O perigo das bandas mal-adaptadas

Se você usa aparelho, é provável que tenha bandas (anéis metálicos) nos molares.

As bandas são usadas para evitar descolamentos repetidos dos tubos dos molares e funcionam muito bem quando estão bem adaptadas à anatomia do dente.

Mas se não houver esta adaptação em que a banda fica bem justa no dente, você pode ter problemas durante o tratamento.

Como isso pode acontecer?

O problema está na cimentação da banda.

Quando há uma adaptação perfeita, a quantidade de cimento que fica entre o dente e a banda é mínima formando uma linha de cimento finíssima.

Isso protege o cimento do contato direto com a saliva.

Mas se houver um espaço grande entre o dente e a banda devido à uma má adaptação desta, será necessária uma grande quantidade de cimento para compensar esta diferença.

A linha de cimento, ou seja, a parte do cimento que vai ficar em contato com a saliva, fica muito grossa e começa a sofrer ação das enzimas salivares se dissolvendo lentamente.

Assim se cria um espaço sem cimento entre o dente e a banda. Neste momento você pode sentir que a banda não está completamente presa ao dente e apresenta certa mobilidade (normalmente subindo e descendo).

Durante a mastigação, este espaço é preenchido por resíduos alimentares que dificilmente serão removidos com a escovação dos dentes e do aparelho.

E então pode haver gosto desagradável na boca, mau hálito, sangramento gengival no local, inflamação da gengiva em torno da banda, penetração da banda no sulco gengival e até mesmo problemas mais graves como abcessos periodontais e cáries extensas.

Por isso você deve sempre estar atento às bandas do seu aparelho e em caso de mobilidade ou qualquer alteração nos tecidos adjacentes, converse com o seu ortodontista para evitar complicações desnecessárias.

Lembre-se que a prevenção garante um tratamento mais tranquilo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto veja o artigo sobre o funcionamento do aparelho sem bandas ortodônticas.

242 Comentários para: “O perigo das bandas mal-adaptadas

  1. Bom dia.
    Gostei muito do blog! É super importante encontrar tanta informação esclarecedora assim na internet. Parabéns!
    Estava fazendo uma pesquisa sobre Aparelho Lingual. Encontrei uma resposta no site http://www.ortodontista.net/aparelho-ortodontico-lingual.html, que indicava este link para fazer perguntas diretamente para o Dr. André.
    Numa linguagem absolutamente leiga, minha dúvida é sobre o uso do Aparelho Lingual. Ainda não consultei um ortodontista pessoalmente, porque onde eu coloquei o aparelho móvel ainda não incluiram essa técnica (sou de Sorocaba/SP). Meus dois caninos da arcada superior precisam “descer”, gostaria de saber se o Aparelho Lingual supre essa necessidade, já que a “força” que ele precisa aplicar é de cima para baixo.
    Muito obrigada!

  2. Gabriela,

    Obrigado pelos elogios, é ótimo saber que você gostou do site.

    É difícil responder assim sem ver o seu caso se este seria elegível para tratamento com ortodontia lingual, mas teoricamente não existe nenhum impedimento em se usar a técnica para corrigir a posição de caninos ectópicos.

    Ou seja, o aparelho corrige os caninos, mas pode ser que alguma outra característica sua como uma mordida aberta, por exemplo, contra-indique o uso de ortodontia lingual.

    E aí, só mesmo em uma consulta de avaliação com um ortodontista para ter uma resposta precisa.

    • Dr. Uso aparelho não é o fixo ainda, mais possuo uma grande dificuldades com as bandas pois acho que a minha gengiva não se adapta por ser muito sensível, pois fico no máximo 2 3 semanas e logo a banda cai ja fiz de tudo e nada resolve.. Isto é normal?

      • Patrícia,

        Não, isso não é normal. O normal em uma banda bem feita é ficar justinha no dente e firme até o final do tratamento.

        Em alguns casos a anatomia do dente pode ser mesmo muito fora do normal e aí fica difícil manter a banda. Mas neste caso o ortodontista já deve avisar o cliente desde o início do tratamento que existe este risco.

  3. Olá estava olhando seus comentários sobre os aparelhos estéticos, eu coloquei o de porcelana pelo menos foi o que meu dentista disse que era, mas eu achei ele MUITO branco, é totalmente diferente das fotos que eu pesquisei e dos aparelhos estéticos que já ví em alguns conhecidos!! Eu queria saber porque ele é tão branco?? É a marca?? O material q é fabricado. A questão é que estou totalmente insatisfeita e acho ele tão aparente quanto o de metal, de discreto não tem nada!!!
    Obrigada pela atenção

  4. Allana,

    Realmente é uma situação desagradável, você pagar mais por um aparelho que deveria ser mais estético e se surpreender com um bracket extremamente branco que acaba aparecendo muito.

    É difícil avaliar à distância, mas acredito que seja porcelana mesmo. Algumas marcas de brackets cerâmicos são de fato muito brancas e se a tonalidade dos dentes for um pouquinho mais escura eles ficam muito aparentes.

    Os brackets de policarbonato, que são mais baratos, não costumam ser tão opacos, são ligeiramente mais transparentes, conferindo algumas vezes uma estética até um pouco melhor. Mas não é um material comparável à porcelana no quesito resistência.

    E os brackets de safira são muito mais translúcidos que os cerâmicos, então com certeza não é o seu caso (até por que brackets de safira são muito mais caros).

    Por isso acho que você deve estar mesmo com brackets de porcelana.

    E neste caso, o que você pode fazer é conversar com o seu ortodontista e tentar negociar a troca dos brackets por outra marca ou mesmo pelos de safira.

    Mas o ônus do custo desta troca deverá seu seu, já que, aparentemente, ele colou nos seus dentes os brackets que você escolheu.

    A situação é muito chata, mas é preciso calma e bom senso para buscar uma solução que seja boa para ambos, afinal ninguém errou neste caso.

    Mostre ao seu ortodontista que você não está satisfeita, mas não o está culpando, e precisa dele para encontrarem juntos uma solução.

    Boa sorte! E depois venha me contar como a situação foi resolvida, ok?

  5. Obrigada pela resposta!!!
    Conversei com meu ortodontista e ele realmente disse exatamente isso que o aparelho é de porcelana mas esta marca é mais opaca que as outras mas ele falou que é mais branco por ser porcelana pura e o que ele vai colocar em mim agora é composite!!! Não entendi a diferença e perguntei se este composite era de policarbonato mas ele não soube me responder e só disse que não é porcelana pura é composite!! Tô com medo de colocar e não gostar ou de colocar uma coisa mais barata do que realmente paguei pois eu paguei R$1500 e será que este tal de composite é o mesmo valor e tem a mesma qualidade???
    Obrigada pela atenção!

  6. Allana,

    O composito ou composite é um tipo de resina, portanto acho que ele se refere a um bracket de policarbonato.

    É difícil dizer se você vai gostar ou não, estas coisas só mesmo depois de colado.

  7. Olá resolvido o problema, já retirei o aparelho que não tinha gostado e eles adquiriram o aparelho de porcelama mystic mb da GAC orthomax que pelo que pesquisei é uma boa marca!!!
    Obrigada pela atenção
    Um abraço

  8. Allana,

    Fico feliz que você tenha conseguido resolver a questão. Os brackets desta marca são de ótima qualidade.

    Obrigado por voltar aqui para contar como tudo foi resolvido.

    Tudo de bom para você.

  9. Olá, gostaria de saber mais sobre o aparelho estético Composite. A Ortodontista me disse q é uma mistura de resina e porcelana e que é resistente, não amarela e é tão eficaz quanto o de porcelana 100%
    Por favor, ve pode me esclarecer melhor?
    Grata,

  10. Carolina,

    Brackets de policarbonato são teoricamente menos resistentes que os de porcelana.

    Mas é perfeitamente possível fazer um tratamento ortodôntico com este tipo de bracket sem maiores problemas.

    E, na minha opinião são bastante agradáveis esteticamente.

    Não vejo motivos para não usar estes brackets em um tratamento ortodôntico. Mas não podemos dizer que são 100% iguais aos brackets de porcelana.

    É um outro material, por isso não é a mesma coisa.

    Abraços,

    Dr. Andre

  11. Olá, Gostaria de saber se todas as pessoas que usam aparelho necessitam de banda? Porque no meu caso, o dentista disse que eu não precisava e eu não entendi o porquê, se todas as pessoas que conheço colocam primeira a banda. Coloquei o debaixo tem 4 dias,e o de cima tem uns 20 dias,será que tem espaço para os dentes voltarem para o lugar, já que eu já retirei os 4 sisos? Fiquei até com receio de todos os dentes pressionarem os últimos dentes e acabarem prejudicando, já que não tem banda, isso pode acontecer?
    Obrigada pela atenção e aguardo retorno.

  12. ola! comecei a fazer meu tratamento a uns 30 dias atras,logo na primeira consulat o dentista avaliou meus dentes e disse q seria necessario o uso do aparelho pois eu tenho um leve desviu no maxilar,ele restaurou um dente e m encaminhou para tirar as fotos e os moldes dos dentes,ja estou c minha pasta,mas o meu tratamento ñ acabou pois eu ainda tenho 4 dentes p restaurar,ele m disse q isso ñ importa q depois q colocar o aparelho pode restaurar.isso prejudicaria em alguma coisa? e sobre os aneis,eles são colocados em 4 dentes,2 em cima e 2 em baixo ou isso ñ tem nada a ver???aguardo anciosa a resposta pois estou c essas duvidas!!obrigada pela atenção.

  13. Amanda,

    A mobilidade é relativamente normal em ortodontista, mas isto precisa ser avaliado pelo seu ortodontista que é quem pode dizer se está dentro da faixa de normalidade ou se pode ser sinal de algum problema.

    Abraços,

    Dr. Andre

  14. Olá, André. Estou adorando seu blog, seus posts são claros e me ajudou bastante. Coloquei o aparelho fixo hoje, meus dentes são muito tortos. O ortodontista colocou na arcada superior, no entanto, disse que só colocaria o aparelho na arcada inferior no próximo mês e depois de mais um mês, colocaria os anéis metálicos. Esse procedimento é correto? Estou em dúvida, logo imagino que todo esse tempo não é necessário e que ele está apenas prolongando o tratamento. Desde já, agradeço :D

  15. Sharon,

    De fato é possível montar o aparelho todo em um único dia.

    Mas eu mesmo não gosto de trabalhar desta forma, pois a chance de erros de colagem com brackets mal posicionados aumenta quando o ortodontista prolonga muito esta consulta.

    Além disso a adaptação do cliente aos dois aparelhos pode ser mais difícil.

    Eu não concordo, por exemplo, com a colagem dos brackets sem a inserção do arco. Nestas condições o aparelho incomoda muito mais e não há vantagem nenhuma.

    Mas não acredito que o seu ortodontista esteja deliberadamente prolongando o seu tratamento.

    Fico muito feliz que você esteja adorando o blog. Volte sempre!!!

  16. Olá André. Minha mãe falo que sente um cheiro horrivel ,mas eu sinto o cheiro só um gosto ruim na boca. Depois que eu soube isso estou com receio de falar perto de outra pessoa, e de ir pra balada. Escovo os dentes todo os dia e passo fio-dental. Uso as bandas e elas estão bem fixas. Mas eu sinto um gosto horrivel na boca. Quando eu passo o fio dental entre os primeiro pre-molar e o primeiro molar e entre o primeiro molar e o terceiro molar, fica um cheiro ruim no fio dental eu sinto um gosto ruim na boca.Estou em duvida se estou escovando corretamente os dentes, ja fiz limpeza mas não adiantou. Será que pode ser sinal de alguma doença nos dentes ou nos pulmões. Obrigado pela atenção

    Abraços.

  17. Anônimo,

    Este problema pode estar mesmo relacionado às bandas. Acho que você deveria conversar com o seu ortodontista e insistir para que ele cheque a boa adaptação destas bandas para evitar maiores problemas no futuro.

    Abraços,

    Dr. Andre

  18. Oi, Coloquei as bandas inferiores hoje e sinto que estão ligeiramente altas na parte da frente. Quando tento mastigar, os tubos beliscam minha bochecha e do lado direito o tubo esta entortado. Sei que é dificil comentar sem ver o caso, mas será que a colocação não foi bem sucedida? Como devem ficar as bandas nos dentes, devem cobri-lo até a gengiva? Obrigada

  19. Priscila,

    As bandas podem ter ficado um pouco altas criando uma interferência oclusal.

    Isso costuma ser resolvido com facilidade. Converse com o seu ortodontista e mostre onde está tocando. Certamente ele vai resolver isso para você.

    Abraços,

    Dr. Andre

  20. coloquei ontem as bandas mas pra mim elas ficaram um pouco grandes e fora dos dentes e por isso não consigo mastigar correctamente. falei com o orto na altura e ele disse k era normal e k durante o tratamento é preciso fazer sacrifícios!!! O k eu gostaria de saber é se é normal não conseguir mastigar e sentir k estão grandes de mais e se este incómodo vai durar durante os 2 anos de tratamento previstos no meu caso??
    Agradecia a resposta!!!

  21. Ana,

    Normalmente uma banda não deve criar contato prematuro entre os dentes, ou seja, não deve ficar alta.

    Mas algumas vezes o ortodontista pode ter como objetivo uma desoclusão entre as arcadas e para isso lançar mão de batentes oclusais que impedem o fechamento completo.

    Pergunte se o objetivo é este, por que se não for as bandas estão mal adaptadas.

  22. DOUTOR coloquei o aparelho tem 1 semana,mas so que os meus dentes quase nao ver defeitos,so os de baixo que e o pouquinho afastado do outro,quanto tempo sera que vou ficar com aparelho.outra pergunta´que pasta usar ideal e escova dental

  23. Olá Doutor,

    Semana que vem vou colocar aparelho nos dentes e optei pelo aparelho transparente de policarbonato por seu custo ser em conta e a estética tb. mas depois vi muitos sites na internet falando mal desse tipo de material com relação a sua facilidade de amarelar no decorrer do tratamento. agora estou com receio de coloca-lo e depois me arrepender.
    Já usei aparelho de metal convencional antes por 2 anos mas n usei a contenção como devia, ai tenho que refazer o tratamento todo denovo!!
    E por isso estou optanto por algo mais discreto.

    É possível o aparelho de policarnonato não escurecer ou amarelar durante o tratamento?
    O que posso fazer para evitar que isso aconteça?

    Obrigado

  24. Rub,

    O policarbonato é um material que funciona bem em ortodontia.

    Mas certamente é inferior à porcelana e à safira.

    Eu nem diria que o maior problema seja o amarelamento ou escurecimento, e sim as quebras e descolamentos de brackets que costumam ser mais frequentes com o policarbonato.

    Apesar disso eu já tive clientes que chegaram ao final do tratamento com este aparelho sem nenhum descolamento de bracket.

    Enfim, o bracket funciona, mas atualmente eu já não uso mais este material e prefiro a porcelana.

    Para evtitar o escurecimento você pode abrir mão de alientos escuros como café, mate, coca-cola, açaí, vinho, etc.

    Abaixo, um link interessante para você:

    http://www.ortodontista.net/blog/aparelhos-esteticos-amarelam/

  25. Doutor,
    Coloquei 2 bandas nos dentes superiores há 1 ano e meio mais ou menos, sinto elas bem firmes e não há mobilidade aparente, porém venho sentindo gosto estranho e quando passo a fita dental em uma das bandas sangra muito a gengiva e deixa um cheiro estranho no fio, será o inicio de uma gengivite? Mês que vem irei ao dentista novamente, o que devo pedir a ele pra fazer? Muito obrigada.

  26. Consu,

    Pode haver um nicho de retenção de placa bacteriana entre a banda e o dente.

    Peça ao seu ortodontista que examine a região para detectar o problema e corrigi-lo.

  27. Doutor,
    A banda do meu aparelho quebrou em uma das 4 quinas e ficou meio solta. O dentista ao invés de trocá-las, ele remendou com rezina, mas mesmo assim ainda acho que ela ficou mais baixa que a do outro lado. Tem algum problema nisso? Ele deveria ter colocado uma banda nova?
    Grato.

  28. Red,

    No seu caso, só mesmo o seu ortodontista pode responder.

    O reparo que ele fez não é muito comum mas pode ter sido a melhor opção no momento. É impossível avaliar.

  29. Olá, Dr. Andre

    uso aparelho fixo faz 3 anos e no mês de Junho, minha dentista trocou minha banda inferior direita. No começo não sentia nada, mas agora minha banda está com um cheiro horrível, se eu mexer nela às vezes sai sangue, dói e parece que a gengiva está um pouco inchada. Vou ao dentista dia 08/Agosto e vou pedir pra ela que tire a banda, pois não aguento mais esse cheiro desagradável! O senhor poderia me dizer se estou com alguma doença? Ou se eu trocar a banda ela irá voltar ao normal? Obrigada!!

  30. Caroline,

    Parece que a sua banda está solta e resíduos de alimento estão penetrando entre ela e o seu dente provocando este cheiro.

    O risco é a longo prazo, mas se este problema for resolvido logo, a gengiva voltará ao normal em alguns dias.

    Depois, continue observando e se voltar a se soltar avise à sua dentista.

  31. Doutor,

    Coloquei aparelho na parte de baixo a 4 dias e tenho a impressao de que 1 dente, o da frente esta ficando mais alto do que todos os outros, e antes do aparelho estava na mesma linha. Isso é normal?? estao se alinhando? Obrigada!

  32. Fernanda,

    Ainda está muito recente para tirarmos qualquer conclusão.

    Se a diferença continuar aumentando ligue para o seu ortodontista. Se não, aguarde até a próxima consulta.

  33. Tenho esse mesmo problema com as bandas, gosto terrivel na boca, fico sempre preocupada, queria saber se teria algum produto que poderia ajudar uso sempre enxaguatório bucal, e as bandas que eu uso são bem fixas !!!

  34. Olá dr. André!
    Tenho 52 anos e tenho osteoporose desde os 30 anos, pois fiz uma cirurgia aos 21 anos e entrei na menopausa precoce. Como não fiz reposição hormonal, tive muita perda óssea. Agora meus dentes estão muito desalinhados e tenho mordida cruzada e muita retração na gengiva. Procurei uma faculdade de especialização em ortodontia (FUNORTE) que não cobra o aparelho e a manutenção é um valor bem simbólico e falei sobre o meu caso. Eles me pediram para fazer a pasta de documentos e tirar uns raios x, para avaliarem a perda óssea. Fiz e encaminhei a eles. Depois fui chamada , o aluno que já é dentista e está fazendo o curso de ortodontia,colocou os espaçadores e 3 dias depois colocou os famosos anéis. Depois ele chamou o professor responsável para verificar o serviço feito por ele e o professor disse que os anéis tinham ficado um pouco alto, que poderia ter ficado mais baixo, mas tudo bem e saiu para o lado e o aluno me liberou. Vim embora e em caso quando passei a língua nos anéis, pude perceber que parecia haver uma abertura entre o dente e o anel, que poderia entrar resíduo de alimentos e provocar uma cárie. No outro dia voltei nele e falei do meu receio e desconforto. Sugeri a ele que prenchesse o espaço com cimento, para evitar que penetrasse algum resíduo e ele disse que não seria necessário, pois o anel tem um tratamento que emite fluor e evita a carie. Resolvi pesquisar e encontrei este site e vi que o problema dos anéis é comum entre os usuários. A pergunta é: O uso dos anéis não está ultrapassado e o índice de cárie com ele é muito grande, porque não usar somente o tubo colado ao invés do bandado? Perde-se qualidade no tratamento usando o tubo colado? E mais você recomendaria o uso do aparelho fixo, no meu caso (52 anos e osteoporose) ? Voce disse que quando tira-se o aparelho após o tratamento, o osso tem que moldar-se à raiz , para que ele pare de movimentar e estabilize para não voltar a desalnhar; e na minha idade isto é possível? Estou com receio de continuar o tratamento, com medo que isso venha me trazer mais prejuízos que benefícios. Pois não senti segurança no aluno e ele não comentou nada sobre os raios x solicitados e minha perda óssea e achei o professor sem muita postura diante do aluno. Por favor me ajude e me oriente.
    Att.
    Sônia

  35. Sonia,

    Não se pode dizer que o uso das bandas está ultrapassado. Em algumas situações elas são imprescindíveis. Por outro lado, em outras é possível evitá-las.

    Eu particularmente, evito usá-las sempre que posso.

    E acho que vale a pena você insistir na questão da banda mal-adaptada para evitar problemas no futuro.

    A sua idade não é problema para o tratamento. Mas a osteoporose precisa ser avaliada e dimensionada por um especialista para saber se pode haver alguma interação com o tratamento ortodôntico.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  36. Boa tarde, Dr.
    Tenho overbite classe II, mordida profunda, dtm. Meus dentes são muito pra dentro, inclusive os superiores. Estou usando placamiorrelaxante há um mês. Na avaliação o ortodontista me apresentou o seguinte tratamento: aparelho fixo autoligado e após o herbst para puxar a mandíbula pra frente. O que vc acha desse tratamento? O Herbst pode ser usado em adultos? Também me ofereceu uma segunda opção: aparelho de planas em uso integral. O que vc acha? Tenho 40 anos. Por favor me de sua opinião. Fico no aguardo.

  37. Liza,

    Eu particularmente não tento estimulação de crescimento mandibular em adultos nem com propulsores como o herbst, nem com placas planas.

    Existem trabalhos científicos que abordam o uso de propulsor em adultos, mas eu não cheguei a me aprofundar no tema e, como não uso na minha prática diária, fica difícil dar uma opinião.

    Recomendo que você converse mais com o seu ortodontista até se sentir segura para continuar. Se necessário, consulte outros ortodontistas para ouvir opiniões diferentes.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Conheça o canal do
    ortodontista.net no YouTube
    e veja todos os vídeos em um só lugar.

  38. Olá Dr. eu botei o aparelho superior há um mês e tenho uma dúvida: uma das banda estar mais “alta” que no molar do outro lado, o arco estar fazendo bastante força nos destes vizinho a banda mais alta (o que faz doer um pouco durante a mastigação). Isso é normal ou as bandas deveriam estar na mesma altura? Tenho medo que os dentes vizinho a banda mais alta faça um movimento indesejado ou isso atrapalhe todo o tratamento. Desde já obrigado.

  39. Oi Dr. Eu uso aparelho fixo em torno de 1 ano meio e tenho duas bandas no primeiro e no segundo molar superior esquerdo e direito. Eu nunca tive problemas com mau hálito porém esses dias passei a sentir um mau hálito terrivel, eu uso o fio dental e sempre escovei muito bem meus dentes e continuo da mesma maneira, mas o Dr. o mau hálito não sai … É necessário que eu escove os dentes quase a todo instante para amenizar o mau cheiro e não sinto minhas bandas folgadas, sinto elas bem firme e bem cimentadas nos meus dentes … o que pode ser Dr.? me ajuda :(

  40. Julia,

    Como a sua escovação é boa, acho que as bandas ainda são as principais suspeitas de causar esta halitose.

    Converse com o seu ortodontista e peça que cada banda seja examinada afim de checar se pode estar havendo retenção de resíduos ou agressão aos tecidos adjacentes à estas bandas.

    Se o problema não estiver nas bandas, será preciso avaliar o resto do aparelho, procurar por cáries ou inflamações gengivais.

  41. Dr. Andre,

    só ultimamente notei que em um dente, há aquela massinha que cola o braket, acho que por descuido a minha ortodontista, não se atentou que caiu esse pingo, só o notei agora, pq ele começou a escurecer e em volta de um outro braket, não sei se por acumulo dessa massinha, esta escurecendo também. Eu bebo muito café. Tenho uma boa escovação, mas infelizmente notei que em volta do braket de 1 dos dentes esta escurecendo!

    O que devo fazer na próxima consulta com minha ortodontista! Esse pingo de massinha que caiu no dente pode ser removido, morro de medo de virar uma cárie, e esse braker escurecido, como devo fazer? tirar e pedir pra que ela faça uma limpeza e recoloque?

    Se puder , me tirar as dúvidas, pq minha ortodontista é péssima, quero resolver isso primeiro esse mes com ela , pra poder mudar de ortodontista!

  42. ola dr estou usando disjuntor palatino e bandas no penultimo molar dos dentes inferiores,daqui duas semanas colocarei o resto do aparelho fixo inferior e queria saber se ja vou usar borrachinhas coloridas ou nao,ja que meus dentes de baixo nao sao tao tortos?obrigada

  43. esqueci de diser que a assistente do meu ortodontista falou que na parte de cima quando tirasse o expansor nao iria usar borrachinha no primeiro mes,entao o que usarei?

  44. eu e meu namorado usamos aparelho,sem querer enganchamos os brakets e minha borrachinha caiu entao devo procurar meu dentista o mais rapido possivel ou da para esperar ate a proxima consulta?

  45. sempre tive muita bochecha apos usar disjuntor(mandibula muito estreita e profunda,respiracao ruim,e dentes tortos)meu rosto alongou e as bochechas diminuiram,porque?

  46. Caro doutor. Aproveitando que tem varias perguntas sobre expansor,te pergunto uso expansor a 4 meses e gosto muito de cantar mas desde que botei nao consigo cantar claramente e desafino muito.So para informar estou usando ele um pouco tarde tenho 19 anos devido a um tratamento com um profissional pouco competente quando crianca.Mas é que nao consigo cantar?

  47. Renata,

    No seu caso o aparelho deve atrapalhar mesmo, mas não há muito o que fazer neste caso, pois cantar é mais complicado que apenas falar.

    Sabemos que com o tempo isso vai melhorando, mas não sei se vai desaparecer completamente.

    Colocar a língua entre os dentes não vai trazer problemas pois esta sua condição é provisória.

    Eu trabalho no Rio de Janeiro.

  48. da para mascar chiclete usando aparelho fixo,meu dentista diz que nao mas quase todo mundo masca e nao acontece nada,entao gostaria de te perguntar se em seus anos de experiencia ja aconteceu alguma coisa com seus pacientes em relacao ao chiclete?

  49. Ei Dr. André tenho uma dúvida que não encontrei solução em lugar algum. É normal apenas trocar as borrachinhas do aparelho na maioria das manutenções mensais do aparelho? Na real, o que se deve ser feito nas manutenções mensais do aparelho?

  50. Leandro,

    Nem sempre é necessário trocar arcos ou apertar o aparelho com elásticos e molas. Muitas vezes o aparelho precisa ser mantido sem ativações para que o arco possa continuar trabalhando, principalmente nas inclinações das raízes dos dentes.

    É comum o paciente ficar na dúvida e até desconfiar que está perdendo tempo, mas muitas vezes o tratamento é assim mesmo.

    Por outro lado, não temos como garantir que no seu caso especificamente este procedimento seja o ideal, pode ser uma coisa ou outra.

    E é exatamente por isso que a confiança é fundamental em um tratamento ortodôntico.

    Esta confiança normalmente vem de um bom relacionamento, acessibilidade para tirar dúvidas sempre, clareza na comunicação entre o profissional e o cliente, respeito aos prazos estabelecidos no início do tratamento e comprometimento com o resultado.

    Ou seja, se estes fatores estão presentes, você terá confiança nas decisões do seu ortodontista e poderá sempre tirar as dúvidas com ele.

    Dê uma olhada neste artigo:

    http://www.ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

  51. voltei dr pra te explicar melhor ja coloquei o aparelho fixo é no lugar do elastico colocaram um arame que doi muito por sinal.Para que serve esse arame esticamente falando a borrachinha é bem melhor.E outra como se usa aquela cera que a gente ganha,ta incomodando horrores o aparelho e eu nao sei usar aquilho?

  52. Malu,

    Pela sua descrição você está usando um amarrilho metálico que é um fio fininho que serve para prender o arco no bracket substituindo a ligadura elástica. Se ele não estiver bem adaptado a ponta pode machucar bastante.

    Quanto ao uso da cera protetora, lá no site tem umas imagens mostrando. Mas eu prometo fazer um vídeo explicando como colocar a cera, ok?

  53. Dr. André,

    tô usando aparelho faz 7 meses e peguei uma mania horrível de ficar passando a língua e os lábios em parte dos brackets. Me recomendaram passar uma cera lubrificante, mas não adiantou. Esses movimentos podem prejudicar a movimentação dos dentes? Existe algum material que possa colocar entre os brackets e os dentes (tipo aquela proteção de lutadores de boxe)? Obrigado!

  54. oló. Coloquei o aparelho a dois dias por causa do dente canino que esta encavalado, pois tem outro dente embaixo dele. mas meu aparelho que coloquei estao apenas nos dentes de cima mas nao pegou na presa. gostaria de saber se com esse metodo os dentes vao pro lugar e se apresa desce e ai sim colocarei o aparelho nesse canino q desceu. quanto tempo pro canino descer e voltar pro lugar.

  55. Eii eu uso banda a mt tempo ela esta nos ultimos dentes uma de um lado e outra do outro lado…unidas por um ferrinho que por sinal se encontra encostado com o céu da boca e tbm uso embaixo em lado opostos que igualmente as outras esta unida com um ferrinho que se encontra atraz dos dentes da parte debaixo…eu tenho dificuldades para pronunciar palavras que contenha o ´´r´´ ex: agora,laranja etc….será que isso é porcausa do aparelho?

  56. Olá, Dr. Andre Moreira. Coloquei recentemente aparelho na parte superior. Um mês depois coloquei as bandas em dois dentes inferiores. No entanto, a banda do dente inferior direito está tocando no dente que está com a banda lado superior direito. Com o movimento meu dente ficou um pouco mole, falei com meu dentista e ele disse que isso é normal. No entanto, sinto que o que fez meu dente amolecer um pouco é o fato de a banda inferior tocar o dente superior, não consigo acreditar que isso seja normal. Acho que a banda está alta. Estou preocupado. Como posso proceder?
    Muito obrigado!

    • Giba,

      Sim, você tem razão, o trauma provocado pelo toque provoca mobilidade no dente.

      Talvez um desgaste na banda ajude a reduzir este trauma.

      Não chega a ser um problema emergencial, mas não é recomendável passar o tratamento todo com este trauma no dente. Converse com o seu ortodontista sobre a possibilidade de um desgaste ou mesmo fazer uma nova banda.

  57. Boa tarde, estou com uma dúvida tremenda!Uso aparelho fixo a quase dois anos, estava tudo bem até que há dois meses,mais ou menos, minha gengiva está inchando e hoje está com uma bolsa de pus(na superior,acima do braquete perto do anel metálico e na inferior,também perto do anel metálico-só lado esquerdo). Faço a escovação,fio dental,limpeza no dentista….mas porque será? Será que o anel está muito junto à gengiva? Ou será gengivite mesmo?
    Obg!

  58. Dentista to com um aparelho a 3 anos e pouco quase pra 4…vc acha esse tempo certo?ta demorando demais.em outras dentistas que meus amigos vão é bem mais rapido pq será?e olha que o caso deles é o mesmo que o meu ou pior ainda.

    • Leo,

      Sem examinar você fica impossível dar uma opinião.

      Recomendo que você converse com o seu ortodontista para entender por que está demorando para finalizar o seu tratamento.

      Ou então consulte outro profissional para uma segunda opinião.

  59. Bom dia Dr. André,
    Estou com um problema entre a banda e a genviva percebi uma dor q iincomodava quando apertei saiu uma massa mal cheirosa fiquei preocupado e entre o dente e a banda as vezes ta aparecendo isso mas e sempre em volta da banda !! me de a dica de como fazer para evitar !!

  60. doutor eu tenho aparelho a parte de baixo esta colada na gengiva , a minha gengiva esta inveccionada e ela esta pra cima do aparelho , isso pode ser por causa do aparelho q esta colada na gengiva ,abraços espero o retorno

    • Kawanny,

      Quando o aparelho fica muito próximo à gengiva isso pode acontecer mesmo. O ideal é fazer consultas de limpeza regularmente e manter uma boa higiene diariamente para tentar resolver este problema. Ou então remover o aparelho e colá-lo mais acima um pouco (se for possível, é claro).

  61. Minha banda de um lado,por uma ‘ponta’ que ela tem, está machucando muito a língua,arranhando, e formando aftas, porém meu dentista disse que ela estava colocada certa. E a do outro lado não machuca em nada. Isso é normal? É necessário mudar a banda de quanto em quanto tempo? Nunca mudei a deste lado desde que botei o aparelho.

  62. Dr, é normal sentir MUITA dor só em colocar as borrachinha pra separar os dentes? Antes mesmo de ativar o aparelho? Fiquei 2 dias só com as borrachinhas, e há 2 dias o ortodontista colocou os aneis inferiores e continuo sentindo muita dor. Quando ele ativar o aparelho (colocar os arcos), vai ser ainda pior?

    • Marília,

      Os separadores podem ser a pior parte do tratamento em termos de desconforto, por isso eu evito usar bandas sempre que possível.

      Provavelmente vai doer um pouco também quando o arco for colocado, mas isso depende muito do arco. Os mais finos feitos de níquel e titânio são mais confortáveis que os de aço, mais rígidos.

      Normalmente os meus clientes reclamam muito pouco de dentes doloridos durante o tratamento.

  63. Olá, uso aparelho dentário fixo há 5 anos e 7 meses. Meu dentista disse que o tratamento ia durar de 2 a 3 anos, mas sempre que eu pergunto quando vou tirar o aparelho ele só diz que falta pouco para acabar o tratamento. Mas, já faz o dobro do tempo que ele disse no início.
    É normal ficar tanto tempo usando aparelho fixo?

    • Duda,

      Eu não tenho como falar sobre o seu caso especificamente sem ter examinado você.

      Mas o fato é que o tratamento já se alongou muito mais que o esperado, então, no mínimo o seu ortodontista deve explicações bem claras sobre os motivos para uma diferença tão grande entre o prazo estimado no inicio e o prazo real do tratamento.

  64. Olá. Quero parabenizar o blog de vocês. Realmente fantástico. Essencial para quem busca informações precisas sobre o tratamento.
    Quero aproveitar para pedir ajuda afim de sanar uma dúvida:
    Coloquei hoje o aparelho nos dentes da arcada inferior, onde a profissional optou por usar bandas. No entanto, me parece que as mesmas não ficaram completamente ajustadas aos molares, no que tange em acompanhar a curvatura dos dentes.
    Pelo lado de dentro, sinto que a parte inferior da banda, que fica próxima da gengiva, não acompanha a curvatura dos molares ao que se aproxima a gengiva. Ficando então a superfície laminar da banda reta e saliente, raspando na língua e causando grande desconforto, especialmente durante a alimentação. Além do desconforto, o espaço deixado entre a lamina e o dente me parece um local propenso a acúmulo de resíduo. Gostaria de saber se isso deve ser verificado pela profissional, ou se trata-se de algo a que deverei me adaptar. Grato. Paulo de Oliveira.

    • Paulo,

      Obrigado pelos elogios!

      Certamente isso deve ser verificado e corrigido. Tanto o trauma constante na língua quanto o acúmulo de resíduos sob a banda podem trazer problemas sérios para a sua saúde bucal.

      Não deixe de mostrar esta situação ao seu ortodontista. Com certeza ele será o primeiro a querer refazer estas bandas.

      Um abraço.

  65. Dr , eu coloquei aparelho fixo hoje com bandas , e já sinto um gosto estranho na boca , de ferro sei lá , tem uma banda maior que a outra , esta que está maior quando passo a lingua da pra sentir o cimento ,será que é má-colocação das bandas ?

  66. caro Dr, Venho a varios meses com esse ferrinho do final dos dentes solto, ta machucando e quando passo o fio dental sai sangue pra caramba, eu falei que estava solto pra doutora e ela falou que tinha soltado a molinha só , mais é o ferrinho que ta solto, dai ela falo que ta normal. e agora ? :/

    • Andre,

      Se continua machucando a sua ortodontista precisa resolver o problema. Não é possível fazer o tratamento com o aparelho machucando o tempo todo.

      Mas o sangramento com o uso do fio dental deve estar relacionado à uma gengivite.

  67. dr, eu tinha os dentes perfeitamente alinhados, mas, segundo meu dentista, um pequeno problema de mordida cruzada e retrognatismo mandibular. Eu usei um aparelho fixo no céu da boca pra abrir a arcada, mas eu tive a impressão de que prejudicou meu sorriso e deixou meu rosto mais largo. Para corrigir o retrognatismo, estou fazendo uso do APM… mas ai tem dois problemas. Quando eu coloquei, deu uma melhorada estética bacana no rosto, principalmente de perfil, os dentes foram colocando topo a topo.. mas agora, já na etapa final do tratamento, mesmo colocando a mandíbula um pouco a frente do maxilar, o queixo fica para trás. Resumindo: com relação ao dente, o espaçamento foi compensado, mas aspecto ,no rosto, ainda é de quem tem retrognatismo. Pra piorar, meu dentista ajustou um lado do apm de forma diferente do outro e entortou minha mordida… Eu queria saber se com uma cirurgia estética, mentoplastia ou algo assim, seria possível colocar o queixo ( mandibula) mais pra frente, sem alterar a posição em que os dentes se encontram agora… pq eles já estão no limite

  68. eu também queria saber se tem alguma relação entre o rosto ter ficado mais largo e o uso do aparelho no céu da boca, para correção da mordida cruzada..

  69. oi gostaria de sabe se é normal separador da mal cheiro e gosto na boca? e se a banda doi tbm pra colocar .e eu posso eu mesma tenta tira o separador pra ver ou nao ´´e bom fasser isso berigado bjs.

  70. Olá Doutor!

    Há 6 meses coloquei duas coroas de porcelanas, uma ao lado da outra sendo os ultimos da arcada. Venho sentindo incomodo, gengiva um pouco dolorida, cheiro ruim quando passo fio dental e quando passo os dedos sobre as porcelanas, mesmo após a escovação e utilização de antissépticos. Falei com o dentista responsável pela clínica e ele teima a dizer que é normal. Marquei um horário com o dentista que fez o procedimento e gostaria de ir preparada com as informações, caso seja necessário argumentar. Tenho certeza que este fato não é normal, fico constrangida em namorar o meu próprio marido e ter uma simples aproximação.
    Agradeço sua atenção

  71. Olá Dr.
    Coloquei as bandas hoje e além dos dentes doloridos que é normal, o que mais me incomoda é o excesso de cimento. Sinto alto quando fecho bem a boca na mordida, e os dentes de cima não tocam nos debaixo. Isto está me incomodando bastante. Gostaria de saber se é normal.. este excesso sai com o tempo.. demora muito?
    Desde já agradeço.

  72. Olá Dr.
    coloquei o anel ( banda) nos molares inferiores da arcada dentaria.
    Estou sentindo incomodo ao mastigar causando ferimentos na buchecha, gostaria de saber se há soluçoes ou com o tempo minha boca vai se adaptar com isso? ouvir dizer que pode botar um tipo de cera “até em casa mesmo”, isso é correto? . Aguardo resposta

    Beijos Lorena Libório.

  73. Olá Dr. gostaria de saber o porque de minha gengiva está ficando inchada e minha Narina por dentro está ficando um pouco inchado também, o motivo de estar assim foi porque eu estava jogando bola, uns dos meus colegas vei de costas e meteu o cotovelo em meus dentes e sangrou depois foi em minha narina, na hora não inchou só depois o que fazer para resolver?

  74. Botei o anel ortodôntico hoje e tenho a impressão de que um deles está mais acima que o outro, como se ele tivesse subido e se aprofundando na gengiva. Isso é possível?

  75. Olá,
    Coloquei meu aparelho há 3 dias, e durante a colagem foi tudo normal, até que quando ela terminou de colar os bracktes que eu fechei a boca e juntando os dentes superiores com os inferiores, não consegui fechar direito minha mordida, justamente porque os bracktes de um dos molares inferiores estava encostando no molar dos dente superior. Imediatamente avisei a dentista, e ela resolveu colocando uma massa, parecida com resina no molar inferior, em cima dele, tipo como se fosse obturação, só que essa “resina” é de coloração azul, e assim está. Ai ela foi “lixando” com aquele aparelho de obturação até que ficasse no limite para o dente superior não encostar mais no brackte e ela disse que isso era para o brackte não quebrar. Só que isso é horrivel, pois eu não to mordendo direito. Só essa parte da “resina azul” que tá encostando no dente superior. O restante da minha arcada não encosta em nada. Isso é de praxe? É correto fazer esse procedimento? Por favor, me diga alguma explicação. Minha morida é aberta na frente. Obrigada!

    • Karoline,

      Não se pode dizer que está errado. O uso de batentes oclusais para levantar a mordida é comum em ortodontia. Mas o ideal seria ter ao menos um de cada lado para equilibrar a oclusão. Outra opção seria reposicionar o bracket (se possível) para evitar o toque com o dente antagonista.

  76. olá, coloquei aparelho faz dois meses , porem, notei q meu dente da frente deu uma entortada para dentro . isso é normal ?
    o que posso fazer ? ..

  77. Aparelho fixo atrapalha quem gosta de cantar? :/
    Eu amo cantar, mas não estou conseguindo cantar como antes, desde quando coloquei aparelho :s
    Me responde, por favor.

  78. Boa tarde.
    Coloquei o aparelho há 3 meses e até agora o dentista não colocou as bandas. Isso é normal? Estes três meses sem as bandas foram perdidos? Estou pensando em trocar de dentista, mas fico confusa. Como saber que o profissional está enrolando?

  79. minha banda do meu dente inferio saiu e o meu dentista só fez me dizer que tenho que passar a borrachinha novamente para colocar outra no outro mês mas ja esta com três dias que estar muito enflamado e doi muito o que faço?
    obrigada!!

  80. Minha dentista acabou de implantar a banda, mas entre a banda e o dente tem um espaço de 1 ou 2 cm preenchido de cimento ( nao sei o nome do material ) e por cima do dente esta cheio desse material, ela tampou praticamente a parte de cima toda do dente. Oque devo fazer?

  81. Ola, adorei seu blog, muito informativo !
    Tenho uma duvida em relaçao as bandas. Coloquei ontem a tarde e hoje percebi que tem cimento demais no dente q elas estao, sao os dois primeiros molares superiores. Liguei pra minha dentista e ela falou que o excesso de cimento saia com o tempo. Isso é verdade ?

    Ah, e soh uma outra curiosidade. Posso mastigar normalmente com as bandas sem perigo de descolar ?

    Desde jah obrigado pela atencao ! (:

  82. meu filho já está 2 meses com o aparelho movel e começou a dar problemas, gengiva inchada e dentes inflamados aonde esta a banda.Fomos na dentista ela limpo acimentou as bandas.Depois disso voltei la mais 2 vezes pra acimentar as bandas,porque o aparelho soltou da boca!Então a minha duvida é meu filho PODE FICAR SEM ACIMENTAR AS BANDAS?Já que o aparelho não esta caindo?Pode prejudicar o tratamento pelo fato de estar sem acimentar as bandas?Qual é a função da acimentação da banda?Ja que com o tempo a banda machuca e a acimentação fica caindo e a banda da muito mau cheiro?Aguardo a sua resposta!Bjs!

  83. Dr. coloquei minhas bandas ontem e uma delas está muito alta e por causa disso não consigo mastigar nada! Isso é normal? Meus dentes superiores e inferiores não estão se encostando e está me incomodando demais.

    Outra coisa, Dr, estou em tratamento há 3 meses e ainda não coloquei a parte inferior do aparelho, na manutenção passada a dentista só trocou o ferrinho e as ligas. Então minha pergunta é: Essa demora toda é normal?

  84. oi, minha banda entro na gengiva oque eu faço so percebi quando fui colar a liguinha a banda esta solta na parte de tras mas na frente esta dentro da gengiva tentei tira mais não conseguii e começo a sangra

  85. Olá, estou precisando de uma ajudinha.. É que estou usando aparelho extra bucal para corrigir meus dentes da parte superior, acontece que a banda do meu lado esquerdo soltou hoje, e fica subindo e descendo, quando coloco o aparelho extra bucal ele fica soltando, e o pior é que esse meu dente ta dolorido, tentei fixar a banda mordendo um objeto resistente, na hora funcionou, mas depois começa descer novamente! O que será que aconteceu? sera que tenho que procurar meu dentista? a minha próxima consulta é dia 13 de agosto, semana que vem, eu deveria ir antes? Obrigada!!!

  86. Boa noite,
    Faço tratamento ortodontico ha um ano e a banda do meu segundo dente molar da arcada inferior caiu pela segunda vez. A minha dentista chegou a optar por deixar sem a banda quando caiu a primeira vez e depois de um tempo a recolocou, so que ela caiu novamente. Seria minha higienizacao a causa? Sempre passo o fio dental e a escova interdental com cuidado. Ou seria minha mordida que esta tirando o anel do lugar, causando a descimentação? Obrigado desde ja pela atenção!

  87. Dr. vou colocar o meu sexta feira , estou com quatro borrachinhas de cada lado , estou com receio pois canto na noite e tenho shows em novembro , gostaria de saber se consiguirei cantar normalmente nessa data ou não obrigado deis de jah !

    • Olá David,

      Se tudo correr normalmente, acho que em novembro você terá passado pela fase de adaptação e estará apto a cantar.

      Mas como existem muitas variáveis que vão desde a forma como o aparelho é montado até a sensibilidade da mucosa do paciente, não há como ter certeza.

  88. Dr. uso aparelho a 1 ano, faço um ótima higienização, limpo os dentes 3 vezes por dia. Coloquei as bandas , ate ai tudo bem, mas começou a dar muito mal gosto na boca, acabava de escovar um tempo depois já estava com gosto ruim. Fui limpar cm fio dental entre o dente e a banda e começou a sangrar. Logo depois fui no dentista e eles falaram que não era nada, a gengiva estava ótima, e não havia nada mas, este problema ainda está me incomodando. Eu quero muito tirar as bandas, existe algum jeito de continuar o tratamento sem elas?

  89. Olá! Encontrei o blog hoje e estou amando! Os posts são ótimos e o senhor responde todos os comentários! Fiquei impressionada! :D Parabéns!
    Tenho uma dúvida: coloquei o aparelho fixo há alguns dias e a dentista havia colocado antes dos meus dentes de trás um elástico para separá-los e assim colocar a banda. Parece que a banda fica presa entre os dentes, porém do lado esquerdo quando mastigo me incomoda bastante, como se estivesse forçando entre os dentes, já do lado direito isso não ocorre. Isso é normal ou não deveria haver esse incômodo?
    Agradeço desde já! E mais uma vez parabéns pelo blog!

  90. Boa noite Dr. Andre Moreira
    uso aparelhos fixos a 8 meses e sempre fiz uma limpeza adequada,mas agora estao aparecendo um mal cheiro bem de leve quase nao se sente e estou preocupada,pois faço a limpeza conforme tem que ser. O que posso fazer para tirar esse mal cheiro?
    desde ja obrigada!!!

  91. Boa noite doutor. Fiquei impressionada com a vasta informação dada às pessoas aqui. Está de parabéns, e podemos perceber claramente que entende perfeitamente do trabalho que realiza.

    Então, estou um pouco insatisfeita com o tratamento que venho realizando por falta de informações, não gostam de esclarecer dúvidas, inclusive é o segundo dentista da clínica que venho realizando o meu tratamento, somente estes dois trabalham, o primeiro surtou dentro do consultório quando fui reclamar de um incômodo, enfim.

    Eu uso banda, pelo que eu saiba, não tenho problemas come ela. Quando retiramos o aparelho fixo, o aparelho móvel fecha este espaço?

    Estou com espaço nos caninos depois de uma duas extrações realizadas em que afirmaram ser necessário para adequação de todos os dentes, mas não compreendo se realmente era necessário e agora pode ser que sobre espaço, é normal?

    E doutor, claro se puder me esclarecer alguém coisa, já será muito vantajoso, pois entendo que sem avaliação é difícil.

    Para finalizar, gostaria de saber se depois dos dentes alinhados numa posição correta, se precisamos ficar com o aparelho móvel durante algum tempo para que a arcada se acostume naquela posição até colocar o móvel? Lá me disseram que assim que ajustar, irão tirar porque o trabalho já aconteceu….

  92. Boa noite Dr. Andre tenho uma duvida ao aparelho que recém coloquei no mês de setembro, coloquei ele só na parte de cima, esse mês (Dezembro) quando foi colocado, ficou normal mas na segunda semana um dos dentes da frente foi para frente… não sei se isso é normal, acredito que pois tenho receio de ir perguntar ao dentista…
    Obrigado desde já.

    • Jorge,

      Não tenho como saber se este avanço do dente estava previsto sem avaliar o caso.

      Por isso mesmo, você não deve ter receio de perguntar nada ao seu ortodontista. Tirar suas dúvidas também faz parte do trabalho dele.

  93. Dr.

    Coloquei aparelho há duas semanas. A orto colocou 8 bandas. 4 nos superiores e 4 nos inferiores.

    Ela disse que era necessário pois farei a cirurgia ortognática e vamos mexer muito na arcada. É possível fazer esse preparo sem as bandas?

    Como posso avaliar e analisar as bandas para evitar o problema de mal cheiro? Estou com muito medo das bandas.

    Sinto também minha gengiva coçar e meio molinha. O fio parece que empurra e não está tão dura como antigamente.

    É normal?

    Aguardo retorno.
    Obrigada!

  94. Dr.

    A banda do lado direito superior fica muito rente a minha gengiva. parece que a gengiva até encobre a banda.

    Terei problemas com isso
    ?

    Aguardo retorno

    Obrigada

      • Dr.

        Eu fui na dentista. Ela avaliou e falou que a banda subgengival é normal. Eu nao acho normal pq está cheirando mal. Ela falou que é normal tb.

        Fui em um 24h e o dentista falou que por enquanto a gengiva nao esta inflamada e que minha limpeza está boa e para manter assim.

        Eu ainda sinto o cheiro quando passo fio dental. Estou com medo. Mas já gastei tanto com essa dentista com o aparelho de ceramica…

        Vou acompanhar. De quanto em quanto tempo eu posso marcar uma limpeza? Ou Raio X para verificar se esta tudo ok com meu dente?

        Meu tratamento vai durar uns 18 meses. 12 meses antes de operar a ortognática e mais 6 meses ou mais de ajustes;

        Obrigada!

        • MiDias,

          Sim, é comum a banda invadir um pouco a gengiva. Por isso eu evito de usá-las sempre que possível.

          Mas como o seu caso inclui a cirurgia, talvez seja por isso que ela quer insistir com as bandas. Para a estabilização pós-cirúrgica, a banda pode ser útil.

          Você pode combinar com seu dentista clínico ou mesmo com a ortodontista, consultas de profilaxia regulares a cada 3 meses, por exemplo. Radiografias não são muito úteis pois a banda esconde qualquer lesão pequena que eventualmente esteja presente.

  95. Coloquei as bandas há uns 3 meses, faço a higienização normal, mas hoje percebi que os dentes envolvidos pela banda estão escurecidos. Fiquei desesperada pois meu dentista está de férias. Esse escurecimento é normal, o que posso fazer?

  96. pus o disjuntor palatino a duas semanas mais ou menos, nessas duas semanas alargou um pouco mas saiu me uma vez , e fui lá para o pôr novamente , passado algum tempo quando minha dentista já tinha deixado de ativar o aparelho saiu novamente , acho que as bandas dos molares são largas relativamente aos dentes , minha dentista pôs me uma ”placa” no céu da boca diz que é para manter o que já tenho alargado e para ir lá daqui a um mês para ela ver como está . o que é que esta ”’placa” faz afinal? continua o tratamento do disjuntor? me explica se faz favor.

      • muito obrigada pela resposta mas como isso é para manter o que o disjuntor fez , eu falei com a minha dentista e ela disse que esta placa é mesmo para manter e que o seguinte será o aparelho fixo… fazeria mal se ela me o colocasse já ? acho que sendo assim nem vale a pena andar meio ano com essa placa , colocava já o fixo né??

  97. Dr. minha filha colocou esses anéis no dia 12/03/2014, e ela diz que o anél do lado esquerdo esta batendo no dente inferior e dói bastante, o ferro esta machucando a bochecha dela, isso é normal? ou terei que leva-la ao dentista antes do dia para avaliar?

  98. Olá, doutor!
    Tenho muito medo em relação as bandas, mesmo elas parecendo bem fixas, principalmente em relação a higiene.
    É meu segundo dia com aparelho e ontem quando fui passar o fio dental no dente que tem a banda foi bem difícil, inclusive ficou fio preso na banda e foi complicado tirar. Até estou evitando comer do lado que tenho a banda.
    Minha duvida é se poderei ter algum problema nesse dente?
    Obrigada, adoro o blog.

    • Obrigado Isadora!

      O fato do fio dental ficar preso pode ser sinal de má adaptação desta banda. Converse com o seu ortodontista sobre isso.

      A probabilidade de você ter um problema sempre existe, mas não tenho como saber como está a adaptação da banda.

  99. OLá! Estou com uma dúvida, eu coloquei os elasticos separadores na quinta-feira. e minha gengiva tá inchada isso é normal? Me explica por favor

  100. Dr. André, primeiramente agradeço por esse site incrivelmente perfeito e super detalhado! Deixe-me relatar o meu casa terrível com essa banda: Ha um ano e meio comecei meu tratamento com um ótimo doutor. Ele pôs essa banda no meu dente, daí então comecei a perceber alterações no meu hálito, e sempre junto essa bendita banda,passei a ter um rigor extremo na limpeza desse dente mas mesmo assim o problema persistiu.Em uma das consultas falei com ele daí ele retirou e vedou outra vez, mas mesmo assim, nada de hálito bom.Então criei uma paranoia de limpar e limpar sem parar.Rios de enxaguante de todos os tipos mas nada de resolver.Então fulo da vida decidi EU MESMO tirar essa banda com toda dificuldade.Chega deu um alívio pra minha boca sofrida.Não quero mais de jeito nenhum utilizar essa banda e na próxima consulta terei de ser bem sincero com meu dentista.Sei que não é certo intervir no trabalho dele,mas sofri por todo esse tempo por causa de um simples arco metálico.Sem contar os constrangimentos.Estou muito envergonhado.O sr. acha que essa atitude minha foi errada? Como devo proceder? Que Deus lhe abençoe muito! Você faz um bem muito grande a todos nós! Abrçs!

    • Obrigado Heitor!

      Bem, realmente não se deve fazer alterações no aparelho por conta própria. Você poderia se machucar ou até quebrar o dente.

      Agora, acho que você deve ter esta conversa com o seu ortodontista e perguntar se não é possível usar um tubo colado. Se não há nada além do arco ortodôntico preso ao molar, acredito que seja perfeitamente possível usar tubos colados.

      Bandas são indispensáveis quando usamos disjuntores, arcos transpalatinos, propulsores mandibulares e outros aparelhos similares.

      Boa sorte para você!

  101. Uso aparelho e estou muito preocupada com a mobilidade, faz uns 20 dias que meu dente canino está muito mole, o dente desceu um pouco, pois estava mais alto, o dentista estava aplicando 3 forças no dente, pois precisava girar 90º, tenho medo que meu dente caia.O movimento de descida é normal?

  102. Olá Dr André, coloquei aparelho ortodôntico há poucos dias e quando minha dentista colocou os anéis, uma parte da massa que ela usou para preenche-los permaneceu na parte central do dente, o que faz com que eu não consiga fechar a mordida. Isso é normal? Tem me incomodado muito e, como minha próxima consulta está marcada somente para o próximo mês decidi buscar informações na internet e achei o seu site.
    Um abraço.

    • Elenira,

      Este excesso de material não é normal, mas também não deve causar maiores problemas.

      De qualquer forma, seria bom entrar em contato com o seu ortodontista para remover o material e restabelecer o conforto.

  103. Faço tratamento dentário no SESC SG RJ., Fiz cirurgia para aumento de coroa por duas vezes. em dois dentes um ao lado do outro,;.Refiz porque o protético não gostou do primeiro resultado, Foi colocada as duas coroas e não gostei do resultado, parece que estou com os dentes sujo, uma linha preta, parecendo tártaro, reclamei com o dentista, ele me disse que é minha raiz, que tenho perda óssea., e que não tem jeito vai ficar assim mesmo. Estou muito chateada, até porque nas fotos estão bem visiveis; Será que não tem soluçã?

  104. oi gente ta sendo uma semana muito difícil para mim,coloquei uma borrachinha entre o dente na parte de cima,nosaaa quero chorar de tanta dor,minha gengiva ta inchada e a metade do céu da minha boca tbm ta inchado e se formou uma bolinha(parece de sangue,tipo quando vc amara um elástico no dedo prendendo o sangue;) então o que eu faço?
    sem contar que o lado direito onde isso esta ocorrendo,na parte de baixo tbm esta sensível,nao to comendo a três dias. :)
    me ajudaaaaaaaaaaaaaa

  105. Olá, coloquei 4 espaçadores há 3 dias , hoje percebi que um estava quase caindo então fui arrumar, ai que está o problema, minha gengiva inchou instantaneamente e agora não sei se o espaçador está no meu dente, no caso entre a gengiva inchada,pois consigo ver um pequeno pontinho verde, ou se ele saiu . Estou com muita dor e a gengiva realmente está muito inchada . Está é a terceira vez que minha dentista tenta colocar em meus dentes porém sempre incha muito. As bandas são necessárias para qualquer tratamento? Pois realmente não consigo ficar com os espaçadores :/

    • Vitória,

      O separador pode ter entrado entre a gengiva e o dente causando inflamação (neste momento imagino que você já tenha resolvido o problema, desculpe pela demora).

      Seria bom optar por tubos colados se for possível pois vai facilitar bastante a sua adaptação. Há um post aqui no Blog sobre a necessidade do uso das bandas.

      • Olá, realmente no mesmo dia precisei retirar o separador com uma agulha porque estava inchando muito e doendo, como era de noite minha dentista estava fechada. Porém ai vai outra pergunta, eu retirei a borracha do dente, porém essa semana minha gengiva já está melhorando e ficando menos inchada e fui ver como estava, descobri que tem mais uma borrachinha! Não na gengiva acho que ela está certinha entre os dentes. Minha dentista pode ter colocado duas borrachinhas para tentar manter?
        E parabéns pelo blog, muito esclarecedor :>

  106. Olá! Eu fui ao dentista e ela me colocou três elasticos separadores na parte superior.. Mas ela não me colocou a outra por causa da restaração, creio eu que seja por excesso de restauração, porque eu não estava conseguindo passar o fio dental entre eles..! Porém ela não me disse nada oque eu tinha que fazer , nem oque ela ia fazer .. Só disse que terça agora ela iria colocar as bandas! Ai minha pergunta fica : O que ela deve fazer ? Como ela ira colocar a banda ? Obs: Coloquei os separadores terça dia 22/07 , retornarei dia 29/07 na proxima terça agora!!

  107. Oi,
    Dr. já tem mais ou menos uns três anos que uso aparelho fixo, desde então a minha gengiva esta inchada e vermelha, as vezes tenho sangramento. Já me queixei varias vezes com minha dentista, ela recomenda usar enxaguante bucal só que não resolve só para de sangrar. E me parece que esta piorando depois da gravidez, pois era só a parte inferior da boca agora esta na superior.

    Por favor me ajude a resolver esse problema porque estou pensando em trocar de dentista…..

    Aguardo retorno.

    • Ana,

      No seu caso o indicado é consultar um periodontista que é o especialista em tratamento de gengiva. A gravidez pode piorar o quadro mesmo, o aparelho também contribui, mas a sua escovação é a melhor arma contra este problema.

  108. Ola, achei mt importante a sua explicacao, vc pod,me ajuda? Minha banda entrou dentro da gingiva e infequisonou a,minha,gingiva , er ja esta com segrecao , oq eu posso fazer pra diminui o enxaso e para com a dor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>