Desgastes interproximais no tratamento ortodôntico

Desgastes interproximais e a sua aplicação nos tratamentos ortodônticos

Olá amigos do Ortodontista.net,

Recebi recentemente uma pergunta sobre a segurança de se fazer desgastes interproximais com o objetivo de reduzir a largura dos dentes para o alinhamento das arcadas.

Este procedimento pode ser chamado de “desgastes interproximais“, “slice” ou “strip” e é largamente usado na ortodontia atualmente.

Desgastes interproximais são indicados quando a falta de espaço na arcada não é tão grande que justifique extrações dentárias. Em vez de extrair dois pré-molares e criar um espaço de 8 mm de cada lado, pode-se reduzir a largura de alguns dentes obtendo dois a três milímetros, por exemplo.

Este recurso também é usado quando os dentes apresentam um formato muito triangular, o que pode criar uma instabilidade no resultado do tratamento. Nestes casos os desgastes interproximais vão aumentar a estabilidade do resultado.

Existem ainda diversas outras situações onde o ortodontista pode usar desgastes interproximais, mas vamos nos concentrar em como se faz o procedimento.

O importante é que a indicação seja correta e que o desgaste seja realizado com bastante cuidado para evitar o risco de danificar o dente.

O desgaste pode ser feito com tiras de lixa manualmente, o que leva mais tempo, mas é mais seguro por ser um processo lento. Pode ser feito todo o desgaste em uma única consulta ou gradualmente a cada consulta desgastando aos poucos. Esta técnica é mais usada em dentes anteriores.

Ou podemos usar discos de lixa acionados por motor que permitem um desgaste mais rápido. Neste caso é necessário um cuidado redobrado pois um movimento em falso pode desgastar o dente de forma errada.

Brocas finas também são usadas, principalmente nos dentes posteriores. Esta técnica, chamada também de recontorno, é ainda mais difícil e o recomendado é que se use separadores alguns dias antes para criar espaço entre os dentes como quando vamos confeccionar bandas ortodônticas assim evita-se danos aos dentes vizinhos.

Se tudo for feito corretamente, é possível obter espaço extra sem criar sensibilidade, aumentar o risco de cáries ou estragar a anatomia do dente.

Quanto à quantidade de desgaste, podemos dizer que é fundamental que o esmalte não seja totalmente removido.

A expessura do esmalte pode variar um pouco de uma pessoa para outra e de um dente para outro, mas podemos considerar que 0,25 mm é uma quantidade de desgaste segura para cada face do dente na maioria dos casos.

Também é indicado o uso de discos de lixa ultra-finos ou tiras de lixa de poliéster para acabamento afim de reduzir as rugosidades produzidas nas faces desgastadas. Este cuidado reduz o risco de cárie por acúmulo de placa bacteriana.

Concluindo, este é um procedimento eficaz e seguro quando os limtes são respeitados e vem sendo usado cada vez mais pelos ortodontistas com resultados positivos.

Um abraço,

Dr. Andre Moreira

75 Comentários para: “Desgastes interproximais no tratamento ortodôntico

  1. Olá Dr. quero parabenizá-lo pelo seu blog é muito ótimo tira todas as dúvidas, então, coloquei o aparelho disjuntor palatino hoje e esta sendo um encomodo, nossa não da para comer direito, será que em breve poderei comer a comida normal, ou somente sopa rsrsrs… vou fazer a cirurgia da disjunção maxilar tbm, como é a recuperação, fica dolorido, desde já agradeço pela atenção um abraço

  2. Ana Paula,

    Como toda cirurgia que envolve osso, esta pode apresentar algum incômodo pós-operatório. Mas o cirurgião tem está acostumado com estas situações e pode controlar este desconforto com a medicação adequada.

    Em breve você estará livre do disjuntor e com o sorriso mais bonito.

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  3. Aline,

    Você pode usar os aparelhos estéticos que não têm metal na composição e será necessário trabalhar com arcos ortodônticos sem o níquel na liga.

  4. Caio,

    Eu já havia visitado o seu blog antes, e achei muito bom, parabéns a você também.

    Apareça por aqui sempre que desejar.

    Um abraço.

  5. Olá Dr.! Tudo bem? Queria agradecer por disponibilizar essa matéria em seu blog (que por sinal é muito bom), me informou de uma coisa que a tempos queria saber como funciona.

    Mas tenho algumas perguntas.!

    No caso de querer diminuir, não a largura, e sim o cumprimento dos dentes, tendo que os dois superiores da frente são maiores que os outros, tem como?

    E se o esmalte desses dois já estiver desgastado? (O que é bem provável, por tentar diminuí-los de várias maneiras antes sem consultar um dentista)

    Eles também são meio que pra frente e eu teria que usar fixo para arruma-los, sem contar a fono para abaixar o lábio superior (que no caso é curto demais).

    Acontece que meu dente do cizo começou a nascer (os quatro de uma vez). Isso dificultaria o uso de um aparelho fixo?

    Se for possível, pretendo usá-lo depois desse procedimento (se for recomendado).

    Eu também não faço idéia de quanto custa (“lixar os dentes”) e qual deles seria o indicado para o meu caso. Sei que devo procurar um dentista, mas pretendo ter algumas informações base aqui, pra não ficar tão perdida.

    Espero sua resposta!

  6. Nina,

    Os dentes podem ser movimentados na vertical com o aparelho fixo, por isso não há necessidade de desgastar os bordos para acertar a altura deles.

    Os sisos podem precisar ser extraídos, mas isso só pode ser confirmado através de avaliação clínica.

    Consulte um ortodontista na sua cidade para ter informações mais específicas.

  7. matéria excelente! Dr. André, quero saber o que o dentista utiliza pra saber o quanto desgastou e se o desgaste é exato entre todas as faces do dente. É no “olhometro” ou na experiência clínica?! Nunca vi ou ouvi nada sobre aparelhos que calculem, com exatidão, o qto foi lixado, desgastado… SE for com o uso da lixa n consigo imaginar como o dentista calcularia o quanto foi desgastado….dá diferença entre uma face e outra, não é?! Eu tenho medo desse procedimento pq um dente pode ficar mais estreito do que o outro. Eu gosto e acho bonito dentes grandes e largos!!! Depois de ler a matéria acima n vou permitir que o dentista faça o desgaste com DISCOS. Por ser um movimento mais brusco e invasivo creio que corremos risco até de ter o dente quebrado…eu já vi um animação, no youtube, sobre o desgaste com discos…..Graças à Deus que a Dentista q me atende disse que precisarei desgastar apenas os dentes da arcada inferior.

  8. Regiane,

    A medição exata do desgaste realmente não é fácil. Mas nós temos um instrumento que permite medir o espaço criado pelo desgaste, o que nos dá uma boa idéia do quanto foi desgastado.

    Este calibrador é composto por uma série de plaquinhas metálicas de expessura diferente e graduadas. Ao inserir uma das plaquinhas no espaço de forma bem justa o ortodontista sabe qual a largura do espaço.

    Mas nem sempre eu uso este dispositivo pois ele não garante que os dentes vão ficar realmente do mesmo tamanho. Então uso um paquímetro de precisão para medir a largura do dente.

    Para finalizar, podemos dizer que o mais importante é a perícia e a experiência do profissional. Se houver bastante cuidado é improvável que ocorra uma diferença perceptível entre dois dentes simétricos.

    Boa sorte no seu tratamento!

  9. DR. se puder me ajudar ficarei grato,
    uso aparelho ha 12 meses para acertar os dentes da frente, pois eles são muito pra frente, no entanto até o momento não mudou nada pra melhor, e, sim me parece que está indo ainda mais pra frente, agora o dentista quer lixar entre os dentes, isso pode resolver?

  10. boa tarde
    gostaria de saber se pode responder a minha duvida,
    pois acho que tenho os dentes da frente um pouco grandes,no comprimento..
    será que exista algum tipo de tratamento,para diminuir
    o comprimento dos dentesda frente?
    para que eles não fiquem maiores que os laterais?

    Att
    LARISSA

    • Larissa,

      Dentes muito longos Podem ter os bordos desgastados para reduzir a altura, mas isso precisa ser avaliado com muito cuidado pois o desgaste é irreversível e pode até estragar o dente se for exagerado.

      Outra opção, quando os dentes são muito estreitos é aumentar a largura deles com restaurações. Assim, proporcionalmente, parecerão mais curtos (mas para isso eles precisam estar separados para haver espaço para restaurar).

  11. Pingback: Tratamento ortodôntico com extração - quanto tempo para fechar os espaços? | Blog do ortodontista

  12. Olá Dr. Gostaria de parabenizá-lo pelo site. Consegui tirar varias duvidas com suas respostas bem explicativas. Agora estou até mais tranquila para fazer os próximos tratamentos. Se possível, continue sempre postando novidades no site. Estarei de olho!

    • Obrigado Beatriz!

      Estarei sempre trabalhando para oferecer informação relevante para vocês. Saiba que o seu comentário me faz trabalhar ainda mais.

      Aliás, você já ouviu algum dos podcasts? Estou gravando todos os posts em audio para quem quiser ouvir a minha voz :)

  13. Ola doutor, gostaria de saber se implante dentário pode da alergia, fiz um implante e depois de nove dias fiquei com alergia, fui quatro vezes para o hospital todas as vezes precisei tomar injeção,fiquei quinze dias tomando comprimido anti-alérgico e ate hoje sinto uma quentura no corpo, fiz o implante no dia 21-05- 13 no dia 15 06 o dente provisório soltou quando eu estava almoçando por pouco eu não engolir o dente.
    Na sua opinião ouve algum tipo de falha por parte do dentista
    Obrigado desde já

    • Mario,

      Reduzir a largura do dente, só se for dentro de um tratamento ortodôntico. Não é um procedimento de uma consulta, pois os espaços vão precisar ser fechados.

      Se for para reduzir o comprimento do dente desgastando os bordos, até pode ser feito por um clínico, mas é preciso avaliar o caso para ter certeza de que é a melhor opção.

  14. Olá Dr! Parabéns pela matéria! Uso aparelho a 19 meses e ontem, durante a consulta, minha dentista explicou que quer desgastar os dentes inferiores pra alinhar o meio com a arcada superior. Confesso que fiquei um pouco com medo, mas confio no trabalho dela, e depois de ler este seu post fiquei mais aliviada, por entender que é um procedimento comum.
    Se tudo correr bem, até o final do ano eu poderei tirar o aparelho.
    Mais uma vez obrigada.
    Sucesso!

  15. Pingback: Avaliação ortodôntica - orçamento grátis?

  16. Olá,doutor. A dentista fez o desgaste no meu dente e desde então,sinto muita dor. Tudo que como,ou se bebo algo que nem precisa estar gelado,já me dói muito. Fui à dentista para resolver o problema,achei ate que estava com cárie mas não era. A dentista colocou uma restauração,disse que era só o espaço mesmo,por isso doía. Mas nem duas semanas depois,ao passar fio dental,a restauração cai… e volta toda a dor…Me diz,erro da dentista? Como resolver essa dor? Obrigado.

  17. Obrigado,doutor. Voltei à dentista e ela restaurou novamente. Mas me recuso a pagar por esse trabalho,pois antes dela mexer em meu dente,eu não sentia sensibilidade alguma…

  18. Olá, tenho uma dúvida, mas não sei se tem como o senhor responder sem ver o meu caso. Mas é o seguinte, tem os dois dentes da frente certo? Não nasceu um dente meu que fica do lado desses dois da frente sabe? Com o tempo os dentes foram indo para o lado e agora esses dois da frente não estão mais no meio.
    Minha dúvida é: o mais correto é abrir o lugar para implantar esse dente que falta né? Porque a dentista que estou indo disse que vai demorar muito e daí ela disse que vai trazer os dentes pro meio e depois colocar resina no canino que ficará do lado do dente do meio.
    Mas eu acredito que todos os dentes tem uma função, ainda mais o canino. Será tirada a função do canino?
    Acho que é melhor eu consultar outro dentista né?
    Aguardo sua resposta. Obrigada.

    • Gabriela,

      Você está certa. Eu normalmente prefiro abrir o espaço para o incisivo lateral e depois fazer o implante do que tentar fechar o espaço com o canino que costuma deixar a arcada assimétrica. Mas tudo depende de uma avaliação clínica.

  19. Olá Dr. Gostaria de um esclarecimento. Retirei meu aparelho este mês, mas o dentista marcou um ajuste para daqui 30 dias. Este ajuste o que é, pois já fiz desgaste oclusal em alguns dentes e estou com medo dele desgastar dentes da frente, principalmente os caninos, gosto como são e ja falei pra ele. Por isso gostaria de saber que tipo de ajuste é este que se faz um mês depois de tirar o aparelho? Não estou entendo pq será outro dentista que fará, não ortodontista.
    Obs: estou usando uma conteção de um material plástico, sem metal. E a parte inferior está com a fixa, às vezes penso em retirá-la e deixar os dentes voltarem, pois o espaço entre os caninos e o segundo incisivo inferiores ficou muito grande.

    • Graziele,

      Também não entendi que ajuste será este, mas você não deve permitir que se faça nada na sua boca sem a sua autorização. Você deve estar segura quanto ao procedimento.

      Se há espaço na arcada inferior, o ideal seria fechá-lo e fazer uma nova contenção.

  20. Obrigada por responder Dr. Estou pensando que pode ser desgaste na cúspide do canino esquerdo, pois ele toca levemente no inferior apesar de já ter sido feito um leve desgaste na parte de trás dos dois caninos superiores (eles não me explicam, estou preocupada o dentista que vai fazer esse ajuste trabalha com dentística, mas não deveria ser o orto? Isso que não entendo), mas eu estou preferindo retirar a contenção inferior e sei que a arcada inferior irá se movimentar , não sei o por que, mas não me adapto com ela, minha gengiva está ficando muito irritada e inchada no local onde ela está mesmo sendo em zig zag está difícil a limpeza. Também quando coloco a contenção superior de acrílico sinto muita irritação nas gengivas os dentes ficam doloridos, um dia sem ela e já sinto muito incômodo. Estou muito infeliz com o resultado, a aparência dos meus dentes mudou muito. Gostaria de saber se é os desgastes feitos podem me prejudicar de alguma forma (só fui informada na hora que estavam sendo feitos) e se eu poderia retirar a contenção inferior sem maiores problemas a não recidiva ( meus dentes eram levemente tortos, bem pouco, estou com ela há 5 meses e não estou suportando), a móvel tem apenas 20 dias. Estou muito triste, tinha um sorriso bonito, o aparelho foi indicação do periodontista, agora tenho um monte de dentes desgastados e um sofrimento grande com as contenções além da superfície dos dentes ter algumas irregularidades e resíduos que mesmo pedindo pra retirar várias vezes ainda permanece. Estou muito triste com tudo pois confiei na experiência de quase 15 aos tanto perio quanto orto.

    • Graziele,

      É uma pena que a sua experiência com a ortodontia tenha sido tão desagradável… Sinto muito mesmo.

      Eu concordo com você que o ortodontista é quem deveria fazer os desgastes de finalização. Acho que pode ser uma boa ideia ouvir outro profissional antes de permitir que desgastem ainda mais os seus dentes.

      A contenção higiênica precisa ser muito bem feita e bem colada. Caso contrário, fica pior que a simples. Pode ser este o seu problema.

      Os resíduos de resina remanescentes podem ser facilmente removidos, mas isso precisa ser feito com carinho para não arranhar o esmalte. Mais uma vez, talvez valha a pena pedir para que outro profissional faça isso, já que depois de várias tentativas, o problema ainda persiste.

      Se você precisar de um novo ortodontista, leia a 10 dicas de como escolher o seu aqui mesmo no Blog.

  21. Olá Doutor.

    Meus dentes incisivos superiores são são de tamanho acima do normal, são bem juntinhos e eu tenho um incisivo inferior faltando (incluso). Por falta de espaço eles são bem pra frente. Eu uso aparelho e mau ortodentista me indicou usar uma “broca” (desgaste interproximal), pois assim ganharia algum espaço para fazer os dentes abaixarem um pouco. Porém eu gostaria de saber se com o desgaste os dentes perdem seu formato original? Por exemplo, meus dentes tem um formato um pouco arredondado e eu gosto disso. Com o desgaste eles vão ficar mais quadrados?? Apesar de serem grandes demais é pouco pra frente eles são bem saudáveis e brancos, o desgaste não aumentaria o risco de cárie e sensibilidade??

    • Nathaly,

      O desgaste precisa ser feito com muito cuidado. Pois tanto pode ajudar a resolver um problema de espaço quanto pode arruinar o sorriso.

      Não tenho como saber como o seu desgaste será realizado, então não posso fazer recomendações a não ser a de se certificar de que o seu ortodontista tem experiência com este tipo de procedimento.

      Só um detalhe: Desgastes interproximais reduzem a largura dos dentes e desgastes incisais reduzem a altura dos dentes. Informe-se com certeza sobre que tipo de procedimento será feito.

  22. Olá Dr., fico muito agradecida por sua atenção, quisera eu ter descoberto seu blog antes, é muito esclacedor e você fala de uma maneira que nós leigos no assunto conseguimos entender, acho que muitos profissionais deveriam ter a consciência e a clareza com a qual você trabalha, pois acho que o sorriso é a parte que mais inflencia na vida de um indivíduo. Quem dera todos fossem assim. Eu agradeço por ajudar a clarear minhas ideias do que devo fazer pra conservar meu sorriso, que apesar de tudo ainda permanece bonito. Meus dentes estão voltando muito rapidamente, gostaria de saber se em caso de recidiva eles voltam a posição inicial? Que tbm era bonita. E se estes desgastes feitos nos dentes de trás são mesmo comuns e normais? São desgastes na parte superior dos dentes não entre eles. Isso pode facilitar o aparecimento de cáries, ou até mesmo provocar a desfragmentação ou quebra desses dentes visto que eles não tem mais a proteção do esmalte? não fiquei com sensibilidade nenhuma. E uma última pergunta… Posso retirar a contenção inferior sem ter maiores problemas? Pois terei que fazer um tratamento periodontal para recessão gengival, causada provavelmente pelo uso do aparelho, na verdade agravada. Agradeço demais por sua atenção.
    Um abraço!

    • Obrigado Graziele! Fico feliz em ajudar.

      Em caso de recidiva´o normal é que os dentes voltem a desalinhar, mas não necessariamente na posição em que estavam antes do tratamento.

      Desgastes nas faces oclusais dos dentes posteriores são chamados de ajuste oclusal. São comuns em ortodontia, mas precisam ser realizados com muito critério para não criar problemas como sensibilidade e tendência ao aparecimento de cáries.

      Você pode ficar sem a contenção desde que esteja preparada para perder o resultado do alinhamento.

      Sinto que o seu tratamento não tenha atendida às suas expectativas, mas espero que tudo dê certo daqui para frente.

      Boa sorte!

  23. Dr. fiz um tratamento odontológico por 2 anos, porém meus dentes estão muito pra fora, já ao final do tratamento, foi em dois dentistas diferes que me indicaram lixar para dar espaço ou extrair os 4 dentes de traz, tenho medo de lixar e estragar os dentes, e tenho medo de extrair e demorar muito pros dentes se alinharem, o que é melhor?

    • Sintya,

      Depende de quanta retração é necessária para que seus dentes fiquem naturais.

      Extrações criam espaços maiores que vão produzir maior retração dos incisivos. E é preciso ter cuidado para não recuar demais estes dentes e prejudicar o perfil facial.

      Desgastes produzem bem menos retração mas precisam ser feitos com muito cuidado para não alterar a anatomia do dente negativamente.

      Agora o mais importante é escolher um bom ortodontista (leia as 10 dicas de como fazer isso aqui no Blog) e seguir a orientação dele.

  24. Olá doutor!
    Eu uso aparelho ortodontico já fez um ano. Os meus dentes caninos de baixo tem que rodar para ficarem direitos e como eles não estavam a indireitar a minha ortodentista desgastou-me quatro dentes e agora tenho espaço entre eles. Esse espaço vai deixar de existir ou vou ficar com ele assim?

  25. Parabens pelo blog dr. Interessante, ler sobre alguns casos parecidos. No meu caso, os dentes eram tortos, sendo que os incisivos laterais eram levemente inclinados por cima dos frontais, que agora parecem estar bem mais pra frente do que eram (talvez para poder encaixar os incisivos laterais, não sei). Uso aparelho autoligante e a dentista desgastou os dentes “do fundo” pra atenuar esse agravante da mordida ter ficado mais aberta. Minha dúvida é, como um desgaste tão sutil vai fazer com que ela se feche? Será que vou ter que usar elásticos? Neste caso, quanto tempo em média o senhor acha que demora pra fechar a mordida. Obrigadão

    • Obrigado Gustavo!

      Você está certo. Possivelmente, o alinhamento da arcada incluiu os incisivos laterais que estavam fora de alinhamento aumentando o perímetro total do arco e evidenciando uma Classe II que você já tinha.

      Não vi o caso, então não tenho como saber se os desgastes serão o suficiente para reduzir o degrau formado.

      Também não posso fazer previsão do tempo necessário para a correção, pois isso depende de diversos fatores, incluindo a capacidade técnica do ortodontista, que eu desconheço.

      Mas o uso de elásticos para corrigir este problema é uma opção que eu não costumo usar.

  26. Obrigado por sua resposta doutor, mas acabei ficando curioso. De que formas o ortodontista pode “fechar” a arcada, excluindo a opção do uso de elásticos? E se não houver muito espaço e os desgastes não forem suficientes?
    Estou muito ansioso com a próxima etapa!!!

    • Gustavo,

      Não sei se entendi a sua situação atual. Você está com a mordida aberta em que os dentes anteriores não se cruzam (falta de trespasse vertical) ou com um degrau entre as duas arcadas como se fosse “dentuço” (excesso de trespasse horizontal)?

      • exatamente dr, seria o tipo trespasse horizontal. Fizemos os desgastes e utilizamos elásticos para a “retração”, estou ficando satisfeito com o resultado e talvez eu tire o aparelho já este ano. O único problema que está ocorrendo comigo é que os dentes de cima estão agora encostando nos brackets de baixo, mas deve fazer parte pelo menos nesta etapa, né? obrigado, abração

  27. Boa tarde! Desde que comecei a usar aparelho tenho acompanhado seu blog , parabéns é maravilhoso!
    Na minha ultima manutenção minha dentista disse que vou ter que optar por extrair um dente inferior ou fazer o desgaste para ganhar espaço e alinhar-los, confesso que estou numa duvida enorme pois tenho receio de extrair e ficar sem o alinhamento do sorriso cem três dentes na frente, minha pergunta é bem boba o desgaste é um procedimento muito dolorido?

    • Obrigado Jaqueline!

      O desgaste interproximal é bem confortável e eficaz na obtenção de espaço.

      Mas depende muito do ortodontista. Precisa ser feito com muita atenção pois há o risco de desgastar demais.

      Se tudo for feito corretamente é bem tranquilo.

  28. Olá, Dr.

    Retirei meu aparelho fixo há uns 5 anos, meus dentes eram alinhados e perfeitos. Meu siso superior erupcionou há alguns meses e acredito que empurrou a arcada dentária, fazendo com que um dos incisos desse uma leve entortada.
    Extrai os sisos…hj retirei os pontos e minha dentista recomendou o desgaste com as lixas.

    A minha grande dúvida é: após o desgaste, poderei usar um aparelho móvel ou provavelmente terei colocar aparelhos fixos novamente?

    Obrigada! :)

  29. Doutor, Boa Noite !

    Fiz uso de aparelho fixo por volta de 4 ano e meio !

    Passei por 2 ortodontistas por mudanças na clinica , o 1 recomendou consulta a fono e o 2 tambem, alegando que eu tinha “lingua presa“ , assim o fiz, porém não frequentava com a assiduidade necessária , mas mantinha os exercicios que a fono orientava.

    Houveram tambem alguns meses em que não realizei a manutenção

    Meu caso até onde sei era de apinhamento.

    A ortodontista atual ha alguns meses disse que iria tirar meu aparelho , já que eu nao frequentava a fono toda a semana , que os meus dentes para uma pessoa leiga estavam perfeitos , mas ainda assim havia uma leve abertura do lado direito com relacao aos caninos e os inferiores.

    Sem falar que isso poderia dar reabsorção ou os dentes cairem por conta do periodo.

    Tirei em maio e somente a parte superior , segundo ela para eu me acostumar e mês que vem tiro a parte inferior , não entendi , pois ja havia feito a documentação final.

    Concluindo , notei que um dos meus caninos esta saliente e o outro lado esta normal , irei utilizar a contençao por 3 meses,

    Fiquei frustrada, meus dentes embora brancos e com boa assepsia , diante de tantos anos não ficaram alinhados como deveria.

    A minha pergunta é se realmente e perigoso muitos anos fazer uso de aparelho fixo , e se posso utilizar como alternativa desgastar os caninos , ja que ambos são pontudos e um ficou mais saliente que o outro .

    Desculpe a delongas no assunto ,

    Obrigada

    • Aline,

      Um tratamento com muita aplicação de força pode provocar reabsorções radiculares em pacientes com predisposição. Mesmo que nem seja um tratamento longo.

      Mas não dá para saber se no seu caso a retirada do aparelho era indicada.

      Quanto ao desgaste da ponta dos caninos, é preciso avaliar clinicamente para dizer se vale a pena.

  30. Oi, tenho um desvio nos dentes de frente de uns 3 mm. Gostaria de saber se com desgaste pode-se resolver esse problema. Uso aparelho fixo contudo não há mais espaços para puxar os dentes.

  31. Olá, meu dente insisivel nasceu um pouquinho atrás dos outros 3 na frente ( parte de baixo) por nao ter espaço, se for o caso o lixamento será so no dente que esta fora da arca ou em todos ao redor dele?

    Desde já vos gradeço

  32. Doutor uso aparelho ha 1 ano e meio, comecei a usar pq meu principal problema era um canino superior que estava “acavalado”, hoje a diferença que percebo no tratamento em relaçao ao canino é que ele apenas desceu mas continua a frente dos demais dentes, desnivelado , meus dentes ja sao estão muito proximos e até agora todas consultas mensais que faço apenas é rotina trocar o fio trocar o fio, trocar o fio… , será que o dentista não está querendo ganhar tempo comigo prolongando o tratamento? ou ele já deveria ter partido para o desgaste? o tempo previsto quando realizei o contrato foi de 2 anos e meio, obrigado e ótimo site.

    • Eduardo,

      Não tenho como saber o que está sendo feito. Acho que você deve questionar seu ortodontista e expor suas dúvidas para ele.

      Provavelmente ele terá uma boa explicação para esta demora.

      Além disso, peça para comparar com o modelo inicial. É comum o paciente achar que o tratamento não está evoluindo e mudar de opinião depois que vê o modelo inicial.

  33. Dr. Boa noite,

    Meu dentista me informou q terei q fazer o desgaste após a retirada do aparelho, tenho uma dúvida, o dente ficará sensível, farei algum tratamento para evitar/tratar sensibilidade, usa-se anestesia para desgastar?
    Grata e Parabéns pelo ótimo trabalho

    • Laura,

      Depende da quantidade de desgaste que será feita. Imagino que seja apenas nos bordos dos dentes para acertar o desgaste natural que ocorreu de forma irregular. Neste caso é feito sem anestesia e não costuma deixar sensibilidade.

  34. Dr Andre, parabens pelo blog!!!
    Eu posso falar pro meu dentista que eu não quero mais lixar meu dente? Já foi lixado 3 vezes afim de ganhar espaço na arcada superior, (e o dentista me disse hoje que lixaria ainda mais 2x), atualmente uso aparelho fixo, pra mim ja está excelente o resultado, nao acho que desgastar dentes em excelente estado seja plausível em busca de estética.

    • Obrigado Ana!

      Se o resultado jé está excelente para você, basta dizer que não quer mais prosseguir nos desgastes. Os dentes são seus e nenhum profissional pode fazer procedimentos sem a sua autorização.

      Mas, obviamente, você não poderá cobrar do seu dentista resultados que dependam destes desgastes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>