Qual a diferença estética entre brackets de Porcelana e Safira?

Mais uma pergunta que eu sempre recebo:

“Qual a diferença entre a porcelana e a safira, do ponto de vista estético?”

Bem, em vez de ficar explicando resolvi fotografar duas clientes minhas, cada uma com um tipo de bracket e mostar aqui para que vocês mesmos possam avaliar.

Os dois aparelhos foram colados recentemente e as fotos foram tiradas logo depois da troca das ligaduras elásticas. Sem maquiagem ou photoshop, por isso acho que correspondem à realidade.

A imagem de cima é do aparelho de porcelana e a de baixo do aparelho de Safira.

Observem que nos dois casos estou usando arcos estéticos (que foram colocados no momento da foto), ainda estou testando esta marca para avaliar se o revestimento branco vai descascar com o tempo. Daqui a algumas semanas vamos ver se eles mantiveram o mesmo aspecto (ao final de três semanas 90% dos arcos estavam com a cobertura desgastada comprometendo muito a estética do aparelho. Por enquanto vou continuar usando os arcos metálicos e aguardando a evolução dos arcos estéticos).

Aparelhos estéticos de porcelana e safira

Além da diferença estética entre estes brackets, é bom lembrar que a safira é um tipo de porcelana mais translúcida, resistente e com um coeficiente de atrito menor (com o arco ortodôntico).

Para quem se interessar em entender mais as diferenças entre estes dois materiais estéticos eu recomendo a leitura do post sobre brackets de safira.

Ou seja, os brackets de porcelana funcionam muito bem apresentando ótima resistência e estética. Mas os brackets de safira são ainda melhores em todos os aspectos.

E para finalizar este post eu gostaria de mostar um aparelho estético em que as ligaduras elásticas não foram trocadas e estão muito amareladas.

barcket-estetico-com-ligadura-amarelada

Este é um aparelho de policarbonato e as ligaduras estavam na boca a umas três semanas. Apesar do aparelho estar colado há mais de 20 meses, vocês podem observar que os brackets apresentam uma boa coloração.

O que compromete a estética antes de tudo são as ligaduras amareladas.

Por isso, independente do material usado nos brackets estéticos, é fundamental ter acesso ao seu ortodontista para a troca das ligaduras periodicamente afim de manter seu aparelho sempre com um aspecto agradável.

A outra alternativa é usar ligaduras mais resistentes á pigmentação como as que eu mostro neste artigo sobre ligaduras ortodônticas que não amarelam.

159 Comentários para: “Qual a diferença estética entre brackets de Porcelana e Safira?

  1. Boa noite Dr. , eu estou com uma dúvida, sexta feira coloquei meu aparelho ortodôntico só que não há outros acessórios como os que vi no site (tubo, bandas… etc.. ) só há os braquetes e o fio. Este procedimento é comum? possível que o dentista coloque o restante dos acessórios na próxima consulta? Ou não?
    Agradeço desde já a atenção.
    Aguardo resposta.

  2. Olá Aline,

    É possível que ele coloque o resto do aparelho na próxima consulta sim.

    Mas pode ser que ele já tenha colado os tubos nos molares e você não tenha percebido.

    Lembre-se que as bandas servem apenas para fixar os tubos, mas estes também podem ser colados diretamente nos dentes.

    Se você ainda não leu, leia este post que trata do assunto:

    http://www.ortodontista.net/blog/bandas-ou-aneis-usar-ou-nao/

    E, se você gostou do blog e da resposta pode retribuir sendo fã da página do ortodontista.net no Facebook, é só um clik:

    http://www.facebook.com/pages/Ortodontistanet/129089144036?ref=ts

  3. • Oi Dr.!

    • Tirei o aparelho fixo a 2 semanas, não sei tenho a impressão que meus dentes estão voltando.
    • Hoje esqueci meu aparelho móvel tem algum problema ficar 1 dia sem usar? Eles podem entortar pelo não uso de 1 dia.
    • Percebo também que eles estão amarelando é comum?

  4. Bruna,

    Tudo depende da estabilidade alcançada no resultado do seu tratamento.

    Casos com boa estabilidade resistem bem a alguns dias sem usar a palca de contenção.

    Mas se os dentes começam a se movimentar após um dia sem o aparelho é por que existe instabilidade e há o risco de voltarem a entortar.

    Quanto à coloração, você precisa observar se é o dente todo, e aí só clareamento resolve, ou se pode ser resina remanescente da colagem dos brackets.

    Neste caso o seu ortodontista precisa remover o que sobrou.

  5. Ola Dr.

    Para começar ja tenho 24 anos, e tenho um grave problema de mordida aberta, hoje fui em uma clinica (que não me passou muita segurança) e ela disse que meu problema é meio impossível de ser resolvido.
    Minha duvida é, existe problema impossível de se resolver pela ortodontia?

  6. Leandro,

    Se for uma mrdida aberta esquelética, ou seja, as bases ósseas sejam divergentes, fica muito difícil obter bons resultados com ortodontia. Principalmente em pacientes adultos.

    Se a mordida aberta for provocada por posicionamento da língua ou hábitos viciosos como chupar o dedo, por exemplo, a correção costuma ser mais fácil e a ortodontia pode resolver o problema.

    A radiografia cefalométrica com o traçado é a principal ferramenta de diagnóstico diferencial para este tipo de problema.

    E você precisa encontrar um ortodontista em quem possa confiar para definir qual é o caminho ideal para resolver o seu caso.

    Aproveite e leia as “Dez Dicas para Escolher seu Ortodontista” no Blog do Ortodontista.net neste link:

    http://www.ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

  7. Muito obrigado pela resposta Dr. André, apesar da escassez de profissionais aqui na região onde eu moro (noroeste gaúcho) tentarei encontrar algum bom ortodentista para me avaliar.

  8. ola boa noite eu coloquei o aparelho e o dentista me falou que ele usa uma nova tecnica de nao colocar mais o anel pq calsa varios problemas, poi so colocaria os bakt no superior e inferior maior q puxaria os dentes sem precisar do anel sera que isso e correto porfavor me responde obrigada

  9. Olá Abilene,

    Sim eu trabalho no Rio de Janeiro e tenho consultórios na Barra, Leblon e Centro.

    Se eu acho que vale a pena você usar aparelho de porcelana?

    Bem, o que eu posso dizer é que o aparelho de porcelana funciona tão bem quanto o metálico e é bem mais estético.

    O tratamento é com prazo fechado e eu dou o mesmo prazo independente do tipo de aparelho que o cliente escolher.

    Então, se você precisa realmente fazer um tratamento ortodôntico e dá valor à questão estética, acho que este tipo de aparelho é uma ótima escolha.

    Abraços,

    Dr. Andre

  10. Olá André,
    Eu retirei o aparelho a 5 meses, mas no lugar que estavam os bracktes continua muito amarelo, poderia ser ainda um excesso de resina? Como faço pra clarear? O ortodontista pode cobrar para tirar esse excesso?

    Não penso em fazer um clareamento nos meus dentes, pois no lugar onde não estavam os bracktes estão mais claros.
    Outra coisa depois que eu começei a usar o móvel, já aconteceu de bater o dente 23 que é bem pontudo nos dentes da arcada inferior algumas vezes bem forte ao falar ou mastigar, e ele ficou alguns dias amolecido. Qual seria o melhor procedimento: reposiciona-lo ou desgastar a ponta dele?

    Muito obrigada! Feliz ano novo!

  11. Olá Simone,

    Sim, eu acredito que seja realmente resíduo da resina da colagem dos brackets que tenha ficado nos dentes. Isso é bastante simples de se resolver e não vejo motivo para cobrar nada a mais do cliente já que a remoção do aparelho inclui a retirada completa da resina.

    Quanto ao 23 (canino superior), acho que está mesmo em trauma e é necessário um ajuste. Só não posso dizer se com reposicionamento ou desgaste por que não fiz uma avaliação clínica do seu caso.

    Um feliz ano novo para você também,

    Dr. Andre

  12. Dr. Fui ao dentista para resolver um problema de dentes abertos e tentei ver se daria certo para mim colocar o aparelho lingual. So que eu tenho um problema enorme, eu toco trompa e ñ posso usar esse convencional pq machuca demais e é quase impossivel de tocar com ele. Vc me recomendaria um de safira, visando ñ machucar quando eu tocar? e esse aparelho lingual, é 12000 reais mesmo em media? achei um absurdo rsrs

  13. Mariana,

    Todos os problemas do aparelho convencional também ocorrerão no de safira pois a única diferença é o material usado no bracket.

    Quanto ao lingual, não sei se vai interferir, só mesmo experimentando.

    O valor do tratamento com lingual está dentro do esperado. Esta técnica é realmente mais cara por ser muito trabalhosa.

    Abraços,

    Dr. Andre

  14. Ana Beatriz,

    Eu uso resina restauradora Z100 cor A1, não uso resinas ortodônticas.

    Tenho um índice de brackets descolados baixíssimo com brackets de porcelana e quaze zero com safira.

    Abraços,

    Dr. Andre

  15. Olá DrAndré!
    Uso aparelo ortodôntico de Safira. Tenho 36 anos e optei pelo transparente pela descrição. Mas o problema maior deste tipo de aparelho são as ligaduras que amarelam muito rápido. Vou ao consultório de 15 em 15 dias, mesmo assim elas amarelam demais. Perguntei a minha ortodentista se poderia trocá-las uma vez por semana, ela me disse que não pois aos trocar as borrachinhas o aparelho é ativado e poderia provocar danos no tratamanto, isso é verdade?
    Abraço,

    Márcia

  16. Márcia,

    Isso depende da condição inicial dos dentes.

    Em situações onde o arco se afasta do bracket quando está sem a ligadura, a troca constante vai realmente ativar o aparelho com mais frequencia.

    Quando o arco já fica acomodado ao bracket mesmo na ausência da ligadura, (isso acontece normalmente quando os dentes estão alinhados) a troca não vai reativar o aparelho.

    Como o risco de reabsorções radiculares sempre preocupa os ortodontistas, cabe a cada profissional decidir como conduzir seus tratamentos.

    Alguns são mais cautelosos com estas ativações podendo pecar pelo excesso de cuidado, mas ainda é melhor que exagerar e ter surpresas desagradáveis no futuro.

    De qualquer forma, este intervalo quinzenal é bastante razoável. É raro ortodontistas fazerem consultas semanais.

    Talvez valha a pena reduzir o consumo de alimentos e líquidos que possam estar escurecendo as borrachinhas.

  17. Boa tarde,
    Tenho 36 anos, tenho disfunção da ATM e meus dentes não são alinhados, penso na possibilidade de usar um aparelho ortodontico, porém, pela minha idade gostaria de saber se o tempo não será longo demais, será que ainda vale a pena?
    Abraço,
    Priscila

  18. Priscila,

    O tratamento ortodôntico em pessoas da sua idade é muito comum atualmente.

    O tempo costuma variar entre dois e três anos e só você pode responder se acha este prazo muito longo ou não.

    Só não gosto de justificar o tratamento ortodôntico baseado em problemas de ATM. Pois este não é o tratamento adequado para DTMs. Para isso o melhor é procurar um especialista em DTM.

    Mas se alinhar os dentes é importante para você, então vale a pena fazer o tratamento ortodôntico.

    Boa sorte!

  19. Luísa,

    Devido às propriedades dos materiais, os brackets de porcelana costumam ser um pouco maiores que os metálicos sim.

    No caso da safira a diferença é bem menor.

    O metal é menos sujeito à quebra e por isso os brackets podem ser um pouco menores.

  20. Ola..tenho 34 anos e a17 anos atras retirei meu aparelho fixo… tirei o freio que e carninha mas depois com o tempo começou a intortar os caninos.. e abrir uma pequena fenda… e foram tb um pouco para frente… a 2 anos atras fiz a retirada de todos cizos, e a gora faz uma semana que coloquei o aparelho fixo novamente na parte superior… mas o dentista colocou em a penas 10 dentes… para fazer o tal de alinhamento….oque seria isso? e ainda me falou que preciso ficar 1 ano.. oque sr acha… ?

  21. Vivian,

    Como os dentes saíram da posição ele vai alinhá-los de novo usando o aparelho fixo. E provavelmente ele julgou que colar o aparelho apenas nestes dentes seria o suficiente.

    Um ano é um prazo razoável para este retratamento.

  22. Dr. Boa tarde.! Vou colocar o estetico de policarbonato.. Sei que ele é bem menos resistentes,mas quero arriscar.. Uma duvida: o tratamento pode atrazar ? E descola muito?

  23. Denise,

    Os brackets de policarbonato são realmente mais frágeis e descolam com mais facilidade.

    Atualmente não trabalho mais com este material, mas é possível fazer um tratamento com estes brackets sem duvida.

    Mas é importante que você tenha bastante cuidado com a alimentação para evitar descolamentos recorrentes.

  24. Olá Dr.,
    Recentemente coloquei meu aparelho ortodôntico, há uma semana, de porcelana. Sou Dentista também, porém, queria saber se posso trocar minhas ligas sempre que achar necessario, sempre que pigmentar, pois estão pigmentando mutio rapidamente. Um professor da Esp. havia me falado também que já existem no mercado ligas que não pigmentam , só que com o custo mais elevado. Procede? Ainda não consegui contato com ele novamente.
    Obrigada pela atenção!

  25. Olá Louise,

    Como dentista você esta habilitada a fazer a troca das suas ligaduras elásticas. Converse com o seu ortodontista sobre isso pois é ele quem pode te autorizar a fazer isso.

    Quanto à ligaduras que não pigmentam, eu não as conheço.

    O que sei é que vi em uma palestra sobre ortodontia estética aqui no Rio, um estudo mostrando que todas amarelam e as nacionais são as melhores neste quesito.

    Mas, se você tiver a chance de usar estas ligaduras e elas realmente não pigmentarem, por favor volte aqui e nos conte que eu e os outros usuários do blog vamos agradecer muito.

    Abraços,

    Dr. Andre

  26. Olá Dr.

    Gostaria de saber quantas vezes mais custa um tratamento com porcelana comparado ao normal e os de safira

    gostaria também de saber o preço em média de um clareamento dental

    um ano apenas é capaz de corrigir pequenos defeitos estéticos?

    obrigada

  27. Vitoria,

    Valores de tratamentos ortodônticos variam muito dependendo do profissional. E não existe nenhum tipo de regulamentação como uma tabela de preços por exemplo.

    Eu prefiro me concentrar nas questões ligadas aos bem-estar dos pacientes e não falar sobre valores aqui no blog.

    Respondendo à segunda pergunta, sim, é possível fazer alguns tratamentos em um ano, mas eu não costumo trabalhar com este prazo. Acho que é um pouco curto. Normalmente faço os casos mais simples em um ano e meio.

  28. Olá Dr. André,

    Falei com meu ortodontista e ele disse ue as ligas são ligas importadas, custam cerca de 60 a 100 reais e o nome é, do jeito que entendi, não sei como se escreve, até já procurei mas não encontrei, “tipi”, sei ue não é assim ue se escreve, mas ao ouvir é isso aí. =)

    Não sei se não pigmentam ou se pigmentam muito menos… Vou atrás, mas ainda não achei. Acho que vou pedir para ele comprar para mim.

    Obrigada pela atenção.

  29. Ahhhhhhhhhhhhh!!! TP!!!!! Agora que entendiiiii!!!! Sim, então com certeza são essas… Você já as usou no seu consultório?? Tem alguma experiência com elas?? Eu não sei como pedi-las…vou falar novamente com ele, que deve ter mais contatos para isso…!!!

    Obrigada!!!

  30. Louise,

    Sim, eu já usei, mas há muito tempo não compro ligaduras com a TP. Vou até fazer a próxima compra com eles para testar por que pode ter havido alguma alteração na composição da borracha.

    Até onde eu lembro não havia grande diferença em relação às outras marcas, mas estas coisas podem mudar.

    Vamos conferir.

  31. Dr.,
    Você indicaria qual o mínimo de tempo para troca de ligaduras? O meu Orto não me esclareceu completamente…não disse exatamente com qtos dias opsso trocar, falou que assim que pigmentasse eu poderia trocar, mas isso é muito relativo, as vezes pigmenta de 4 em 4 dias, por exemplo… Sou classe II dos dois lados, palatinização dos centrais superiores e apinhamento dos laterais, um pouco mais do 22.
    Obrigada.

  32. Louise,

    Isso depende muito da alimentação. Eu deixo meus clientes à vontade para virem ao consultório trocar ligaduras sempre que julgarem necessário.

    Se bem que agora estou usando brackets auto-ligados e já nem preciso trocar estas borrachinhas mais.

  33. Ola! Minha dúvida é sobre o aparelho transparente. Acho muito feio aqueles aparelhos normais, e queria colocar o transparente, mas me disseram que este aparelho amarela fácil e é mais fragil, é verdade.

  34. Lorena,

    Eu prefiro não falar em preços aqui no blog.

    Como isso pode variar muito, o ideal é consultar alguns profissionais na sua cidade para ter uma idéia melhor.

  35. To usando as ligas da 3M, elas sao mais leitosas, vamos ver no que dá! Vou experimentar também os arcs estéticos na cor bege… Eles são bons, descascam? Ele me disse q se passar de um mês, sim…
    Vou relatando por aqui, Dr.

    abraços.

  36. Louise,

    É mais ou menos a minha experiência também. Depois de um mês o arco começa a descascar ficando com um aspecto pior que o arco metálico.

    Como estes arcos costumam ficar muito tempo na boca, trocá-los todo mês acabaria encarecendo o tratamento demais.

    Vamos ver como será sua experiência.

  37. dr meu dentista só colocou o tubo e meu tratamento é para fechar dois buracos de dentes de uma raiz, um de cada lado .Mas ja estou usando a um ano e nada de resolver sera que é pelo fato de ele ter colocado so o tubo?

  38. Olá Dr
    Usei aparelho fixo por 3 anos. e por 2 anos usei o móvel.
    Meus incisivos centrais eram muito protraídos, porém, depois do uso do aparelho ainda fiquei com uma overbite, e isso é mais notável devido ao tamanho dos meus dentes que são compridos. Meu dentista disse que não havia mais jeito, e que esteticamente não é feito. Gostaria de saber sua opinião. Se devo usar aparelho novamente

  39. Rosana,

    Não tenho como dar uma opinião sem ver o caso.

    Só você pode dizer se está satisfeita com este resultado ou não.

    Se não estiver, deve consultar outros ortodontistas para saber se é possível melhorar o resultado com um novo tratamento ou se realmente não há mais nada a fazer como diz o seu ortodontista.

  40. Ouvi falar que existem aparelhos que corrigem mais rápido o alinhamento dentário, isso é verdade?. O que muda: é o aparelho, as ligas, o dentista, o paciente… me explique por favor. Eu preciso colocar, mas não sei se realmente vale à pena.

  41. Maria Clarisse,

    Os aparelhos auto-ligados http://www.ortodontista.net/blog/aparelhos-ortodonticos-auto-ligados/ têm esta proposta de produzir resultados mais rápidos e realmente isso pode ser obtido quando o profissional domina o uso deste tipo de aparelho.

    Ou seja, tudo importa: o aparelho, o dentista e o cliente.

    Quando o profissional domina a técnica e é comprometido com o prazo do tratamento o aparelho tem todo seu potencial aproveitado.

    E quando o cliente ajuda o profissional a realizar seu trabalho tudo fica mais ainda fácil.

  42. Dr.

    Meu dentista disse que só trabalha com o aparelho de porcelana pois disse que o outro quebra, sai do local com o tempo e etc…
    Isso é verdade, visto que o de safira sairia em trono de R$500,00 e o de porcelana paguei R$2.000,00.

    Pela foto, parece que o Safira é mais transparente que o outro…

  43. Cristiane,

    Acho que você está confundindo os materiais.

    O material inferior à porcelana é o policarbonato, que realmente quebra e solta mais facilmente.

    A safira é superior à porcelana, e mais cara também, além de ser mais resistente e translúcida.

  44. Olá,
    estou prestes a colocar, novamente, o aparelho ortodôntico, mas, desta vez, vou optar pelo de resina amarelada; gostaria de saber dos prós e contras, só por uqestão de cuidado mesmo.

  45. Rafaella,

    Eu não sei se você está se referindo ao aparelho de policarbonato.

    Mas se for, é um material menos resistente que a porcelana, mas que funciona bem para tratamentos que não sejam muito longos.

    Agora você pode curtir a página do ortodontista.net no Facebook, assim você passa a receber todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  46. OI, Dr. André. Coloquei o aparelho de Safira faz 1 semana e realmente é bastante discreto, bem translúcido como na imagem de seu blog. Mas acontece que hj comi uma comida q tinha bastante molho e, percebi q os brackets já não estão mais da mesma cor cristalino. Percebi q tem um leve amarelado no bracktes.. Fiquei bastante chateada, pois paguei bem caro no aparelho e pensava q podia comer de td. Há alguma forma de tirar esse amarelo??
    Obs: Não são as borrachinhas q amarelaram , pois ainda estou sem.
    Obrigada

  47. Lucia,

    Estranho… Os brackets de safira não pigmentam nem mesmo depois de muito tempo de tratamento. Não sei como você poderia remover este amarelado pois nunca vi isso acontecer.

    Só se for a resina usada na colagem dos brackets que pigmentou. Como existe uma grande variedade de marcas, eventualmente isso pode ocorrer com alguma resina que eu não conheço, mas os brackets ficarem amarelados é realmente uma surpresa para mim.

    Desculpe, mas realmente não sei como ajudá-la…

    Que coincidência a sua tia ser minha vizinha! Mas infelizmente eu não a conheço pessoalmente.

  48. Olá tirei o aparelho inferior semana passada e coloquei a conteção, mas meus dentes inferiores abriram bem no meio, e agora a dentista colocou um aparelho movel igual ao dos dentes superiores, será que isso ta certo ?

  49. Olá, Dr. André. Se possível gostaria que me esclarecesse algumas duvidas a respeito do aparelho estético.
    O de acrílico é o mesmo que o de resina?
    Por ser acrílico tenho receio que ele quebre muito, isso confere?
    As borrachinhas transparentes se trocadas por brancas amarelam menos. Ou não fica tão estético quanto?
    Você me aconselharia a colocar o de acrílico?( o custo no meu dentista será o mesmo que o convencional metálico.)
    Mesmo escovando o dente a cada refeição amarela?
    Irei ficar com ele apanas seis meses, pois é só uma questão de alinhamento. Um detalhezinho que me incomoda.
    Obrigada pela atenção.
    lorenna cordeiro

  50. Lorenna,

    O aparelho de policarbonato (também chamado de plástico, acrílico ou resina) é menos resistente que os outros aparelhos estéticos.

    É uma opção para tratamentos mais curtos, no seu caso acho que pode ser uma alternativa.

    As borrachinhas amarelam mesmo, quanto a usar as brancas, só mesmo você experimentando para saber se vai gostar, mas também amarelam.

    Estes brackets também podem amarelar com o tempo, mesmo com boa escovação.

  51. OI Dr.Andre meu nome é Rosiane , gostaria de saber se é obrigatorio pagar a cogagem de um breckte em apenas 3 dias após a manutenção?sendo ele descolado sozinho.

  52. Olá, eu usei o aparelho metálico e retirei para colocar um de Safira, mas por arrependimento, acabei removendo o de Safira também. O aparelho é realmente bonito, mas exige uma higienização rigída pra mantê-los limpos, e olha que limpava direto. Eu não podia comer qualquer coisa, se não os Elastics manchavam. Conselho que eu dou é que não vale a pena. O custo é muito alto por algo que em duas semanas os elastics mancham novamente.

  53. Eduardo,

    É verdade, as ligaduras amarelam mesmo em duas semanas, mas aí basta fazer a troca a cada duas semanas e o problema está resolvido.

    Eu particularmente troco as dos meus clientes sempre que eles precisam, mas raramente num prazo inferior a quinze dias.

    Este é um problema fácil de resolver.

  54. Boa tarde Dr. André como está?
    Ontem comecei a usar o aparelho fixo de safira, e não gostei muito de como ficou. Meu dentista colocou as ligaduras brancas e eu estou achando que deu muito destaque, deixando de lado o objetivo, que é aparecer pouco.
    Existe ligaduras transparentes?
    Obrigada!!!

  55. Angélica,

    Como o bracket de safira é muito translúcido, as ligaduras brancas costumam aparecer muito e realmente o resultado estético é péssimo.

    Com certeza existem ligaduras transparentes e não há nenhuma dificuldade de obtê-las pois todos os fabricantes produzem este material.

    Inclusive acabei de escrever um post sobre o assunto, segue o link:

    http://www.ortodontista.net/blog/ligaduras-ortodonticas-esteticas-que-nao-amarelam/

    Abraços,

    Dr. Andre

  56. Olá!
    Estou prestes a colocar o aparelho, mas ainda estou em dúvida sobre optar pelo primeiro de porcelana ou pelo segundo de safira. Gostaria de saber sua opinião. Qual fica melhor? E a resistência dos dois é a mesma? Gostaria de uma coisa o mais discreta possível
    Obrigada.

  57. Por favor uma pergunta. Existem fios transparentes em todas as espessuras. Pois esta semana em minha manutenção, meu dentista trocou o fio transparente pelo de aço. Alegou que precisava por um mais grosso.
    Meu objetivo com o aparelho de porcelana era para ficar mais discreto, como estava com o fio transparente.
    Posso cobrar dele na próxima manutenção a troca pelo fio trasnparente. Me pareceu

  58. Dr. André

    Uso a um mês aparelho de porcelana. No dia que o coloquei meu dentista pôs o fio transparente e esta semana na primeira manutenção ele colocou o de aço e disse que estava colocando aquele porque era mais grosso.
    Minha pergunta: Existe fios transparentes de todas as espessuras? Porque se existe creio que na próxima manutenção pedirei para ele colocar o fio transparente, já que quando optei pelo aparelho de porcelana, era para que ficasse realmente discreto.

    Obrigada e aguardo sua resposta.

    • Giselle,

      Sim, tecnicamente é possível substituir o aparelho. Obviamente dá um pouco de trabalho remover um e colar o outro, mas é um procedimento que se faz em uma ou duas horas.

      Converse com o seu ortodontista sobre esta possibilidade.

  59. Olá!
    Meu nome é Eugenia e eu uso aparelho de metal a uns 5 meses… e queria trocá-lo pelo de porcelana, e tenho uma duvida: oq eu preciso fazer? pago alguma taxa?
    Desde já obrigada!

  60. Olá, bom dia.
    André uso aparelho a 3 anos e meio, o meu dentista falou q ainda vai demorar um pouco p eu retirá-lo, uso esse convencional, mas gostaria de ta trocando, queria saber se são caros?

    • Paloma,

      Eu não falo sobre valores por que podem variar muito dependendo do profissional, mas os aparelhos estéticos são normalmente mais caros que os convencionais.

      Só acho que você precisa considerar se vale a pena fazer esta alteração agora.

  61. Olá, boa tarde, vou por o aparelho de policarbonato, meus dentes de cima são retos, os de baixo estão tortinhos, queria saber se esse aparelho vai amarelar muito e ficar feio s brackets? ou se é mais as ligaduras que amarelam, e se a cada manutenção eles voltam ficar novinhos.

  62. Boa tarde Dr°,
    fiz uma avaliação com meu dentista e ele me informou que terei que fazer a colocação do aparelho ortodôntico e resolvi colocar o estetico,ele indicou o de policarbonato ,mas estou com receio que fique amarelado e ele me informou que não ficaria isso é verdade?

  63. Boa tarde Drº Andre, tudo bem?

    Vou precisar de usar aparelho, pois meus dentes cisos empurraram meus dentes da frente fazendo com que eles entortassem.
    Eu quero optar por Aparelho estetico, e li muito sobre os de Safira. Gostaria de saber um valor médio do aparelho e da manutenção.
    Posso comprar os Braqueletes e pedir para o dentista aplicar?

    Abçs,
    Naiara Duarte – Belo Horizonte/MG

    • Naiara,

      Comigo está tudo bem, obrigado por perguntar.

      Eu não comento valores aqui no Blog pois eles variam muito dependendo do profissional. Assim como as formas de pagamento que podem incluir a cobrança de um valor inicial ou não, mensalidades fixas ou corrigidas, cobrança de dispositivos de contenção ou de brackeys perdidos, etc.

      Então, falar sobre valores só criaria polêmica e mais confusão. O fato é que cada profissional cobra da forma que quiser e cabe ao cliente escolher a melor proposta. Temos um post aqui no Blog que trata deste assunto com mais detalhes.

      Quanto à comprar os brackets você mesma, depende do ortodontista. Eu, particularmente, não trabalho desta forma, sempre compro todo o material usado no tratamento.

  64. Pingback: Blog do ortodontista » Arquivo do Blogue » Ligaduras ortodônticas estéticas que não amarelam

  65. Olá Dr. André, seu site é ótimo e me ajudou a tirar muitas dúvidas.
    Gostaria de solicitar algumas informações devido á sua experiência e apesar de não te conhecer, já confio no senhor

    na questão da estética somente há muita diferença entre o aparelho autoligante estético e o fixo estético? me disseram que o lábio no segundo caso fica mais projetado para a frente, procede?

    Hoje fui a dentista (vou colocar aparelho) e perguntei qual a marca que ela usava e ela falou que a marca era “Safira” e que era como no caso do cotonete sabe?! que apesar de serem hastes flexíveis com algodão todo mundo chama todos de cotonete mesmo os de marcas diferentes entende…achei muito estranho pois por tudo o que eu li percebi que há várias marcas sim. Acha que por isso ela perde credibilidade? O senhor conhece alguma marca chamada “Safira”? Ou então poderia indicar alguma marca que seja boa e resistente?

    Um último detalhe, não usar aqueles saquinhos para colocar nos pés é um quesito que deve ser levado em conta, fui a um dentista que não exige que se coloque proteção nos pés ao entrar no consultório, isso é muito ruim?

    Desculpa por todas as perguntas. Grata desde já

    • Manuela,

      Em primeiro lugar muito obrigado pela confiança.

      Eu não vejo esta diferença entre os brackets, apenas acho que o auto-ligado é um pouco menos estético devido à tampa metálica.

      Se existe uma marca “safira” eu não conheço. A safira é o material usado no bracket. Algumas marcas de brackets de safira são o Inspire Ice, Pure e Radiance entre outros.

      Não diria que ela perde credibilidade, mas acho que deve ser questionada para que se tenha certeza de que não houve algum problema de comunicação.

      O uso de protetores de calçado mantém o ambiente mais estéril, mas ele é mais importante em casos de cirurgias. Não diria que em um consultório de ortodontia este tipo de proteção seja imprescindível, Mas certamente mal não faz.

  66. Ola dr.
    Estou usando o aparelho de safira há um pouco mais de um mes. Gostei muito da estetica, bem discreto como o prometido. Como todo mundo eu tive a surpresa após dois ou tres dias pcausa do amarelo que comecou a aparecer nas borrachinhas. Mas logo falei com minha dentista e ela me chamou pra trocar. Em um mes eu troquei duas vezes.
    Agora no segundo mes ela colocou as peças na parte inferior, e para minha surpresa ela disse que não usaria mais as borrachas, e sim amarraria os braquetes com o próprio fio de aço bem fino. Disse que assim a movimentação é feita mais rapidamente e que não comprometeria tanto a estetica. So que não gostei, o fio enrolado no braquete aparece e compromete um pouco a estetica, já paguei caro pelo aparelho de safira, não achei justo essa mudança que ela tomou sozinha sem antes me comunicar.
    O que o dr acha disso? Voce já procedeu assim com algum cliente? A movimentacao é mesmo acererada?

  67. Lucia, Dr Andre…
    Hoje eu uso aparelho de safira com amarrilhos de metal. Usei por uum ano com as ligaduras transparentes e pra ser bem sincera nao acho que os amarrilhos prejudicam a estetica. E olha que eu sou super vaidosa.
    Ao contrario, é muito melhor vc ter a liberdade de tomar café a hora que quiser, comer chocolate, macarronada, tomar refrigerante a vontade do que ficar se policiando o tempo todo com medo de nao manchar as ligaduras pra em seguida ter q arrumar um tempo de ir ao dentista trocar. Uma unica xicara de café ou uma latinha de coca cola é o suficiente pra manchar o q sem essas bebidas vc passaria a semana inteira mantendo limpo.
    E é muito melhor apenas aquele fiozinho envolvendo o bracket do que uma liga amarela e encardida. Passei um ano com as borrachinhas e eu sempre me queixava com meu dentista sobre a frustração que era na hora de se alimentar foi quando ele sugeriu usar amarrilhos, que são bem fininhos e quase nao da pra ver.
    E hj eu sou mais feliz, que é o mais importante. Nenhum tratamento ortodontico tem que ser um sofrimento. Sem falar que os elogios que eu recebo sobre a beleza do meu aparelho de safira são os mesmos que eu recebia quando usava ligaduras há um ano atras. Acreditem, fora voce e seu dentista, as pessoas NAO percebem a diferença.

    • Ana Paula,

      Obrigado pelo seu depoimento.

      Eu concordo com você, os amarrilhos são discretos também. Mas é importante lembrar que existem fios de calibre diferente e os mais fininhos certamente aparecem menos. Talvez o seu ortodontista tenha usado um mais fino que o da Lucia.

      Além disso, existem ligaduras muito resistentes ao escurecimento e amarelamento que eu tenho usado com sucesso por até 30 dias sem comprometer a estética. Essa é uma alternativa.

      E não podemos esquecer que cada pessoa cria uma expectativa diferente em relação à estética do aparelho. Por isso é tão importante estar bem informado desde o início.

      E para finalizar, podemos lembrar que o amarrilho também é mais higiênico que as ligaduras de borracha que retém mais placa bacteriana.

  68. Olá Dr. André, meu nome é Juliana e também sou ortodontista, porem nunca utilizei aparelhos estéticos, pois moro no interior e poucas são as pessoas que se interessam devido a diferença de valor de um tratamento estético para o convencional. Mas um amigo próximo me procurou e mostrou-se interessado. Mas como já disse resido no interior e dificilmente vou para a Capital, compro meus materiais quase sempre por internet ou por telefone. Gostaria de um indicação de marca para aparelho de safira e se tem alguma dental que revenda as ligaduras “Pearl Blue” que Dr comentou em um post. Se tiver algum artigo que ache interessante para os iniciantes na ortodontia estética e puder me enviar eu ficaria muito feliz. Desde já agradeço atenção.
    Juliana

    • Juliana,

      Os brackets de safira da Ormco (inspire Ice) e da orthotechnology (Pure) são os que uso com mais frequência e gosto das duas marcas. Quanto ao contato do fornecedor, basta me enviar um e-mail através do site.
      Vou ver o que tenho de artigos por aqui e envio por e-mail, ok?

      Sucesso para você.

  69. Bom dia Dr., muito boa a postagem e me ajuda bastante em escolher o tipo de aparelho que quero usar, afinal de contas, depois dos 30 ninguém quer usar mais aqueles aparelhos metálicos. Boa semana e paz!!!

  70. Coloquei a banda com tubo á dois dias nos molares inferiores e estou com a boca toda machucada…estou usando a massinha e passando uma pomada “triancinolona acetonida 1 mg/g e ainda não houve muita melhora o que eu faço??? não estou conseguindo comer por não estar mastigando direito….preciso de ajuda….Muito obrigado.

  71. Dr. André

    Para colagem de bracket cerâmico em coroas metalocerâmicas você utiliza ácido fosfórico ou ácido fluorídrico?

    Obrigado.

  72. Dr. Andre, coloquei aparelho de porcelana. Como posso ter certeza se os braquetes usados são mesmo de porcelana? Eu desconheço a procedência dos braquetes, meu dentista não comenta sobre.
    Agradeço,
    Camila.

    • Camila,

      A melhor maneira de ter certeza de que o seu aparelho é de porcelana é perguntando ao seu ortodontista. Se você não pode confiar nele para escolher o material dos brackets, como vai deixar ele movimentar seus dentes?

      O que eu quero dizer é que se você está em um tratamento com um profissional em quem você não confia, o tipo de bracket que está sendo usado é o menor dos problemas.

      Converse com o seu ortodontista sobre o assunto e mostre que você está insegura quanto à procedência do aparelho. Certamente é interesse dele mostrar que usou exatamente o material que foi combinado inicialmente.

  73. Boa noite Dr. Andre.

    Vou colocar o aparelho de porcelana e fui questionar uma pessoa que usa o aparelho estético se era de porcelana ou safira o aparelho dela e me disse que era de titânio, só que é transparente o aparelho.

    Isso não é possível devido ao titânio ser praticamente da mesma cor que o inox, ou há alguma técnica nova que pode alterar a aparência do titânio em busca da estética e resistência do aparelho.

    Obrigada desde já.

    Daniela.

  74. ola sou sheila tenho 21 anos,eu uso a parelho a 5 anos.O meu tratamento foi p ajunta o dente da frente pois o meus dentes antes do canino nao nasceu entao o meu dentista juntou o da frente com o do canino,mas tenho medo de tirar o aparelho e eles separarem novamente.boa noite aguando sua resposta..

    • Sheila,

      Pela descrição você tem anodontia do incisivo lateral superior (de um ou de ambos) e neste caso esta solução que foi usada em você é uma das opções. Se for bem conduzida e for feita contenção adequada, tem tudo para dar certo.

  75. Gostaria de saber se os brackets de cerâmica orthometric são bons. Coloquei por que meu dentista só trabalha com estes, e tenho receio de que não sejam de boa qualidade.
    obrigada desde já.

  76. Olá Dr.
    Usei aparelho fixo por 4 anos. Depois usei mais 1 ano e meio de móvel (apesar de meu dentista ter dito que 6 meses bastavam, eu achava bonito). Os debaixo estão perfeitos, porém os de cima entortaram O que fazer? Usar aparelho de novo? É possível usar só em cima?
    Obrigado!

  77. Olá doutor!
    Meu dentista me aconselhou a colocar o aparelho de safira, pq o tempo de uso é menor do que os comuns!
    Qual a sua opinião?
    Obrigada!

    • Olá Helena,

      Eu gosto muito de trabalhar com aparelho de safira, mas não diria que ele faz o tratamento evoluir mais rapidamente. O tempo do tratamento tem que ser definido de forma clara.

      O quanto mais rápido será o tratamento? O prazo é fechado? Ou você continuará pagando mensalidades mesmo que o tempo seja maior?

      Estas perguntas precisam ser respondidas quando se fala em tratamentos mais curtos.

  78. D“ eu gostaria que vc mim respodeci minha pergunta ,
    eu queria saber qual defeito do aparelho de resina ,porque eu estou pesando ciseramenti coloca eli mim diga

  79. Olá Dr!

    Tenho dúvidas quanto ao tempo que podemos ficar com o aparelho ortodôntico. Sou “aparelhada” há quase três anos, e de uns 7 ou 8 meses pra cá, não vejo diferença nos meus dentes. Continuo com a mordida torta e é como se meus dentes não se movessem mais. No início, vi o resultado muito rápido mas agora não vejo mais. Posso estar sendo enganada quanto a manutenção?
    Qual o limite de tempo que podemos ficar com o aparelho? (Conheço pessoas que ficaram até cinco anos e acho absurdo, apesar de não conhecer nada sobre ortodontia! rs)

    E qual a diferença de preço entre o aparelho metalizado e o de porcelana? Posso retirar o metalizado e colocar o de porcelana?

    Ufa.. Acho que são essas as minhas dúvidas.

    Agradeço desde já.

    • Noemi,

      Não existe um limite de tempo no que diz respeito a prejudicar os dentes. Mas um tratamento bem planejado e executado leva no máximo 3 anos na grande maioria dos casos.

      Quanto a preços, o de porcelana costuma ser mais caro, mas eu não comento valores aqui no blog.

  80. Bom dia Dr. André.
    Estou usando aparelho estético de cerâmica a 3 meses. Fiz a manutenção semana passada e hoje percebi que o meu dentista tinha quebrado o gancho do canino superior esquerdo. Liguei lá e ele disse que não altera em nada e que não precisava trocar o bracket que ele faria uma amarradura (não sei se entendi direito).
    Fiquei muito incomodada pois creio que ele não foi correto, deveria ter dito quando quebrou e não esperar eu ver.
    Minha duvida é, devida a falta do gancho a borracha nao se encaixa perfeitamente do lado que esta sem esse mesmo gancho, fazendo com que o arco não faça a mesma pressao se a borracha estive devidamente no lugar. Isso prejudicará o tratamento?
    Obrigada

    • Tatiana,

      A sua preocupação faz sentido. Dependendo da situação do dente, a falta desta aleta que foi perdida com a quebra do gancho, pode dificultar a correção.

      Como você acabou de iniciar o tratamento, eu encomendaria um novo bracket e faria a substituição.

  81. Bom dia Dr. André!

    Coloquei aparelho quando tinha uns 16 anos ( tive que extrair 2 de cima e 2 de baixo). Agora com 31 anos reparei que minha mordida está bem torta ( os dentes até que não).
    Vou ter que usar novamente, a dúvida é, na época doeu demais quando coloquei. Será que desta vez sem precisar extrair nenhum dente vai ser incomoda a dor?

  82. Bom dia Dr. André.
    Estou usando aparelho estético de cerâmica a 2 meses e um dos brackets descolou, nesse caso é preciso fazer o pedido de um novo brackets antes de ir ao dentista (o aparelho estético é por encomenda no consultório que faço o tratamento) pois ele deve ser inutilizado ou poderá ser colado o brackets que já estava no dente?
    Obrigada

  83. Boa Tarde Dr.,
    Uso aparelho ortodôntico metálico e gostaria de mudar para usar um de porcelana,isto influencia no tratamento?
    Dizem que os aparelhos transparentes no geral mancham e amarelam com muita facilidade,para este caso,eu não conseguiria clarear o aparelho com aquelas “fitas” de clareamento ou com uma boa pasta de dente que seja clareadora? ( claro que sem esperar 100% de clareamento,considerando apenas uma melhora com o uso) .

    Aguardo retorno!!
    Obrigada

  84. Existe diferenças no tempo total de tratamento quando se opta em usar um aparelho autoligável ou esse fixo de safira? Com o autoligável o tratamento seria mais rápido?

    obrigado!

    • João,

      Depende de diversos fatores como o caso em si e a capacidade técnica do ortodontista para aproveitar as características do auto-ligado.

      Mas normalmente não faz uma diferença tão grande no prazo total. E é sempre bom lembrar que se o prazo não for garantido pelo ortodontista, é apenas uma intenção.

      Se o fator decisivo para o cliente fazer a escolha for o prazo, este precisa ser para valer, concorda?

  85. Boa tarde Doutor,

    Meu nome é Bárbara Monteiro tenho 22 anos e uso dois tipos de aparelho, o fixo e o platô.
    Estou com algumas complicações no meu tratamento. Minha gengiva incha muito, e pra ajudar quando desinchou minha gengiva ficou uns pedaços de carne solta na minha boca. Que álias dói muito.
    Passei com o meu dentista e ele falou que isso era normal e que eu deveria procurar outro profissional para resolver meu problema, que ele não poderia continuar meu tratamento enquanto não resolvesse isto.
    Procurei outro profissional e ele me cobrou 500,00 reais para fazer a cirurgia, falou que tem que retirar a gengiva excessiva e modelar o freio novamente.
    Gostaria de saber se isto que está acontecendo comigo é perfeitamente normal ou não.
    E se é responsabilidade do meu dentista?
    Ele tem que resolver meu problema?
    Mesmo eu fazendo essa cirurgia todo mês vai acontecer isso?

    Por favor me ajuda,

    Desde já agradeço a atenção.

    Bárbara Monteiro

    • Bárbara,

      O platô pode dificultar a higienização e levar à inflamação gengival que pode evoluir para estas hiperplasias.

      Este é um problema que pode ocorrer durante o tratamento e não se pode afirmar que é responsabilidade do dentista nem que tenha sido apenas falta de cuidado do paciente.

      o importante para você é que esta cirurgia seja feita por um bom profissional e que o problema não volte a ocorrer. Converse com o seu ortodontista sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>