma protese nesse espaço?

    • Ana,

      Se o seu caso tivesse originalmente a indicação de extração de um pré-molar apenas, exatamente do lado onde você perdeu o dente, tudo bem, o espaço pode ser fechado.

      Se a indicação for de duas extrações, bastaria extrair o dente do outro lado e os espaços seriam fechados.

      Mas se o caso é para ser tratado sem extrações, o fechamento pode criar assimetria no sorriso. E aí é melhor fazer uma prótese ou implante.

  45. Tenho 52 anos e mordida cruzada… Nesta idade é possivel corrigir a mordida somente com uso de aparelho? Não tenho nenhuma complicação como dores de cabeça nem alteração na fisionomia!!

    • Nilma,

      Você acha que vale a pena passar por um tratamento para corrigir esta mordida cruzada por uma questão de estética? Esta é a primeira pergunta a ser respondida.

      Caso seja positiva, é necessário avaliar o caso para dizer se vale a pena tecnicamente enfrentar este desafio.

      Poder até ser simples, dependendo do número de dentes cruzados e da intensidade do cruzamento. Mas também pode ser complexo a ponto de não valer o sacrifício.

      Abraços!

      • Não acho que vale a pena pois não tenho problema algum com relação a mordida cruzada… pois ela nem aparece!! Meu dentista é que acha que devo tentar pq pode dar complicações mais tarde… mas até agora convivo muito bem com isso!!

        Maxilar superior, lado direito, 4 dentes, do canino para trás, que ficam para dentro, onde o maxilar inferior se sobrepõe !! Marquei consulta com a ortodontista por desencargo de consciência, mas acredito que não valha a pena… Somente se isso talvez possa se tornar um PROBLEMÃO… mais para frente..mas do contrário vou deixar como está!! Se não aconteceu nada até agora…

        Muitíssimo obrigada por seu retorno, precisava de uma opiniãi!! Um Abraço

  46. Tenho idade avançada (70) anos, a mais ou menos uns (03) treis anos passados, fiz dois implante do lado direiro da boca , um ebaixo e outro em cima, agora esta apresentando alguns sintomas de cruzadas; mordo na bochecha do outro lado,isto é na esqueda, o que fazer?

    • Ismar,

      talvez seja necessário refazer uma ou ambas as coroas, mas esta não é minha especialidade.

      De qualquer modo, é difícil prever o comportamento dos tecidos moles (bochechas) e por isso mesmo, algumas vezes não é fácil resolver este tipo de problema.

      Acho que você deve voltar ao seu dentista e conversar sobre isso com ele.

  47. Dr meu marido tem 51 anos, e tem a mordida cruzada, ele foi a 3 dentista, 2 disseram que ele não deve usar aparelho, ja outro disse q sim. Teve um que disse q os dentes pode amolecer e cair! o q vc axa?

  48. Boa Noite Doutor,

    tenho mordida cruzada, os superiores encontram-se com os inferiores, faz uns 4 meses que estou fazendo tratamento, uso no superior para deslocar os dentes para frente um aparelho auto-ligado, e no inferior um mais simples, estou achando os meus superiores muito deslocados para frente, o Sr. Acha que tem algum problema no meu tratamento? ou é normal eles ficarem assim no começo?

    Obrigado pelo atenção

    o seu Blog é muito útil, pois tira duvidas de muitas pessoas.

    • Obrigado Josimar!

      Não tenho como avaliar o seu tratamento sem vê-lo pessoalmente.

      Se você tem uma mordida invertida (cruzada na frente) talvez tenha um problema de discrepância óssea também (prognatismo) e se for este caso, é bem provável que os dentes superiores terminem com alguma inclinação para compensar o problema ósseo, que só poderia ser corrigido cirurgicamente.

      • Já tinha me falado que eu precisava de uma cirurgia de deslocamento do maxilar, esse dentista que passa me afirmou que poderia corrigir somente com o aparelho, não sendo necessário á cirurgia, outra questão, é que desde que coloquei o aparelho, vejo diferenças na minha fala, como se estivesse com obstruções, estou tendo muita dificuldade de pronuncia, e não estou conseguindo pronunciar corretamente algumas palavras – isso é normal?

  49. Bom Dia,

    Ja usei aparelho por quase 7 anos quando tinha 14 anos foi quando coloquei, tenho 23 anos e quando retirei o aparelho vi que meus dentes ainda estavam muito tortos e a mordida não fechava, retirei o aparelho mesmo assim pois viajava muito e não tinha como fazer a manutenção correta. Só que agora meu dentes voltaram a entortar mais ainda, tenho a mordida cruzada dos dois lados e não tenho uma das presas pois foi retirada cirurgicamente do céu da boca,por esse motivo meu dentes são extremamente desalinhados.
    Minha pergunta é a seguinte, quero colocar aparelho novamente já fiz avaliações com alguns dentistas, mas alguns me falar que por causa da minha idade o expansor o (aparelho com chave), pode nao fazer o efeito esperado, e que talvez tenha a necessidade de cirurgia, gostaria de saber se essa informação é correta ou se somente com o aparelho fixo e o do céu da boca podem fazer uma boa diferença,pois sei que não terei coragem de fazer cirurgia no céu da boca novamente, e se o correto seria por um implante para suprir a falta da presa ou se existe alguma outra opção, Agradeço desde já sua atenção

    • Jéssica,

      Não tenho como responder sem ver o caso.

      Mas posso dizer que a disjunção sem cirurgia pode ser bem sucedida em pacientes na sua idade. Mas nem sempre. Por isso é importante estar com um ortodontista experiente e em quem você confie.

      A decisão entre abrir o espaço e fazer o implante ou extrair um dente do outro lado para compensar, depende da avaliação do caso.

  50. ola gostaria de saber como proceder quanto a uma situação q estou passando faço tratamento ortodôntico em uma clinica na qual mudarão de orto varias vezes e crusarao minha mordida oq faço agora?

  51. bom dia
    comecei a fazer tratamento ortodontico num ortodontista conceituado ha 2 meses. o meu problema era a linha media desviada em cima e projecao dos dentes superiores. alem disso o meu canino (23) nao tinha espaco para descer ate a sua posicao normal. extrairam-me o 24 para o canino descer e a linha media ficar certinha. no entanto, agora tenho mordida cruzada inferior no meu lado esquerdo e a mandibula deste lado esta ficando desviada para a esquerda. a minha cara esta a ficar assimetrica! o que esta a contecer? o que faco entao? obrigada.

    • Carolina,

      Não tenho como avaliar sem ver você pessoalmente. Mas acho que o seu ortodontista pode explicar o que está ocorrendo e como isso pode ser resolvido.

      Como ainda está no início, possivelmente é apenas um momento do tratamento.

  52. Dr. sou recém formada em técnico de prótese dentária, me apaixonei pela orto e quem já me viu mexendo nos fio, diz que levo muito jeito, estou a procura de uma oportunidade onde eu possa aprender mais e ampliar meus conhecimentos, estou sem verba para aplicar em cursos de especialização, gostaria mesmo de um trabalho ou um laboratório onde eu possa me dedicar a esta paixão, será que o dr. poderia de alguma jeito me ajudar? Desde de já agradeço, adorei seu blog e achei lindo os aparelhos. Rosangela

    • Obrigado Rosangela!

      Bem, acho que você deve botar a mão na massa e começar a fazer alguns aparelhos. Compre um livro e vá treinando tanto as dobras quanto a acrilização.

      Se você tem habilidade, não será difícil fazer placas de contenção por exemplo.

      Depois passe para os aparelhos funcionais iniciando pelo Klamt ou Bionator.

      Faça um mostruário bem bonito e comece a oferecer aos ortodontistas.

      Obviamente você deve fazer um curso assim que possível.

      Boa sorte!

  53. Olá !
    uso o aparelho auto ligado e tenho a mordida cruzada, inclusive tive um deslocamento de disco devido a isso, gostaria de saber se só o elástico q meu ortodentista mandou usar vai resolver o problema da minha mordida e do deslocamento?
    Obrigada !

  54. Boa tarde. o dentista me avaliou e constatou mordida cruzada e aberta, indicou cirurgia porém sem garantias. A cirurgia em si já me assusta e não me agrada. Tenho 36 anos e me preocupa pois sei que meus dentes estam sendo sobrecarregados e quebrando. Queria fazer uso da placa para dormir pois é quando percebo que travo a mordida, mas só me recomendam a cirurgia. Sei que é difícil dar opinião sem avaliar, mas gostaria de saber caso eu decida não fazer a cirurgia que riscos corro?

    • Scheylla,

      Se você está preocupada apenas com a quebra dos dentes (que provavelmente está relacionada ao bruxismo), talvez uma placa, associada ao tratamento de conscientização e higiene do sono, seja o suficiente.

      Veja o post sobre bruxismo aqui no Blog.

  55. Olá Dr. André, tenho mordida cruzada anterior completa e ausência dos incisivos laterais superiores. Quando era criança estive em tratamento odontológico e quando tinha 14 anos minha mordida estava completamente corrigida e estava pronta para os implantes, só esperava a idade certa, porém, por questões financeiras, meu pai abandonou meu tratamento… hj estou com 24 anos e a mordida cruzada voltou completamente. Nessa idade para descruzar a mordida, tenho que fazer a cirurgia ou só o aparelho resolve já que já tive a mordida descruzada há mais de 10 anos atras?? e se eu optar em continuar com a mordida cruzada (pois esteticamente e funcionalmente não me prejudica em nada) e só usar o aparelho para corrigir o problema da ausência dos incisivos laterais superiores, tem algum problema??
    Obrigada!

    • Gabriela,

      Será que você quis dizer mordida cruzada anterior? Não seria posterior? Pois a anterior costuma comprometer a estética.

      De qualquer forma, deve ser possível apenas aumentar os espaços para os implantes sem descruzar a mordida. Só não posso afirmar com certeza sem ver o caso.

  56. Boa tarde !

    Dr André,tenho 44 anos e tenho mordida no cruzada.Isso me traz muito constrangimento e por isso não tive coragem de procurar um especialista.Será q mesmo nessa idade ainda consigo reverter a situação dos meus dentes? Existe algum tratamento adequado?
    Aguardo sua orientação.

    • Maria,

      Não tenho como dizer qual é a solução para o seu caso sem avaliá-la clinicamente. Mas a sua idade não é problema e acho que haverá uma forma de ao menos disfarçar o seu problema. Procure um ortodontista na sua cidade para uma consulta.

      Recomendo a leitura das 10 dicas aqui do Blog.

  57. Olá, usei aparelho dos 15 aos 21 anos. Hoje tenho 30 e voltei a ter apinhamento. Procurei alguns dentistas para avaliação e todos me disseram que tenho a mordida errada. Após avaliação a dentista me disse que o tratamento seria demorado pois tenho a raiz do dente gasta, devido ao tratamento anterior. Coloquei o aparelho para corrigir somente o apinhamento pois vou casar… Não sinto absolutamente nada na mordida, nem dor, nem incomodo… Terei algum problema em continuar com a mordida errada?

    • Daniela,

      Em primeiro lugar o termo “mordida errada” é muito vago. Cobre dos ortodontistas diagnósticos mais específicos, prazos definidos e clareza nos benefícios que o tratamento pode lhe trazer.

      Se há realmente reabsorção das raízes, isso precisa ser monitorado radiograficamente durante o tratamento.

      Quanto a ter problemas no futuro, não acho que seja possível afirmar categoricamente que isso ocorrerá caso não faça o tratamento, assim como não se pode garantir que nunca terá nada se fizer o tratamento.

  58. ola dr. tenho 23 anos faz 2 anos que estou com aparelho , tenho o queixo levemente para frente e a mordida um pouco cruzada,uma antiga dentista havia me dito que eu poderia ocorrer a cerurgia ou aparelho no ceu da boca. a atual ela me falou só da cerurgia(e como eu não vou fazer) ela quer finalizar meu caso agendar para retirada do aparelho, mas eu vou continuar com a mordida assim, isso pode? ela nm tentou o uso do elastico .
    aguardo a resposta obrigado

    • Carla,

      Se o caso é cirúrgico, significa que só é possível uma correção completa com cirurgia.

      Se o ortodontista e o paciente decidem fazer um tratamento compensatório, deve ficar bem claro quais são as limitações em termos de resultado (pois nunca vai ficar igual ao tratamento cirúrgico).

      Então, deve valer o que foi combinado no início do tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>