Placa de contenção e o tratamento ortodôntico

456 Comentários para: “Placa de contenção e o tratamento ortodôntico

  1. Bom dia doutor, em primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho.
    Seu blog está sendo muito útil para o meu tratamento.
    Pena que eu moro em Recife, se eu morasse mais perto seria seu paciente.

    Bom, estou usando o aparelho ortodontico para reabertura do espaço do dente incisivo lateral esquerdo superior, pois o mesmo foi perdido por falta de cuidados.
    Após a abertura do espaço, estarei implantado um dente fixo.
    Minha duvida é a seguinte: Com o decorrer do tratamento estarei ficando com a “janelinha” do espaço no dente, vai ficar muito estranho, por ser na frente, haveria algum jeito de cobrir esse espaço enquento o tratamento termina e eu coloque o implante?
    Obrigado.

  2. Olá Leonardo,

    Fico feliz que você tenha gostado do blog e também lisonjeado com a sua confiança no meu trabalho. Obrigado.

    Respondendo à sua pergunta: Sim, é possível evitar a “janelinha” resultante da abertura do espaço do incisivo lateral.

    Será necessário fazer uma prótese provisória adesiva no local.

    Apesar do nome complicado, normalmente é um procedimento bem simples e pode ser feito com resina restauradora imitando um incisivo lateral e colada de preferência no canino que tem uma raiz maior.

    É importante que esta prótese seja feita sem nenhum tipo de toque em dentes antagonistas (é só um dentinho de enfeite) e pode-se ainda colar um bracket e prendê-lo no arco para disfarçar esteticamente e reforçar a prótese.

    Normalmente se faz esta prótese colada apenas em um dos dentes vizinhos para não interferir na movimentação ortodôntica.

    Depois, na medida em que o espaço abre mais, ela pode ser aumentada para manter a estética.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço,

    Dr. Andre

  3. Rosilene,

    Muito obrigado por vir aqui apenas para elogiar.

    Conto com você e todos os outros usuários para divulgá-lo a ampliar o alcance destas informações.

    Feliz 2011 para você!

    Dr. Andre

  4. Boa noite;

    Dr. gostaria de tirar uma dúvida, procurei um dentista para fazer implante pois tenho duas falhas, ele me disse q eu poderia colocar aparelho para trazer os dentes mais de trás pra fechar essa falha, e não precisaria de implante, resolvi procurar uma segunda opinião, então o outro dentista me disse q seria impossível pelo tamanho do espaço. então gostaria de saber do Sr. qual o espaço que o aparelho consegue puxar, o 1º dentista me passou mais confiança. Qual seria sua opinião, não sei qual decisão tomar. Obrigada…

  5. Olá Beth,

    Qualquer um dos dois podem estar certos. Alguns casos permitem que os espaços sejam fechados ortodônticamente enquanto outros requerem a manutenção do espaço e o preenchimento com implante.

    Mas é impossível dar uma opinião sobre o seu caso sem ter feito uma avaliação clínica.

    Por isso acho que você deve procurar mais alguns profissionais e decidir com calma. Se a maioria da opiniões penderem mais para um lado você já começa a ter um parâmetro para decidir.

    Talvez este post seja útil para você:

    http://www.ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Abraços,

    Dr. Andre

  6. Gleice,

    A placa é o tratamento para o apertamento que pode estar causando problemas nas articulações.

    Depois que você estiver livre dos sintomas poderá passar para o tratamento com aparelho fixo.

    Abraços,

    Dr.Andre

  7. Boa tarde Dr Andre,
    Usei aparelho fixo durante muitos anos e na epoca extrai os quatro pré molares. Quando retirei o resultado foi muito bom, porem, hoje, quase 10 anos depois os espaços (dos dentes retirados) estão aparecendo e então pensei em usar um aparelho móvel ou uma contenção (na época a minha dentista não colocava,logo, não usei) e não mais o aparelho fixo. Isso seria possivel na sua opinião? Um abraço!

  8. Fabiana,

    Se for apenas para manter a situação estabilizada eu acho que pode funcionar bem, mas se a intenção for fechar os espaços talvez seja melhor trabalhar com ortodontia fixa.

    Abraços,

    Dr. Andre

  9. Ola Doutor

    Há dois anos comecei um tratamento com aparelho ortodontico, eu não tenho o primeiro molar da parte superior, meu dentista disse que vai tentar fechar o buraco, pois se deixa-lo aberto os meus dentes vão voltar a entortar, porém ele também disse que não iria conseguir “puxar” ele todo e que a falha só ia ficar menor.
    Estou com receio de isso ser desculpa dele para eu ficar mais tempo com o tratamento.
    Se ficar uma falhar dessas é possível os dentes voltarem a entortar?
    Quando estou com minha boca fechada, não fico com a mordida completamente fechada, é como se a parte de baixo tivesse ficado caída, isso é normal?

    O que for possível o senhor me esclarecer ficarei muito grata.
    P.S. Moro em uma cidade pequena onde são pouquissimos profissionais dessa área.

    Grata pela atenção.

  10. Márcia,

    Se o espaço não será todo fechado, talvez a melhor solução não seja fechá-lo e sim abri-lo e substituir o dente perdido com um implante.

    Normalmente isso faz o tratamento ficar mais rápido.

    Mas é claro que a minha opinião é baseada apenas em uma descrição. A única forma de emitir uma opinião embasada é através de uma avaliação clínica realizada em consultório.

  11. Olá doutor, eu uso o aparelho fixo a 2 anos, e no meio do ano irei tirá-lo, gostaria de saber se após a retirada do aparelho, eu terei que usar o aparelho móvel, e se esse aparelho geralmente já está incluído no valor pago ou será cobrado separadamente. Espero resposta e desde já agradeço, abraço.

  12. áh, eu também gostaria de saber se mesmo com o aparelho fixo eu ainda precisarei consultar meu dentista mensalmente ou não. Mais uma vez, obrigada.

  13. Fernanda,

    Sim, você usará a placa de contenção como é explicado no vídeo.

    Mas a questão da cobrança depende de cada profissional. pergunte ao seu ortodontista como isso será feito.

    Abraços,

    Dr. Andre

  14. Fernanda,

    Eu faço consultas anuais para acompanhar os meus clientes, mas isso também depende do profissional.

    Mas não vejo necessidade de consultas mensais já que o tratamento terminou.

  15. Olá, eu gostaria de saber sobre a placa de contenção que vem com um “dente”, para fechar um espaço, por exemplo.
    Minha dentista falou que parece com um dente mesmo, que não dá pra perceber que é falso. O dente que eu não tenho é o incisivo lateral superior esquerdo.
    Será que dá pra contar com a placa de contenção para eu não ficar com uma falha na minha boca, enquanto eu não faço um implante?

    Obrigada

  16. Roberta,

    Sim, esta é uma opção para fechar provisoriamente este espaço. Mas você vai ter que comer com a placa, pelo menos quando estiver com outras pessoas e não quiser ser vista sem o dente.

    Outra alternativa é fazer uma prótese adesiva provisória deste dente.

  17. O vídeo me tirou algumas dúvidas. Valeu. Coloquei as 2 contenções ontem e não estou sentindo incômodo nenhum. Eu tinha um sorriso tão feio, que só a possibilidade de voltar a ser como antes me não dá nem vontade de deixar de usar. rsrsrsrssr
    Dr. gostaria de saber se eu posso colocar facetas de resina , mesmo usando a contenção superior (móvel) será que após o tratamento a contenção ainda servirá?

  18. Ana Lígia,

    Talvez seja necessário fazer alguns ajustes na sua contenção após a confecção das facetas. Na pior das hipóteses seria necessário fazer uma nova contenção. Nada demais para quem já está com o sorriso lindo!

  19. Bom dia DOUTOR gostaria em saber qual a diferenca entre os brackets de metal maior (aberto) e menor (fechado) o tamanho influencia no tratamento.

  20. OLA DR. EU GOSTARIA Q VC RESPONDESSE ESSA PERGUNTA,EU PERDI OS DOIS DENTES SEGUNDO MOLAR SUPERIOR POR FALTA DE CUIDADOS ,COM O USO DO APARELHO EU CONSIGO FECHAR ESSE ESPACO QUE TEM NA MINHA BOCA . OBGD

  21. Junior,

    Talvez seja possível fechar avançando os sisos ou mesmo recuando os dentes superiores dependendo do caso.

    Só que não tenho como saber sem ter avaliado o seu caso.

    Recomendo que você procure um ortodontista na sua cidade para uma avaliação.

    Dê uma olhada no link acima da sua pergunta que eu coloquei para a Patrícia.

  22. Oi , gostaria de saber meu caso, que é este nesse site http://www.ortodontista.net/casos-tratados.html o caso 6 e um pouco do 8. Queria saber se é 2 anos e poucos meses ou mais. Conheço gente que usa o aparelho a 4 anos, e ate hoje não tirou, pergunto porque ela não quer tirar o aparelho, dizendo que o dentista falou que ia ficar mais um tempo e tirava mais nunca tirava. Queria saber se existe dentista que faz a gente ficar com mais anos só para ganhar mais dinheiro na manutenção, e quando eu sentir que meus dentes já estão corretos posso pedir ao dentista tirar o meu aparelho ou ele que tem que decidir ? Tenho que assinar um termo, para ficar com o aparelho ate ele decidir ?

  23. Bruna,

    A maioria dos tratamentos ortodônticos precisa de dois anos em média para serem concluídos, às vezes um pouco mais ou um pouco menos.

    Mas a decisão de retirar o aparelho cabe ao ortodontista e o cliente deve ter acesso às informações relacionadas ao seu tratamento como prazos e previsão de término.

    Por isso é tão importante escolher um profissional que inspire confiança em você.

    Um profissional que seja clao e transparente nas informações.

    Veja algumas dicas para encontrar um ortodontista aqui:

    http://www.ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Boa sorte!

  24. olá doutor,

    eu estou usando aparelho fixo a dois anos e tres meses e meu dentista disse que vou precisar usar por mais 1 ano, meus dentes estao alinhados e nao eram muito desalinhados quando coloquei o aparelho, gostaria de saber quais as consequencias de tirar o aparelho agora, e se é possível colocar a contençao com outro dentista?

    obrigada desde já

  25. Roberta,

    Se o seu ortodontista fez um bom trabalho, talvez seja uma boa idéia continuar com ele.

    Dependendo do problema, pode ser necessário um período maior de contenção com o aparelho fixo.

    Mas nada impede que você procure outro profissional para remover o aparelho e fazer uma placa de contenção. Isso é uma decisão do cliente.

    Mas e se os dentes saírem do lugar mesmo com a placa de contenção?

    Quem vai responder pelo tratamento? O ortodontista que não tratou de você ou aquele que você abandonou?

    Entende como esta situação é difícil?

    Por isso, pode ser melhor conversar com o seu ortodontista e tentar adiantar a retirada do aparelho.

  26. Doutor! Coloquei aparelho fixo em fevereiro/2011 e foi arrancado um incisivo inferior central por que o dentista falou que seria mais rápido no meu caso em que meus dentes sofrem de apinhamento.
    Acontece que o canino inferior direito está girando ao contrário e ficando cada vez mais torto e na arcada superior em 3 meses (de março para maio) meus incisivos que eram muito pouco desalinhados se alinharam porém o dentista me deixou com um fio que segundo ele poderia ficar 60 dias sem manutenção e em uma semana eles voltaram a se desalinhar. Estou desesperada pois não sei o que aconteceu. Ele não calculou a força de traçao necessária e por isso o canino está girando para o lado errado? O que faço?

  27. Ola Doutor , eu tirei o aparelho fixo tem uma semana, a uma semana estou usando o convencional , ta tudo tranquilo, so que eu fiz uma cirurgia de gengioplastia hoje , e o dentista colocou uma massa no meu dente, vou ficar 1 semana com essa massa , e sem usar o aparelho convencional, tam algum poblema eu ficar sem usar o aparelho convencional 1 semana?

    Obrigado desde jaah abraçooss ..!

  28. Virgínia,

    É impossível para mim fazer qualquer consideração sem ter examinado você.

    Mas a extração de um incisivo inferior é um recurso usado normalmente em ortodontia e produz ótimos resultados quando bem indicada.

    Nesta situação o ideal é tentar conversar com o seu ortodontista para buscar uma solução ou pedir a opinião de outro profissional.

  29. Doutor, acabei de tirar o aparelho fixo da parte inferior e meu dentista colocou a placa de contenção fixa que vai de canino a canino, que o senhor mencionou no video. A minha dúvida é:Essa contenção inferior deve ser usada por quanto tempo? É o mesmo tempo da contenção removível da parte superior ? Agradeço pela sua atenção

  30. Jéssica,

    O tempo de uso da contenção vai ser definido pelo seu ortodontista, mas muitos profissionais recomendam usar por vários anos.

  31. doutor quinta feira vou tirar meu aparelho fixo após quase 3anos de tratamento vou colocar a placa de contenção a dúvida é após a retirada do aparelho fixo é feito a limpeza do dente para colocar a placa de contenção porque pelo que entendi a placa que vai nos dentes de cima são removiveis e os de baixo ficam atraz dos dentes então vai parecer que não uso aparelho bom a dúvida é essa se é feito a limpeza dos dentes ou não obrigado desde já

  32. Eu tenho uma dúvida.Tirei o aparelho fixo faz quatro dias, eu só vou pegar o aparelho móvel daqui há 16 a dias.Nesses quatro dias eu percebi um espaço entre dois dentes. Nesse tempo meus dentes vao voltar a desalinhar,e os quatro anos usando fixo vao por água baixo em 20 dias ?

  33. Lucas,

    É sempre bom fazer uma limpeza antes de colar a contenção inferior.

    Mas se isso vai ser feito pelo ortodontista ou se será cobrado a parte, depnede do que foi combinado.

  34. Laryssa,

    Parece haver uma instabilidade no seu resultado. Talvez seja uma boa idéia entrar em contato com o seu ortodontista e tentar antecipar a consulta.

  35. Olá, eu acabei de fazer uma extração do meu pré molar superior direito, e eu gostaria de saber o que a minha dentista irá utilizar para fechar os espaços entre os dentes, saber se ela vai colocar molas ou el´sticoa no local para que o espaço seja fechado rapidamente….
    agradeço desde já

  36. Rafael,

    Pode-se usar tanto molas quanto elásticos para o fechamento deste espaço. Isso vai depender da preferência do seu ortodontista.

  37. Olá, coloquei o aparelho de contenção ontem, gostaria de saber se posso “escovar o aparelho superior”, outra dúvida é se o ferrinho do aparelho superior tem que ficar exatamente no meio dos dentes ou se pode ficar um pouco acima. Obrigado

  38. Vitor,

    Sim, você deve escovar o aparelho móvel usando água e sabão (ou pasta de dentes se preferir).

    Quanto ao arco da placa, pode realmente subir um pouco pois é muito flexível. Neste caso vale a pena mostrar para o seu ortodontista para saber se está tudo bem.

  39. Olá Doutor,

    Estou usando aparelho fixo há 4 (intermináveis) anos e agora chegou a hora de fazer o móvel. Tenho 2 dúvidas relativas ao uso do aparelho móvel:
    1-Ter usado o fixo por 4 anos já não foi suficiente para estabilizar todos os dentes em suas devidas posições?
    2-Se a resposta for não, posso permanecer com o aparelho fixo por mais um período (sem fazer nenhum tipo de ajuste) e ter o mesmo resultado que teria fazendo uma placa de contenção?

    Obrigado

  40. oiiiii…..vou precisar extrair os dois dentes pre molares superiores, porque eu uso aparelho a um ano e meus dentes sao muito pra frente, mas estou preocupada com esses espaços q vao ficar, gostaria de saber se eles colocam alguma coisa pra disfaçar, porque se nao nao vou poder nem sorrir rsrs….ah e quanto tempo demora pra fechar…abrigada!

  41. Gabriel,

    Eu não acho que valha a pena abrir mão da placa de contenção pois ela funciona como um gabarito para checar se tudo continua no mesmo lugar depois de algum tempo.

    Por isso acho que sempre deve-se usar uma placa removível após o tratamento.

    A única alternativa seria uma contenção fixa superior colada por trás dos dentes, mas que só pode ser usada em alguns casos.

  42. Rosy,

    Sim, podem ser feitas facetas para disfarçar a ausència destes dentes.

    Quanto ao tempo para o fechamento, varia muito e é impossível dizer alguma coisa sem ver o caso.

  43. Uso placa de contenção de acrílico e preciso colocar 4 facetas de porcelana nos dentes. Posso ficar sem usar a contenção por quanto tempo? O dentista falou que o tratamento dura de 15 a 30 dias e que não terá problemas, só que ele não tem especialização em ortodontia.

  44. Olá Dr. Andre,

    Irei começar a usar o aparelho móvel. Muitos conhecidos me disseram que não se paga pelo uso do mesmo, mas meu ortodentista cobrou muito caro pelas contenções. Isso é normal? Existe diferença entre profissionais ou o normal é não pagar pelas contenções?

    Grata!

  45. Maiana,

    Cada profissional é livre para decidir valores e formas de pagamento.

    Cabe ao cliente decidir se a proposta do profissional é interessante ou não.

  46. Olá doutor,primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog.E la vai a minha pergunta.

    –>Tirei o aparelho fixo a poucos dias depois de usa-lo por 3 anos e 4 meses.E como ainda não peguei o móvel o meus dentes da frente que eram separados estão voltando a se separar,e sem falar que tive de extrair 5 dentes,fazer uma cirurgia de freio e ainda usar um aparelho expansor para o céu da boca.Depois de tudo isso ao tirar o fixo não gostei do resultado pois ficou muitas falhas entre os meus dentes.Gostaria de saber se é possivel deixa-los juntos e quais os métodos?

    –>E como eu tinha mordida aberta,e o doutor resolveu extrair 3 dentes ao inves de me pedir para fazer a cirurgia ortognática,e agora a minha mordida está certinha,só que ao fechar a boca percebo uma pressão nas minhas mandibulas,o senhor saberia me dizer o porque?
    Obs:Tenho rinite e por causa disso geralmente respiro pela boca,e isso acarretaria algum problema?

    Muito obrigada desde já.

  47. Marya,

    Para eliminar os espaços você poderia voltar ao tratamento ortodôntico e fechá-los ou aumentar a largura dos dentes usando restaurações de resina.

    É claro que estamos falando genericamente. Uma resposta específica para o seu caso depende de uma avaliação clínica.

    Quanto à pressão que você sente, também é difícil afirmar qualquer coisa sem ter visto o caso, mas não sei se isso está relacionado ao fato de não ter sido feita a cirurgia ortognática.

    A respiração bucal pode ter uma participação importante no desenvolvimento da sua mordida aberta e pode ser um fator de risco para recidiva do problema. Talvez seja interessante consultar um fonoaudiólogo.

  48. Olá,doutor primeiramente venho agradecer por me responder as perguntas.

    Então fui na minha dentista e ela disse que o aparelho de contenção vai fechar os espaços,mas não sei,o senhor como dentista pode me afirmar se o aparelho de contenção realmente fecha os espaços?

  49. Dr. André boa tarde!

    Ontem coloquei a contençao, porém ele se movimenta com facilidade na boca (fazendo com que o mesmo não fique exatamente no meio). É normal ele ficar “meio solto”?

  50. Boa noite, meus filhos irão colocar aparelho nos dentes, só que um deles (22 anos) a dentista garante o tratamento e do meu outro filho (17 anos) ela indicou outro ortodontista porque não garantia o tratamento, esse dentista disse que ele irá usar um aparelho no céu da boca para abrir espaço na frente, disse que terá que tirar além dos dentes do ciso, mais 2 em cima e 2 embaixo, mas o outro aparelho é igual ao do meu filho (fixo), é correto ele me cobrar, a quantia é de $310,00 no inicio,eu achei que o aparelho seria diferente mas não é porque ele viu o aparelho do meu outro filho e disse que é igual, por favor me responda, obrigada.

  51. Luciana,

    Parece que a primeira dentista é menos experiente e passou o caso mais complexo para um profissional com mais experiência.

    É natural que um ortodontista mais experiente e, teoricamente, mais capaz, cobre um valor mais alto pelos seus serviços.

    Não é o tipo do aparelho que vai influenciar o valor, mas sim o profissional que sendo mais conhecido, pode cobrar um valor maior.

    Eu recomendo a leitura do post com as 10 dicas para escolher seu ortodontista para ajudar na sua decisão:

    http://www.ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

  52. Boa noite, gostaria que me orientasse, tive um acidente e meus 2 dentes da frente ficaram trincados, só se percebe olhando muito bem, ou um dentista, e o outro ao lado quebrou, mas não todo, fiz tratamento de canal e completou com resina, porque foi só a ponta, dos que estão trincados, fiz tratamento de canal, gostaria de melhorar a estética, o que poderia ser feito, grata por ter respondido minha outra pergunta, me ajudou muito, boa noite.

  53. Ola Dr gostei muito do seu blog
    Gostaria de perguntar uma duvida
    coloquei aparelho fixo faz 2 semanas e o Dr não arrancou dente se quer algum sera que ele aidna pode arrancar dente mesmo com o aparelho na minha boca isso tem perigo ?
    estou com muito medo e eu acho que eu preciso arrancar mas não sei o qe dizer

  54. André, minha dentista pediu um raio-x dos meus dentes, mais ainda falta juntar 1 dos dentes da frente e 1 de baixo, ela irá retirar meu aparelho mesmo assim ??

  55. Samara,

    Converse bastante com ele para ter certeza do que está planejado para o seu tratamento. Assim você não terá surpresas desagradáveis.

  56. Dr. Andre, queria tirar uma duvida minha á um tempo atras tive que retirar o meu penultimo dente da parte de cima e ele não irá mais crescer queria saber se usando o aparelho fixo diminuira essa falha, e se posso usar o aparelho, o espaço entre o dente agora parece estar menor do que quando retirei o dente.
    ( Ha e para deixar claro vc esta de parabéns pelo blog, gostei mt )

  57. Bruna,

    Obrigado pelo elogio.

    Nem sempre é possível fazer esta movimentação para fechar o espaço sem desorganizar o restante da oclusão.

    Mas isso varia de uma caso para outro, então só mesmo o seu ortodontista pode dizer se no seu caso vale a pena tentar isto.

  58. Boa noite dr.André
    Estava fazendo uma pesquisa aqui no google sobre contenção e vi seu blog.Gostaria ,se possível, de ouvir sua opinião sobre meu caso,já que estou pesquisando para falar com minha ortodontista.Aos 43 anos percebi que meus 2 dentes da frente da arcada superior estavam moles e descendo.Fui a dentista que constatou perda óssea nessa arcada e me encaminhou para a ortodontista.Tirei uma ponte fixa inferior no molar e ela tentou fechar o espaço com o aparelho,não conseguiu, o molar deitou e a raiz ficou, pedi para desistir e já tirei o fixo da arcada inferior,hoje só uso o móvel.Minha pergunta é a seguinte:Ela tirou o fio da arcada superior para ver se o dente iria descer para providenciar o móvel e tirar o fixo que estou usando.Em 3 dias 1 dente desceu um pouquinho e os dentes da frente inclinaram um pouco.Ela recolocou o fio, o dente já voltou para o lugar e ela falou que vai fazer o móvel e só vai tirar o aparelho quando ele estiver pronto.Disse que eu usando o aparelho de contenção a noite iria resolver.Não estou confiante nisso, acho que pela minha perda óssea o uso só a noite não vai segurar.Na minha pesquisa vi que existe uma contenção fixa por trás, só que só estou vendo usarem essa contenção na arcada inferior.Essa contenção fixa por trás pode ser colocada na arcada superior?Acho que pra mim seria bom pois iria segurar direto e não só a noite como no caso do móvel.Muito obrigada por sua atenção, e se possível, por favor ,me dê sua opinião.Muito obrigada mais uma vez.

  59. Cristina,

    Eu entendo a sua insegurança já que o dente se movimentou tão rapidamente na primeira vez.

    O uso de uma contenção fixa superior nem sempre é possível, mas se a sua oclusão permitir, acho que pode ser uma boa alternativa para estabilizar estes dentes anteriores.

    Converse com a sua ortodontista sobre isso e depois volte para me dizer como ficou, ok?

  60. Oi Dr

    Muito bom os seu video e esclarecedor

    no meu caso usei por 5 anos aparelho fixo, sempre havendo instabilidade nos quatro dentes da arcada superior abrindo os espacos, retirei o fixo ha 2 semanas, estou usando contencao fixa na arcada inf e superior + o aparelho movel, conforme o sr. disse no video, no meu caso logo em 2 semanas ja abriu espaco, parece q nao esta sendo suficiente…voltarei ao ortodontista mas lhe pergunto, nesse caso, o que pode ser feito para nao abrir tudo de novo mesmo eu usando contencao fixa e movel na arcada superior?

    terei q voltar com aparelho fixo p fechar esse espaco novamente, mesmo depois de longos 5 anos de aparelho fixo?

    agradeco desde ja a atencao doutor

  61. Jorge,

    Parece mesmo haver uma instabilidade complicada no seu caso.

    Como você diz que usa uma contenção fixa superior, imagino que os espaços tenham se aberto depois da contenção.

    Neste caso, uma alternativa seria estender um pouco mais a contenção fixa.

    Mas seria necessário fechar os espaços antes com aparelho fixo ou móvel.

    Eu particularmente, prefiro o fixo nestes casos por que resolve mais rápido.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  62. Dr. Depois de 8 anos usando ponte fixa, fui troca-las, porém o protesista me encaminhou ao ortodontista para verificar a possíbilidade de fechar os espaços com uso de aparelho, já que os espaços são pequenos para implantes. Gostaria de saber se é possivel fechar espaço entre os dentes 15 e 17 superior, com aprelho ortodontico, sendo que o segundo molar é uma prótese com pino.
    o mesmo caso aconteçe entre os dentes 24 e 26, mudando o molar que é o primeiro e não o segundo.
    Estou desesperada, sem saber o que fazer pois 4 ortodontistas dizem que sim é possivel, 2 protessitas dizem que é impossível. O espaço é de 8 milimetros aproximadamente, segundo os ortodontistas.

    Sds

  63. Iara,

    Existe a possibilidade de fechamento de espaços nesta situação, mas sem avaliar clinicamente o caso fica impossível fazer qualquer previsão.

    É importante deixar claro que o fechamento dos espaços não costuma ser uma movimentação trivial. O comportamento dos dentes pode surpreender o ortodontista e muitas vezes o fechamento pode não ser finalizado. Os dentes podem inclinar demais ou espaços novos podem aparecer em outros pontos da arcada dificultando a finalização do caso.

    O uso de mini-implantes pode facilitar o processo oferecendo uma ancoragem mais estável para a movimentação. Tente conversar com um ortodontista que use este recurso.

    Decida com calma. Às vezes pode fazer sentido quando alguém diz que é melhor manter os dentes naturais do que fazer uma prótese. Mas nem sempre é possível trazer estes dentes para a posição desejada.

    Boa sorte!

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  64. Boa tarde Doutor! Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho.. e por ajudar as pessoas em suas dúvidas.
    Bom, usei aparelho fixo por 1 ano e 8 meses. E já tem 5 meses que uso a contenção retirando apenas para alimentação e higienização.
    Desde ontem estou sentindo que minha contenção entortou.. O ferrinho não fica mais no meio dos dentes. Ele tá muito baixo, quase no final dos dentes. É normal? O que faço? O ferrinho tem que ficar no meio dos dentes?
    Obrigada!

  65. Maiara,

    Recomendo que você entre em contato com o seu ortodontista para fazer os ajustes necessários na sua contenção.

    O ideal é que o arco fice no meio dos dentes mesmo.

    Fico feliz que você tenha gostado do blog e que tenha sido útil para você. Agora você pode curtir a página do ortodontista.net no Facebook, assim você passa a receber todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  66. Olá..Eu não tnho os incisivos laterais..
    Fui ao dentista,coloquei aparelho fixo,puxei os dentes de trás para preencher o espaço que os incivos deixaram..
    Ficou ótimo!Meus dentes estão perfeitos..Nem precisei fazer o implante!
    Acho que tem casos que o implante é totalmente desnecessário..
    Obrigada!
    Jesus abençoe vcs!

  67. Lina,

    Que bom que tudo deu certo para você!

    Realmente muitos casos podem e devem ser resolvidos desta forma.

    Por outro lado algumas situações indicam a abertura do espaço e implantes dos laterais. Tudo depende de um diagnóstico bem feito.

    Obrigado pelo seu depoimento.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  68. Olá Dr, boa tarde!

    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho belíssimo.
    Então, eu perdi o primeiro pré-molar superior, /lado direito.
    Agora estou com um espaço horrível, faltando um dente.
    Gostaria de saber se eu usasse aparelho ortodôntico, ele fecharia
    o espaço que ficou, ou melhor, se ele puxaria os outros dentes e fechasse o espaço. Pois ñ queria fazer um implante, tenho muito medo.
    Queria mesmo colocar o aparelho pra fechar o espaço.
    Ah, fiz um canal em um incisivo central superior, mesmo assim, pode usar aparelho sem nenhum problema? Meu irmão fez tbm e ele usa aparelho.

    Grata!
    Abraço.

  69. Nayara,

    Obrigado pelos seus elogios. São sempre bem-vindos!!

    O fechamento deste espaço depende da situação do resto da arcada e da relação entre as arcadas.

    Nem sempre vale a pena tentar isso.

    Por mais que se diga que é melhor ficar apenas com os dentes naturais e evitar o implante, o fechamento do espaço precisa ser feito sem criar outros problemas como desvios de linha média e inclinação dentária.

    Mas tudo depende de uma avaliação criteriosa.

    Quanto ao dente com o canal tratado, não há problema desde que o tratamento endodôntico tenha sido bem-sucedido.

  70. Prezado Dr. André Moreira,

    Tenho 40 anos e aos 15 foram-me extraídos os segundos pré-molares por conta de um tratamento com aparelho fixo. Hoje tenho dores de cabeça inexplicáveis, meu perfil está côncavo, há dois grandes vincos no meu rosto devido à perda de sustentação facial. Seria possível abrir espaços na minha boca com algum tipo de expansor ou aparelho móvele ou placa para depois implantar 4 dentes e recuperar meu rosto?? Por favor, me oriente…não é possível que as únicas alternativas sejam Botox ou cirurgia ortognática!!! Aguardo ansiosa sua resposta. Muito obrigada!!
    PS: Desculpe, repeti a pergunta pois vi que foi apagada.

  71. doutor
    Usei aparelho fixo por 3 anos e quando retirei o aparelho fiquei angustiada, pois, meus dentes ficaram trincados no esmalte. O que eu devo fazer?
    Obrigada pela atenção!

  72. Fabiana, hoje estou sofrendo devido à extração dos dentes. Estou disposta a tentar de tudo para abrir espaços e implantar dentes. Fique atenta pois as extrações podem modificar seu rosto daqui a um tempo…pesquise mais…

  73. boa noite! estou em processo de acabamento de uma ponte fixa de 10 elementos,infelizmente não estou gostando,um dos dentes desgastada era um pouco inclinada para trás para alinhar aos outros foi colocada muita massa e ficou muito estranho.aoue fazer.obrigada

  74. Obrigada por responder Dr. Andre.

    FELIZ NATAL E MARAVILHOSO ANO NOVO PLENO DE PAZ, AMOR E HARMONIA EM TODOS OS ASPECTOS PAR AO SENHOR E SUA FAMÍLIA!!!!!

  75. Doutor,passei por uma extração do segundo pré-molar superior esquerdo,a opção proposta foi um implante dentário,queria saber se existe uma solução ortodontica para meu problema sem que precisa-se fazer implante,como tenho siso ainda pra nascer no mesmo lado,pensei em uso de aparelho para corrigir o espaço deixado pela ausência do pre molar,mas não sei se isso é possivel ou existe outra possibilidade,pois são duvidas de uma pessoa leiga..agradeço de antemão.

  76. Felipe,

    A sua dúvida é uma das mais comuns aqui no blog.

    E a minha resposta é sempre a mesma: Depende do caso.

    Se o caso tem indicação para extração do dente que foi perdido, obviamente, será possível fechar o espaço e escapar do implante. Mas essa seria a melhor das hipóteses.

    Se você tem os dentes bem alinhados com arcadas simétricas, provavelmente o ideal é fazer o implante e evitar problemas relacionados à tentativa de fechar o espaço ortodonticamente como o desvio da linha média, por exemplo.

    E entre estas duas situações existe uma infinidade de variações que podem indicar ou o fechamento ortodôntico ou o implante.

    Além disso não podemos esquecer que pode haver variação também na preferência do profissional.

    Um ortodontista que domina a movimentação com mini-implantes pode estar mais inclinado a tentar fechar o espaço enquanto outro pode preferir um tratamento mais curto e indicar o implante.

  77. Obrigado pela atenção e disponibilidade…Dr.André,caso não me adapte ao implante e deseje retirar o implante para tentar fechar o espaço deixado pela ausência do segundo pré-molar superior direito,todo esse procedimento do implante impossibilita o tratamento ortodôntico posterior?

  78. Glaucia,

    Interessante a sua pergunta pois as pessoas confundem muito a placa de contenção com aparelhos removíveis.

    Um aparelho removível confeccionado para movimentar dentes deverá ter grampos de retenção para estabilizá-lo e permitir que outros acessórios sejam ativados para aplicar força sobre algum dente.

    A placa de contenção com arco de Hawley contínuo (aquele arco que passa por toda a arcada e entra no acrílico lá atrás do último dente) que é a mais utilizada, não tem muitos recursos para movimentação pois quando tentamos fazer alguma força especificamente sobre um dente ela sai da posição.

    Eu particularmente, não costumo usar a placa de contenção para tentar corrigir problemas de recidiva (perda parcial de resultado) nos meus tratamentos. Prefiro recolocar o aparelho fixo por alguns meses e resolver o problema de forma rápida.

  79. Felipe,

    Eu não sei como seria feita a retirada do implante, pois não trabalho com esta especialidade, mas a princípio você poderia sim mudar de idéia, remover o implante e tentar a ortodontia.

    Mas o ideal é evitar estas mudanças de planejamento. Dedique mais tempo à tomada de decisão.

    Um abraço.

  80. Doutor, achei muito interessante a sua proposta de trazer estas informações de forma mais acessível. Estava justamente à procura de alguns esclarecimentos sobre placa de contenção pois fiz a retirada do meu aparelho fixo há pouco menos de dois meses. Confesso que tenho certo pavor de que meus dentes se movam porque foram 5 anos de tratamento que consertaram um baita problema da minha dentição. Logo que tirei o aparelho, meu siso superior esquerdo resolveu dar o ar da graça, era o último que faltava nascer e tenho andando preocupada se seu nascimento pode influenciar na minha arcada superior. Muito obrigada e Parabéns pelo trabalho.

  81. Lohaine,

    Não custa nada monitorar este dente.

    Converse com o seu ortodontista para saber se vale a pena extrair logo o siso. Talvez uma radiografia panorâmica ajude.

    Ele vai poder dizer se há espaço suficiente para a erupção completa ou não.

    Lembre-se que o monitoramento da estabilidade do resultado é tão importante quanto o tratamento em si. E é o que garante que o seu sorriso continue bonito pelo resto da vida.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  82. Olá Doutor estou com uma enorme duvida…. Estou usando o aparelho fixo a 1 ano e 3 meses. Objetivo do aparelho era pra que um dos meus dentes caninos que nasceu fora do lugar voltasse. Ele nasceu por cima do outro que não havia caido. Removi o dente de leite e coloquei o aparelho fixo, com 3 meses de uso o dente ja estava no seu devido lugar. E agora ele não se move mais. Conversei com a ortodontista e ela insiste que tenho que usar 30 fios até o final do resultado. Isso é verdade? Tenho que continuar usando mesmo satisfeita com o resultado? Pedi para trocarmos pela placa de contenção mas ela se nega. O que devo fazer? Desde já agradeço a atenção.

  83. Erika,

    O ideal é seguir a recomendação do seu ortodontista, principalmente quando o caso apresentou bons resultados.

    Depois dos dentes chegarem ao lugar, é preciso fazer um período de contenção para estabilizar o resultado. Acho que é isso que esta sendo feito no seu caso agora.

  84. Olá, usei aparelho fixo por 2 anos e tirei faz 1 ano e 2 meses desde então passei a usar a contenção inferior fixa.
    porem me encomodava e sangrava muito na escovação e ao passar fio dental, então quando começou a soltar eu logo dei um jeito de arrancar.
    Eu corro o risco dos meus dentes separarem por ter usado a contenção por pouco tempo?
    desde ja agradeço;

  85. OLA DR. ANDRE,MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE:EU PERDI DOIS DENTES LATERALMENTE NA PARTE SUPERIOR,É POSSIVEL REDUZIR ESSES ESPAÇOS USANDO UM APARELHO? DESDE JA GRATO

  86. oi eu retirei o aparelho ha uns 4 anos mais ou menos ,usei a placa contencao
    2 anos dia e noite ,depois passei so para anoite meu dentista falou pra mim fazer dessa maneira e usar anoite pra sempre ,,,,ele esta em outro estado ,,,entao depois desse tenpo a 1 mes mais menos notei que um dente segundo da frente movimento um pouquinho quase nada e normal sera quie nao vai abrir mais,,fiquei com medo to usando algumas hoars durante o dia tanbem a placa pra ve se nao abre mais to certa ou nao aguardo resposta
    obrigado

  87. Olá Dr. Andre Moreira… Usei aparelho fixo durante 7 anos, mas os meus dentes estão para frente, extrai o dente do siso depois que tirei o aparelho.
    Fuiem outro dentista e ele falou que eu teria que tirar dois dentes um em abaixo e o outro em cima. Devo usar novamente aparelho e tirar os dente que o dentista falou?

  88. Vanessa,

    Não tenho como saber sem ter avaliado o seu caso, mas normalmente são extraídos dois dentes em cada arcada (um de cada lado) para manter a simetria.

    Apenas casos que já são assimétricos têm indicação para uma extração apenas por arcada, pois assim é possível corrigir o problema.

    Consulte um ortodontista para ter certeza.

  89. Olá Doutor,
    A minha dúvida está relacionada ao custo do aparelho móvel depois do fixo. Meus amigos pagam em média 120,00 150,00. Achei estranho meu ortodontista falar em R$ 600,00. Fiquei pensando e acho impraticável.
    Obrigada,

  90. Olá doutor!
    usei aparelho fixo por 3 anos. Tirei o aparelho fixo a mais ou menos uns dez dias, o meu dentista pediu apenas para eu usar o aparelho de contenção superior e não me disse nada do inferior. Será que eu não preciso usar o inferior? Ou o meu dentista “esqueceu” do aparelho de contenção inferior?
    desde já agradeço.

  91. Boa noite Doutor!
    Uso a quase 2 meses aparelho de contenção superior!
    Eu sem querer quebrei o primeiro, encomendei o segundo e o peguei hoje!
    Mas ele tá muito alto! quase perto da gengiva o ferrinho!
    o outro se adequava perfeitamente!
    Será que ouve algum erro, ou meus dentes se movimentaram durante esse tempo que fique sem contenção e por isso a diferença?
    Aguardo resposta!
    Obrigado!!!

  92. Olá, Doutor!
    Uso o aparelho fixo à 1 ano e 2 meses, e de acordo com o meu ortodontista, o ideal seria permanecer com ele até completar 1 ano e 6 meses. No início deste mês, fiz minha consulta mensal e ele pode verificar que todos os meus dentes já estavam alinhados, porém, disse que seria ideal eu permanecer com o aparelho durante os 4 meses finais para os dentes não se moverem. Mas, de acordo com as suas explicações, pude notar que a finalidade do aparelho móvel e a placa de contenção, são utilizados justamente para que não aja a movimentação dos dentes, sendo assim, é realmente necessária a continuidade da utilização do meu aparelho fixo? Obrigada desde já!

  93. Doutor, coloquei a contenção hoje, ela ficou no lugar, mas quando tirei para jantar não conegui mais colocá-la de volta, ela fica caindo e não fica no meio dos dentes (o lado direito parece estar mais baixo que o esqerdo). O que eu faço?

  94. Olá dr. tirei o aparelho fixo que usei durante 5 anos estou usando contençao

    o problema é que tenho duas falhas do lado direito no qual o ortodontista colocou na contenção . só que tenho que tirar para comer e está muito desconfortavel.posso usar uma protese pelo menos prá comer? e tbm pela estética ?
    obrigada!.

  95. Olá, doutor!

    Retirei meu aparelho fixo há 1 semana, e já estou com as contenções inferior e superior (Hawley). No entando, minha contenção superior não fica posicionada exatamente na parte média dos dentes, ou seja, ela geralmente desloca-se livremente para cima (de modo a ficar mais próxima da gengiva). Há algum problema?

    Existe a necessidade de desenvolver alguma técnica para a escovação da contenção fixa inferior? A barra fixa realmente é resistente a possíveis `choques mecânicos` provenientes do atrito com a escova? (obs: tenho medo de entortá-la)

    Antecipadamente agradeço.

  96. Vitor,

    Seria bom pedir para o seu ortodontista dar um ajuste na sua placa superior.

    Quanto a resistência da contenção inferior: Se for colada apenas nos caninos requer mais cuidado, se também estiver colada nos incisivos, fica mais resistente.

    Para higienizar, passe o fio dental por baixo da contenção usando um passa-fio.

  97. boaa noite!!
    Gostaria de uma informação, tenho 20 anos e não nasceram os 2 dentes incisivos laterais, ou seja, tenho os 2 dentes centrais e depois as presas!por isso tenho um espaço entre os dentes centrais, qual a melhor forma para corrigir esse problema?! desde ja agradeço.

  98. Eduardo,

    Depende do tamano do espaço. Se for pequeno pode ser fechado aumentando a largura dos dentes com resina. Se for grande pode ser preenchido com implantes.

    Mas ainda existe a opção de movimentar ortodonticamente os dentes para fechar este espaço.

  99. Oi, eu queria saber de uma coisa. Eu quero tirar o aparelho ortodontico fixo, pois não aguento mais usa-lo. Já uso 3 anos, mais minha dentista me falou que eu iria usar por 2 anos, até aí tudo bem. Mais eu queria saber se eu tirar o aparelho antes do tempo e usar o aparelho de contenção eu consigo manter os dentes como ficaram quando eu tirei o aparelho fixo ? Não aguento mais usa-lo e meu pai quer que eu tire o aparelho porque ele ta apertado nas contas da casa, agua , luz etc. Grato !

  100. Olá Doutor,

    Eu acabei de tirar o aparelho fixo e irei usar o móvel assim que ficar pronto. Minha dúvida é que existem alguns espaços entre alguns dentes meus (bem pequenos), gostaria de saber se eles fecharão sozinhos ou permanecerão assim? Desde já agradeço!

  101. Minha filha tem 13 anos e esta usando aparelho a 3 anos, que vai ser retirado, porem a ortodontista falou que os cizos inferiores estao numa posição que vai mover os dentes e foi indicado a exodontia, porem acho ela muito nova para fazer esta cirurgia traumatica pois os dentes estao deitadoe e inclusos. Gostaria de saber se existe alguma placa inferior que possa ser usada para manter a posição dos dentes por um certo tempo

  102. Dr: fui ao dentista e vou colocar aparelho,estou com o incisivo central totalmente na vertical,sem espaço para ele virar,meu dentista extraiu o segundo pré-molar para ter espaço,esta certo?

  103. Boa Tarde!

    Usei o aparelho fixo por quase quatro anos, retirei tem um mês e estou usando contenção móvel superior e inferior. Ficaram pequenos espaços entre alguns dentes e um dente da frente se inclinou um pouco para frente. É possível que as contenções corrijam?

  104. Dr Andre , eu usei aparelho deis dos 10 anos de idade até os 16, alem de fazer a mudança na estetica dos dentes eu fiz ossea tambem. pelo fato de ter feito o uso do aparelho para resolver problema osseo , a provabilidade de meus dentes se movimentarem é maior ? eu uso cerca de 14 a 18 hora por dia a minha contençao. parece q meus dentes da frente deram uma separadinha, eu nao sei se é paranoia ou se eles realmente podem ter dado uma separada. minha contençao ainda cabe perfeitamente em minha boca.

  105. Olá Doutor. Gostaria que o senhor me informasse se realmente o aparelho autoligado de porcelana tem um custo tão alto assim.
    E se é diferente de marca para marca. No meu caso… irei iniciar um tratamento com um dos melhores ortodontistas da regiao, super bem indicado e que me passou bastante confiança.
    Mas o preço está muito salgado.. e gostaria de saber se ele nao está ”explorando” um pouco. SÓ o aparelho custa 3.500 reais, fora a manutençao de meio salário minimo todo mês. Ele explicou que o aparelho é importado e é um dos melhores materiais usados hoje na ortodontia. Detalhe: o aparelho metálico autoligado também é caro…custa 2.500 reais. Isso procede mesmo Doutor? Varia tanto de marca para marca? Ou ele está ganhando MUITO em cima? Agradeço desde já a atençao. Aguardo resposta!

    Atenciosamente: Kamila

  106. Kamila,

    É por isso mesmo que eu não comento valores aqui no blog.

    O preço do tratamento é uma atribuição do ortodontista. Não existe uma tabela nem nada parecido para regulamentar esta questão.

    O profissional pode cobrar o quanto quiser e cabe ao cliente escolher a melhor relação preço-ortodontista.

    Um profissional reconhecidamente competente conquista o direito de cobrar um valor mais alto pelo seu histórico de tratamentos bem-sucedidos.

    Este valor não depende apenas do material usado (brackets auto-ligados, por exemplo) até por que o ortodontista precisou investir em cursos, livros e congessos (inclusive fechando o consultório para estudar) afim de oferecer maior qualidade aos seus clientes.

    Além disso ele precisa dedicar tempo para estudar o seu caso e aplicar todo o conhecimento adiquirido para encontrar as melhores soluções para você.

    Na minha opinião, se você sente realmente confiança em um profissional de saúde, mesmo que o valor seja “salgado”, vale a pena fazer este sacrifício pois é a sua saúde que está em jogo.

    Para tentar responder à sua pergunta: Se ele estiver ganhando MUITO no tratamento ele terá mais tempo para dedicar ao seu caso, provavelmente vai cumprir o prazo combinado e poderá continuar dispondo de tempo para estudar e se atualizar oferecendo o melhor a você.

    Segue o link para um post sobre este assunto:

    http://www.ortodontista.net/blog/preco-do-tratamento-ortodontico/

  107. Bom dia Doutor,

    Tenho uma grande duvida em relação a um problema que tenho desde os nove anos, é que perdi um dente na parte superior frontal, e ficou uma ”janelinha”, meus pais nunca procuraram um dentista para corrigir o problema. Hoje tenho 32 anos e esse espaço fechou um pouco, e se for colocar outro dente ou prótese, vai ficar muito desproporcional.
    Existe alguma forma de aumentar esse espaço novamente?

  108. Olá Dr. fiquei muito contente em encontrar seu blog com esse video super esclarecedor. Parabéns!
    Muinha dúvida é a seguinte, minha dentista disse que devo usar a placa superior por dois anos, sendo que os primeiros seis meses devo usar de dia e de noite, só a noite não seria sulficiente? Estou muito gripada e tem dois dias que removi o fixo, não usei a placa, isso pôde já ter me prejudicado?
    Obrigada,

  109. Olá Dr. André
    Tenho dúvidas necessito outra opinião profissional.

    Usei aparelho fixo, meu tratamento terminou há 10 anos. Usei a contenção superior para dormir por um bom tempo. Ficou ótimo.
    Mas eu cai e perdi o primeiro molar inferior. Estou fazendo um implante. Mas como eu tinha medo da cirurgia, eu extrai o dente e fiquei 1 ano com o buraco, que não fechou, mas fez descer um pouquinho o dente de cima.
    Fiquei preocupada. Esteticamente, não dá para perceber, mas quando coloquei a minha contenção antiga, achei que ficou doendo minha arcada superior, então resolvi tirar até falar com minha ortodontista. Não é a mesma do implante.
    O dentista do implante disse que isso é fácil de resolver, mas não me explicou como. Não quero colocar um provisório, com medo do desgaste nos dentes ao lado.
    Achei estranho sentir dor com a contenção. Por que isso aconteceu? Será que não posso mais usá-la?

    Muito Obrigada!!

  110. Dr. André, fiquei um bom tempo sem usar o aparelho de contenção (uns 4 meses), posso voltar a usá-lo normalmente ou devo ir ao meu dentista para ele fazer as devidas avaliações? Uma outra dúvida é sobre os dentes do siso, tenho 16 anos e até agora eles nem deram sinal, vou ter que fazer uma cirurgia para retirá-los? Muito Obrigado

  111. Gisele,

    Obrigado pelos elogios!!!

    Bem, quem pode dizer como o aparelho deverá ser usado é ela.

    Provavelmente ela está tendo um cuidado excessivo com a estabilidade do tratamento, o que não é um problema necessariamente. Pior seria perder o resultado.

    Quanto a estes dois dias sem usar o aparelho, baseado na recomendação da sua ortodontista, eu acho que você deveria voltar a usar o aparelho o mais breve possível.

    E, se por acaso a placa não encaixar corretamente, entre em contato com a sua ortodontista rapidamente, ok?

    Tudo de bom para você.

  112. Mariane,

    Como a contenção não foi usada por um tempo, o dente se deslocou e agora quando você a coloca ela faz muita pressão tentando levar o dente de volta para a posição em que estava.

    Recomendo que você converse com a sua ortodontista para saber se existe a opção de intruir este dente de volta para evitar o desgaste. Mas para isso será necessário voltar a usar o aparelho fixo.

  113. Dr. tirei meu aparelho fixo a três dias e só irei pegar o móvel daqui 6 dias.
    A dúvida é o seguinte, não tem problema fica esses dais sem o movel? Eles não vão desalinhar ou entortar ? e quanto a os dentes inferiores ele me disse que o aparelho será diferente, sera um fixo de tres! não entendi direito o que seria isso? seria atras dos dentes?

    obrigada

  114. Vitor,

    Acho que você pode tentar colocar a placa de contenção, se ela entrar com facilidade, tudo bem, mas se ficar muito apertada é melhor voltar ao seu ortodontista.

    Quanto aos sisos, eles podem demorar ainda um pouco para nascer, mas isso varia muito de uma pessoa para outra.

  115. Michele,

    Tudo depende da estabilidade do resultado. Se estiver estável estes dias não serão problema.

    Sim, a contenção inferior é colada por trás dos dentes.

    No vídeo eu explico em detalhes, você já assistiu?

  116. Olá Dr. Andre,
    Meu aparelho fixo foi retirado a mais ou menos 10 anos e ainda hoje eu uso o aparelhinho de contenção inferior (colado). Porém, gostaria de retirá-lo para facilitar a limpeza, já que este é do tipo reto e consequentemente ocorre a indesejável placa a qual preciso constantemente fazer a limpeza em consultório. Não tenho mais contato com o meu ortodontista, e o dentista (especializado em estética) onde faço a limpeza e manutenção geral dos dentes, me orientou a retirá-lo. Será que depois de tanto tempo, os dentes inferiores poderão movimentar-se sem esse aparelhinho de contenção? Ou posso ficar tranquila quanto a isso? Obrigada desde já pela atenção.

  117. Fabiana,

    Sim, estes dentes podem se movimentar sim e haver perda do resultado.

    Atualmente eu e uma boa parte dos ortodontistas no mundo preconiza o uso da contenção fixa inferior por prazo indeterminado, ou seja, não se pode garantir que o resultado ficará estável sem este dispositivo.

    A limpeza fica difícil, e é realmente necessário fazer consultas de profilaxia com maior frequência.

    Além disso também recomendo consultas anuais de monitoramento do resultado com o seu ortodontista.

    O ideal seria fazer contato e fazer esta pergunta diretamente a ele.

  118. OLa doutor,

    Fiquei muito feliz com sua resposta em relação a minha duvida, muito obrigado pela ajuda que o senhor atribui a todos.

  119. Olá Dr. André !
    Minha filha usou aparelho por 9 anos , pois era ‘dentuça ” e ter uma acarda alta .. Atualmente percebo que os dentes dela esta mais pra fora (como se estivesse voltando ao que era ) além da contensão não está mais cabendo na parte superior dela . Séra que devo voltar ao dentista ? Ela vai ter que fazer todo o tratamento novamente ? Obrigada !

  120. oi, eu tirei o aparelho antes do tempo, mais nao aguentei esperar mais, minha dentista mandou eu usar um elastico, mais eu nao usei corretamente.ai o tratamento demorou muito.Queria saber se eu posso tirar o aparelho de contenção para ir para a escola ? eu fico la umas 4:30 nao passa disso, eu tiraria para ir na escola, usarei o dia todo menos na escola

  121. oii eu tirei o aparelho fixo hoje. e minha dentista fez o moldem e enviou para fazer o aparelho de contenção. mais ela vai colocar so mes que vem a contenção. ai eu perguntei ela se os dentes podem voltar nesse periodo. dia 3 de julho que vou colocar. eu e minha mae perguntamos ela e a secretaria se os dentes poderiam voltar até dia 3 e elas falaram que nao. é verdade ? ou o osso dos meus dentes são difíceis de se movimentarem ou em um mes eles nao voltam mesmo como ela mesmo falou ??

  122. Eduardo,

    Isso depende da estabilidade do resultado. Pode variar bastante de um caso para outro.

    Quem conhece o caso em detalhes é o seu ortodontista. Se ele julgou que é possível aguardar este período, acredito que não haja problema. Mas não tenho como saber.

    Eu particularmente não arrisco tanto tempo sem uma contenção pois já tive problemas com isso.

  123. Mais tem gente que tem muita sorte, porque eles nao usam a contenção direito e os dentes nao se movem kkk.Quando chegar o dia de colocar a contenção e os meus dentes nao se movimentarem, dificilmente eles vao se movimentar ao longo do tempo ?? E eles começam a se movimentar a qualquer hora ou depois de 1 ano ? to falando sem usar a contenção…

  124. Eduardo,

    Isso varia muito. Até mesmo quem nunca teve os dentes apinhados pode começar a tê-los com o passar do tempo.

    Eu já tive algumas surpresas desagradáveis com a perda de estabilidade dos dentes anteriores.

    Por isso, atualmente, eu gosto de colar a contenção inferior ANTES de remover o aparelho fixo.

    Assim eu não esquento a cabeça nunca mais com estes problemas.

  125. O meu caso é os 4 dentes da frente eram separados, agora estão juntos e graças a Deus nao sem movimentaram ainda. Qual é o caso que os dentes voltam com mais rapidez ? dentes separados, dentes encavalados ou dentes apinhados ?

  126. Olá Dr. André!
    Parabéns pelo seu blog!
    Gostaria que o Sr desse uma opinião, é o seguinte não tenho o dente da frente superior(21) por causa de um trauma,e ha 5 anos uso aparelho fixo e um dente provisório ligado no fio do aparelho para preservar a estética,mas após esses 5 anos resolvi procurar fazer um implante mas antes de faze-lo é necessário fazer um enxerto ósseo por causa da perda óssea de muitos anos,só que a ortondontista está para finalizar o tratamento e disse que vou usar o aparelho móvel.Minha pergunta é a seguinte posso está colocando um dente provisório nesse aparelho móvel até fazer o implante pois antes tenho que fazer o enxerto,ou o Sr teria outras sugestões?
    Desde já agradeço!

  127. Olá Kelly,

    Sim, você pode usar um dente provisório preso à placa de contenção, o problema é que você vai precisar comer com o aparelho na boca.

    Outra opção seria fazer uma prótese fixa adesiva com este dente provisório colado aos vizinhos e usar a placa de contenção separadamente. Eu acho uma solução mais confortável para você.

  128. Oi dr. André, em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-lo pelo blog, pois é dificil encontrar bons profissionais assim que fazem este trabalho de esclarecimento como o senhor. Eu mesmo estava procurando hoje a tarde e encontrei pouquissimos.

    Bom, aí vai uma dúvida minha…
    Tenho 27 anos, coloquei o parelho a exatos 13 meses. No começo do tratamento, a minha dentista disse que o correto seria q eu ficasse com o aparelho pelomenos 2 anos.
    Meu objetivo era apenas alinhar dois dentes superiores na frente. E este resultado foi alcançado bem rapido, logo nos primeiros meses.
    Hoje, (13 meses depois) estou plenamente satisfeito com os meus dentes, mas minha dentista diz q não, q tenho q usar por mais 1 ano, e vem com uns papos de alinhar a mordição e tal… em fim (ela vai vir com essas conversas mesmo, vai defender o dela) mas minha preocupação era só estética, e isso, quando olho no espelho ja me sinto feliz com os meus dentes.
    Como eu ando sem condições financeiras de continuar o tratamento e particularmente cansado do aparelho. Gostaria de saber se eu poderia tirar hoje o aparelho. E imediatamente colocar o móvel, só pra conter, só para os dentes não regredirem.
    Posso fazer isso nesta mesma dentista? é melhor eu ir em outro dentista? (pq sei q ela vai ficar enchedo o saco)…rs em fim, é possivel q o proprio cliente, hipoteticamente satisfeito com seus dentes encerre seu tratamento antecipadamente, mas possa manter estavel seus dentes com o uso do movel por determinado tempo q seja necessario?
    A dentista apesar de não concordar, faria isso se eu pedisse?

    Aguardo sua resposta, agradeço desde já!

  129. Olá,
    Tive um probleminha ou melhor um problemão com meu dente,o meu canino fixo não nasceu,olha que tragédia srsrs, perdi o dente de leite com 25 anos e descobri que o fixo estava atrofiado e teve que ser retirado por meio cirurgico,então tenho uma falha na frente,usei aparelho por 4 anos,o espaço fechou mas minha arcada ficou bem torta pois foi forçada para um lado só,retirei o aparelho e dois meses depois que meu dentista colocou essa tal contenção,porém o dente já tinha aberto novamente o espaço e ele colocou assim mesmo dizendo que a contenção ia ajudar puxar o dente(me enganou) e disse você está liberada,ou seja tarefa cumprida,sabe eu me sinto que fui feita de boba pelo meu dentista.você pode me sugerir algo do tipo assim,se devo,implantar um dente ou tentar corrigir com outro dentista(detalhe minha cidade é lotada de dentista que causa problemas na boca das pessoas,inclusive o meu dentista já tem mta gente na cidade que reclama dele,ops já falei demais,abraços.

  130. Lucas,

    Obrigado pelos elogios, são sempre bem-vindos.

    Precisamos antes de tudo lembrar que o combinado entre você e a sua ortodontista eram dois anos de tratamento, certo?

    E você está querendo retirar o aparelho no meio do tratamento.

    Então eu preciso defendê-la quando você diz que ela está querendo “defender o dela” por que é você que está querendo sair do que foi combinado no início, concorda?

    Você como cliente tem o direito de remover o aparelho quando quiser. Mas quando contratamos um serviço profissional fazemos isso por que não sabemos resolver o problema sozinhos. Logo devemos confiar neste profissional a não ser que ele nos dê motivos para o contrário.

    Como o seu tratamento está dentro do prazo e evoluindo bem, não há como dizer que a sua ortodontista está apresentando um desempenho abaixo do esperado.

    É natural que o alinhamento evolua rápido no início, mas depois é necessário consolidar o resultado para evitar a recidiva obrigando você a refazer tudo de novo. Por isso o prazo de dois anos.

    Não sei como você vai resolver isso com ela, mas se fosse comigo, eu inicialmente tentaria demover o cliente da ideia.

    Caso o cliente insistisse em remover, eu faria isso mas não daria nenhuma garantia do resultado, pois o tratamento não teria sido realizado completamente.

    Você não imagina como os dentes podem perder o alinhamento rápido sem uma conclusão correta do tratamento, sugiro que você pense bem e converse com a sua ortodontista antes de decidir, ok?

  131. Boa Tarde Dr. Andre!

    Gostaria de tirar umas duvidas, eu usei aparelho fixo 1 ano e meio por ter DTM, tinha dois dentes para implantes, no termino do tratamento a Dra me disse que já estava pronta a fazer os implantes, e fui procurar e fiz um implante e um enxerto de osso , mas descobri que com 2 meses depois meus dentes fastaram um estar baixo na parte superior esquerdo, e fui procurar-la muito chateada por ela não passar a contenção pra me usar, ela veio com uma conversinha que abandonei o tratamento que por isso não me disse,ela me falou que tenho que usar aparelho novamente e agora como devo agir estou com medo de perder o implante e um enxerto que estar muito recente, e fiz consultas com outros dentistas e eles dizem que não posso usar aparelho agora, estou muito preocupada em perder o meu tratamento , E AINDA TEM OUTRO PROBLEMA, TENHO bruxismo usava a placa mas perdi depois do aparelho fixo, e agora Dr. uso a placa junto com aparelho de contenção ou uso da placa resolve como devo proceder .

  132. Jane,

    Se for usada alguma carga ortodôntica sobre o implante você pode perdê-lo. Então acho que o ideal é respeitar o período indicado pelo implantodontista para consolidar este trabalho e depois procurar uma solução da parte ortodôntica.

    Talvez você possa fazer uma nova placa de bruxismo que funcionaria como uma contenção.

  133. Oi Dr Andre, em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Coloquei aparelho recentemente e a Dentista me disse que tenho perda óssea, e isso pode causar perda de dentes, o que devo fazer continuar com o aparelho pois meus dentes são bastantes desalinhados, ou retira-lo e deixar como esta?
    obrigado.

  134. Dr André, bom dia!

    Usei o aparelho fixo por 2 anos e meio, porém não gostei muito do resultado, achei que ficou um pouco “pra frente” tanto os dois incisivos centrais de cima, quanto os 4 incisivos de baixo.
    O meu dentista falou que é o formato da minha arcada…mas tenho minhas dúvidas.
    Vc acha que o fato de eu não ter extraído nenhum dente (porque o meu dentista não gosta de extrair), pode ter afetado o resultado final?
    Quando estou com a boca fechada, relaxada, ela fica um pouco aberta, aparecendo os incisivos de cima, eu queria que tivesse ficado mais para dentro….
    Vou precisar usar aparelho fixo de novo ou não tem solução? Muito obrigada

    • Marina,

      Certamente se tivessem sido feitas extrações no seu caso os dentes teriam ficado mais para trás. Só que poderiam ter ficado excessivamente recuados criando um problema estético bem pior do que o que incomoda você atualmente.

      Talvez o seu caso seja limítrofe o que dificulta um pouco a decisão entre extrair ou não.

      Mas como parece que esta inclinação não é muito grande, talvez o recurso dos desgastes interproximais seja uma boa alternativa para recuar um pouco estes dentes anteriores. Mas isso seria feito em conjunto com o aparelho fixo que precisaria ser recolocado.

      É claro que estes comentários são hipotéticos, não tenho como dizer nada conclusivo sem ter avaliado você clinicamente.

  135. Olá. tirei o aparelho tem dois dias, contudo hoje fui a outra dentista que não é especialista em ortodontia para fazer uma limpeza e aplicação do flúor, só que a dentista viu um tartaro e usou uma lixa meio de metal no meio do dente da arcada de baixo, o que abriu um espaço, fiquei muito preocupada, e alias, estou, porque abriu um pouco,e ela disse que depois fechava, porém não fechou coisa nenhuma. e a contenção só vai ficar pronta daqui a 7 dias… Quando eu colocar a contenção é possivel que volte ao lugar? Ou recorro ao meu ortodontista??? obrigada!!!

  136. Muito obrigada Dr Andre!

    O meu dentista utilizou este recurso dos desgastes, com a lixa, várias vezes..
    Creio que não foi suficiente.
    Mas se o resultado estético com as extrações poderia ter ficado pior, isso me tranquiliza.
    De qualquer forma vou voltar e conversar com ele a respeito disso, é um pouco frustrante vc ficar 2 anos e meio com o aparelho e o resultado não ficar tão bom!

    Agora estou usando o aparelho móvel para contenção e torcendo pra que, quem sabe, ele recue um pouco os dentes para trás.

    Obrigada pela sua resposta!

  137. Ola doutor , obrigado por ter respondido minha dúvida no yahoo answers , e por ter me indicado o video . mas doutor , gostaría de saber qual é o tempo médio de uso da placa de contenção e se existe algum sinal para se ter alguma noção se a parte ócea ou nervosa da boca ja está “madura” para que seja dispensado o uso da contenção ????? agradeço desde ja seus exelentes comentários

    • Vitor,

      Obrigado por vir lá do Yahoo aqui para o Blog.

      Se você fica um mês sem usar a placa de contenção e quando a recoloca ela entra sem apertar nada, significa que os dentes continuam no mesmo lugar. Então você pode relaxar um pouco no uso e fazer um teste deste mensalmente por exemplo.

      Só não recomendo que se abandone definitivamente a placa e nem que se perca o contato com o ortodontista.

      Nos meus consultórios faço consultas de revisão anuais para monitorar o resultado e a cada 3 ou 4 anos fazemos uma nova placa para o cliente não desanimar de usar (já que com o tempo a placa vai ficando amarelada e com um aspecto de suja).

  138. Olá, Dr. Eu tirei o aparelho fixo, a cerca de dois meses, e usei adequadamente a contenção, porém, ouve uma movimentação dos meus dentes. Nesse período,extrai dois dentes do siso, e a cirurgia foi, um tanto quanto complicada. A cirurgia pode ter sido uma das causadoras da movimentação dos meus dentes. Estou muito preocupado, afinal não usar novamente aparelho fixo, já que fiquei por 6 anos usando. Obrigado.

  139. Boa tarde Dr. Andre gostaria de saber se existe tratamentopara qdo. se esta perdendo a massaossea do dente estou na menopausaa mais de 5 anos e neste dente levei uma cabeçasada e agora eles estão ficando moles ja fui ao dentista mas sem resultado usar uma placa de contenção funciona tb. tenhoproblema de bruxismo. Aguardo contato

  140. Olá Dr! Pela segunda vez escrevo para o senhor! Estou sentindo muitas dores após a extração dos 3º molares, e toda vez, que eu vou ao consultória, a profissional que extraiu meus dentes diz que é normal a dor. Eu estou tomando 2 remédios sendo, um analgésico e um antibiótico, e mesmo assim, a dor não passa. Percebi também q um dos meus molares está mais alto que o normal. O que faço, já que, toda as vezes pelas quais, vou no consultório, a dentista me diz que é normal tal fato. Já se passaram mais de uma semana que eu extrai os 3º molares, não era pra eu estar sentindo dores.

    Grato Guilherme

    • Guilherme,

      Obrigado pela confiança, mas a sua dúvida é sobre cirurgia e eu só trabalho com ortodontia. Nem me lembro quando foi que extraí um siso pela última vez.

      Então não me sinto confortável para dar opiniões sobre uma especialidade que não exerço. Recomendo que você consulte outro cirurgião se quiser uma segunda opinião.

  141. Boa Noite Dr,
    eu uso aparelho fixo a um bom tempo e meu atual odontologista se encontra em uma situação difícil, ele não sabe o que fazer… o meu incisivo lateral direito nunca existiu e o meu canino esquerdo nunca desceu (pois esta inclinado sobre o meu incisivo central, visível apenas pelo raio x), agora eu tenho um “buraco” na boca, devido a extração do inciso lateral esquerdo de leite, e um grande problema já que gostaria de prestar concurso para policia militar que exigi todos os dentes de canino a canino, o que faço?

    Att. Kaline Kelli

  142. Olá Dr,
    É o seguinte, eu tenho uma dúvida:
    Estou na última fase do aparelho de contenção e na minha próxima consulta que é em feveiro/13 vou levar alta e deixar o aparelho, quer dizer, mais ou menos. Porque minha ortodontista em minha penúltima consulta, me informou que eu terei de usar o aparelho inferior (o “ferrinho” colado aos dentes), tipo, pra toda a vida! Eu perguntei o porquê e ela disse que foi observado que os pacientes após alguns meses levarem alta, os dentes inferiores voltaram a desalinhar. De início eu fiquei espantada, o aparelho em si não me incomoda e muita vezes nem lembro que estou usando! Porém, uma coisa é você usá-lo durante um determinado tempo e outro, é usar pra sempre! Mas e aí? Afinal, isso é realmente necessário?! Btw, pretendo, após levar alta, procurar outros ortodontistas e questioná-los sobre isso, maaaaas se o senhor puder me responder de antemão tb (se existe caso em que o aparelho inferior é usado pra sempre), ficarei grata! Valeu! :-)

  143. Dr. Andre Moreira, gostaria da sua opinião profissional. Usei aparelho fixo dos 15 aos 17 anos. Com 25 fiz outro tratamento mais acompanhamento de fono, pois a mordida estava errada, em parte por culpa da língua. E, aos 29 somente os caninos superiores e inferiores giraram. Aí fiz um mini tratamento, somente para corrigi-los e voltei para fono. Hj, eu estou com 32 e 1 canino inferior girou…se esse canino ficar batendo no canino superior há risco de desestabilizá-lo?? Esse giro ainda não prejudicou o alinhamento inferior. Será q vou ter q usar novamente aparelho fixo??? Dessa vez, estou com arquinho de contenção grudado em cima e embaixo e uso um móvel superior com grade. Dr. é muito sofrimento. Parece que não tem fim, os dentes sempre se mexem…. Aguardo resposta, obrigada Att. Gabriela

    • Gabriela,

      Sim, o canino superior pode se movimentar pelo contato com o inferior que girou.

      Talvez seja necessário voltar a usar o aparelho fixo neste caso.

      Mas isso não é o normal em ortodontia. O normal é fazer o tratamento uma única vez e então monitorar o resultado usando contenções fixas ou removíveis e atendendo o cliente uma ou duas vezes por ano em consultas de revisão (é isso que eu faço nos meus tratamentos).

      Caso algum dente se movimente, isso é detectado precocemente e pode ser corrigido com alguns brackets colados por dois a três meses.

      No seu caso talvez o problema tenha sido confiar que os dentes vão continuar na posição só por que estão bonitos. Infelizmente não é assim que funciona.

      Só não entendi por que estas contenções fixas que foram usadas no último tratamento não foram capazes de evitar a falta de estabilidade.

  144. Pois é Dr., nem a minha dentista entende meu caso…
    Mas a mordida por enquanto está fechadinha, correta, os caninos não se encostam – o de cima com o de baixo – q girou. Se continuar assim, posso ficar tranquila? O canino superior ficará intacto?

    • Gabriela,

      Eu gostaria muito de poder dar uma opinião que tranquilizasse você, mas não é possível fazer isso baseado apenas na sua descrição.

      Pelo que entendi, desta vez o resultado está bom, então recomendo que você converse com a sua ortodontista sobre como fazer um acompanhamento para evitar novas recidivas no futuro.

  145. Olá Dr.!Primeiramente parabéns pelo blog. Gostaria de tirar uma dúvida,por favor.Eu usei aparelho fixo por 4 anos, os dentes estavam perfeitamente alinhados, usei a contenção à noite, como o dentista recomendou, e agora, a menos de 1 mês, o dente que antes do tratamento era o mais torto, está começando a se entortar novamente. Até desanimei, só na hipótese de ter q colocar aparelho fixo novamente. Isso é normal? Obrigada

    • Dayana,

      Obrigado!

      A estabilidade do resultado é o grande problema da ortodontia. E a perda do resultado pode ser realmente frustrante.

      Em primeiro lugar acho que você deveria procurar logo o seu ortodontista para tentar interromper esta movimentação com algum aparelho móvel que seja mais rígido que o que você está usando.

      Depois seria necessário levar este dente de volta para a posição correta.

      Isso talvez possa ser feito com um aparelho móvel, mas sinceramente, eu prefiro recolar alguns brackets e resolver este tipo de problema em algumas semanas do que ficar tentando com o aparelho móvel por vários meses sem ter certeza de que vai funcionar.

      Depois de recolocar o dente na posição, eu faria uma contenção fixa colada internamente como se usa na arcada inferior.

      Alguns dentes podem apresentar esta instabilidade mesmo depois de um longo período de contenção com o aparelho fixo (sim, é necessário manter o aparelho fixo parado na boca por uns 4 a 6 meses antes de removê-lo) e nestes casos só uma contenção fixa vai poder assegurar a estabilidade do resultado.

      Se estes cuidados não forem tomados, você acaba precisando refazer o tratamento diversas vezes, o que está completamente fora do que é considerado normal em ortodontia.

      Eu gosto sempre de lembrar que a ortodontia é uma especialidade que opera com previsibilidade de resultados e prazos, através de diagnóstico, planejamento e execução cuidadosos. E a estabilidade dos resultados é condição para que o tratamento seja considerado um sucesso.

  146. Olá Dr. Tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida, irei tirar meu aparelho no mês que vem, e gostaria de saber se a placa de contenção é colocada no msm dia da retirada do aparelho ou depois de dias? morro de medo dos meus dentes entortarem novamente….é preciso fazer outra documentação(aquela radiografia) como no começo?

    • Thays,

      Normalmente a placa de contenção é colocada alguns dias depois, mas é bom que não demore muito para evitar movimentação dos dentes (duas semanas no máximo).

      Quanto à documentação, alguns ortodontistas pedem uma de finalização e outros não, depende do profissional.

  147. Boa tarde Dr.
    Gostaria de saber se seria melhor fazer um implante para tapar a falta do primeiro molar esquerdo e o segundo pré-molar direito todos na parte de baixo ou colocar o aparelho e trazer os outros para a frente? obrigada

  148. boa noite doutor!!
    eu usei o aparelho filho qse 3 anos e fiquei sem fazer manutenção 1 ano e pouco pq mudei de cidade ai decidir tira o aparelho tirei de cima ficou lindo meus dente nao eram tortos tinha um dente q eu arranquei e fechou o espaço e mudou um pouco, oq eu quero saber mesmo e que eu vou fica uns 20 dis sem usa o contenção e to com medo de eles voltarem ao normal durante esse periodo, eu vou fazer mais para frente uma cirugia na gangiva por ela ser alta, eu vou ter q espera ate tira o movel para fazer minha cirugia?? me responda minha duvidas por favor ate mais…

  149. Boa noite doutor! uso aparelho durante 2 anos e ultimamente não tenho notado diferença nas manutenções mensais apesar de perceber pequenas falhas ainda, então disse para a minha dentista se existia a possibilidade de tirá-lo o proximo mes. Ela disse que sim, que eu tiraria num dia e no outro teria que passar no consutorio, para pegar a placa de contenção. Existe algum problema em esperar esse intervalo de um dia após a retirada para usá-lo? estou muito preucupada, pois investi muito no aparelho e nção gostaria que fosse em vão.. Muito Obrigada!

  150. vou prestar concurso pra PM do Paraná e falta um dente (pre molar)terei problemas em não ser aprovado?

    Na avaliação odontológica serão consideradas como condições mínimas:
    - ausência de raízes inaproveitáveis proteticamente;
    - ausência de dentes que possuam cimentos obturados provisórios;
    - ausência de anomalias de desenvolvimento de lábios, língua, palato que prejudiquem
    a funcionalidade do aparelho estomatognático;
    - ausência de dentes cariados ou com lesões periapicais;
    - presença de todos os dentes anteriores (incisivos e caninos), tolerando-se dentes
    artificiais, desde que satisfaçam estética e função, inclusive prótese total;
    - ausência de lesões periodontais graves;
    - a presença de raízes hígidas que foram aproveitadas proteticamente serão
    consideradas como dentes naturais para todos os efeitos, desde que possuam a

  151. Boa noite

    Tenho 43 anos e a pouco tempo descobri que possuo uma grande perda ossea. O primeiro periodontista me disse que teria de arrancar todos os dentes e fazer uma protese sobre implantes.
    Porem, fui a outra clinica, onde a periodontista disse que se eu fizesse um tratamento periodontal regular poderia usar aparelho ortodontico, para alinhar meus dentes , e um mini implante que puxaria meus dentes para dentro.
    Já começei o tratamento periodontal, tive que fazer algumas extyrações e coloquei o aparelho recentemente. Porem lendo alguns artigos na internet vi opiniões diversas a respeito, inclusive que esse procedimento é provisório. Qual sua opinião a respeito. Grata

    • Katia,

      Não há como dizer se esta conduta é possível no seu caso pois não tive a oportunidade de examiná-la.

      Teoricamente é possível fazer um tratamento ortodôntico em um paciente com problemas periodontais, mas, como eu disse, é preciso avaliar o paciente para definir a melhor opção de tratamento.

  152. Dr. É normal a contenção móvel encaixar entre os molares, assim abrindo um pequeno espaço entre um dente e outro pra se encaixar corretamente o aparelho? Tem quase 2 meses que coloquei o móvel, e tenho essa dúvida pois nos primeiros 3 dias os molares doeram e chegaram até a sangrar um pouco, no dia seguinte percebi que não doiam mais e o aparelho estava mais colado no céu da boca. Mas é correto? Terei problemas com esses pequenos espeços futuramente?

    • Mariana,

      A placa de contenção clássica não tem os grampos de fixação exatamente para não criar estas separações entre os molares, parece que a sua os tem e isso fez com que estes dentes se movimentassem criando os espaços.

      Os problemas possíveis estariam relacionados à impacção de alimentos nesta região.

  153. Olá, Dr. eu usei o aparelho fixo por 1 ano e meio… mais tirei, porque me mudei de cidade… e agora tem 3 anos que não uso aparelho e decidi mandar fazer um movel… sem orientação de um dentista… e estou usando … mas não consigo falar com ele direito… e não sei se estou usando certo … pode causar algum problema em meus dentes ? o aparelho movél…
    obrigadaaaaa….

  154. Boa noite dr.
    Eu gostaria que o senhor me tirasse uma duvida.
    É o seguinte, usei aparelho fixo por 2 anos, por conta de um dente que era muito pouco torto. Enfim,depois que foi removido o aparelho fixo, percebir uma pequena falha entre a gengiva e os dois dentes,o dente que era tordo e o do lado do mesmo. ficou como uma falha, como um buraco no canto de cima.
    A duvida é: se eu por resina nessa falha sera feita uma rapagem no meu dente abrindo mais a falha?
    Pois a resina não será para sempre, ela irá cair um dia. mas qndo ela cair, será feita uma nova rapagem para colocar a resina novamente?
    Dr, por favor, me tire essa duvida, pois é meu dente da frente.
    Obrigado.
    E uma excelente semana!

  155. Óla Dr Boa Tarde uso contenção a 9 meses mais vou ter que extrair o 2 molar do lado esquerdo superior pois esta muito danificado tentei fazer canal mais infelizmente não teve como,gostaria de saber se isso afetara na movimentação dos meus dentes.

    Obrigado.

  156. Bom dia Dr.
    Usei aparelho fixo durante alguns anos. Agora tirei e estou usando a contenção movel nos dentes superiores e fixa atrás dos dentes superiores também. Estou sentindo que a contenção movel está pressionando mais um dente do que os outros, e estou receoso de entortar depois de tantos anos de tratamento. O fato de haver uma contenção fixa atrás dos dentes, me garante que eles não vão se mexer? Mesmo com essa fixa, preciso usar a movel? Obrigado

    • Antonio,

      Não sei por que você está usando suas contenções na mesma arcada, mas o seu ortodontista deve ter tido um bom motivo para fazer isso. E só mesmo ele pode tirar estas dúvidas pois conhece o seu caso em todos os detalhes.

  157. Bom tarde, Doutor. Primeiramente, parabéns pelo vídeo. Excelente!

    Tenho 23 anos e uso aparelho desde fevereiro deste ano. Meus dentes da parte inferior eram bem tortos (“um para frente e outro para trás.”) e os da parte superior eram “pra frente”. Com esse pouco tempo de tratamento, notei uma melhora de 90%, pois os dentes da parte inferior já não estão mais tortos e os da parte superior recuaram uns 50%. Porém, tive uma consulta este mês e minha dentista me disse que não há como mais recuar meus dentes da parte superior, devido à falta de espaço – eu tenho TODOS os dentes e minha boca é realmente pequena. Uma alternativa possível seria extrair 4 dentes para conseguir que eles recuassem mais um pouco e ficar mais 1 ano e meio usando o aparelho fixo, porém, segundo a dentista, o resultado não seria tão significativo assim.
    Tendo em vista essa situação, fiquei um pouco desanimada com o tratamento, pois quando iniciei, achei que os meus dentes da parte superiores fossem recuar bastante e que eu ficaria com um sorriso bonito. Agora vejo que, mesmo se eu decidir extrair alguns dentes, não obterei o resultado que imaginei. Já estou usando o fio de aço 20 e se eu optar pela não extração, em janeiro começarei a utilizar a contenção fixa na parte inferior e móvel na parte superior.
    Agora ficam minhas dúvidas:
    - Há realmente casos que não há mais solução p/ os dentes recuarem devido a falta de espaço na boca?
    - Extraí dois sisos no dia 30/10 e ainda tenho que extrair os outros dois. Será que mesmo com a extração dos sisos não haverá possibilidade de meus dentes superiores recuarem?

    Agradeço a atenção desde já.

    • Shaiane,

      É difícil dar uma opinião sem ver o caso, mas se os molares estiverem encaixados em Classe I e ainda assim houver um degrau entre as arcadas (a superior à frente) pode ser que haja uma discrepância de largura dos dentes superiores em relação aos inferiores.

      Se houver uma encaixe de Classe II a correção do degrau seria feita com extrações apenas de dois pré-molares superiores.

      Extrações de 4 pré-molares seria indicado para o tratamento de uma biprotrusão.

      Para entender melhor a Classificação de Angle (classe II, II e III) veja este vídeo sobre o assunto.

      Não acho que as extrações dos sisos façam diferença na retração dos dentes anteriores.

  158. Olá doutor, conheci o seu blog e achei muito bacana!

    Então.. tirei o meu aparelho fixo e quando tirei, os dentes estavam perfeitos, coloquei a contenção móvel superior e fixa inferior no dia seguinte.
    Mas 4 dias depois abriu um pequeno espaço nos dentes superiores da frente e não estão mais tão perfeitos como estavam quando tirei, por isso fui no dentista novamente e ele só me recomendou usar a contenção móvel frequentemente que o espaço fecharia.
    Só que eu fiquei receoso, por que não sei se a contenção também serve para fechar esse espacinho.. Então gostaria de tirar essa dúvida.. Obrigado desde já!

  159. Olá, bom dia!

    Eu tirei o aparelho no dia 01/12 e o dentista colocou o aparelho móvel em cima, e disse que iria colocar a contenção dos dentes inferior na próxima consulta que será só no dia 12/01 porque não tem outro horário, pois está com a agenda lotada, eu poso ficar todo esse tempo sem a contenção? o certo não seria colocar a contenção assim que tira o aparelho fixo? Tenho medo dos dentes voltarem a ficar abertos, e se abrir espaços a contenção junta novamente?
    Obrigada

  160. Olá dr.,

    Eu passei exatamente 14 meses fazendo uso do aparelho ortodontico fixo. Eu era a paciente dentuça, oclusão tipo 2 e sempre senti muitas dores na minha ATM. Frequentava o consultorio para realizar as manutençoes a cada 21 dias ( precisavamos acelerar o tratamento porque eu so teria 13 meses de tempo, pois estou indo morar fora do país). Nao houve extrações nesse periodo, mas eu havia perdido alguns dentes no passado, em uma epoca que tive depressao e nao me alimentava. Enfim, meu ortodontista retirou meu aparelho, mas eu não estou satisfeita com o resultado. Ele afirma que a linha média esta correta e que a oclusao esta certa. “Que meus caninos estao exatamente como ele queria”, mas eu ainda continuo dentucinha. A protusao dos meus dentes superiores esta com uns 4 cm em relaçao a arcada inferior. Mas ele insiste que mais não da para fazer, que estao perfeitos. Mas eu ainda estou insatisfeita.
    È possível a oclusao estar correta, a linha média e os caninos corretamente posicionados e eu continuar dentuça?
    Outra pergunta, retirei o aparelho estou agora fazendo uso de uma contenção superior e inferior, ambas fixas, mas a superior esta atrapalhando a minha oclusao e eu estou com dores ainda piores na ATM, mas meu ortodontista afirma que eu irei me acostumar. Mas como se acostumar a caimbras na regiao do maxilar? Enfim, o que fazer?

    • Rafaela,

      Talvez você esteja com uma biprotrusão que pode causar este degrau mesmo estando com uma engrenagem correta entre os dentes.

      Quanto às dores, eu recomendo consultar um especialista em DTM na sua cidade para avaliar a situação.

      • Ola dr. Obrigada pela rápida resposta.
        Confirmei hoje, com o meu ortodontista, se meu caso era uma biprotusao. Ele, pela primeira vez, afirmou que sim( porque ate então, ele dizia que estava tudo normal, sem problema nenhum). Eu perguntei se eu ia ficar assim mesmo, se essa biprotusao não poderia ser corrigida. ele afirma que nao pode extrair dente nenhum meu, diz que eu extrai dentes no periodo errado, e ai perdi o espaço. Isso é possivel dr? Nao ter soluçao para um caso de biprotusao? hoje em dia a ortodontia é tao avancada, nao estou satisfeita ainda. atenciosamente.

  161. Ola dr. Eu acredito que deve ser chato responder a tantas perguntas. Mas seria possível, ao menos por email, o senhor responder a pergunta que eu fiz logo abaixo da sua resposta? è importante para mim saber se realmente estou correta na minha insatisfação, para que eu possa decidir se desisto de ficar com um sorriso perfeito ou procuro outro ortodontista. Eu viajo dia 01 de janeiro para morar fora do Brasil e lá eles cobram caríssimo até para me darem um orçamento. Atenciosamente.

  162. tirei omeu aparelho da parte superior e o meu dentista ainda não colocou a contenção, quanto tempo posso ficar sem a contenção ate entortar os meus dentes.se eu ficar dois meses tem problema obrigada.

  163. boa noite, queria tirar uma dovida. eu estou usando a placa antes do aparelho fixo e eu perdi, será que meu dente vai voltar?
    se sim, quato tempo que vai gastar pra voltar?
    vou ter que abrir o meu ceu da boca novamente?

  164. Bom noite Doutor,

    uso há dois anos e meio uma contenção na parte interna dos dentes inferiores, de canino a canino. Quero retirar para realizar uma melhor limpeza nos dentes e porque já passou o tempo que o meu dentista anterior (mudei d cidade) havia recomendado. Entretanto no novo dentista me cobraram 100 reais pela retirada e a secretaria justificou que é utilizado no processo uma broca descartável. Não entendo muito bem da área e sei que cada profissional possui o direito de cobrar o que quer e o consumidor de aceitar ou não, mas o preço está dentro dos padrões médios para esse procedimento ou muito abusivo?

    obrigada

    Camilla

    • Camila,

      A minha regra aqui no Blog é nunca comentar valores. Exatamente pelo motivo que você citou: Cada profissional cobra o valor que achar justo.

      Não quero estimular debates sobre valores de tratamentos aqui no Blog, mesmo em uma questão simples como a sua.

      Mas você pode consultar outros profissionais para saber qual é o padrão médio para este procedimento na sua região.

  165. Olá doutor, seu site foi muito esclarecedor e lhe parabenizo por seu belíssimo trabalho aqui!
    Bom, hoje eu tirei meu aparelho fixo e o resultado ficou ótimo, meus dentes ficaram bem alinhadinhos, hoje também a dentista tirou meu molde p/ a contenção para me entregar daqui a 7 dias…
    Minha pergunta é: Nesses 7 dias meus dentes podem se desalinhar?

    Abraço, e parabéns…

  166. Olá Doutor, gostei muito do site.
    BOM, o meu filho tirou o aparelho na terça-feira, e só vai colocar o móvel na próxima terça. Ele está com medo que seus dentes se entortem neste espaço de tempo. Tem algum perigo? Os dentes dele pode se desalinhar?

    Brigada desde já!

  167. Olá dourtor, mais uma vez lhe parabenizo pelo maravilhoso site que criaste :)
    Coloquei a contenção tradicional (essa removível) e uma fixa na parte de trás dos meus dentes (tanto superior, quanto inferior).
    Gostaria de saber de essa contenção (fixa) é muito frágil, e quais cuidados devo tomar.

    Obrigado

    • Maiara,

      Muito obrigado!

      Sim, vale a pena tomar alguns cuidados com a alimentação evitando alimentos muito duros e fibrosos. Morder uma maçã, por exemplo, pode deslocar a contenção fixa.

      Além disso é preciso cuidar muito bem da higienização usando o fio dental regularmente (com ajuda do passa-fio se necessário).

  168. Olá doutor estou com um probleminha,
    Tirei meu aparelho fixo há uns 14 dias atrás e só coloquei a contenção ontem, pois minha dentista é bem ”enrolada” no que faz!
    Além da contenção móvel ela colocou uma contenção fixa nos meus primeiros 4 dentes inferiores/superiores, pois meus dentes se ”móvem” com muita facilidade (antes de colocar o aparelho fixo eles eram bem separados).
    Hoje pela manhã, ao mastigar um biscoito, senti aquela ”colinha” endurecida cair, MINHA CONTENÇÃO FIXA QUEBROU!
    Liguei para a dentista e perguntei se realmente é necessário usar ambas contenções, e se eu não podia utilizar apenas a móvel já que irei usa-la por 24 horas..
    Ela disse para esperar um tempo e que talvez até seria necessário fazer outro aparelho aparelho móvel no Laboratório já que esse ficou muito ”para cima”..
    POR FAVOR doutor, me esclareça minhas dúvidas;
    -É realmente necessário o uso da contenção fixa, já que estou usando a móvel por 24 horas?
    -Nesses 14 dias que não usei a contenção, meus dentes deram uma pequena movimentação, nada muito notável. Mesmo usando a contenção eles podem se mover?
    -É normal a contenção fazer uma pequena ”pressão” semelhante a do aparelho fixo, no dente canino esquerdo?
    - O que seria um aparelho móvel feito no laboratório? E o que quer dizer ”aparelho ficar muito pra cima”?

    Bom, primeiramente desculpa pelo meu probleminha, mas pelo site tenho uma ”visão geral” e mais ”clara” a respeito do meu tratamente, então obrigada por se dedicar a ajudar o pessoal, desde já agraeço a sua atenção :)

    • Rafaela,

      Sua ortodontista julgou necessário usar as duas contenções. Eu já fiz isso em alguns casos para não arriscar o resultado.
      Os dentes podem se mover mesmo com o uso da contenção removível. Isso é sinal de instabilidade que pode ocorrer em qualquer tratamento, mas deve ser monitorada para preservar o resultado.
      A pressão ocorre por que ainda está havendo movimentação, ou seja, instabilidade.
      Não há diferença entre um aparelho confeccionado pelo dentista e outro feito pelo protético em laboratório. Pelo mesos não deveria haver. Não sei o que quer dizer “muito para cima” neste caso.

  169. Ah, gostaria de aproveitar e fazer outra pergunta:
    Minha dentista disse que talvez fosse necessário eu usar a conteção fixa pra vida toda, não entendi bem isso, pode me explicar?

    Obg, mais uma vez!

  170. ola gostaria de saber sobre a contenção superior o arco da frente um lado esta difrente do outro naquela curvinha que faz pra fica bem certinho em cima do dente, um esta em cima jao outro fica um pouco fora, tem algum problema nissu, pode nao trazer o resultado correto?

  171. Ola Doutor, bom… Coloquei aparelho com 8 anos hoje ja estou com 15 e faz 5 anos que retirei, ficou lindo todos certinhos… Uso contençao e ainda faço visitas ao meu dentista. Porem, o dente direito da frente desceu entao olhando direito parece estar torto… O que pode ser? Isso e normal?

  172. Olá,

    comecei usar a contenção móvel hoje e o ferrinho que fica na frente dos dentes entortou de um lado e meu dente está dolorido, isso pode causar algum problema?

  173. olaaa doutor, eu usei o aparelho fixo, mas ja retirei, so q meus dentes da parte inferior ficaram para frente… e estao batendo com os dentes da parte superior, agora estou usando a contençao e quero saber se a contençao vai fazer com q meus dentes inferiores voltarao para o lugar, ou seja, o correto eh ficar atras dos dentes superiores ne isso?

  174. Boa noite Doutor,
    Usei aparelho ortodôntico durante quase 6 anos, ao retirar o aparelho à cerca de 5 meses, foram-me colocadas contenções fixas na arcada superior e inferior, uso ainda durante a noite placa removível para manter a dimensão transversal. No entanto os dentes incisivos centrais superiores afastaram-se cerca de 1, 2mm .
    As minhas questões são:
    O que significa dimensão transversal.
    É normal o dentes terem –se afastado, com tanta contenção? ( estes não eram afastados no inicio do tratamento, nem me foi feita nenhuma extracção)
    Existe alguma maneira de voltar a juntar os dentes, sem ter que colocar novamente um aparelho ortodôntico fixo?
    Obrigada.

  175. Boa tarde Doutor.

    Primeiramente, muito esclarecer seu blog, parabéns!

    O meu caso é o seguinte, há exatamente uma semana atrás eu retirei o meu aparelho fixo (usei o aparelho durante 1 ano e meio, para principalmente corrigir mordida cruzada), e estou usando a contensão móvel em cima, e embaixo a fixa.
    Só que há 2/3 dias atrás eu percebi uma movimentação do meu incisivo lateral superior. Eles estão ficando atrás do incisivo central.
    Já usei aparelho antes, e aconteceu a mesma coisa quando coloquei a contensão. Já entrei em contato com a minha ortondontista também, para verificar isso.
    Apenas gostaria de saber se é realmente difícil arrumá-lo e mantê-los após retirar o aparelho fixo, e se há alguma solução então para que no momento que colocar a contensão ele não volte ou entorte.

    Grata.

  176. Boa noite Dr André,

    Obrigada pela sua resposta, ainda em relação ao uso de placa fixa para manter a dimensão da arca superior, é mesmo necessário usá-la para sempre todas as noites, tal como me foi referido pela minha ortodontista?
    Relativamente ao afastamento dos incisivos centrais superiores, não referi anteriormente que quando me foi retirado o aparelho fixo, fiquei com um espaço entre o inciso lateral e o central. Este espaço acabou por fechar e abriu o tal espaço entre os incisivos centrais superiores. Isto tudo aconteceu depois de tirar o aparelho fixo, colocar as contenções fixas e usar a tal placa fixa durante a noite.

    • Marta,

      Eu me referia a uma contenção fixa colada diretamente nos dentes e nunca removida. Não é uma placa e sim um fio de aço. Isso seria a solução para a abertura de espaços entre os dentes anteriores.

      Parece que você usa uma placa removível. Esta seria indicada para manter a largura da arcada.

      Talvez o ideal fosse usar as duas combinadas.

  177. Boa Noite Dr André,

    Fiz uso de aparelho móvel e fixo por muitos anos, pós-tratamento passei a utilizar a contenção inferior (de canino a canino), e também arranquei 4 sisos.

    Enfim, depois de mais ou menos 6 meses de uso dessa contenção percebi que os dentes inferiores perderam alinhamento e nivelamento (não ficaram EXATAMENTE como quando eu tirei o aparelho fixo). Como a alteração era pouca e eu já estava farto de utilizar aparelho deixei pra lá, e assim estou com essa contenção HÁ 10 ANOS.

    A minha dúvida é: 1 resina já caiu há um bom tempo de um dos dentes, outras já estão totalmente ‘gastas’, e como já te falei o alinhamento e nivelamento já foram pro brejo faz tempo (nada muito absurdo, tem até um espaço minusculo entre 2 dentes).

    O que diabos eu faço?
    1) Peço pra uma dentista arrancar isso?
    2) Esse aparelho de contenção deve ser substituído de tempo em tempo?
    3) Como tudo foi pro brejo já, será que não tem bronca eu tirar?

    • Diogo,

      Você poderia seria substituir a contenção, se estivesse disposto a manter este resultado. Ou retratar e depois fazer a contenção que deve ser substituída sempre que quebrar.

      Se apenas remover o problema pode piorar.

  178. Olá Dr.André! Adorei o blog!

    Usei aparelho fixo por 1 ano e 6 meses, ia ao consultório de 15 em 15 dias para ajustá-lo e há um dia ele foi retirado, mas os superiores incisivos estão levemente afastados, talvez não percebi que ainda estavam afastados durante o tratamento pela difícil higienização entre os dentes ou foi justamente pela retirada do aparelho fixo.

    Obs: Meu maxilar é longo e meus dentes são pequenos, e o aparelho fixo foi colocado somente até o segundo pré-molar.

    Detalhes:
    1) A contenção fixa foi colada nos inferiores de canino a canino, com uma colinhas em todos os dentes e o arame colado em cada uma, e a placa de contenção que eu usaria para dormir não parava no lugar porque, ao morder, meus dentes de trás apertaram mais que os da frente aí com ela eu não conseguia fechar o maxilar corretamente mesmo lixando mais o material, por isso estou sem essa placa.

    2) Durante o tratamento, o Dr. disse que não seria necessário retirar o excesso de pele que esgoelou-se logo atrás desses dentes que fecharam mas estão se afastando novamente, que ela iria se moldar ao novo formato da boca, mas estou com medo que ela seja a causa disso e, ao acomodar a língua, sinto uma saliência não somente de pele, mas de uma espécie de lomba de cartilagem no céu da boca próxima aos incisivos.

    Pergunto:
    - Será que esse excesso de pele seria a causa dessa dificuldade de juntar os dentes e deve ser retirado com alguma raspagem do céu da boca?

    - Será que, por não conseguir usar a placa de contenção para dormir, devo então solicitar um aparelho móvel? Isso juntaria meus dentes incisivos ou só os manteria do jeito que estão?

    - O melhor seria juntar os dentes com resina e depois colocar uma contenção fixa por dentro assim como nos inferiores? Isso os manteria no lugar?

    Estou angustiada Dr. André, muito mesmo, porque meu diastema era muito grande, não quero passar a vida toda com aparelho fixo, é difícil higienizar os dentes com tanto ferro grudado neles!

    Agradeço desde já!

    (Isso foi, além de perguntas, um desabafo!)

    Abraço!

  179. Olá, Dr! Tenho uma dúvida em relação ao aparelho de contenção. Meu molde foi feito há 4 semanas, mas na última consulta eu e meu dentista decidimos deixar o aparelho fixo por mais 3 (semanas), já que o segundo molar da arcada superior ainda não estava totalmente alinhado com os demais. Pois bem, tudo indica que realmente vou tirar o aparelho daqui a 3 semanas… agora está tudo alinhadinho! Mas… aí terão totalizado 7 semanas (quase dois meses) desde que o molde da contenção foi feito. Como na última consulta a contenção já estava pronta, meu dentista me disse que não era necessário fazer outra e que, se preciso fosse, ele mesmo dava uma ‘entortadinha no ferro’ na hora de colocar. O trabalho dele até agora tem sido impecável, meu sorriso está como eu sonhava, mas estou com receio de perder o resultado alcançado com tanto esforço e paciência justamente na última etapa… Será que não teria sido mais seguro ter tirado outro molde na última consulta e providenciado outra contenção? Ou é comum isso acontecer, ou seja, o dentista mesmo adaptar o aparelho no consultório depois que o aparelho fixo é retirado? Muito obrigado desde já! E parabéns pelo blog e pela dedicação de responder a todos! Abs

  180. Ola dr. Andre, o meu problema é que me falta um incisivo central direito e um incisivo lateral direito, porem com o passar do tempo, por descuido meu, o espaço foi fechando e ficou espaço só para um dente! E hoje eu uso uma prótese de um dente incisivo lateral direito. Gostaria de saber se eu poderia colocar aparelho para reabrir esse espaço ? e o que eu poderia fazer para disfarçar a janelinha que vai aparecer no período de tratamento?

    Obrigado Dr. Andre e parabéns pelo seu trabalho!

    • Marcelo,

      A princípio isso pode ser feito sim. Recupera-se o espaço e coloca-se o outro dente com prótese ou implante. Mas não tenho como saber se especificamente no seu caso esta seria a melhor opção.

      Para disfarçar o espaço, pode-se usar um provisório e ir aumentando a largura gradualmente.

  181. Meu filho tem 9 anos e já tem uns 5 meses que os dentes incisivo superiores cairam e não nasceram ainda. Tirei radiografia, levei ao ortodontista e ele me disse que tera que tirar os dois caninos superiores para os dentes nasceram e colocar algum aparelho com chave para não sei o quê… Eu não entendi direito pois fiquei muito preocupada na hora com essa retirada. O espaço dos dentes da frente do meu filho são enormes, ele não tem o freio, mas, é grande e os espaços do dentes incisivos tambem. Será que não daria para puxar os dentes da frente para os incisivos sairem ( a coleguinha dele fez e deu certo). Eu não estou a vontade de tirar 2 dentes do meu filho, mesmo sendo de leite, pois ele vai ficar sem esses dentes até mais ou menos aos 12 anos, ele vai morrer de vergonha, eu queria que o processo fosse natural. O procedimento correto é esse mesmo? Ou devo pedir uma segunda opinião?

  182. Oi , Marquei para fazer uma cirurgia na gengiva, uma gengioplastia… gostaria de saber mais sobre a cirurgia , se corro algum risco da gengiva voltar a crescer novamente , e o principal se vai doer antes e o pos cirugico!! Muito obrigada …

  183. Boa noite, Dr

    Há dois anos e cinco meses uso o aparelho fixo, em outubro de 2012 meu dentista disse que iria retirar meu aparelho… Mas isso nao aconteceu pois disse que nao estavam alinhados…agora Ele disse que esta tudo ok, fez o molde…mas dois dias apos Ele fazer esse molde, e visível que meus dentes estao entortando…além disso sinto que minha mordida nao esta correta…estou muito triste, pois estou com muitoooo medo de nao ter o tão sonhado resultado…pensei em procurar um outro profissional que possa me orientar… Enfim … O que fazer Dr?

  184. Olá doutor. Eu tirei o aparelho fixo faz 3 dias… e eu acho que resultado foi bom, mas eu estou percebendo que meus incisivos centrais estão se separando (voltando a posição que eram antes do tratamento) e eu estou preocupada porque essa era a principal falha que eu queria corrigir. Amanha vou pegar minhas contenções.

    Por favor me tire essa dúvida, eu axo 3 dias pouco tempo pros dentes estarem voltando.

      • Oi Doutor, obrigado por responder! Seu blog é muito bom e está tirando muitas das minhas dúvidas.
        Bom, eu ja recebi hoje minhas contenções, estou com dificuldades de adaptação, quero saber se é normal não conseguir fechar a boca direito, nem encaixar os dentes quando coloca as retenções, que é o meu caso. =)

          • Oi Dr.

            Ja faz 12 dias que uso as contenções, e minha arcada está voltando a ficar pra frente, como era antes de usar aparelho, elas nem estão encaixando direito. Estou muito triste por isso porque gastei muito, sem falar no sofrimento. Sei que devo conversar com minha ortodontista, mas, você tem alguma ideia do porque disso estar acontecendo?

            Estou desesperada, o que eu devo fazer? Como cobrar isso pro ortodontista? Eu tenho algum direito?

            • Lia,

              Aparentemente há uma instabilidade no seu resultado. Entendo que você esteja frustrada.

              Não tenho como saber o que está acontecendo sem avaliar clinicamente o caso.

              Você deve cobrar o resultado que foi proposto no início do tratamento. Com certeza a sua ortodontista está interessada em um bom resultado tanto quanto você. Agora será necessário conversar para buscar uma solução definitiva para o problema.

  185. Boa noite doutor, gostaria de tirar uma duvida, eu usei o aparelho fixo por 4 anos e 2 anos móvel e tenho uma contenção dos dente de baixo, faz 2 anos que tirei o fixo e esse tempo estou usando o móvel, a minha duvida e foi tirado o fico dos dentes debaixo e não fechou ficou um espaço pequeno de cada lado entre os caninos, hoje sábado fui intuito de remover a contenção o meu dentista disse pra mim não tirar ainda por causa do espaço, e so agora ele falou pra mim voltar a usar o aparelho fixo no dente debaixo e fazer uma pequena cirurgia no espaço entre o canino e o molar durante uns 4 meses ele me garante o espaço fechado entre os dentes, sinceramente eu achei uma sacanagem que ele fez comigo durante esse tempo. me desculpa doutor não e o senhor mas quero uma opinião sua que eu faco agora eu aguardo sua resposta. grata

  186. Bom dia Dr. Andre, primeiramente quero parabenizar seu trabalho e tirar algumas dúvidas.
    Fiz meu tratamento dentário por 2 anos. Era paciente assíduo, duas vezes dois brequetes quebrou durante o tratamento. Minha dentista recolou novos brequetes e teve custos para mim, até concordei pois foi descuido da minha parte. Já finalizado meu tratamento e com o aparelho móvel e a contenção, minha contenção descolou ( acredito eu que aconteceu por mal colagem ), não teve nenhuma recomendação da dentista do que não podia comer. Entrei em contato imediatamente com a minha dentista para recolagem, infelizmente era final de ano e só vou conseguir recola-lo agora depois de 3 meses, pois minha dentista entrou de férias, fez cursos e não podia me atender. Vejo que meus dentes inferiores perdeu o resultado do tratamento, e a minha dentista quer cobrar o valor da recolagem da contenção, sendo que não tive nenhuma recomendação e acredito que foi erro de procedimento na colagem. Infelizmente não foi feito nenhum contrato, nesse caso com a recolagem da contenção meus dentes ficaram regulares? é correto eu pagar pela recolagem e por uma nova contenção ? a dentista tem que me fornecer um novo tratamento sem ônus tendo em vista que meu tratamento foi prejudicado pelo não atendimento da mesma ? tem algum conselho que dita alguma regra?

    Agradeço a sua atenção e paciência em responder minhas perguntas.

    Abraços.

    • Jayson,

      Não posso afirmar nada em relação à valores e cobranças pois isso depende do que foi combinado entre o paciente e o profissional. Mas sabemos que a contenção não vai corrigir os dentes, pode apenas mantê-los na posição atual.

  187. Olá Dr. usei aparelho fixo por cerca de dois anos e meio, e agora estou usando o móvel. Me mudei para fora do Brasil então não vou poder continuar fazendo a manutenção no móvel com meu dentista. Meu dentista disse para eu usar o móvel por 30 dias direto e após esses dias usar somente para dormir. Já estou sentindo o aparelho frouxo (da pra tirar com a língua) Já faz trinta dias que estou usando, meu dentista me disse que quanto mais apertar o móvel mais abre o céu da boca, então minhas dúvidas são: 1 – Se eu usar ele frouxo, a contenção continua a mesma ou meus dentes podem voltar a posição anterior? 2 – Qual o movito dele estar frouxo? 3 – E se caso eu apertar um pouquinho pode acontecer de abrir espaços nos dentes pelo fato de abrir o céu da boca? Nunca vi ninguém que tenha usado o móvel por tão pouco tempo então gostaria de saber se o prazo de 30 dias direto não é muito pouco.. Aguardo a resposta. Obrigada

    • Joana,

      Uma placa de contenção não costuma ter parafuso para ser apertado. Este tipo de aparelho deve ser passivo, apenas para manter o resultado.

      Não tenho como saber quais os objetivos do seu dentista ao usar um aparelho assim. Mas certamente ele pode explicar como você deve proceder neste caso.

  188. Oi Dr, no meio da placa tem uma peça com um parafuso, se colocar um alfinete ou algo fino e girar no sentido da seta ele fica mais apertado. (Meu denstista não me deu a chave para apertar, mas quando disse para ele por telefone que o aparelho estava frouxo ele disse que talvez estivesse na hora de apertar um pouco, e me sugeriu que eu ficasse uma semana sem usar direto, usando só para dormir que isso iria melhorar o fato de estar frouxo. Por isso minha duvida, se eu ficar sem usar durante o dia dente pode voltar a posição anterior? E com ele estando um pouco frouxo pode influenciar em algo, quero dizer, voltar a posição anterior, ou mesmo usando frouxo ele mantém a contenção?

    Meu aparelho é exatamente igual esse primeiro dessa foto http://www.ortodontista.net/blog/wp-content/uploads/2012/07/Aparelho-m%C3%B3vel-conten%C3%A7%C3%A3o-ortod%C3%B4ntica.jpg
    mas com uma abertura de fora a fora no meio do acrilico (ou seja sao duas placas) e um parafuso no meio delas que da pra girar. Se você puder me passar seu email eu poderia te mandar uma foto do meu aparelho para mostrar, meu dentista disse que o aparelho era pra manter o jeito que estava no final do tratamento, mas pesquisando na internet vi que esse aparelho é um expansor, então estou meio confusa. Por favor, se puder me explicar ficarei muito agradecida.

    • Joana,

      Realmente a sua placa de contenção é também uma placa expansora. Isso não chega a ser um problema. Você apenas passa a poder aumentar a largura dela se necessário.

      É natural que uma contenção fique mais folgada com o tempo e isso costuma ser sinal de estabilidade no resultado. Neste caso o indicado seria mesmo reduzir o uso.

      Ativar o expansor só se houvesse a intenção de continuar aumentando a largura da arcada.

      E isso só o seu ortodontista pode responder.

  189. Olá .. Dr. André!

    usei aparelho fixo durante muito tempo, mais de 5 anos … não fazia as manutenções frequentemente, por este fato, a demora para retirada. Quando a dentista resolveu tirar, ainda fiquei uns 2 meses esperando a contenção. E quando chegou e tive que realmente usá-la, não me identifiquei muito, só usava mesmo para dormir, achava incômodo. Já faz 1 ano e 6 meses que retirei o fixo, usei poucas vezes a contenção, só para dormir como falei anteriormente. O resultado mesmo depois da retirada do fixo não me agradou muito, porém a dentista falou que não poderia fazer mais do que havia feito, achei ainda um pouco alto a parte superior.. enfim, gostaria de saber se mesmo depois desse tempo todo, ainda existe alguma possibilidade de mudança (empurrar um pouco os dentes para trás) se voltar a utilizar (para dormir) a minha contenção. Desde já, agradeço a atenção!

    • Rayanne,

      A função da contenção é de manter os dentes na posição e não de alterá-la. Mas eventualmente a placa pode ser usada para movimentação. Nestes casos é necessário que o ortodontista esteja ativando o aparelho e monitorando o resultado.

      Não recomendo que o paciente tente movimentar os dentes usando a placa de contenção sem acompanhamento do profissional.

  190. Dr. retirei o aparelho fixo de um tratamento ortodôntico de quase 4 anos, coloquei a placa de contenção superior mas ela não está encostando no palato. Tem alguma coisa errada na confecção da placa? Ela deveria tocar o palato completamente?
    Ótimo blog, parabéns!

  191. Olá Doutor,
    Tenho 23 anos e estou usando aparelho nos dentes superiores, o dente 12 está torto para dentro da boca por não haver espaço para ele, meu dentista indicou a extração dos dentes 14 e 24, porém meus dentes são muito grandes e estou com a preocupação de toda minha parte superior ir muito para trás, outra preocupação também é que estes espaços inicialmente ficarão muito visíveis e não quero poder ficar sem sorrir por vergonha.
    Desde já te agradeço pela ajuda, abraços.

    • Hudson,

      As suas preocupações fazem sentido.

      No caso da retrusão excessiva do perfil, isto pode ocorrer principalmente se forem feitas extrações em um caso que poderia ser tratado sem este recurso. Na dúvida, vale consultar mais de um ortodontista antes de decidir.

      Os espaços visíveis, podem ser camuflados com facetas de resina coladas aos dentes vizinhos.

  192. Olá, Doutor,
    Eu coloquei aparelho e retirei os pré- molares, porém os dentes foram muito para trás, meu sorriso esta quadrado e não queria isso queria que ficasse largo, você saberia me dizer se neste caso tem como alargar o meu sorriso? Pois esta sobrando espaço ainda e vai mais para trás…

      • Doutor, obrigada pela resposta, aproveitando te parabenizar pelo blog, eu já conversei sim, porém ela desconversa…. e disse que vai melhorar, mas eu acho que esta me enrolando. Porque eu tenho os dentes de cizo e a dentista falou que não precisa tirar, pois os meus dentes nasceram normal, ai que esta a minha preocupação será que não preciso mesmo tirar? E se caso eu queira que os meus dentes vão para frente isso da para fazer com aparelho ou somente cirugia?…Muito obrigada

        • Katia,

          Depois de ter extraído os pré-molares pode ser complicado levar os dentes para frente de novo. Não diria que é impossível, mas precisa ser bem avaliado.

          Quanto aos sisos, provavelmente eles conseguiram nascer normalmente devido à retirada dos prés que criou um espaço excedente. Neste caso, pode ser que não precise mesmo extraí-los.

  193. Dr , usei o aparelho fixo por mais ou menos 2 anos , agora no começo tirei ele , no meio do tratamento tive problemas pois eu tinha o hábito de chupar dedo … agora que finalizei estou usando a contenção e o aparelho móvel , porém mesmo com a contenção abriu um espaço enorme no meu dente de baixo … minha dentista falou que era por causa do dedo , porém não havia mais esse hábito a 2 meses , ela fez minha mãe assinar um termo de responsabilidade , e disse que pra arrumar a falha eu teria que colocar todo o aparelho fixo de novo , começar do 0 . Tem alguma forma de eu resolver esse problema de uma forma mais simples ?

  194. Prezado Dr.
    É muito bom encontrar blogs como do senhor para sanar nossas dúvidas. Estou preocupada, pois tirei meu aparelho fixo há quatro dias. Vou ao dentista para fazer o molde da contenção somente na segunda, e receio que nesse espaço de tempo meus dentes possam “entortar” novamente. Em media qual o tempo seguro para ficar sem a barra de contencao? Desde ja agradeco pela antencao.

    • Nádia,

      Atualmente eu prefiro não arriscar nem mesmo um dia. Por isso uso um dispositivo de contenção feito de resina diretamente na boca do paciente assim que removo os brackets. Depois moldo e entrego a contenção definitiva com calma.

      Eu sou exagerado neste quesito mesmo. Normalmente se faz desta forma que foi feita com você. Mas existe algum risco.

  195. ola Dr. meu dentista vai retirar o fixo, vejo que ainda não esta correto meu dente, falei com mas ele disse que tratamento sera concluido com o aparelho movel . vou usar por 6 meses fazendo ajuste. so vou pegar o movel 8 dias apos a retirada.isso e serto Dr. aguardo resposta obrigado usei o fixo 3 e 6 meses

  196. Boa noite Dr. eu gostaria de tirar uma duvida. Eu fiz 2 canais nos meu 2 primeiros molares inferiores, porem todos os 2 deram infiltração. Fiz uma consulta e a dentista disse que corro o risco de perde-los. Se extrai-los poderei corrigir as falhas com uso do aparelho fixo? Obs: meus terceiros molares estão nascendo!

  197. olá doutor tenho ausência de um incisivo central,fiz uma adesiva mas isso me trouxe complicações…por causa da adesiva os espaços entre o dentes aumentaram e por isso tenho que usar aparelho gostaria de saber se enquanto eu usar o aparelho vou ficar sem essa adesiva ou se existe algum meio de preencher o buraco enquanto uso o aparelho pois não quero ficar banguela esteticamente é feio…o dentista recomendou que eu faça o implante apenas depois do tratamento com o aparelho.
    aguardo resposta desde já agradeço…

      • Dr André:Fui em três ortodontistas e comentei sobre sua resposta a minha pergunta,eles me disseram que não era possível fazer esse método pois todos os dentes tem que ter seu espaço, porém o que me proporcionaram foi colar esse dente somente no aparelho e o mesmo ficará balançando e terei que ficar controlando para q ele não caia…o que devo fazer?Aguardo resposta desde já agradeço por avaliar cada caso com cuidado obrigada!

        • Ana,

          Eu entendo, mas é possível sim fazer o provisório preso ao aparelho e também a um dos dentes vizinhos ao espaço. Esta fixação em apenas um dente chama-se cantilever e evita que o dente fique balançando.

          Um provisório que fica balançando não é uma solução aceitável, concorda?

          • concordo plenamente doutor por isso que fui em mais de um especialista,mas nenhum me disse o mesmo que você…ah doutor como eu queria morar no Rio de Janeiro uma hora dessas,mas enfim vou buscar mais especialistas até encontrar um que me diga o mesmo que você….desde já agradeço pela atenção Obrigada!

  198. olá boa tarde os dentes caninos de leite da minha filha ñ cairam , e nasceram os permanentes por cima , será que aparelho ortodôntico vai resolver ou será preciso extrair os permanentes ? Obrigada !

    • Leo,

      Depende de diversos fatores como o tempo que se passou desde a perda dos dentes, o quanto os superiores desceram, quantos dentes saudáveis ainda permanecem na boca para apoiar a movimentação, entre outros que precisam ser avaliados clinicamente.

  199. Ola, gostaria de saber o seguinte, estou usando aparelho fixo a 3 anos e meio, tenho um problema com as bandas que não param.. meu dentista falou que vai retira-lo e eu usarei a contençao mas ainda tem espaços relativamente grandes.. ele disse que fecharia mas estou com essa duvida ainda.
    Obrigado.

    • Marina,

      Não posso afirmar nada sem ter visto o caso. Mas o que eu sempre digo é que a contenção tem a função de manter o resultado que dever ser alcançado na fase do aparelho fixo.

      Acho difícil conseguir com um aparelho móvel atingir um objetivo que não foi alcançado com o fixo. Mas não é impossível, converse com o seu ortodontista sobre isso.

  200. Boa tarde,
    meu dentista colocou uma “massa” em cima do meu dente, segundo ele para ajudar no tratamento do aparelho, na mastigação. Assim, quando fecho a boca há um espaço , fazendo com que o dente não encoste no outro. Está correto ?!

  201. Gostaria de saber qual a necessidade de usar contenção fixo nos dentes inferiores, e se é o melhor metodo hoje usado, e qual a diferença de usar uma contenção movel e uma fixa.

    abraço,

    Dalva

  202. Doutor, tirei meu aparelho fixo há 2 dias e estou com o aparelho móvel superior e inferior. Queria saber se tem algum problema de ele estar marcando a minha gengiva inferior, pois meu dentes nao são alinhados ao seu contorno.
    Obrigado, desde já

  203. Doutor,já faz uns 4 anos que tirei o aparelho e o meu dentista me falou para usar a placa de contenção por 2 anos,eu sui até bem mais do que isso mas de uns tempos pra cá eu notei que minha acarda dentária parecia estar diferente e rosolvi tentar colocar a placa de contenção mas ela não se encaixou de forma alguma,é normal? o que devo fazer?

  204. Caro Dr. André,

    Gostaria de saber quanto tempo em média deve ser usada a contenção fixa da arcada inferior. Usei por mais de quatro anos, mas nessa semana ela se soltou. É possível reaproveitar a peça e colá-la novamente?
    Abraços,

    Maria

  205. Olá Dr. André,

    Usei aparelho por quase 4 anos e agora comecei a usar a contenção. Minha dentista disse que vou usar direto por um mês, depois disso só para dormir, mas conheço muitas pessoas que usaram aparelho e todas me dizem que o prazo para usar direto é seis meses. O senhor já viu algum caso de usar direto somente um mês? E a inferior é móvel também. Achei estranho, pois a superior costuma ser 6 meses e a inferior se usa por anos.
    Agradeço muitíssimo se puder me dar sua opinião. Um grande abraço!

    • Lili,

      Não vejo problema em usar a contenção superior por apenas um mês se o resultado tiver estabilidade. Mas isso quem pode garantir é a sua ortodontista.

      A contenção inferior normalmente é fixa e realmente fica por muitos anos.

  206. boa tarde Dr. Andre
    Eu uso aparelho removível a 08 meses, e durante esse período venho observando algumas alterações que estão me deixando insatisfeita
    01 a placa é muito em cima dos meus dentes superiores;
    02 ela é sempre folgada mesmo apertando o fio de aço dela fica sempre folgado;
    03 estou notando alguns espaços entre os meus dentes superiores.
    falei com minha dentista ela somente aperta e não fala mais nada.
    minha duvida é é possível que a placa tenha sido feita incorreta, que esteja malfeita, e por isso não estão dando resultado pois já que noto alguns espaços entre os meus dentes.
    obs: nunca deixo de usar a placa, só tiro na hora das refeições.

    • Carla,

      Se estão se abrindo espaços entre os dentes, obviamente a placa de contenção não está cumprindo o seu objetivo.

      Talvez alguns ajustes sejam o suficiente para resolver o problema, mas isso só a sua ortodontista pode responder. Insista nas perguntas. O trabalho do ortodontista também é informar ao cliente o que está ocorrendo.

  207. Olá Dr. André,
    Tire um dúvida minha por favor!
    Usei aparelhos 4 anos, e já tem 7 anos que recebi alta da minha dentista. Porém de 2 anos pra cá sinto muita dor ao mastigar, dos de cabeça, nas fontes dos dois lados e procurei um dentista e ele disse que o lado esquerdo a mordida esta certa, mas do lado direito não e que me recomendaria voltar nos aparelhos para corrigir essa falha. Mas a dúvida que eu tenho mesmo é que ele disse que eu tenho que remover a contenção que a dentista deixou. ele fala que é errado deixar essa contenção porque da perda óssea, Estou a procura de uma segunda opinião, pois a minha dentista tinha me esclarecido o porque da contenção e agora esse dentista quer tirar e disse que eu vou precisar de aparelhos de novo, porém menos tempo. Dr. André o que vc me diz a respeito, não teria problemas em tirar a contenção? que outro procedimento poderia me ajudar quanto as dores na mastigação! SOCORRO!
    Um abraço!
    att, Cris

    • Cristina,

      Pela sua descrição as suas dores podem estar relacionadas com bruxismo. Veja este post:

      http://www.ortodontista.net/blog/bruxismo-do-sono-sintomas-e-tratamento/

      Se for isso, refazer o tratamento ortodôntico não me parece ser a melhor opção. Procure um especialista em DTM.

      Quanto à contenção fixa inferior, é usada por prazo indeterminado pela maioria dos ortodontistas no mundo. Se estiver bem feita, não vai causar nenhum problema.

      • Olá Dr.André,
        Fiquei muito feliz com sua resposta, foi esclarecedora.
        Meu problema é o aperto de dentes enquanto durmo me causando muita dor na face e cabeça. Quanto ao aparelho vou optar pela placa removível que me parece bem melhor e não o aparelho fixo de novo, mesmo porque tirar a contenção fixa inferior não parece ser uma boa idéia porque ela esta bem feita e não é problema pra mim.
        Dr. André, Obrigada!!!
        Parabéns pelo profissionalismo!!!
        Att, Cris

  208. Adorei o site e o video, melhor ainda pq percebi que o Dr. Andre realmente responde as perguntas de seus internautas, bom retirei meu aparelho ortodontico fixo em 22/08/2013 e realmente coloquei o movel em cima e a conteção fixa em baixo, mas hoje já soltou a contenção fixa e era o ultimo dia do meu dentista aqui na cidade. Outro problema é que sempre tive mta ansias e coloco o aparelho movél já cameça as tais ansias, gostaria de saber se existe alguma outra opção para meu caso, pois não gostaria de perder os dificeis 4 anos que fiquei com o aparelho fixo.

    • Olá Juliana,

      Obrigado pelos elogios! É muita gentileza sua.

      Sim, há uma alternativa para a contenção superior que é uma moldeira de acetato (dê uma olhada no post do invisalign, é igualzinha). Este tipo de aparelho não toca no palato e por isso não vai dar náuseas.

      Quanto à contenção fixa inferior, procure logo um ortodontista para fazer uma nova, pois os dentes inferiores podem se deslocar bem rápido.

      Boa sorte para você!

  209. Boa noite doutor…parabéns pelas colocações…são muito esclarecedoras.
    Gostaria de uma opinião..tenho 42 anos..usei aparelho de correção por 2 anos. Tirei o aparelho e uso contenção fixa por trás dos dentes. Um dos dentes incisivos frontais dos arco superior se descolou e moveu um pouco á frente, se desalinhando dos demais. Qual a forma menos traumática para eu solucionar este movimento, voltando o mesmo ao alinhamento dos outros, com o mínimo de esforço possível???
    Desde já meus sinceros agradecimentos….

    • Obrigado Claudiney!

      Em primeiro lugar você deve entrar em contato com o seu ortodontista para que ele avalie a situação e defina qual é a melhor opção.

      Algumas vezes é possível recolocar o dente no lugar com um aparelho removível e em outras, o uso de brackets pode ser mais eficaz, mesmo que por pouco tempo.

      É comum o cliente ficar relutante em voltar a colar brackets e preferir um aparelho móvel. Mas neste caso o aparelho precisa ser usado regularmente e o ideal é que o problema esteja resolvido em um ou dois meses.

      Se for para ficar um ano com aparelho móvel, é melhor partir logo para o fixo e depois colar uma nova contenção. De preferência antes de remover os brackets.

      Boa sorte!

  210. Oi Doutor. Então ontem eu tirei meu aparelho e coloquei a contenção,mais minha contenção fica bem no final dos dentes,não no meio como a maioria fica,mais minha dentista não disse nada,se era assim mesmo,será que tá certo?
    Obrigada desde já. Parabéns pelo blog!!!

  211. Muito boa sua explicação Dr. Andre.
    Tenho uma dúvida. Eu usei o aparelho fixo por quase 2 anos, hoje uso a placa de contenção. Não gostei do resultado final, pois meus dentes superiores não ficaram paralelos. Posso voltar a usar o fixo pra ver se tenho outro resultado ou não? Obrigado!

  212. Boa tarde Dr.
    Bem, depois de um longo período com aparelho fixo agora irei usar a placa de contenção. No entanto, estou com espaço muito evidente por conta da perda do primeiro e segundo pre-molar superior. Tem alguma solução pra q eu não fique com essa falha com uso da placa de contenção?
    Desde já agradeço!

  213. Doutor eu tirei o aparelho fixo á 2 semanas mas meus dentes então começando a abrir, mas não quero voltar a usar aparelho fixo de novo. Dá para consertar este espaço só com aparelho móvel?

  214. Boa tarde, Dr. Gostaria de sanar uma dúvida, sobre: Eu removi o aparelho fixo há uma semana, e notei que um dos caninos superiores deu uma descida, no entanto, a minha contenção irei colocar daqui uma semana, o Sr. acha que com o uso da contenção esse canino tem a probabilidade de voltar ao seu lugar como antes?! E no caso, teria como o meu ortodontista regular a contenção para que esse canino volte?! Se puder esclarecer essas dúvidas ficarei muito agradecida!
    Att, Fabiana

  215. Boa tarde Dr. André.
    Bom… eu usei aparelho fixo por 3 anos, retirei a uma semana, e já coloquei a contenção móvel no mesmo dia. Mas não estou satisfeita com o tratamento, pois tenho convicção de que os dentes superiores ficaram um pouco para frente. São milímetros, mas ficou :(
    É possível a contenção móvel “levar” os dentes superiores para trás?
    É uma diferença mínima, mas o suficiente para me deixar infeliz… é possível tal correção?
    Agradeço desde já!

    • Fernanda,

      Como a diferença, segundo você, é mínima, talvez seja possível. Mas isso só o seu ortodontista pode dizer.

      Eu sempre prefiro fazer toda a movimentação com o aparelho fixo e usar a contenção apenas para manter.

  216. Boa tarde, Dr. André.
    Gostaria de uma ajuda, sobre clareamento caseiro; sempre vejo em blogs várias pessoas dizendo que água oxigenada 10 volume, que é própria para ferimentos, e combate de germes e fungos, e por diversas vezes vi relatos dizendo que essa mesma água oxigenada 10 volumes encontrada em farmácias, também é utilizada pelos dentistas para esses tipos de clareamento chamado caseiro. O sr. poderia me ajudar quanto a essa dúvida? Pois, como removi o aparelho fixo, os dentes estão um pouco amarelados, e gostaria de realizar um clareamento a laser, porém, no momento está um pouco acima do meu orçamento, e gostaria de utilizar outros meios desde que com cautela, para que não venha sofrer danos futuros em minha saúde bucal. E caso eu possa comprar essa água oxigenada em farmácias, e estar utilizando em casa, qual é a forma de uso desse produto, Dr.? O sr. poderia me ajudar?

    Desde já fico agradecida pela dedicação e empenho que Sr. tens para conosco, em esclarecer as dúvidas da melhor maneira possível.

    • Fabiana,

      Eu não trabalho com clareamento, sou ortodontista, mas não acho que água oxigenada seja usada no clareamento.

      Geralmente usa-se peróxido de hidrogênio ou de carbamida. Mas estas substâncias precisam ser aplicadas sob supervisão profissional com as moldeiras adequadas.

  217. Boa noite. Dr. André, encaminhei um e-mail anterior a esse, com algumas dúvidas sobre o clareamento dentário, todavia, não o encontro aqui na página, no blog do Sr. recebi o e-mail dizendo que já teria a resposta, sobre o mesmo. Porém, não encontro nem minhas perguntas feitas ao Sr. e também a resposta na qual o Sr. respondeu. O Sr. saberia dizer o que houve com o blog, ou com as perguntas? Obrigada!

    • Fabiana,

      Não sei o que houve com o e-mail de notificação, pois ele só deveria ser enviado depois que eu aprovasse e respondesse a sua pergunta. E só fiz isso hoje.

      De qualquer forma, se mais alguém tiver este problema, por favor, me avise, ok?

  218. Olá, estou usando aparelho de contenção a 5 dias. No dia que coloquei o aparelho de contenção ao chegar em casa percebi que ficou uma pequena abertura entre os dentes da frente, bem pequena mesmo. Meus dentes ainda estão um pouco moles, só de empurrá-los com o dedo eles se fecham, mas depois o pequeno vão entre os dentes voltam. Tem como fechar essa pequena abertura mesmo depois de ter tirado o aparelho fixo?

    • Daniele,

      Tem sim, mas o problema é a instabilidade do resultado que provavelmente vai levar à reabertura do espaço.

      Você já assistiu ao vídeo sobre dificuldade de manter o diastema fechado aqui no Blog? Está na categoria “vídeos”.

      • Acabei de assisti Dr. André, seus vídeos são muito bons e bem esclarecedores. Mas eu nunca tive diastema, meus dentes sempre foram bem juntinhos. Essa abertura que ficou depois da retirada do aparelho fixo é bem fina, mas esteticamente não acho legal e me deixou muito triste. Estava com muito medo de não ter como arrumar.

        • Daniele,

          Mesmo tendo aparecido depois do tratamento e sendo pequeno, ainda é um diastema. A solução pode ser com restaurações ou ortodontia.

          Não é tão incomum a ocorrência destes espaçamentos após o tratamento, mas obviamente não está certo e precisa ser corrigido.

  219. Usei aparelho e agora a dentista retirou a contenção inferior , é normal ficar com um pouco de resina ,não incomoda mas ainda tem pode acontecer algo ruim?

  220. Bom dia !! Olá doutor, meu nome é Raquel e eu uso aparelho ortodôntico a 5 anos. Quando meus dentes estão alinhados, minha dentista lixa e deixa um espaço. Não aguento mais ter q pedir no trabalho para sair cedo para fazer tratamento dentário. Estou considerando a ideia de abandonar o tratamento e procurar outro dentista para fazer a retirada e botar a contenção. A pergunta é :Se eu abandonar o tratamento a dentista pode botar meu nome no SPC? Seria injusto pois se eu deixar de pagar um mês fico sem manutenção. Ela pode botar meu nome no SPC?

  221. Olá doutor
    Tebho 16 anos, tirei o aparelho fixo faz 3 meses,e desde então uso a contenção. Porém, o meu pré molar superior entortou ( deu uma saltada para fora ) e a minha ortodontista me disse há algum tempo que eu precisava retirar os 4 sisos. Você acha que isso ocorreu por eu ainda não ter extraído os sisos ?

  222. olá doutor!!acabei de tirar meu aparelho fixo,estou usando a contenção só que de um lado ela fica mais alto que o outro dando a impressão que tá torta isso é normal???

  223. DOUTOR ME AJUDE PASSEI DOIS ANOS COM TRATAMENTO ORTODONTICO , NESSE PERIODO, PERDI MEU SEGUNDO MOLAR INFERIOR ESQUERDO, DOIS MESES DEPOIS EU ESTAVA USANDO ALEM DO ARCO SUPERIOR E INFERIOR O DENTISTA TAMBEM PARA FINALIZAR COLOCU A CORRENTE NA PARTE INFERIOR , A MINHA GENGIVA CRESCEU E NÃO CONSEGUIA FAZER A LIMPEZA COM O FIO DENTAL , RESULTADO A GENGIVA ESTAVA PASSANDO DA LINHA DOS BRACKETS, NA PARTE INFERIOR, EU FALEI PARA ELE, ELE DISSE NADA UMA SEMANA DEPOIS FUI NO CONSULTORIO ME QUEIXANDO DE DOR E ELE RETIROU A PARTE INFERIOR FIZ LIMPEZA TUDO DIREITINHO, MAS ELE NÃO COLOCOU A PARTE INFERIOR MAIS E NEM A CONTENSAO LINGUAL RESULTADO APENAS ME MANDOU USAR A CONTENSÃO SUPEIOR RESULTADO MEUS DENTES ESTÃO SE SEPARANDO E ENTORTANDO DETALHE MINHA GENGIVA ESTÁ ALTA O QUE FAÇO DOUTOR? ME AJUDE, ESTOU SENTINDO DORES ATÉ NA CERVICAL

    • Francisco,

      Talvez você precise de um periodontista para avaliar esta gengiva.

      Depois que isso for resolvido, procure outro ortodontista para corrigir os dentes, mas certifique-se de que ele usará contenção fixa ao final do tratamento.

      Recomendo a leitura das 10 dicas. O link está aqui ao lado.

  224. Boa tarde Doutor, sou de Maceio/AL.
    Eu usei o aparelho fixo durante dois anos e três meses, ontem (18/03/2014) foi retirado e a contenção só vai está pronta com 11 dias, gostaria de saber se durante esse período sem usar a contenção os dentes podem entortarem ou voltar a posição anterior

  225. Olá doutor!

    Usei aparelho por 6 anos (2 anos móvel e 4 anos fixo), agora vai fazer 2 meses q tirei o fixo e meu médico me passou o móvel de contenção, desde então só o uso a noite para dormir, pois sinto mta vergonha de usá-lo em público. Até agora não vi nenhuma diferença nos meus dentes, não entortaram nem nada. Mas gostaria de saber se pode ter alguma consequência pra mim? Ou se isso fará o tempo de uso aumentar?

    Agradeço desde já!

  226. Boa noite Dr. Andre,
    Parabens pelo seu trabalho! tirando muitas duvidas e esclarecimentos!
    Gostaria de perguntar; tirei meu aparelho e estou usando o contenção, meu problema maior era o queixo um pouco para frente. Tem o risco do queixo voltar no que era antes? pois seu dos riscos dos dentes..
    Obrigadaa.

  227. Ola dr.Andre Moreira! Primeiramente quero agradece-lo por dedicar um pouco do seu tempo para repassar informações realmente úteis e de fácil entendimento,pois aqui fora com inúmeros profissionais existentes,ficamos meio que perdidos e sem entendermos o real sentido daquele tratamento, por falta justamente de comunicação. Meu caso foi,usei aparelho fixo por quase 5 anos há uns 10 anos atras, retirei os 4 pré-molares e antes de retirar o aparelho,por decisão da minha dentista com o cirurgião buco-maxilar,retirei também os 3° molares superior e inferior de ambos os lados.Hoje com 27 anos – não sei como explicar direito pra fazer voce entender,mas vou tentar – meus dentes superiores estão alinhados(todos lado a lado) mas desnivelados um pouco para o lado direito. Minha pergunta é: O sr. acha que devo procurar um profissional, pois até mesmo minha dentista de prevenção( que faz limpeza de dentes) nem me diz nada,não sei se é porque faço tudo pelo plano de saúde,mas realmente me incomoda.Gostaria muito de sua opinião.Obrigada pela atenção!

    • Obrigado Camila!

      Se eu entendi bem, você tem um desvio da linha média superior para a direita.

      Bem se for isso mesmo, pode ser que seja possível corrigir, mas não costuma ser um tratamento trivial. É bom encontrar um ortodontista experiente.

      E sempre vale a pena usar as 10 dicas aqui do Blog na hora de procurar seu ortodontista.

      Desejo-lhe tudo de bom nesta empreitada!

  228. Tudo bem doutor, gostaria de tirar uma dúvida.
    Retirei o aparelho fixo e minha dentista me cobrou pelo aparelho Móvel de contenção, sendo que eu tenho plano odontológico que cobre ortodontia tbm.
    Seria correto ela me cobrar pelo aparelho sendo que ela recebe pelo plano? Não entendo direito, pois ela receberia do plano e mais 300 reais que ela me cobrou só da contenção?

  229. Boa noite DR André
    Eu gostaria de tirar uma duvida pois retirei o aparelho 3 anos e fiquei com ele 9 anos e agora uso aparelho móvel só que a placa está ficando amarela é normal ou o que eu posso usar pois a minha gengivas é curtas que parece ter careis o que posso usar para ajudar cresce a gengivas o mais obrigado.

  230. Ola, Dr! Meu filho retirou o aparelho fixo(usado por 2anos), tendo feito o molde com aparelho ainda e agora está usando a contenção fixa inferior e móvel superior, porém , o móvel sai com certa facilidade. Ele retira com a língua, mesmo. É caso para retornar ao consultório para ajuste ou é possível, de acordo com o tratamento? Ele tinha dentes separados.

  231. Dr.
    Tirei o aparelho faz uma semana , e a 3 dias que não uso a contenção, pois esqueci ela em uma viajem, e sinto que meus dentes estão voltando, mas em breve já estarei com ela novamente. Gostaria de saber se pode ocorrer uma interferência no tratamento, e se a placa poderá não entrar mais.
    Obrigado

  232. Dr.
    Recentemente tirei os 4 sisos e utilizo a contenção fixa na parte inferior, gostaria de saber se posso retirar essa contenção ou é melhor aguardar a cicatrização de onde foi retirado os sisos. Se for para aguardar, quanto tempo? Obrigado.

  233. Dr meufilho esta fazendo tracionamento do dente dafrente pois este nao nasceu o dentista falouque demoraria 6 meses para puxa-lo mas com uma semana ele desceu mas esta meio mole isto é normal, obrigado e parabéns.

  234. Dr. Andre ..
    esqueci meu aparelho móvel por 1 dia, há algum problema se ficar durante esse dia sem a utilização dele ? faz 1 semana que tirei o aparelho fixo

  235. Boa noite Dr.
    uso aparelho fixo há dois anos e hoje, finalmente tirei a parte superior; mês que vem tirarei a inferior. Quando perguntei à minha dentista sobre a contenção, ela disse que eu não precisarei usar. Me explicou que eu usei o aparelho por mais tempo justamente para evitar a contenção. Meu caso era dos mais simples. Eu tenho pesquisado em sites, e todos dizem que a contenção é fundamental. Minha dúvida é essa: É possível não usar a contenção após o tratamento com o aparelho fixo?

  236. Bom dia Doutor,

    então uso aparelho a uns 4 anos, retirei em Julho do ano passado, coloquei contenção nos dentes superiores, não retirei embaixo e usei o móvel, no começo deste ano tive que colocar novamente pois minha dentista disse que a retenção estava colocada errada e meus dentes já haviam se movimentado,
    Agora, em Agosto conforme o tratamento ela retirou o aparelho inferior e colou a contenção, a que é apenas um fio reto, na manutenção seguinte me informou que eu havia quebrado ela, sendo que a mesma não havia machucado,nem descolado,não sei se há como saber quando ela quebra e descola?E esse tipo de contenção é mais fácil pra isso acontecer? Pois ainda uso aparelho e contenção em cima e isto nunca ocorreu, além de que por causa da movimentação ela informou que não irá moldar a parte de cima se não estiver correta a de baixo, posso trocar de contenção pra facilitar até no uso do fio dental?Pois meu tratamento é só por questão estética e pra alinhar os dentes, ela já havia me informado que a questão de mordida só com cirurgia ortognática no meu caso.
    Obrigada

    • Michelle,

      Para facilitar o uso do fio dental você pode usar uma contenção higiênica. O post mais recente do blog mostra imagens deste dispositivo.

      Quanto à quebra, depende de como foi fixada. Se colada apenas nos caninos, fica mais sujeita à quebra. Se colada também nos incisivos, fica mais resistente.

  237. Olá, doutor, boa noite.

    Usei aparelho fixo durante quatro anos – durante seis meses abri o meu palato e o resto do tempo utilizei o fixo. Tirei o aparelho há duas semanas e estou utilizando o móvel o dia inteiro (tiro apenas para alimentação). Entretanto, percebi que os meus dentes já se mexeram um pouco – o móvel ainda encaixa, mas alguns dentes da mordida já não se encaixam 100% (digo: ao fechar a mordida, há pequenos espaços entre os encaixes dos dentes. Nada que comprometa o sorriso, mas me chamou a atenção – talvez por eu ser bastante perfeccionista). Isso é normal? Obrigada!

    • Patrícia,

      Diante da complexidade do seu tratamento (que incluiu uma disjunção) alguma instabilidade é esperada.

      Mas não dá para opinar sem avaliar o paciente clinicamente. Recomendo que você faça uma consulta com o seu ortodontista para checar se há chance de maiores perdas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>