Disjuntores Palatinos

A disjunção palatina é utilizada na ortodontia para aumentar a largura da maxila (arcada superior), o que pode ser muito útil na correção de mordidas cruzadas e na obtenção de espaço.

Como este recurso é muito utilizado pelos ortodontistas, eu sempre recebo perguntas relacionadas a estes aparelhos.

Os disjuntores são aparelhos que se fixam aos primeiros molares e aos primeiros pré-molares através de bandas e possuem um parafuso expansor que ao ser ativado produz uma força de expansão da arcada.

Na imagem vocês podem ver um disjuntor do tipo Hirax. Existem outros aparelhos como o Haas e o Mc Namara que são parecidos e funcionam praticamente da mesma maneira.

Disjuntor palatino Hirax

Disjuntor palatino Hirax

Na Disjunção a arcada superior (maxila) sofre uma ruptura da sutura palatina mediana. É como se o palato (o céu da boca) fosse cortado ao meio e as duas metades separadas.

Como resultado temos o aumento da largura da arcada e o aparecimento de um diastema central (os incisivos centrais se separam).

Disjuntor Palatino Haas

Disjuntor Palatino Haas

Apesar de ser possível fazer disjunção palatina em adultos, quanto mais precoce for o tratamento, maiores as chances de sucesso.

Quando a disjunção não acontece, a força do aparelho pode trazer alguns problemas para os dentes como retrações gengivais.

Para reduzir o risco de problemas como este, o ortodontista precisa saber a idade esquelética do paciente. O que é feito através de uma radiografia do punho.

Disjuntor tipo Mc Namara

Disjuntor tipo Mc Namara

O tratamento costuma ser feito com ativações diárias do parafuso por um período de uma a duas semanas. Depois o aparelho deve ser mantido na boca sem ser ativado por três a quatro meses. Mas isso pode variar dependendo do caso.

É importante que o paciente limpe corretamente o disjuntor. Principalmente quando o aparelho tem uma parte de resina em contato com a mucosa do palato.

Pode ser usada uma seringa plástica sem agulha para injetar água entre o aparelho e a mucosa e assim remover os resíduos de alimentos.

Além disso, uma boa escovação, fio dental e bochechos com atissépticos bucais.

Para um entendimento mais completo de como é feita esta disjunção da arcada superior, eu recomendo o infográfico sobre expansão rápida de maxila aqui no Blog.

Espero que esta informação seja útil para vocês.

Até o próximo post!

Dr. Andre Moreira

1.305 Comentários para: “Disjuntores Palatinos

  1. Olá Dr. Andre,
    Primeiro gostaria de parabenizar a sua iniciativa em criar esse blog, pois é muito difícil na internet encontrar um site com essa proposta de”ortodontia pra quem não é ortodontista”.
    Bom, a minha dúvida é a seguinte: Eu já uso aparelho há três anos, em que já fiz a extração dos terceiros molares e dos primeiros pre molares. Agora eu já to em fase de fechamento dos espaços. Os caninos superiores já se movimentaram e estão juntos dos pre molares mas ainda há um espaço entre os caninos e os incisivos laterais(pode ter ficado confuso, pois não sei explicar direito). O fato é que eu acho que está demorando muito essa retração dos incisivos superiores, então queria saber quanto tempo aproximadamente é necessário para fechar os espaços que ficaram por conta da extração dos pre molares superiores?
    Desde já agradeço, Juliana.

    • boa noite dr. André minha filha tinha 9 anos e por ter dentes da frente um meio em cima do outro e dar boca pequenina e mordida profunda a dentista dela disse para eu leva-la a um ortodonto ela ficou com um disjuntor de palato por um ano o dente da frente separou tanto que ficou pareçendo que faltava um outro no meio depois foi fechando completamente ate ficar colado um ao outro so ai ela tirou para colocar um outro movél que me disse que é para corrigir outro problema e normal uma criança ficar tanto tempo assim com este disjuntor?,

        • Olá Dr tudo bem?
          Preciso muito tirar uma dúvida. Uso aparelho fixo a uns 6 meses e a mais ou menos 1 mês coloquei o expansor, ainda nao o ativo. Meu dentista disse que é até me adaptar. Mas depois de 1 semana ja estava acostumada com ele.Agora tudo tranquilo, mas na verdade o que me preocupa é que tipo de dor vou sentir nao começar a ativá-lo. É muito insuportavel? Tenho 23 anos. e Meu dentista disse que vai ficar lindo meus dentes. Tenho mordida cruzada e meus dentes caninos sao acavalados.
          Aguardo resposta.
          att

        • Ola Dr boa noite, havia falad com voce anteriormente, e ontem dia 18/9 comecei as ativaçoes do expandor. 1/4 de volta 2x ao dia. 1 de manha e 1 a noite. tenho 23 anos meu dentista disse que abrir o ceu da boca nao abre mais, e sim vai mexer somente com os dentes. vou ficaria ativando ate dia 9/10/13. sera que vai abrir espaço nos dente que preciso? nao senti dor. e sim pressao ao ativa-lo. tive um pouco de dor hoje dia 19/9/13 na maça do rosto e um pocuo emcima dos olhos. é normal. depois passa ou toda vez que ativar vou sentir isso. Aguardo rsposta. Obrigada

    • Boa noite Dr. André, queria parabenizar pela sua iniciativa de criar um esse site para tirar duvidas das pessoas…
      Bom, eu uso um disjuntor a 6 meses, logo após a disjunção do palatino eu teria q usar um aparelho fixo para alinhar os dentes, mas no momento eu não posso colocar ele. Se eu ficar 1 mês sem nenhum tipo de aparelho na boca, corre o risco dos meus dentes voltar como era antes (fechar a arcada novamente) ?

      Obrigada pela atenção!

      • Obrigado Debora!

        Eu recomendaria usar pelo menos um aparelho removível superior para garantir a manutenção da disjunção. Depois de seis meses o resultado deve estar com uma boa estabilidade, mas eu sempre prefiro pecar pelo excesso de cuidado.

  2. Olá Juliana,

    Quando vi a sua pergunta hoje lembrei dela. Fiz uma busca e encontrei a mesma pergunta sem resposta em outro post. Me desculpe, mas não sei o que houve com a sua resposta. Acho que deletei em vez de postar, mas agora vai!

    Existem duas maneiras de se fechar estes espaços das extrações de pré-molares. Uma é retraindo primeiro os caninos (o seu caso) e outra retraindo todo o bloco dos seis dentes anteriores.

    Cada técnica tem suas vantagens e não tenho como avaliar o seu caso especificamente.

    Mas é comum haver alguma dificuldade no final do fechamento destes espaços por que normalmente os dentes anteriores extruem (extruir significa que eles “saem” do osso, no caso dos dentes superiores, eles descem) durante a retração e tocam nos inferiores que bloqueiam a continuidade da retração.

    Este efeito pode tomar algum tempo do ortodontista na finalização do fechamento dos espaços.

    Mas não deixe de conversar com o seu ortodontista para tirar esta dúvida diretamente com ele, por que eu não tenho como falar em prazo para o fechamento completo sem uma avaliação do seu caso.

    Vou tentar fazer um post com imagens sobre este assunto em breve. Fique de olho.

    Abraços e boa sorte no seu tratamento!

    Dr. Andre

    • olá,eu uso um aparelho no céu da boca,parecido com estes porém esse não tem parafuzo algum, e é fixo, e não fico ativado em casa este é um dijunto palatino

        • Olá, boa noite Dr(o) André,PARABÉNS pela iniciativa ,na criação do blog,o que traz muito conforto e tranquilidade a muitas pessoas por poderem tirar suas dúvidas!aproveitando gostaria de tirar uma dúvida, é que estou usando o disjuntor hyrax a 5 meses e queria saber se é normal sentir dores na face e ou se é comum no período em que se estar fazendo a ativação do mesmo, acontecer uma expansão exagerada além do normal.E também após o travamento do aparelho voltei a desenvolver sintomas de DTM, é comum isto acontecer? e utilizar o Hírax por muito tempo pode ter consequências? Quais? Desde já agradeço, aguardo respostas!

          • Bárbara,

            A disjunção muitas vezes assusta pela rapidez e intensidade, mas é assim mesmo. O tempo de 5 meses é normal para consolidar os resultados.

            Quanto aos sintomas de DTM, podem ocorrer transitoriamente, mas é bom relatar ao seu ortodontista.

  3. OI
    Gostaria de dividir com alguém o que aconteceu comigo… pode ajudar alguém…
    estou usando disjuntor palatino, tenho 26 anos…. e após a 14 ativação, sofri uma dor terrível e sem melhora com nenhum analgésico.. (nem com codeína)… resumindo, o disjuntor pressionou um ponto de gatilho do nervo trigêmeo, provocando uma crise terrível de dor na hemiface direita….(nevralgia do trigêmeo)
    tive que começar a tomar um anticonvulsionante e manter a codeína por mais alguns dias….ainda tomei injeção de corticóide com vitamina (dexacitoneurin)
    agora estou bem… continuo com o disjuntor, mas agora ativando somente 1 vez ao dia…. continuo tbem com o anticonvulsionante…
    estou sem dor… porém ainda não consigo perceber que houve alguma abertura do palato….
    vou aguardar
    obrigada e espero poder ajudar alguem que esteja passando por isto

    • Olá,

      Tenho 26 anos e também estou usando o hyrax. depois de uma semana de ativação 2x por dia, tive que suspender as ativaçoes, pois já no 5 dia começei a sentir mais dor do que o normal, nas maças do rosto e nas têmporas, com analgésico até passava mas o dentista disse que não seria normal se sentisse dor nessas regiões do rosto.
      Agora já travei a hyrax.
      Mas notei que meu sono está diferente, acordo durante a noite com dor e na hora percebo que estou com a mordida bem fechada, com muita força por isso chega a doer, parece que meu maxilar fica descontrolado, tipo bruxismo. isso é normal? vai passar? pois está atrapalhando o meu sono.

      Obrigada

  4. Mar,

    Eu nunca soube de uma reação tão intensa quanto a sua relacionada à uma disjunção palatina, mas este tipo de coisa pode acontecer quando se trabalha na área de saúde.

    A dor do nervo trigêmeo é extremamente forte e você deve ter sofrido muito neste período.

    Eu espero que a situação esteja evoluindo para voltar à normalidade e que tudo dê certo no seu tratamento.

    Mas não dá para dizer muita coisa sobre as chances da disjunção ser bem-sucedida neste momento.

    A ativação uma vez por dia pode não ser o suficiente para caracterizar uma disjunção, mas é o que pode ser feito neste momento.

    Pode ser que no seu caso seja necessário buscar outra alternativa para substituir a disjunção.

    Mas acredito que o seu ortodontista esteja acompanhando tudo de perto e logo deve ter uma posição definida sobre a situação.

    Desejo-lhe tudo de bom no seu tratamento.

    Dr. Andre

  5. Olá Dr André!!!

    Minha dúvida é a seguinte: gostaria de saber se é normal o dentista colocar o arco de um bract a outro como uma trança? Tipo passa o fio por cima de um bract e por baixo do seguinte, por cima e por baixo, numa mesma arcada (sempre na superior).

    Se for normal colocar o arco assim, para que serve? Obrigada…

  6. Suzane,

    Sim, isso é normal. É o que chamamos de amarrilho conjugado.

    Na verdade este fio fininho não é um arco e sim um fio de amarrilho que é usado para isso mesmo e normalmente, você terá além dele um arco ortodôntico encaixado nos brackets.

    Este tipo de amarração é usado tanto para fechar espaços quanto para manter os espaços fechados.

    Espero ter respondido à sua pergunta.

    Abraços,

    Dr. Andre

  7. Boa tarde….eu estou usando disjuntor palatino modelo hirax, fazem duas semana e já abriu um pouco mais do que eu esperava, minha dentista falou que terei que ficar com ele por aproximadamente seis meses, assim que ela travar para eu não ativá lo mais, esse espaço pode rá diminuir um pouco? Pois estou achando muito feio….. Desde já obrigada!!!! Grazi

  8. Grazielle,

    O espaço entre os incisivos centrais vai diminuir sim, gradualmente durante o tratamento e vai fechar completamente no final do tratamento.

    A abertura do diastema central não só é normal como é o indicativo de que a disjunção funcionou. Por isso não se preocupe que logo você estará com o espaço fechado.

    Abraços,

    Dr. Andre

  9. Dr. Andre,
    Parabenizo a iniciativa de esclarecer a nós leigos.
    Vamos à minha questão:
    Minha filha foi diagnosticada como tendo “mordida cruzada”. Em visita a uma profissional ortodentista, além das radiografias (panoramica e periapical) e tomografias (Cone Beam) de praxe e outras, a profissional levantou a hipótese quase certa de ter-se que fazer um procedimento cirúrgico denominado LEFORT 1(disjunção da sutura palatal mediana) para só depois proceder com a utilização de aparelho ortodôntico, mas que só após o resultado dos exames é que o cirurgião-dentista indicado por ela avalaria a necessidade do tal procedimento cirúrgico.
    Andei olhando pela internet alguns dados e vídeos de tal procedimento e muito me assustou o que vi.
    Será que se for a recomendação, só existe este procedimento?
    Agradeço os esclarecimentos que puder me fornecer a respeito.
    Atenciosamente,
    Diana

  10. Olá Diana,

    A disjunção palatina cirurgicamente assistida é indicada para o tratamento de adultos que já completaram a fase de crescimento facial.

    Isso pode ocorrer entre os 16 e 20 anos de idade.

    A indicação da cirurgia está ligada ao fato de que, passada a fase de crescimento, a força necessária para o rompimento da sutura palatina seria tão alta que poderia lesar os tecidos gengivais e/ou as raízes dos dentes.

    Apesar de existirem diferentes técnicas, a cirurgia tem como objetivo principal enfraquecer a sutura palatina para permitir a disjunção com o mínimo de força possível, preservando as estruturas adjacentes.

    Se a sua filha ainda está abaixo desta idade, talvez seja interessante ouvir a opinião de outros profissionais para saber se há uma divergência em relação à necessidade deste procedimento.

    Depois volte aqui para contar o que você decidiu, ok?

    Abraços,

    Dr. Andre

  11. Boa tarde Dr. André,

    Estou a escrever-lhe porque passei quase toda a manhã à procura de alguém que esteja com o mesmo problema que eu e não encontrei, daí quando vi este Blog decidi pedir a sua opinião.
    O meu filho tem 8 anos e colocou à 2 dias o Disjuntor tipo Mc Namara. Correu tudo muito bem até à parte em que no 1º dia em que o usou passado cerca de 8 horas da colocação o aparelho descolou. No dia seguinte fomos novamente ao Instituto para colocar novamente o aparelho. Foi-me dito que era relativamente normal cair porque as crianças sentem um corpo estranho e fazem explorações que provocam a descolagem. Voltámos a colar e para desespero meu ao final do dia voltou a descolar. Claro que a criança mexeu novamente com a língua ou com os dedos, mas está-me a parecer que será difícil prolongar a fixação pelo tempo que será necessário. Ainda não conseguiu ficar com o aparelho 24 horas. Isto é normal?

    Obrigada desde já pela sua opinião.

    Patrícia

  12. Patrícia,

    Este tipo de disjuntor é amplamente usado no mundo todo e certamente este não é o comportamento usual do aparelho.

    Ou o seu filho está mexendo no aparelho de maneira excessiva ou o processo de cimentação está apresentando algum problema.

    Converse com o rotodontista para saber o que está acontecendo.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  13. Eu coloquei o aparelho disjuntor a 3 dias e ninguém aqui em casa conseguiu ativar , o que a gente tem que fazer puxar pra baixo ou rodar , eu ñ sei

    Me ajuda por favor

    Obrigada.

  14. Olá Dr. André,
    Volto a escrever porque o meu filho já colocou o aparelho McNamara 4 vezes e caiu as 4 vezes. O aparelho normalmente cai passadas cerca de 6 horas da cimentação. A ortodondonpediatra diz que nunca lhe aconteceu uma situação destas em 18 anos de trabalho. Já mudámos inclusivé o tipo de material da colagem. Amanhã vamos colar pela 5ª vez, com outra cola.
    Poderá haver alguma reacção quimica entre a saliva e o material utilizado na cimentação?
    Obrigada.
    Patrícia

  15. Patrícia,

    Eu acho que uma reação entre a saliva e o material improvável.

    Algumas vezes nós profissionais ficamos diante deste tipo de situação. Neste caso eu voltaria a moldar o cliente e faria um novo aparelho, ou seja, recomeçar do zero.

    Pode ser que o aparelho esteja mal adaptado e por isso o cimento não consegue mante-lo na posição.

    Outra possibilidade é um desequilíbrio oclusal em que os dentes inferiores tocam no aparelho com mais intensidade de um dos lados. Isso pode gerar um balanço do aparelho que acaba se soltando.

  16. Olá
    eu coloquei o aparelho consegui ativar e tal
    agora so faz uma semana que eu ativo normalmente
    de manhã e a noite
    e tem um espaço enorme entre os meus dois dentes da
    frente , isso é normal?
    durante o resto do tempo que eu passar com ele vai ficar pior?
    qual e o tempo maxímo para esse aparelho? ( eu esqueci de perguntar a minha dentista na minha ultima consulta )
    Obs: eu uso o Disjuntor palatino Hirax

    Obrigada .

  17. Rebeca,

    O disjuntor funciona assim mesmo e este espaço ainda pode aumentar um pouco mais. Depois, com o aparelho fixo ele volta a se fechar.

    O tempo gira em torno de seis meses, mas pode ser maior dependendo do caso.

  18. Olá doutor André;

    Acho muito interessante a proposta do seu blog, e eu realmente lhe dou os parabéns pela criatividade, pois nem todos possuem acesso a um ortodontista 24 horas (risos). Aqui vai:

    Eu tenho 15 anos, e farei 16 neste ano de 2011. Ano passado, utilizei o aparelho disjuntor platino Hirax durante 5 meses, mas no último mês ele descolou e caiu (no mês seguinte eu fui ao ortodontista, pois por problemas financeiros não foi possível consultar-me mais precocemente), o profissional – que acabou de se formar e tem pouca experiência – julgou minha arcada estar na posição correta e providenciou a colagem dos braquetes nos dentes superiores (mesmo o espaço entre os dois dentes da frente terem “misteriosamente” desaparecido) e, apenas dois meses depois, passou o fio neles. Achava estranho o fato de que meus dentes não ficavam alinhados e decidi comentar com outro profissional, conhecido do meu antigo dentista. Ele comentou que eu teria que utilizar novamente o disjuntor palatino Hirax. O meu dentista providenciou a montagem do mesmo e o colou mês passado; depois de um mês a parte direita da arcada estava quase chegando à posição correta, mas quando ativei pela ultima vez (recomendação dele era 4 dias 3 voltas à tarde e à noite, e 3 dias 2 voltas à tarde e à noite) segundos depois a parte direita (que estava com problema) do aparelho disjuntor descolou e caiu.

    Ouvi o comentário sobre o procedimento cirurgico ser a partir de 16 anos. Claro que cada caso é um caso, mas será que é realmente necessário o uso do aparelho? É a segunda vez que isso acontece, e é sempre o mesmo lado que “descola”.

    Caso eu não queira fazer nenhum dos dois procedimentos, qual o problema em ter uma mordida cruzada? Afeta a respiração, paladar ou causa algum tipo de prejuízo a saúde bucal? Poderia me explicar quais seriam minhas alternativas?

    Desde já, muito obrigada.

  19. Olá Paula,

    O disjuntor normalmente funciona bem e é uma etapa relativamente simples do tratamento. Então não sabemos se o seu se soltou por um problema na sua arcada ou por alguma falha na confecção ou na cimentação. Temos que considerar o fato de que você se ausentou do tratamento por algum tempo o que também não contribui para o resultado.

    Por isso eu não vejo por que não tentar uma disjunção de novo se isso for realmente o indicado. Até pela sua idade que também favorece um bom resultado.

    Caso você decida não fazer nada, a mordida cruzada se consolidará na sua boca e você pode sim apresentar algum problema nas articulações no futuro. Não é certo, mas a probabilidade aumenta.

    Além disso uma assimetria facial pode ficar cada vez mais evidente comprometendo a estética.

    Só recomendo que você faça um planejamento financeiro para evitar que o tratamento volte a ser interrompido e escolha o seu ortodontista com calma.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  20. Olá

    Eu aqui denovo : )

    Eu estava n o cinema comendo pipoca ai
    eu senti q meu aparelho estava frouxo
    e sangrando um lado dela caiu
    eu vou ter que ir antes do prazo marcado na minha dentista
    e colocar de novo
    ele ja estava travado e falta so 12 dias para a próxima consulta
    Eu posso esperar ate o dia 27 na minha próxima consulta para
    arrumar ele denovo pois agora neim encomoda tanto

    Se eu for coloca-lo de novo eu vou ter que colocar o
    separador novamente ?

    Desde já , Obrigada

  21. Rebeca,

    Se você precisar recimentar a banda, provavelmente não será necessário fazer a separação de novo pois o espaço para a banda passar deve ser mantido.

    Mas ainda acho que seria melhor fazer uma consulta antes do dia 27.

  22. Oi

    Bom eu queria saber se como o meu aparelho caiu completamente eu
    não vou mais pode troocar de aparelho
    eu ia trocar dia 3/1/11
    e depois de travado ou depois que caiu seila os meus dentes não estão mais tão separados como antes notei agora pq estou olhando muito isso ultimamente
    isso e normal?

  23. Camila,

    Se o disjuntor se deslocou é provável que os dentes estejam voltando e o resultado da disjunção pode se perder.

    Acho que você deveria entrar em contato com o seu ortodontista o mais rápido possível.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  24. Dr. Andre,
    Tenho 15 anos, faço 16 mês que vem, e o meu dentista disse que eu vou ter que colocar o Disjuntor Palatino. queria saber por quanto tempo eu vou ficar com aquele espaço entre os incisivos centrais. eu vou ter que ficar com esse aparelho por 5 meses.
    Obrigada pela atenção

  25. Mariana,

    Normalmente o espaço começa a se fechar assim que você coloca os brackets e o arco superiores.

    Mas é difícil falar em prazo sem nem mesmo ter visto o seu caso.

    O seu dentista pode responder a esta pergunta com muito mais precisão.

    Abraços,

    Dr. Andre

  26. Primeiramente queria parabenizá-lo pelo blog!!

    Procurei alguém com meu problema pela internet e não encontrei…
    Tenho 26 anos e estou usando o expansor palatino fazem quase 2 meses ativando uma vez por semana só devido a minha idade. Tô notando que meus dentes inferiores estão ficando separados e não os superiores como o normal de muita gente.
    Meus inferiores são retinhos e os de cima são meio acavalados por ter a tal “mordida cruzada” e/ou céu da boca muito pequeno, fechado…

    Não estou notando nada de diferente em cima (talvez até pq são uns em cima dos outros) e sim nos dentes de baixo que estão separando cada vez mais, noto muito até pq como já disse são retos.
    Isso é normal? Separar os de baixo??
    Sei que colocarei em breve o aparelho fixo em baixo, mas em cima ainda vai demorar um pouco mais, a dentista vai esperar “abrir” um pouco mais.

    Desde já agradeço Dr.!
    Pâmela.

  27. Pamela,

    É realmente uma reação atípica a separação dos dentes inferiores durante a disjunção palatina, mas acredito que haja apenas uma relação indireta entre a ação do aparelho e a movimentação dos dentes inferiores.

    De quanquer forma, acho muito importante que você converse com o seu ortodontista para tirar esta dúvida.

    A observação do cliente pode ser decisiva para o andamento do tratamento. Mantenha seu ortodontista sempre informado.

    Abraços e feliz 2011 para você.

    Dr. Andre

  28. Olá Dr. Andre.
    Coloquei o aparelho disjuntor do tipo Hyrax. Tenho 19 anos e 9 meses.
    Meu ortodontista me informou que o tempo de ativação será entre 7 a 10 dias.
    No primeiro dia ele deu 4 voltas e no dia seguinte eu dei 2 voltas a noite.
    Nos dias posteriores segui dando 2 voltas pela manhã e 2 voltas pela noite.
    Começamos no domingo a noite. Hoje é terça feira de noite e até agora nao percebi uma formação do diastema. Porém observando minha arcada dentária, percebi que ela ficou um pouco mais larga.
    Estou de olho nas raizes do dente para que não haja uma retração gengival.
    Como eu posso saber que está sendo iniciada uma retração gengival ou coisa parecida?
    É normal não ocorrer o diastema mas verificar o alargamento da arcada?

    Agradeço desde já!

  29. Fred,

    Você deve observar se a gengiva está recuando e deixando a raiz dos dentes mais exposta. A sensibilidade de colo ao frio e quente també pode ser um sinal.

    Mas acredito que o seu ortodontista esteja acompanhando de perto a disjunção, então converse com ele sobre os seus temores e peça para fazer consultas mais próximas nesta etapa do tratamento.

    A única explicação que imagino para a não abertura do diastema é uma movimentação dos incisivos centrais para o espaço criado, mas não adianta especular sem ter avaliado o seu caso clinicamente.

    Um abraço,

    Dr. Andre

  30. Olá Dr. Andre

    Coloquei o expansor palatino tipo “Hirax” a aproximadamente um mês, ativo ele 2 vezes ao dia… Graças a Deus não sinto mais dor, mais o problema é o seguinte, abriu um espaço “relativamente gigante” (mais ou menos o espaço de um dente) bem no meio dos meus dentes da frente… e parece que a cada dia que passa abre mais… estou preocupado pois não sei se isso é normal… Além de incomodar é desagradavel, pois trabalho diretamente com o público diariamente, gostaria de saber se esse espaço ira diminuir ou ficará assim até q eu retire o aparelho palatino (aprox a 4 meses) e coloque o fixo comum.

    Desde já muitíssimo obrigado!!!
    *Sei que deveria tirar essa dúvida com o profissional que cuida dos meus dentes, mas prefiro ter a opnião de outros profissionais também.

    Abç’s.

  31. Olá Hugo,

    O surgimento do diastema é normal e esperado numa disjunção palatina, mas entendo que seja um problema do ponto de vista estético.

    Talvez seja possível colar os brackets e iniciar o fechamento do diastema bem lentamente antes de remover o disjuntor, mas isso depende do que o seu ortodontista planejou.

    Você pode conversar sobre esta possibilidade, mas a palavra final é do profissional que estudou o caso e planejou cada etapa do tratamento.

    Um abraço,

    Dr. Andre

  32. Primeiramente que parabéniza-lo por esse Blog ele é demais.
    Coloquei o expansor palatino tipo “Hirax,,, e ele por sua vess está encomodando bastante, na alimentaçao e tb na hora de engolir a saliva.
    Gostaria de saber se os sitomas sao assim mesmos, e quanto tempo para se acostumar com isso na boca.

    Um abraço!!!

  33. Olá Raquel,

    Eu fico mesmo muito feliz com o seu elogio. Se você quiser apoiar ainda mais o Ortodontista.net, siga-me no twittwer para saber sobre as novas postagens:

    http://twitter.com/ortodontistanet

    Bem, respondendo à sua pergunta: O hirax e todos os outros disjuntores ficam posicionados no palato onde a língua se apoia para a deglutição, por isso atrapalham tanto.

    Abraços,

    Dr. Andre
    Mas a musculatura da língua vai se adaptando à esta nova situação gradualmente e você acaba se acostumando com o aparelho em algumas semanas.

  34. Olá Dr.

    Tenho 27 anos vou fazer 28 em fevereiro, tenho mordida cruzada.Pasei em avaliação com um profissional e este me disse q pela idade nem adiantaria eu usar o disjuntor palatino e que eu teria que fazer a cirurgia de disjunção , caso contrario nada adiantaria.
    Passei em outro profissional e este preferiu tentar com o aparelho disjuntor.É possivel obter resultados positivos com adultos da minha idade com o aparelho disjuntor?

    Agradeço

  35. Olá Dr.Andre fiz a Disjunção Palatal Cirurgicamente ja fazem 8 meses, estou usando o aparelho odontologico de correção um lado do meu rosto esta mais inchado q outro e amordida continua cruzada quanto tempo leva pra concretizar o resultado? um abraço

  36. Olá Cibele,

    Na sua idade talvez seja mesmo difícil fazer a disjunção, mas não existe consenso em relação à um limite de idade em que se pode ter sucesso.

    Para você ter uma idéia de como esse fator pode variar estou reproduzindo aqui um pequeno trecho de um trabalho publicado pelos colegas Rodrigo Rezende de Albuquerque e Luiz Fernando Eto:

    “Persson e Thilander37, em um estudo com 24
    indivíduos mortos acidentalmente, com idades entre
    15 e 35 anos, encontraram que 5% da sutura
    estava obliterada por volta da idade de 25 anos,
    contudo a variação era tal que um indivíduo de
    15 anos de idade apresentou a sutura ossificada,
    enquanto um indivíduo de 27 anos não apresentava
    sinais de ossificação. Assim, a expansão rápida
    da maxila em pacientes adolescentes e adultos
    pode envolver fraturas nas zonas de interdigitação
    óssea.”

    Mas, num outro trecho do mesmo trabalho vemos que em adultos o processo pode ser mesmo mais complicado:

    “A progressiva obliteração sutural inicia-se imediatamente
    após o término do crescimento maxilar37,
    em média aos 14 anos para os indivíduos do
    gênero feminino e 16 anos para os indivíduos do
    gênero masculino7, aumentando assim, a rigidez
    do esqueleto facial. Isto acarretaria maiores dificuldades
    para a realização da separação da sutura
    palatina mediana e um alto número de falhas após
    a idade cronológica de 20 anos de idade13. A idade
    ótima para expansão seria, então, antes de 13 a 15
    anos de idade. Embora possa ser possível realizar
    expansão em pacientes mais velhos, os resultados
    nem sempre são previsíveis nem estáveis.”

    O trabalho na íntegra se encontra aqui:

    http://www.scielo.br/pdf/dpress/v11n2/a10v11n2.pdf

    O importante é que, uma vez que se decida tentar a disjunção sem cirurgia, seja feito um acompanhamento cuidadoso de eventuais retrações gengivais e inclinações excessivas dos dentes para fora do arco dentário.

    Estes são os principais indicativos de que a sutura palatina não está se rompendo e a força sendo descarregada unicamente nos dentes.

    Neste caso é necessário interromper o procedimento e, talvez, optar pela cirurgia para obter o resultado desejado.

    Espero ter ajudado,

    Dr. Andre

  37. Tatiana,

    É muito difícil para qualquer profissional de saúde avaliar uma situação baseado apenas em uma descrição.

    Por isso as perguntas que são relacionadas a resultados de tratamentos em andamento são impossíveis de se responder.

    Mas eu acho que o seu ortodontista deve estar apto a explicar o que está acontecendo neste momento e quais são os planos dele para as próximas etapas do tratamento.

    É importante que você leve estas dúvidas para ele de maneira clara e objetiva. Mostre que está insegura, mas que espera um esclarecimento do profissional que você escolheu para cuidar dos seus dentes.

    Muitas vezes depois disso o tratamento evolui mais tranquilamente.

    Desejo-lhe toda sorte,

    Dr. Andre

  38. Oi Dr.Andre´

    Como eu consigo perceber os resultados positivos quando o meu aparelho disjuntor começar a fazer efeito?O que o dentista espera que aconteça ou não?

    Muito Obrigada.

  39. Olá Dr. André.
    Eu usei o disjuntor palatino quando eu tinha 16 anos de idade, depois eu usei o aparelho fixo e depois o móvel. Porém utimamente (tenho 23 agora) eu estou achando que meus dentes não ficaram abertos o suficiente, e meus dentes de baixo são para dentro. Eu gostaria de colocar o disjuntor palatino novamente, o senhor acha que possível? É uma questão mais estética do que de necessidade.

    E outra dúvida que eu tenho, é que meus dentes são um pouco para trás, existe algum jeito deles ficarem mais para fora? Meus dentes do siso ja nasceram mas mesmo assim meus dentes não foram para fora. Existe algum aparelho que faça isso?

    Grata!
    Thaís

  40. THais,

    Talvez seus dentes sejam muito pequenos e por isso acabem inclinando para o interior da arcada. Neste caso não adianta incliná-los para frente por que vão se afastar uns dos outros criando espaços.

    Mas eu não tenho como afinar isso sem ter visto o seu caso. Por isso recomendo que você procure um otodontista para uma avaliação.

  41. Dr.

    Nos seus anos de profissionalismo, o senhor obteve algum caso de sucesso em pacientes adultos quanto a expansão palatina sem cirurgia, apenas com os aparelhos disjuntores?

    obg.

  42. Cibele,

    Sim. Consegui resultados consistentes em disjunção palatina em adultos sem cirurgia.

    Mas também houveram casos que não evoluiram como eu gostaria.

    Como eu disse antes, é difícil fazer previsões nestes casos.

    Por isso é tão importante um monitoramento cuidadoso sempre que de faz este procedimento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  43. olá Dr.

    Gostaria de saber a diferença e o sucesso nos aparelhos utilizados nas tentativas de descruzar a mordida.Tenho mordida cruzada unilateral.Estou usando um movel ,acho que é o HAas
    Passei em uma dentista que me garantiu q mh mordida seria descruza sem cirurgia mesmo eu tendo 27 anos, com um aparelho chamado ricketts e um outro chamado “maurício” que segundo ela possui esse nome por causa de seu inventor, um desntista conceituado.

    Muito obrigada.

  44. Olá Dr André
    Meu nome é Elisama, há algum tempo venho sofrendo com um problema no maxilar que tem me incomodado muito, por muito tempo sofri de bruxismo e agora todas as manhas quando acordo, meu maxilar fica meio que desencaixado e tenho que dá uns estalos para voltar ao normal..agora fui no ortodontista, ela disse q vai colocar dijuntor palatino hyrax por 4 meses e depois tenho q ficar mais um ano sem mexer, eu to com emdo e meio assustada, porque todas as pessoas dizem que é horrivel, sou secrataria, atendo telefone e trabalho com publico, por favor me ajude, o q deve fazer, colocar o dejuntor é a melhor solução no meu caso?
    Obrigada

  45. Dr. Andre
    Tenho 22 anos e acabei de colocar um disjuntor palatino tipo Hyrax, voltarei à dentista daqui a 12 dias para colocar meu aparelho fixo comum. Tenho visto na internet muitos posts sobre ativação do disjuntor, mas minha dentista simplesmente colocou-o e não falou nada sobre ativação,muito menos me deu a chavinha, mas como tenho que voltar lá no dia 2, acho que será nesse dia que ela irá começar a ativá-lo.
    Isso é normal?

    • Ola vi seu comentário e passei pelo mesmo, só que estou usando ele a quase um mes, e usando o fixo junto. Você ja começou as ativações? e doi muito? Obrigada

  46. Cibele,

    O Haas não é um aparelho removível, inclusive há uma foto dele no post.

    Rickets é uma técnica de ortodontia fixa e não um aparelho expansor maxilar.

    Maurício Vaz de Lima foi um ortodontista brasileiro que desenvolveu aparelhos removíveis que podem ser usados para o descruzamento.

    Mas eu ainda prefiro os disjuntores para tratamentos de adultos.

  47. Zama,

    Eu não acho que um tratamento ortodôntico seja a melhor alternativa para você, seja com disjutor ou outro aparelho qualquer.

    Recomendo que você procure um especialista em disfunção têmporo-mandibular.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  48. Riane,

    Provavelmente é isso mesmo, ela está dando um tempo para a sua adaptação.

    Totalmente normal, fique tranqüila.

    Abraços,

    Dr. Andre

  49. Dr. Andre
    muito obrigada, estava preocupada e agora estou aliviada quanto a isso, mas, ainda me preocupo muito com o tal diastema central. Como no dia 2 vou colocar o aparelho fixo comum, pode acontecer de, à medida que o diastema se forma, o aparelho fixo vai fechando a abertura entre os incisivos centrais? Se não, quanto tempo demora para se fechar esse diastema em circunstâncias normais?
    Obrigada

  50. Riane,

    Sim, isso pode acontecer. O diastema pode se fechar um pouco na medida em que o aparelho fixo trabalhe.

    Mas o tempo para o fechamento completo pode variar bastante, por isso prefiro não dar uma opinião sobre este aspecto sem ter examinado você, ok?

    Abraços,

    Dr. Andre

  51. Dr. André,

    Tenho 27 anos e amanhã está marcado para eu colocar o disjuntor palatino.

    Tenho a arcada um pouco fechada e isso me incomoda. Meu dentista me aconselhou a não colocar o disjuntor, pois disse que era bem provável que não desse resultado em virtude da idade, mas gostaria da opinião de outro profissional.

    Foi aconselhado por ele que, ao invés do disjuntor, eu usasse o fixo de quadradinho(desculpe,mas não sei o nome).

    Gostaria de saber se esses dois aparelhos teriam o mesmo resultado no meu caso. E, se eu decidir por colocar o disjuntor e, caso ele não de o resultado, se pode haver algum problema.

    Obrigada.

    Marcella

  52. Dr. André,

    Gostaria de saber também se existe algum disjuntor palatino com somente um anel, pois, pelas maioria das fotos que vi, existem dois aneis em cada lado para esse aparelho.

  53. Marcella,

    Vou reproduzir a mesma resposta que dei à Cibele neste mesmo post:

    “Na sua idade talvez seja mesmo difícil fazer a disjunção, mas não existe consenso em relação à um limite de idade em que se pode ter sucesso.

    Para você ter uma idéia de como esse fator pode variar estou reproduzindo aqui um pequeno trecho de um trabalho publicado pelos colegas Rodrigo Rezende de Albuquerque e Luiz Fernando Eto:

    “Persson e Thilander37, em um estudo com 24
    indivíduos mortos acidentalmente, com idades entre
    15 e 35 anos, encontraram que 5% da sutura
    estava obliterada por volta da idade de 25 anos,
    contudo a variação era tal que um indivíduo de
    15 anos de idade apresentou a sutura ossificada,
    enquanto um indivíduo de 27 anos não apresentava
    sinais de ossificação. Assim, a expansão rápida
    da maxila em pacientes adolescentes e adultos
    pode envolver fraturas nas zonas de interdigitação
    óssea.”

    Mas, num outro trecho do mesmo trabalho vemos que em adultos o processo pode ser mesmo mais complicado:

    “A progressiva obliteração sutural inicia-se imediatamente
    após o término do crescimento maxilar37,
    em média aos 14 anos para os indivíduos do
    gênero feminino e 16 anos para os indivíduos do
    gênero masculino7, aumentando assim, a rigidez
    do esqueleto facial. Isto acarretaria maiores dificuldades
    para a realização da separação da sutura
    palatina mediana e um alto número de falhas após
    a idade cronológica de 20 anos de idade13. A idade
    ótima para expansão seria, então, antes de 13 a 15
    anos de idade. Embora possa ser possível realizar
    expansão em pacientes mais velhos, os resultados
    nem sempre são previsíveis nem estáveis.”

    O trabalho na íntegra se encontra aqui:

    http://www.scielo.br/pdf/dpress/v11n2/a10v11n2.pdf

    O importante é que, uma vez que se decida tentar a disjunção sem cirurgia, seja feito um acompanhamento cuidadoso de eventuais retrações gengivais e inclinações excessivas dos dentes para fora do arco dentário.

    Estes são os principais indicativos de que a sutura palatina não está se rompendo e a força sendo descarregada unicamente nos dentes.

    Neste caso é necessário interromper o procedimento e, talvez, optar pela cirurgia para obter o resultado desejado.”

    Existem disjuntores com bandas só nos molares, mas também precisam ser fixados nos prés (geralmente com resina).

    Como este que você viu no YouTube.

    Abraços,

    Dr. Andre

  54. oi andre
    eu tenho17 anos e uso o aparelho hirax por que tenho mordida cruzada, gostaria de saber se ele relmente funiciona e se vou ficar com ele apenas 6 messes mesmos? so que diferentemente dos outros aparelhos hirax a manutençao e na destista de 15em 15 dias….

    obrigado bjsss camila batista.

  55. Dr.Andre,
    Minha filha de 7 anos irá colocar o expansor palatino ,gostaria de saber se é realmente o unico modo de consertar a mordida cruzada e quais os incomodos que ela terá e os cuidados que deverei ter.
    Outra duvida é se a abertura (diastema central)será em mm de acordo com a diferença entre as arcadas.
    Obrigada.
    Valdirene.

  56. Valdirene,

    Com 7 anos pode ser possível corrigir a mordida cruzada decorrente da compressão maxilar com uma placa removível, mas que depende de muita colaboração por parte do cliente.

    O disjuntor fixo trabalha mais rápido e não depende do cliente colaborar, por isso muitos ortodontistas preferem este tipo de aparelho.

    A desvantagem principal é a dificuldade de higienização quando se usa um aparelho fixo no palato.

    Quanto à abertura do diastema, eu prefiro não opinar sem ter examinado clinicamente.

    Abraços,

    Dr. Andre

  57. Olá Dr. André.. primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho com o blog… ele é perfeito para todos os tipos de dúvidas referentes a ortodontia!.. Parabéns mesmo!…
    Bom, em 13/01/2011 eu fiz a cirurgia de expansão de maxila tenho 21 anos, estou ativando o HIRAX tres vezes por dia e meu diastema está enorme… hoje (28/01/2011) faz uma semana de ativação, minha mordida já está descruzando e vou ativa-lo até segunda, estou abrindo 0,75 por dia… Mas minha dúvida é com relação ao tempo de fechamento do diastema… quanto tempo em média demora para fechar?.. Por que cai entre nós é horrivel…rsrsrsrs
    Obrigada pela atenção dese já…. Milhares de beijos e fique com DEUS…
    =)

  58. Camila,

    Se o aparelho está sendo ativado a cada quinze dias apenas, isso não pode ser considerada uma disjunção.

    A disjunção requer ativações diárias para provocar a ruptura da sutura palatina.

    O aparelho usado desta forma está fazendo uma expansão lenta, que pode ser o objetivo da sua dentista.

    Só não tenho como dizer se o resultado será obtido em seis meses pois não vi o caso.

    Abraços,

    Dr. Andre

  59. Janaína,

    Muito obrigado pelos elogios, você é muito gentil.

    Parece que tudo vai bem com a sua disjunção e isso é ótimo.

    O diastema vai se fechar com o uso do aparelho fixo. Quanto mais apinhados forem seus dentes anteriores, mais rápido eles ocuparão o espaço.

    Mas não dá parra tentar acertar um prazo sem ter avaliado você.

    Como eu acho que você está nas mãos de um profissional competente, acredito que ele vá fechar o seu diastema no menor tempo possível.

    Milhares de beijos para você também e fique com Deus.

    Dr. Andre

  60. Muito obrigada pela atenção Dr. André…

    E não é necessário agradecer o seu blog me tirou muuuuitas dúvidas…

    Tenha um ótimo final de semana… milhares de beijos e fique com DEUS…

    =)

  61. Dr. André, eu talves coloque o aparelho disjuntor, e gostaria de saber se os dentes incisivos fecham até o fim do tratamento mesmo estando com o próprio aparelho disjuntor?

    Desde já obrigada

    Parabéns pelo blog, estou a horas procurando algo a respeito e só achei aqui, e acima de tudo com uma fácil compreenção.

  62. Olá novamente Dr. André… acabei de ativar meu aparelho e meu diastema está com 9mm aproximadamente, minha mordida está descruzada… e tudo está indo bem… só tenho mais uma dúvida… meu diastema se abriu mais para o lado direito do que para o esquerdo… há até uma ruptura de pele na região da gengiva próxima ao dente central direito…. queria saber se isso é comum?.. ou se minha fratura não está alinhada!
    Mais uma vez obrigada…. beijos e abraços… fique com DEUS…
    =)

  63. Noemi,

    Obrigado pelo elogio, fico muito feliz sempre que recebo este retorno dos usuários do blog.

    Normalmente o disjuntor não fica até o final do tratamento e muitas vezes o espaço vai se fechando ainda com o aparelho no palato.

    Raramente o diastema permanecerá por muito tempo após a retirada do disjuntor.

    Como cada caso evolui de forma diferente, eu não tenho como dar uma resposta exclusivamente para a sua situação.

    Mas o seu ortodontista deve mostrar para você o planejamento e o cronograma do seu tratamento antes de iniciar a instalação dos aparelhos. Converse com ele e peça estas informações.

    Só inicie o tratamento se se sentir segura.

    Abraços,

    Dr. Andre

  64. Olá de novo Janaína,

    Parece que tudo corre bem com a sua disjunção. Não acredito que este detalhe seja um problema, mas em todo caso é sempre recomendável mostrar ao seu ortodontista que conhece todos os detalhes do caso.

    Se a mordida era cruzada apenas de um lado, é normal que você perceba uma assimetria agora durante a disjunção.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  65. bom dia Dr. Andre

    tenho 29 anos e em outubro do ano passado comecei meu tratamento usando o hyrax pra disjunção do palato.não abriu.
    o orto me indicou a cirurgia e esta marcada para o dia 15/02.
    mudei de orto e agora estou com uma duvida:
    quando usei o hyrax minha raiz saiu um pouco pra fora do osso.
    vai ter algum problema?
    vou poder fazer a cirurgia?

    agradeço desde já

    aguardarei ansiosa por sua resposta

  66. Patrícia,

    Esta recessão gengival é um dos problemas que podem ocorrer quando a sutura palatina não se rompe. A força acaba indo diretamente para os dentes causando esta exposição da raiz.

    Agora só a sua ortodontista pode avaliar se ainda há indicação para uma nova tentativa de disjunção, pois só ela estudou o seu caso e teve acesso à documentação completa.

    Por isso prefiro não dar uma opinião sem ter examinado você.

    Sinto não poder ajudar mais.

    Abraços,

    Dr. Andre

  67. boa noite.
    tenho os dentes da frente saídos e com um pequeno diastema nos dentes da frente o que se passa e que vou ter que colocar o aparelho fixo e um mês depois o expansor palatino. a minha pergunta é por usar o aparelho fixo ao mesmo tempo que uso o expansor irá fazer com que os dentes ada frente se afastem tanto? é que já estão um pouco afastados e assusta-me um pouco que eles se afastem mais.
    agradeço desde já!

  68. Ana,

    É possível que o diastema abra mais se for feita uma disjunção.

    Mas o seu ortodontista deve ter bons motivos para expandir a arcada sup e imagino que tenha planos para contornar os possíveis problemas estéticos que possam ocorrer durante o tratamento.

    Por isso, recomendo que você converse com ele sobre o assunto para se sentir mais segura no tratamento, ok?

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  69. boa noite peço desculpa de incomodar de novo mas surgiu-me uma nova duvida.
    barra palatina e expansor do palato sao a mesma coisa? é que o meu dentista disse.me que eu iria por um aparelho no ceu da boca para e passo a citar: ”prender os molares’ e agora fiquei um pouco confusa..
    sera que nao terei que expandir a arcada..ainda tenho uma consulta antes de o colocar e poderei tirar a duvida mas gostava que me esclarecesse se possivel. muito obrigada e peço desculpa por chatear de novo

  70. Ana,

    Disjuntor e barra trans palatina são dispositivos diferentes. O primeiro expande a arcada e o segundo mantém os molares em posição.

    Só não sei o que será usado em você.

  71. boa tarde….tenho uma seria duvida….
    ha alguns dias fui ao dentista para fzr um orçamento de aparelho, apos analizar minha arcada dentaria ele perguntou minha idada( tenho 27 anos) e disse que seria necessario uma cirurgia para abrir o ceu da boca…andei vendo umas fotos e videos e fikei com mto medo dessa cirurgia…sera que ela eh realmente necessaria? nao tem jeito msm de abrir usando outro metodo?
    aguardo a resposta….

  72. Silvana,

    Na sua idade a maioria dos ortodontistas prefere fazer a disjunção com cirurgia, pois a tentativa sem ela pode trazer problemas para as estruturas se sustentação dos dentes.

    Infelizmente não há uma única alternativa correta pois a sua idade está bem no limite entre os casos cirúrgicos e não cirúrgicos.

  73. Olá Dr.André,

    Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo blog. Faz muito tempo que procuro informações na internet, mas tudo que consigo são artigos um tanto quanto complexos para leigos. O seu blog é bastante esclarecedor, além de ter me acalmado muito. Antes, imaginava que era a única criatura no mundo a ter que fazer a tal cirurgia,mas vejo que é um tanto ‘comum’. Tenho 27 anos e meu dentista indicou a cirurgia. Explicou-me acerca do diastema e que eu teria problemas estéticos com isso. Fiquei bem assustada com as fotos que vi, mas tenho uma segunda preocupação além da aparência: sou professora de inglês e dependo, basicamente, da minha pronúncia, ou seja, preciso ter uma articulação clara e uma fala sem maiores comprometimentos. Haverá uma interferência? Lembrando que muitos sons do inglês ocorrem do contato da língua com os incisivos superiores e inferiores e, na medida que eles estiverem separados…Não sei qual pode ser o resultado..Esse tal diastema pode ser amenizado de alguma maneira? Obrigada.

  74. Olá Dr. André..
    Tenho 28 anos e a minha dentista optou pela disjunção ortopédica, e vai fazer a avaliação em uma semana para saber se continua ou não com o procedimento… está hoje com 4 dias e nem sinal de abrir diastema, tenho medo que em uma semana gere alguma conseqüência desastrosa como retração gengival ou algo pior… quanto tempo em média abre-se o diastema na maioria dos casos?? e quais as conseqüências na maioria dos casos quando se insiste com tal procedimento??? Agradeço desde já a atenção!!!

    • Glécia, boa tardde!

      Também tenho 28anos e meu orto que tentar o mesmo processo que o seu em mim. Por gentileza, me dê noticias se você fez, e se fez qual foi o resultado.

      Grata,

      Geovana Vale

  75. Bom Dia Dr. André, parabéns pelo blog!
    Estou um pouco preocupada e por isso procurei na net alguns casos parecidos com o meu. Tenho 27 anos e chupei dedo por muito tempo o que provocou mordida aberta. A dentista já realizou todos os procedimentos e me indiciou cirurgia palatina, disse que se tratar diretamente com aparelho pode comprometer minhas raízes e o resultado final não seria tão bom quanto o esperado. Minha pergunta é: há realmente a necessidade de fazer a cirurgia ou posso tratar apenas com aparelho??
    Obrigada.

  76. Silvana,

    Sim, tome coragem, mas considere conversar com outros profissionais antes de decidir, como eu disse, sua idade está no limite, e pode ser que algum profissional tenha uma boa experiência com disjunção em adultos.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  77. Olá Renata,

    É ótimo iniciar a sermana recebendo elogios como os seus. Muito obrigado.

    Mas o seu caso é mesmo complicado…

    Dificilmente a sua pronúncia não será afetada. Tanto pela abertura do diastema, quanto pela presença do disjuntor no palato.

    Por outro lado, muitas vezes nós nos surpreendemos com a capacidade de adaptação das pessoas aos aparelhos e a velocidade com que voltam a articular os fonemas corretamente.

    O problema é que você só vai descobrir como isso vai evoluir depois que estiver de aparelho. É um risco inevitável.

    Fechar o diastema com restaurações de resina pode ajudar um pouco, mas também pode ficar esteticamente ruim.

    Converse bastante com o seu ortodontista e tente encontrar alternativas ou soluções junto com ele.

    Espero que dê tudo certo,

    Dr. Andre

  78. Glecia,

    É impossível dizer alguma coisa sem avaliar o caso, mas quatro dias pode ser pouco para a abertura do diastema.

    O seu medo até tem fundamento mas o caso não me parece ser um problema ainda.

    Mesmo assim, acho que você poderia pedir uma consulta intermediária com a sua ortodontista. Diga que está insegura com este intervalo de uma semana.

    E observe as condições das gengivas e raízes dos dentes. Se alguma coisa se alterar avise-a o quento antes.

    Abraços,

    Dr. Andre

  79. Darlene,

    A sua ortodontista deve ter avaliado que você tem pouca base óssea para alinhar os dentes apenas com o aparelho fixo.

    Neste caso, a disjunção vai aumentar o tamanho do seu osso (a maxila) para que os dentes possam se acomodar sem o risco de retrações gengivais e inclinações axiais.

    Só não tenho como afirmar que a decisão é a ideal por que não vi o seu caso, mas se for isso mesmo, tentar fazer tudo só com o aparelho pode ser arriscado.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  80. Olá! Boa tarde. Quero aproveitar para parabenizar o blog e dizer que é de grande valia as informações aqui divulgadas.
    Fiquei mais aliviada em ver a quantidade de pessoas da mesma faixa etária que eu que apresentam problemas parecidos e necessitam da Disjunção. Dr André, por gentileza, poderia informar como é o pós cirúrgico desse procedimento?
    Obrigada,
    Gabriela Marques

  81. Dr. André…. em 13/02 fez um mês que passei pela cirurgia de expansão de maxila…. e as vezes, quando vou mastigar sinto minha maxila estralar, sempre do lado direito…. tenho a impressão de que os dentes se movem para dentro em alguns movimentos…. gostaria de saber se isso é normal… espero ter sido clara em minha dúvida…. não sei se consigo explicar muito bem meu problema…rsrsrsrsrs….
    Obrigada mais uma vez desde já….. Beijos e fique com DEUS….
    =)

  82. Olá Dr. André
    te deixei uma pergunta no dia 21 de janeiro em que falava de como achei estranho a dentista ter colocado o disjuntor palatino tipo Hyrax em mim e não ter falado nada sobre a ativação, mas aí o doutor me disse que ela deveria estar esperando a próxima consulta para começar a abrí-lo para dar um tempo para eu me acostumar. E foi isso que aconteceu mesmo, mas ela deu três voltas e guardou a chave, daí perguntei se eu não iria ter que ativá-lo em casa e ela disse que não, que seria só ela.
    Qual é o critério que os dentistas usam pra decidir isso, pq eu preferiria mil vezez ter que ativá-lo em casa todo dia,pois o resultado seria muito mais rápido, ele vai ser ativado só uma vez por mês, vai demorar muito.
    Porque o doutor acha que minha dentista decidiu isso? Depende do caso?
    Muito Obrigada

  83. Oi Dr. André, bom dia!
    Também preciso fazer essa cirurgia, o procedimento é simples, pode ser realizado no próprio consultório odontológico ou preciso de equipamentos mais avançados, como por exemplo, anestesia geral?
    Obrigada.

  84. Olá..
    Eu FIZ UMA DISJUNÇÃO , NO HC FAZ 9 DIAS ESTOU ME RECUPERANDO MUITO BEM , GRAÇAS A DEUS, ESTOU ATIVANDO O HIRAX HÁ 3 DIAS, MINHA PERGUNTA É EM RELAÇÃO AO INCHAÇO, JÁ DESINCHOU BASTANTE ,MAS GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DEMORA PARA DESINCHAR POR COMPLETO

    ATT.

    EDIVALDO

  85. Gabriela,

    Obrigado! É sempre bom ouvir elogios para o blog. Eu nunca me canso deles.

    O pós-cirúrgico depende de diversos fatores como a técnica cirúrgica usada, a perícia do profissional, o tempo de duração da cirurgia e a própria característica de recuperação do paciente.

    Vai haver algum inchaço que vai variar de acordo com o sangramento que ocorre após a cirurgia. O controle deste sangramento é o que chamamos de hemostasia.

    Quando a hemostasia é bem-sucedida há menos edema e menos desconforto para o paciente.

    Mas todos os cirurgiões buco maxilo-faciais dominam bem estas técnicas cirúrgicas e acho difícil que você tenha problemas.

    De qualquer forma vale a pena conversar bastante antes de escolher o profissional e avaliar quais são os mais acessíveis caso você precise de algum atendimento pós-cirúrgico.

    Boa sorte para você.

    Dr. Andre

  86. Olá Janaína,

    A mobilidade dos dentes é normal em ortodontia. Os estalos dependem de uma avaliação mais criteriosa.

    Vale conversar com o seu ortodontista sobre isso.

    Tudo de bom para você :)

  87. Riane,

    A disjunção não é feita desta forma. As ativações devem ser diárias para não permitir a movimentação dos dentes e assim romper a sutura palatina.

    Da forma como está sendo feita é uma expansão lenta de maxila com resultados diferentes de uma disjunção.

  88. Carol,

    Isso depende do que você e o cirurgião combinarem. Pode ser com anestesia geral ou local com sedação do paciente.

    Se for com geral precisa de um anestesista acompanhando o procedimento.

    O local pode ser o consultório se este for preparado para isso ou um centro cirúrgico.

  89. Olá Edivaldo,

    Que bom que a sua recuperação foi boa! Isso já vai tranqulizar muita gente aqui.

    Bem, o inchaço varia muito entre os pacientes. Prefiro não arriscar um palpite sem nenhum fundamento.

    Converse com o seu cirurgião.

    Abraços,

    Dr. Andre

  90. Muito obrigada mais uma vez Dr. André…. o seu blog me deixou muito tranquila….
    No pré e também no pós cirurgico…. me tirou muuuuitas dúvidas…. obrigada mesmo!…
    Hoje fez 15 dias que travei o HIRAX e meu diastema já está fechando, tinha dúvidas quanto ao tempo… e o DR. me ajudou muito com isso…. mas meu diastema é grande com 1cm de largura…. Mas gostaria de tirar outra duvida…
    Meu ortodontista me disse que daqui uns meses vamos tirar o HIRAX e colocar um outro dijuntor palatino mais delicado, gostaria de saber se o DR. poderia me disser qual seria… ele me disse também que vou ficar com esse outro dijuntor e ai depois vou começar com o fixo!…
    Milhares de beijos e fique com DEUS…
    DEUS lhe abençõe sempre pra que sua sabedoria e dedicação as pessoas aflitas em suas duvidas apenas cresçam… BEIJOS!

  91. Olá Dr. André Moreira,

    Coloquei o aparelho Mcnamara hoje e não consigo comer absolutamente nada. Isso é normal? Existe algum tipo de alimento indicado para essa situação? A fala também está prejudicada, mas a comida faz muita falta.

    Agradeço a atenção.

  92. Janaína,

    Imagino que ele vá colocar um arco transpalatino que teria a função de manter a distancia entre os molares já que a disjunção deu bons resultados.

    Obrigado pelos seus elogios!

    Dr. Andre

  93. Leonardo,

    Este disjuntor é um pouco maior e a adaptação pode ser mais difícil mesmo.

    O ideal é optar por alimentos mais macios e caprichar na escovação.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  94. Oi de novo Dr. André…. gostaria de saber se é normal os incisivos centrais ficarem moles….as vezes quando espirro me dá a impressão de que eles vão se soltar… essa sensação é principalmente com o direito (sendo ele que afastou mais)….. Beijos e obrigada mais uma vez!
    =)

  95. Janaína,

    Alguma mobilidade é esperada durante a movimentação dentária, mas só com um exame clínico é possível avaliar o grau da mobilidade e eventuais riscos que isso possa trazer aos dentes.

    Certamente o seu ortodontista está monitorando isso.

    :)

  96. olá Dr André, tenho 28 anos e gostaria de saber se é possível corrigir mordida cruzada no lado esquerdo , na minha idade sem “soltar” o maxilar por intervenção cirurgica,ou seja só com aparelho, desde já agradeço a atenção

  97. Rose,

    Isso depende da sua mordida cruzada.

    Algumas vezes é possível corrigir sem disjunção e outras não.

    Também depende da forma como o profissional trabalha. Alguns ortodontistas fazem disjunção com mais frequencia que outros.

    E no caso da disjunção, também pode variar a opção por fazer ou não a cirurgia, neste caso também de acordo com as preferencias do profissional.

    Enfim, só mesmo examinando para dar uma opinião segura. Por isso recomendo sempre uma avaliação com um ortodontista.

    Abraços,

    Dr. Andre

  98. Oi Eu estou fazendo duas ativações diarias, sendo 1/4 de volta pela manhã e 1/4 de volta pela noite, já estou fazendo isso por volta de uns 15 dias, o meu ortodontista falou que quer expandir por volta de 11mm, gostaria de saber em media quanto tempo se consegue essa expansão.

    Parabéns pelo Blog.

    att,

    Edivaldo

  99. Olá de novo Dr. André…. ultimamente ando com problemas com meu incisivo central direito… ele está muito mole… como já havia dito anteriormente… meu ortodontista me disse que a mobilidade dele está +/- 20% além do esperado… me orientou a não mastigar alimentos duros… mas desde ontem… estou enconstando muito este dente nos dentes de baixo, e isso ocorre até mesmo na fala… e quando isso acontece a gengiva do meu incesivo sangra… e hoje comecei a sentir sensibilidade ao frio, como água, ar ou alimentos mais gelados… será que pode ser canal?…. espero ansiosa por respostas…. muito obrigada desde já… beijos e fique com DEUS… ótima quarta-feira!
    =)

  100. Edivaldo,

    Eu acredito que mais uns quinze dias sejam o suficiente para completar a disjunção caso esse ritmo seja mantido.

    Um abraço,

    Dr. Andre

  101. Claudia,

    Eu particularmente prefiro usar aparelhos de ortopedia funcional nessa idade, mas outros ortodontistas preferem usar os dijuntores palatinos.

    Quanto à alimentação, acho que o ideal é pedir uma orientação específica para o ortodontista deles que conhece todos os detalhes dos casos.

    Assim você evita um eventual problema relacionado à alimentação inadequada.

    Abraços,

    Dr. Andre

  102. Janaína,

    Parece que o dente está em trauma, ou seja, toca no dente antagonista quando você fecha a boca.

    Não sei se há uma relação direta com a disjunção. O problema pode ser só o trauma oclusal, e neste caso, seria importante eliminar este trauma para que o dente possa se recuperar.

    Boa sorte,

    Dr. andre

  103. boa tarde, meu filho tem 9 anos e está usando o aparelho expansor ortodôntico para disjução palatina, faz quase um mês, e estou ativando todo dia, mas nas últimas vezes ele reclama que dói muito, os dentes da frente dele estão bem afastados, qual é a medida média que a arcada superior deve ser maior que a inferior? algumas vezes acho que está abrindo demais, até meu filho já falou que não tem mais o que abrir.

  104. Michele,

    Talvez seja bom você voltar ao ortodontista para que ele avalie a expansão da arcada.

    Mesmo que a consulta esteja marcada mais para frente, tente antecipar para tirar esta dúvida, pois é impossível para mim dar uma opinião sem ter visto o caso.

    Abraços,

    Dr. Andre

  105. Dr. André mais uma vez agradeço por tudo… realmente era um trauma… meu incisivo central direito estava encostando prematuramente na arcada inferior e causando dor, meu ortodontista “gastou” um pouco do dente e a dor melhorou muito….
    Fiz radiografia oclusal e preriapical e minha expansão palatina está ótima… mas fiquei preoculpada por que meu ortodontista me disse que meus dentes superiores do lado direito estão com uma mobilidade maior e que isso não é normal… o que poderia estar causando essa mobilidade Dr.?
    Agradeço mais uma vez… milhares de beijos e fique com DEUS…
    =)

  106. Olá Dr. André! Parabéns pelo Blog, é ótimo!
    Tenho mordida cruzada e estou com 22 anos, coloquei o disjuntor haas terça-feira, o dentista deu 2 voltas no consultório e estou ativando 2x dia, 1 volta cada ativação, porém só sinto a pressão a cada ativação, mas em torno de 10 min após já não sinto mais. Durante o dia não sinto dor alguma, a não ser pra morder. Por enqto nem sinal de diastema. A única coisa q me encomoda no aparelho é o contato com a língua, vejo q está inflamada no lado esquerdo. Gostaria de saber se é normal essa ausência de dor, se pode ser eficaz a disjunção estando td tão confortável!
    Agradeço desde já!
    Abraços!

  107. Dr. boa tarde!!!
    Gostaria de saber se existe um limite máximo de idade, para o uso do disjuntor e a solução do problema da disfunção da ATM.
    Obrigada,
    Atenciosamente.
    Bety

  108. Janaína,

    Possivelmente o trauma mesmo. Durante a disjunção a arcada superior fica muito mais larga que a inferior e isso faz com que os dentes se toquem de forma desequilibrada, muitas vezes um lado tocando antes que o outro.

    Isso gera trauma oclusal que pode levar à mobilidade.

  109. Daniela,

    Sim, é normal não sentir dor durante a disjunção e sim uma pressão após a ativação.

    Quanto ao diastema, é necessário aguardar um pouco mais um pouco e manter o seu ortodontista informado sobre qualquer alteração nas gengivas ou nos dentes.

    Abraços,

    Dr. Andre

  110. Bety,

    Para a disjunção o limite fica em torno dos 25 anos de idade podendo variar um pouco entre indivíduos.

    Para tratamento de DTM não existe limite de idade.

  111. Muito obrigada novamente Dr. André… senti falta de suas respostas durante o carnaval….
    Tenho outra dúvida Dr., o dente com maior mobilidade e com dor agora está melhorando mas sinto uma espécie de choque quando bebo algo gelado ou ao escovar os dentes, mas a sensação é apenas na parte interna do dente, quando esta entra em contato com algo gelado ou até mesmo com a lingua, tenho medo de ser começo de um canal… isso procede?
    Tenha um finalzinho de semana maravilhoso….
    Beijos e fique com DEUS…
    =)

  112. Dr. estou preocupada pois meus dois filhos (13 e 15 anos) colocaram o expansor palatino tipo hirax a uma semana e agora eles estão sentindo muitas dores, não conseguem dormir e choram quando vou ativar. Hoje eu nem ativei com dó deles.
    Eles sentem dores no céu da boca e dores no ouvido. É normal essas dores ?
    Aguardo a resposta ansiosa.

  113. Janaína,

    Isso provavelmente é sensibilidade dentinária que pode ou não estar associada à movimentação dentária. Não acredito que seja problema de canal.

  114. Patrícia,

    Eu nunca considero normal um tratamento ortodôntico onde uma criança chega ao ponto de chorar de dor.

    Mas cada pessoa tem seu nível de sensibilidade à dor e é muito difícil avaliar a questão superficialmente.

    Acho que você deve falar com o ortodontista e questionar se esta é a única maneira de fazer o tratamento.

    Já fiz várias disjunções e não observei um desconforto tão grande nos meus clientes.

    Pode ser exagero dos seus filhos? Talvez, mas também pode ser sinal de algum problema, então precisamos checar.

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  115. Boa tarde Doutor André,
    Tenho 30 anos e foi-me diagnosticado um problema dentario de classe III, extraí os 2 premolares inferiores e coloquei aparelho ortodontico fixo, tenho uns elasticos a fechar os espaços…
    O meu ortodentista diz que o melhor é ao mesmo tempo usar um disjuntor mas diz que doi bastante…
    O que acha que devo fazer?
    Obrigada

  116. Dr. André …… estou aqui novamente…. rsrsrsrsrsrs….. é que o trauma no meu incisivo ainda não foi resolvido e meus dentes do lado direito continuam com uma mobilidade fora do normal…. mas, não é possivel “gastar” mais por causa do molde do aparelho fixo que ja foi feito e talvez haja alteração… então meu cirurgião orientou meu ortodontista a LEVANTAR minha mordida… gostaria de saber como é realizado esse procedimento???…
    Milho~es de beijos e abraços… dese já agradeço…
    :)

  117. Liliana,

    Teoricamente o disjuntor é uma alternativa quando há necessidade de aumentar a largura da arcada superior.

    Mas não é possível afirmar que isso será bom para você sem ter visto o caso.

    Como você deve ter lido no post e nos comentários, a sua idade já está um pouco além do limite e talvez seja indicado fazer a disjunção combinada com cirurgia.

    Abraços,

    Dr. Andre

  118. Janaína,

    O levante é feito com resina restauradora sobre as faces mastigatórias dos dentes posteriores. Podem ser feitas em apenas um dente de cada lado e evitam que você feche a boca completamente eliminando o trauma.

  119. Obrigada mais uma vez Dr. esta com medo… imaginando coisas horriveis… rsrsrsrsrs…..
    Mas agora estou mais tranquila… meu ortondista colocou a resina nos dois molares… e ja colou o aparelho fixo na arcada inferior… agora estou mais tranquila quanto ao fato de o diastema fechar mais rapido… pq vou colar o fixo superior daqui uns meses….
    Quando o HIRAX é retirado… há algum dano nos dentes? devido a cola utilizada e ao tempo de uso?
    Beijos e mais uma vez obrigada!
    Seu blog é perfeito e ele ja faz parte do meu dia-a-dia….
    :)

  120. Uffa.. que bom saber disso… por que ele fica por muito tempo… e parece que não vai querer descolar nunca mais… rsrsrsrsrs…

    Beijos Dr. André.. fique com DEUS..

    :)

    Ótima semana querido!

  121. Olá Dr. André… minha filha está com 10 meses já nasceram os 2 dentinhos superiores e os 2 inferiores (já está se rompeu o 3º superior) e eu percebi que qdo ela fecha a mandíbula os dentes inferiores ficam na frente dos superiores, isso é normal ou não? O que devo fazer? Obrigada aguardo o seu retorno.

  122. Silvana,

    Eu prefiro não abordar valores aqui no blog.

    Como há uma variação muito grande, recomendo que você consulte diretamente um ou mais cirurgiões para ter uma base de valores.

    Abraços,

    Dr. Andre

  123. Juliana,

    Se os dentes inferiores estão na frente, ela tem uma mordida cruzada e isso não é o normal.

    Mas também não é necessário se preocupar pois estes problemas não costumam ser sérios.

    Mas, mesmo sendo novinha, eu recomendo que você a leve para a avaliação de um dentista odontopediatra ou um ortodontista.

    Boa sorte!

  124. Dr.tenho 15 anos,e acabei de ir no dentista hj,ela falou q eu tenho a mordida cruzada e vou ter q usar o disjuntor hirax…de 5 a 8 meses..
    ja tava fikando preocupada ai resolvi procurar mais na internet e achei esse saitie fikei bem feliz:) agora qualquer duvida te consulto…

  125. Boa tarde Dr. Andre
    Quando coloquei meu disjuntor palatino tipo Hirax, achei estranho o tanto que minha dentista estava demorando pra ativá-lo.Então perguntei a ela de quanto em quanto tempo ele ia ser ativado e ela disse que era 1 vez por mês. Ela disse que pela minha idade (22 anos) o meu palato não ia mais abrir, que ela iria trabalhar movimentando os dentes e não mais o palato. Mas ouvi muito falar que há problemas, que isso expõe a raiz do dente, joga os incisivos mais pra fora… O que o doutor acha disso?
    Obrigada

  126. Muito obrigado Dr. André… levei ela ontem ao dentista e hoje ao pediatra ambos disseram que conforme o dentes crescerem mais, será bem provável q se encaixará, pois ela tb nw tem o queixo projetado pra frente, mais q é bom ficarmos de olho!!! Desde já obrigada, Deus te abençoe para que possa continuar ajudando muitas pessoas. Mais uma vez obrigada;D

  127. Riane,

    Com ativações mensais não se pode considerar uma disjunção.

    Seria uma expansão lenta da maxila. Mas eu ainda acho uma vez por mês muito pouco.

    De qualquer forma, a sua ortodontista é quem avaliou o caso e só ela tem condições de explicar os motivos desta decisão.

    Talvez ela tenha observado algum detalhe que a tenha levado a pensar em uma expansão bem lenta mesmo.

  128. Boa noite Dr. André… o HYRAX tem um tempo determinado para ficar na boca?… ou ele pode chegar a ficar o tempo necessário ou até para sempre?….
    Não vejo a hora de tirar o meu… tenho muita dificuldade com as palavras com Q e NH….
    Como Henrique, equipo e Leninha… isso é normal? afinal estou desde de dezembro com o Hyrax… mas essas letras me confundem na fala.. rsrsrs
    Beijos e boa noite…
    =)

  129. Obrigada Dr. Andre
    mas quanto à exposição das raiz do dente ou de empurrar os incisivos pra fora (pra frente), isso acontece mesmo ou é conversa?
    Obrigada.

  130. Janaína,

    O hirax costuma ser usado por seis meses após a disjunção ser obtida.

    A dificuldade com os fonemas é normal. Logo vocÊ estará livre disso. :)

  131. Riane,

    Sim, estes problemas podem surgir tanto em uma disjunção quanto em uma expansão lenta, por isso o ortodontista deve monitorar regularmente o tratamento.

  132. Ahhh que bom… é bom saber que logo logo posso chamar minha chefe com mais clareza… rsrsrsrs… Muito obrigada mais uma vez Dr. André… sei que estou sempre por aqui… mas esse blog é muuuuuuuuuuuuuuuuito bom…. de verdade…. e ja indiquei a muitas pessoas… Milhares de beijos e fique com DEUS…
    Ótimo final de semana..

    :)

    • Olá Janaína!

      Estou sofrendo do mesmo problema na fala (risos) e o pior é que trabalho com atendimento ao público, pense que no primeiro dia foi horrivel ( o pior dia do meu ano) agora estou melhor mesmo assim tenho dificuldades com as letras que você sitou, so para registrar tenho quase uma semana com o hirax e a orto me informou que com um mês estarei falando como falava antes! Espero (risos).

      Geovana Vale.

  133. Bom dia Dr Andre
    Estava procurando sobre os disjuntores na internet e achei seu blog com muitas explicações, parabéns mesmo!
    Eu estou com uma dúvida
    Tenho 21 anos e coloquei o aparelho disjuntor, não sei ao certo o modelo, e ele está causando muita dor, muita dor mesmo, a ponto de ter que acordar de madrugada para tomar remédios, perder o sono e muitas vezes não passar, como agora na hora em que estou lhe escrevendo. Consegui ativar ele como foi recomendado (1 volta de manhã e 1 volta a noite) por 8 dias, e depois consegui ativar apenas 1 volta, e mesmo assim com muita dor. Agora começou a doer o céu da boca bastante, é normal? Estou tendo que tomar remédios analgésicos praticamente todos os dias de 8 em 8 horas para a dor ficar suportável. Gostaria de saber se é tão normal sentir essa dor tão aguda.
    Muito obrigado!

  134. Olá Dr. André, boa tarde!

    Fiz a cirurgia de disjunção há 15 dias, já estou com a aparencia boa e minha dentista abriu 7 mm, já travamos e estou com uma abertura nos dentes superior horrivel, gostaria de saber quanto tempo mais ou menos demora para fechar sem a ajuda do aparelho fixo. Minha dentista disse que irá tirar o disjuntor daqui a 3 meses e só depois utilizaremos o fixo. É possivel que os dentes da frente voltem ao lugar sem a ajuda de aparelho e em quanto tempo mais ou menos?

    Muito obrigada.

  135. Calvin,

    Pela sua descrição a dor está acima do normal. Acho importante você checar com o seu ortodontista se é isto mesmo que estava previsto no seu tratamento e se há como reduzir este desconforto.

  136. Bom dia Doutor!
    Ontem fui no dentista, ela passou um bochecho para aliviar a dor e disse que meu osso já colou, porém deu uma pequena separada.
    Mais uma vez acordei de madrugada com muita dor, uma que nunca havia sentido, nas laterais, onde a resina do aparelho pegava, e precisei ir em um dentista 24hrs. A não boa vontade de atender convênio fez com que ele retirasse o aparelho e nem sequer fizesse uma limpeza na minha boca, recomendando para eu fazer em casa. Logo que ele removeu, saiu muito sangue. Quando cheguei em casa olhei no espelho e vi que está muito vermelho, acho que devido ao aparelho estar prensando a gengiva e travando a circulação, e algumas partes amareladas
    Gostaria de saber se isso também é normal após remover o aparelho
    Muito obrigado!

  137. Elaine,

    Provavelmente vai haver alguma movimentação no sentido de fechar o diastema, mas dificilmente o fechamento será completo sem a colagem do aparelho fixo.

  138. Calvin,

    Alguma inflamação da mucosa é esperada quando removemos um disjuntor dento-muco suportado, ou seja, um que se apóia na mucosa do palato.

    Mas não tenho como saber a intensidade desta inflamação. Por isso recomendo que você entre em contato com o seu ortodontista o mais rápido possível para avaliar a situação.

  139. Boa noite Dr.
    Muito obrigado, de coração, pela ajuda que o sr. está me dando!
    Os ferimentos que fizeram foram muito grandes, muito exagerados. De um lado da gengiva fez um buraco, estou tratando com os remédios que o dentista recomendou, porém acho muito estranho ter lesionado tanto quanto aconteceu, tirei algumas fotos, gostaria que se possível, me autorize a lhe mostrar e observasse elas para ver se sofri erro ou se é normal, e se foi erro, o que poderia estar fazendo
    Muito obrigado, de coração, mais uma vez!

  140. Calvin,

    Eu fico lisonjeado com a sua confiança mas infelizmente não vou poder ajudar com as fotos.

    A minha função aqui no blog é orientar e informar os usuários, mas não posso ultrapassar os limites da internet fazendo consultas através do blog.

    Isso vai contra os meus princípios e contra a ética profissional.

    Uma opinião deve ser precedida de avaliação clinica realizada em consultório dentário.

    Se você não está seguro tem o direito de pedir uma segunda opinião para um outro ortodontista. Mas faça isso através de uma consulta, ok?

    Boa sorte!

  141. Dr.
    Tudo bem então! Compreendo seu ponto de vista
    Muito obrigado pela sua ajuda, muito obrigado mesmo! Fiquei muito feliz em descobrir o blog e poder além de aprender muito mais sobre o aparelho que eu estava utilizando e os possíveis sintomas, ter a ajuda de um profissional no meu problema específico
    Muito obrigado mesmo
    Fique com Deus!

  142. Ola. Dr. Andre
    Gostaria de fazer-lhe uma pergunta: tenho muitas dores de cabeça, praticamente todos os dias, ja fui em neurolista, psiquiatra, nenhum exame deu nada. Mas meu dentista disse que 90% desta dor é proveniente de meus dentes. Ate pq sinto a dor de cabeça na maioria das vezes de madrugada, já acordo com ela e sinto uma pressão dos meus dentes como se tivessem colados a parte superior e inferior ficam doloridas. ele sugeriu um aparelho. Primeiro fazer um molde e suar por 72 horas direto somente na parte superior para impedir que os ultimos dentes enconstem na parte de baixo.

    Depois se a dor passar, usaria um durante a noite. isto é viavel mesmo? é possível dor de cabeça ser proveniente de dentes mal posicionados?

    Desde já agradeço

  143. Calvin,

    Primeiramente obrigado por compreender a minha posição.

    Em segundo lugar, obrigado por voltar aqui para fazer esta avaliação positiva do blog e agradecer.

    Eu desejo-lhe tudo de bom no seu tratamento. Espero que você consiga ter um bom resultado no final.

    E se puder, volte aqui para contar como foi, ok?

    Um forte abraço,

    Dr. Andre

  144. Oi,bom dia.
    Primeiro parabenlizar pelo blog,pois é de muita importância,agente sempre que tem dúvidas já sabe onde vim.
    Bem,tenho 26 anos usei aparelho normal 7anos,mais o dentista anterior nao conseguiu descruzar meus dentes e deixou com um desviu de linha e a desculpa que ele me deu foi que eu já tive paralizia facial duas vezes,dai procurei outro profissional e ele decidiu tentar outro metodo e falou que eu deveria ter usado o hirax antes e agora ia tentar,mais pela idade é só uma tentativa,dai aceitei apos todos os raio x coloquei,faz um mes,doeu muito,sangrou o dente,e sempre q bebia algo quente ou gelado doi e em menos de um mes fiz outro raio x e ela ficou de tirar hj,pois nao deu o resultado q ela qria,mas descruzou,tava só abrindo o dente e nao a gengiva e vai colocar um que é uma liga de cima para baixo,tipo puxando,o que acha dr. é que nao sei bem o nome,estou com muita duvida,acha q o fato da paralezia mesmo ou adianta tentar?

  145. Dr. coloquei o Disjuntor palatino Hirax hoje (faz uma hora, mais ou menos) e coloquei a língua por trás do aparelho e parece que ele ia descolar (estava frouxo), isso é normal?

    Obrigada.

  146. Renata,

    Sim, pela sua descrição é possível que seja uma DTM e esta abordagem proposta pelo seu dentista me parece adequada.

    Espero que você fique bem.

    Boa sorte!

  147. Naísla,

    Estes elásticos são usados para o descruzamento da mordida realmente.

    Difrente do hirax que expande a arcada superior, este sistema atua apenas nos dentes que recebem o elástico.

    Não saberia dizer se estes episódios de paralisia facial poderiam interferir no descruzamento da mordida. Pode até ser que sim dependendo do comportamento muscular.

    Espero que dê certo desta vez.

    Boa sorte!

  148. Obrigada pela atencão.
    Quanto a paralesei facil quiz saber se o desvio de linha pode ter sido causado por ela,e se sim,se o aparelho pode corrigir…ai,ai,tirei o hirax ontem,usei só um mes,pois a dentista detectou logo em um raio x q nao tava servindo,mas se afastou só um dente,e esse dente ja tava doendo muito e ontem tirei mas mesmo assim a dor nao para,quase nao dormi ontem,até tomei um remédio para dor e hj tambem tá latejando muito,o que fazer???

  149. estou usando o aparelho Disjuntor palatino Hirax
    ha oito meses e esta para completar nove e meu dentista disse que ia tiralo neste mês e a dois meses ele comecou a montar nos dentes da frente o aparelo fixo com borrachas trançadas ,é normal ter dares de cabeça e garganta com o uso desses aparelhos?e qual(s) região(s) é comum semtir essas dores ?

  150. Gabriela,

    O disjuntor deve ficar fixo e sem mobilidade nenhuma na boca.

    Talvez tenha ocorrido algum problema com a cimentação do aparelho.

    Converse com o ortodontista antes de iniciar as ativações.

  151. Tenho 30 anos cologuei o disjuntor faz 22 dias com 15 dias já abriu os dentes da frente meu dentista ficou satisfeito pois pela minha idade ele esperava que seria muito dificil.Não senti tanta dor o problema é que não consigo comer direito fico com medo de descolar pois já aconteceu duas vezes.Perdi peso,e fico preoucupada com a escovação,como tem que ser feita pois não consigo relaxar. Obricada Dr, este blog é maravilhoso

    • Fabiana, boa tarde!

      Tenho 28anos e meu orto, deseja fazer a expansão sem cirurgia, como você tem 30anos e a principio ocorreu tudo gostaria de saber se possivel mais detalhe sobre seu processo, pois como nossa idade está além do limite estou muito receosa…

      Desde já agradeço!

      Geovana Vale.

  152. Naisla,

    Teoricamente a paralisia facial pode criar uma assimetria, mas não temos como saber o que aconteceu no seu caso sem uma avaliação.

    O aparelho pode atenuar a assimetria, mas geralmente a correção total do problema é difícil em adultos.

    Quanto às dores que você está sentindo, eu recomendo que entre em contato com a sua ortodontista. Só ela pode avaliar o que está ocorrendo.

  153. Marisa,

    Dores podem ocorrer no tratamento ortodôntico em locais e intensidades variáveis, principalmente no início da movimentação.

    Dores de garganta normalmente não acontecem, mas é necessário avaliar o paciente para dar uma opinião.

    Sugiro que você converse com o seu ortodontista e explique o que está sentindo.

  154. Fabiana,

    Bem, no seu caso parece que o pior já passou e agora é só conviver com estes pequenos inconvenientes até remover o aparelho.

    Falta pouco…

    Obrigado!

    Dr. Andre

  155. Boa noite !

    Dr. André !

    Fix uma cirurgia ortognática, porque a minha mordida estava cruzada, tenho 24 anos e faz 20 dias que operei, o meu ortodontista não me explicou á respeito dos procedimentos após a minha cirurgia, estou apavorada pois os meus dois dentes da frente estão com um espaço enorme, tenho vergonha de trabalhar e ir para faculdade………..

    ele me disse que tenho que ativar três semanas, e depois gradativamente volta ao normal os meus dentes, ele falou que mais ou menos uns dois meses para ele ir se fechando e voltar, é isso mesmo ? há algo que pode ser feito? uso o aparelho palatino hirax e segundo o meu dentista, após três semanas de ativação, após tres meses ja tiro esse aparelho e coloco o aparelho fixo? poderia me explicar melhor estou com vergonha de sair na rua e to pensando em pedir demissão no meu serviço, e trancar a minha faculdade,pois morro de vergonha.

  156. Daniela,

    A abertura do diastema central não só é comum como é esperada numa disjunção palatina, seja ela precedida de cirurgia ou não.

    Realmente é um problema estético desagradável mas vai evoluir rápido para o fechamento completo.

    Infelizmente não há muito o que fazer neste momento.

    A única opção imediata seria aumentar a largura dos dentes provisoriamente com resina restaurações. Conversa com o seu dentista.

    Mas teria sido melhor você ter recebido esta informação antes de iniciar o tratamento.

  157. Olá Dr. André…
    Não conseguia passar o fio dental nos molares e pré molares superiores, meu ortodontista me orientou a comprar um “passa-fio” (tem a espécie de uma agulhinha de plastico) para me auxiliar.
    Porém, ontem começei a usá-lo e dente onde está instalado a banda, passei com dificuldade o fio dental, e acho que houve lesão da minha gengiva, pois sangrou bastante.
    Agora minha dúvida é: tenho que passar o fio dental, mas minha gengiva sangra e dói quando passo… o que devo fazer?.. não posso parar de passar o fio posso?
    Beijos e agradeço desde já!
    =)

  158. Boa tarde Dr. André,

    Tenho mordida cruzada posterior unilateral, estou usando um quadrihélice para corrigi-lá. Estou usando também os braquetes juntos, minha dúvida é se depois do término, terei que usar o aparelho móvel e se eu corro o risco de mesmo assim não resolver o problema da mordida cruzada.

    Abs

  159. Janaína,

    Continue passando o fio por que a gengiva deve estar inflamada. Não há problema em sangrar. Se você não passar o fio ela vai inflamar ainda mais.

    Passe o fio várias vezes e vá lavando a boca para remover o sangue. Em alguns dias a gengiva deve melhorar.

  160. José,

    Provavelmente será necessário usar uma placa superior para ajudar a manter a estabilidade do descruzamento da mordida.

    Quanto ao risco de não descruzar ou de voltar a cruzar a mordida depois de descruzada, sim o risco existe nos dois casos. Mas só conversando com o seu ortodontista você vai ter uma idéia melhor de quais são as chances no seu caso.

  161. Muito obrigada novamente Dr. André… fico muito feliz em receber respostas esclarecedoras como as suas…. Milhares de beijos e boa semana!
    =)

  162. OBRIGADO, adoro acompanhar este blog pois as vezes estou com duvidas e me esclareço com as perguntas e respostas que aqui encontro. Abraços fica com Deus.

  163. Yasmin,

    O risco sempre existe, mas tudo depende de como o tratamento foi realizado.

    Quando todas as etapas são executadas dentro do planejamento o risco diminui com certeza.

  164. Boa noite!
    Nossa, esse blog caiu como uma luva pra mim!
    Bem, estou em fase final do tratamento ortodôntico, n tinha muitos problemas, só um canino com o eixo rotacionado, mordida cruzada unilateral do 1º molar e a mordida um pouco intruída. Tentei descruzar o dente com o uso de liga, porém começou a doer muito o dente e o dentista suspendeu. Agora em abril na manutenção ele falou que em maio tira o aparelho e como é só um dente q tá cruzado n está interferindo no alinhamento e nivelamento da acarda. Como sou muito perfeccionista, fiquei pressionando ele sobre um platô de resina que normalmente coloca-se pra aumentar o nível do dente e descruzar mais fácil. Ele colocou e pediu pra eu voltar com 15 dias pra reavaliar, porém marcou a retirada do aparelho para maio. Minha pergunta é: esse dente cruzado realmente n precisa ser descruzado??? ou o melhor é descruzar o dente e protelar um pouco mais o tratamento?. Desde já agradeço e parabenizo pela excelente iniciativa.

  165. Boa tarde, Dr. André.

    Tenho 21 anos e o meu problema a nível ortodontico é a falta de espaço na arcada dentária superior sendo que, os caninos são os mais salientes e deslocados. O meu dentista disse que iria avaliar mas que, em principio, teria de colocar um aparelho hyrax para expandir a maxila ou então um outro aparelho que não faz a expansão tão agressivamente que, tendo em conta a idade, pode ser perigoso.
    Quais são os perigos de uma disjunção rápida com o aparelho hyrax? Qual o limite de idade para esta disjunção?
    Qual é o nome do outro aparelho que pode expandir mais lentamente a maxila?

    Desde já obrigada pela atenção.

  166. Juliana,

    Que bom que você gostou do blog! Obrigado.

    Bem, é difícil dizer alguma coisa sem ter avaliado o caso, mas acho que se for possível descruzar o molar, mesmo que a custa de aumentar um pouco mais o tempo do tratamento, vale a pena.

    Mas é preciso fazer um planejamento desta etapa afim de evitar um prolongamento desnecessário e também avaliar os possíveis efeitos negativos que esta movimentação pode trazer.

    Converse com o seu ortodontista e tentem avaliar juntos qual a melhor decisão a ser tomada neste momento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  167. Já estou seguindo…. Tenha um bom resto de noite…. Deus nos ajude que o dia de amanha seja muuuito melhor… com menas trajédias…. Qualquer dúvida estarei de volta… Beijos Dr. André e fique com DEUS..
    :)

  168. Marisa,

    O risco maior é a sutura palatina não abrir e haver inclinação dos dentes posteriores para fora da arcada. Esta situação pode provocar recessões gengivais com exposição das raízes dos dentes. Isso acontece por que o osso não aceitou a expansão e a força foi direcionada aos dentes movimentando-os.

    Na disjunção temos uma combinação de alterações dentárias e ortopédicas. Quanto mais jovem o paciente, maior é a quantidade de expansão ortopédica em relação à movimentação dos dentes.

    Na medida que envelhecemos a relação vai se invertendo e há uma predominância de movimentação ortodôntica com bem menos alteração óssea.

    Eventualmente também podem ocorrer lesões na mucosa pela compressão do aparelho contra o palato sem resposta de ruptura da sutura palatina.

    Por outro lado a expansão lenta nem sempre funciona bem em adultos pois neste caso haverá apenas movimentação dentária e nenhuma alteração ortopédica.

  169. Dr.
    to meu lado esquerdo, a parti do canino pra dentro, meus dentes de baixo sao mais na frente q os dentes da frente,q é a mordida cruzada né..vc acha q o tratamento vai ser mais prolongada do q se eu tivesse apenas um dente só, o uso da liga nao funciona nesse caso nao né, o q é liga?

    daki um tempo talvez vou colocar o hirax,queria saber quais as perguntas mais importantes q eu tenho q fazer pra minha dentista,pro procedimento da certo e pra min fika mais trankila? BGD

  170. Yasmin,

    Pela sua descrição parece que você tem uma mordida cruzada de todos os dentes de um dos lados do canino para trás. Uma mordida cruzada unilateral.

    Normalmente nestes casos um disjuntor como o hirax funciona melhor do que os elásticos que são mais indicados para um único dente cruzado como você mesma disse.

    Fique atenta às intruções de ativação do aparelho e à limpeza dele.

    Vou fazer um vídeo em breve mostrando como higienizar um disjuntor.

    Fique de olho!

  171. Olá Dr. André, adorei tudo o que já li mais não encontrei resposta para minha dúvida. Minha filha tem 5 anos e uma mordida cruzada do lado esquerdo do molar até o lateral,e está usando o disjuntou maknamara. hoje é o 3º dia de ativação(2 por dia), ela não quer comer, a garganta esta vermelha e dói, sente dor qdo morde e qdo ativa o aparelho. O pior é que o espaço ainda não abriu. Estes sintomas são normais ? Pode ser que não abra o espaçinho ? porque acontece este tipo de mordida ? É normal ter dores no pescoço e dor de garganta ? Desculpe a qtdade de perguntas…….. agradeço desde já.

  172. Olá Dr, primeiramente queria parabeniza-lo pelo blog,
    é sempre bom ter um lugar para tirar as dúvidas!

    Tenho 22 anos, mordida cruzada dos dois lados, de um lado somente um molar e do outro dois molares, tenho tambem os dentes da frente tortos, pois o meu palato é fundo e não tenho espaço.
    Vou colocar o hyrax e estou literalmente desesperada com esse diastema que irá se formar, tenho uma colega que usou esse aparelho então sei o quão feio fica.
    Conversei com o dentista para ver se tem alguma coisa que se possa fazer com relçao ao diastema, ele disse que pela minha idade o diastema não irá abrir muito, que geralmente fica maior em crianças, é verdade?
    Eu perguntei tambem sobre a possibilidade de tentar puxar os dentes qndo começar a abrir o diastema, ele disse não ser possivel porque como o osso vai estar separado, o dente vai cair em um espaço vazio e então vou perde-lo. Vi aqui no blog que dá pra colocar o fixo e ir puxando conforme o diastema for abrindo, é mesmo possivel? quando li pensei que talvez o braquete possa segurar os dentes se for o caso.
    Não sei se está muito claro para você oque escrevi, mas anseio pela resposta, quer dizer, tem que haver algum jeito!

    Desde já agradeço!

  173. Olá Mariangela,

    A mordida cruzada completa como a da sua filha ocorre normalmente devido à uma compressão maxilar, ou seja, a arcada superior não se desenvolve transversalmente ficando estreita.

    Com isso não é possível que a arcada superior feche por fora da inferior como uma tampa de uma caixa de sapatos ( que é a forma correta ).

    Como esta situação não permite um encaixe entre as arcadas, num determinado momento a mandíbula se desloca para um dos lados afim de acomodar a oclusão e assim cria-se a mordida cruzada.

    Por isso é necessário expandir a arcada superior até que ela possa envolver a inferior completamente.

    Com a largura da arcada superior restabelecida, pode-se reposicionar a mandíbula e descruzar a mordida definitivamente.

    Eu particularmente não costumo usar disjuntores em crianças tão pequenas.

    Prefiro placas expansoras removíveis.

    Mesmo sendo mais lento e com a dificuldade de fixação da placa devido à coroa curta dos dentes decíduos, além da necessidade de colaboração, eu ainda acho que nesta idade podemos abrir mão da velocidade em nome do bem-estar da criança.

    Por isso não tenho experiência com crianças pequenas com dores durante uma disjunção, mas acho que você deve conversar com o ortodontista para saber se ele considera este quadro normal neste momento do tratamento.

    Esperoi que fique tudo bem,

    Dr. Andre

  174. Karine,

    Fico feliz que você tenha gostado do blog, obrigado.

    Concordo com o que o seu ortodontista afirmou, realmente não é recomendável fechar o diastema durante a disjunção, o que pode acontecer é os dentes se movimentarem naturalmente para o espaço reduzindo-o gradualmente e minimizando o problema estético.

    Mas forçar um fechamento pode levar à um problema exatamente como o seu ortodontista disse.

    Uma alternativa seria aumentar a largura dos dentes provisoriamente usando resina restauradora. Não é muito comum nem muito eficaz, mas pode atenuar um pouco o problema.

    Fora isso, é conviver mesmo com o diastema por algumas semanas.

    Pense nisso como um mal menor para se ter um sorriso bonito para o resto da vida.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  175. Olá Dr. André…. gostaria de saber se depois da remoção do HIRAX é comum a colocação do ARCO TRANS-PALATINO… +/- por quanto tempo ele fica na boca e se mesmo com ele é possivel a colocação do aparelho fixo…
    Beijos e fique com DEUS…
    =)

  176. Dr.
    a abertura completa do diastema demora quanto tempo mais ou menos ?se ele nao abrir significa q o tratamento nao esta sendo eficaz né,e ele demora pra fechar de novo geralmente quanto tempo,alguns meses ou ate semanas

  177. Sim Janaína,

    É muito comum usar um ATP após a disjunção para permitir a consolidação mais segura do resultado.

    O tempo varia muito e pode ser usado tranquilamente em conjunto com o aparelho fixo.

  178. Yasmin,

    A abertura do diastema pode ocorrer na primeira semana de ativação e o fechamento completo depende da mecânica que será usada e dos outros problemas encontrados no seu caso.

    Como você disse pode levar alguns meses mesmo.

  179. Yasmin,

    Esta parte relacionada a valores de aparelhos, materiais e tratamentos eu não comento aqui no blog por que há uma variação muito grande entre os profissionais tanto nos preços quanto nas formas de pagamento.

    As pessoas costumam perguntar qual é o preço justo por um tratamento com um determinado aparelho, por exemplo. Mas quem sou eu para dizer que um valor é justo ou não?

    Cada profissional tem autonomia para definir seus preços de acordo com o próprio Conselho Federal de Odontologia. É o cliente quem decide se o valor é justo ou se procura um outro ortodontista.

    Por isso eu sempre recomendo que se consulte mais de um profissional antes de decidir iniciar o tratamento ortodôntico.

  180. Olá Dr. gostaria de receber alguns esclarecimentos, tenho mordida cruzada (não é muito), e rinjo muito os dentes a noite (falaram que é bruxismo) por causa da mordida cruzada, então resolvi usar aparelho, só que o meu dentista resolveu colocar 1 o expansor de hyrax, mas eu não aguentei o desconforto, o excesso de saliva, alimentação e principalmente a fala (já que sou professora), entao voltei lá no outro dia e pedi para ele retirar e usar um outro método, pq este eu nao tenho como trabalhar já que presciso da voz, então ele vai usar agora uns elásticos com uns ganchos no proprio aparelho, ele disse que resolve tb a mordida cruzada, so que demora bem mais para descruzar, sera que esta certo este método ou o que vc indica fazer?O que seria mais apropriada para a minha idade (30 anos), pq alem do mais o hyrax é mais utilizado para crianças na fase de crescimento, teria uma sugestão, será que o meu dentista está indo no caminho certo, estou muito preocupada com isto, vc pode me ajudar? Aguardo retorno, abraços, Claudia.

  181. ola!estou com o aprelho hyrax,e depois de tres semanas ativando todos os dias,o meu ortodontista,ficou satisfeito com a tratamento,pois ele nao me deu certeza se iria funcionar,pois eu ja tenho 33 anos,ele me disse que esse aperelho,funciona melhor em adolescentes,mas agora ele me pediu para nao ativar mais,e esperar para calcificar,sera que que existe outro aparelho menos bruto para esperar essa calssificacao,ja que agora nao eh mais preciso ativar?obrigada!adorei seu site!

  182. Claudia,

    No seu caso talvez a melhor alternativa seja fazer o descruzamento com elásticos mesmo. Mas isso depende de uma avaliação clinica, por isso eu posso responder apenas de forma genérica.

  183. Elaine,

    O correto é manter o hirax como contenção mesmo. Não devemos substituir o aparelho nesta fase, mesmo que não esteja sendo mais ativado.

    Abraços,

    Dr. Andre

  184. Dr. André… meu diastema está praticamente fechado a única dúvia é que eles ficaram tortos deixando uma espécie de triangulo negro entre os incisivos centrais… isso é normal?… e sem querer abusar mas qnt tempo +/- demora para que o osso se forme na baertura feita pela expansão?… Beijos e fique com DEUS!
    :)

  185. Olá Doutor, primeiramente parabéns pelo site.
    Tenho 25 anos, já usei aparelho dos 12 aos 14 anos, tenho FAE aumentada, e meus dentes haviam voltado para trás, mas meu ortodontista disse que mais do que isso não haveria como porque é o meu biotipo e nisso ele não pode mexer. Mas agora eles estão voltando cada vez mais pra frente, e fui em outro ortodontista (pq estou morando em outra cidade, mais do interior) e ele me disse que é necessário colocar o fixo e em dezembro arrancar dois pré-molares superior e aí colocar uma barra no céu da boca para impedir que os dentes de trás ocupem esse espaço, e que os da frente possam vir pra trás e ocupar esse espaço. E disse também que terei que usar essa bara no céu da boca por 8 meses.
    Gostaria de saber sua opinião, como a cidade em que estou morando é interior, fico meio receosa.
    E também gostaria de saber se é realmente necessário usar essa barra no céu da boca.
    Obrigada

  186. ooi Doutor , tudo bom ? então , eu tenho 14 anos , e estou com
    o expansor palatino fez 2 semanas na segunda , minha dentista disse que vou parar de ativar na segunda agora . mais meus dentes dá frente estão super separados . gostaria de saber com quanto tempo mais ou menos irá fechar esse espaço ?! e quando poderei colocar o outro aparelho ?!
    desde já , muuito Obrigada. seu blog esclareceu a metade das minhas dúvidas . estarei no aguardo!

  187. Olá Dr. André,

    Estou a usar aparelho hyrax, e vou usar durante 1 mês, activando uma vez por dia. É possivel usar aparelho fixo logo aseguir ao terminar as activações do aparelho hyrax?

    Aguardo resposta,
    Obrigado

  188. Andréia,

    A sua descrição é de um tratamento com extrações para recuo dos dentes antero-superiores.

    Esta é uma boa alternativa quando o problema está na proptrusão excessiva destes dentes.

    Mas se o objetivo for compensar uma face com a mandíbula muito curta (o que seria indicação de cirurgia) esta opção deve ser bem estudada e discutida entre o cliente e o ortodontista para evitar frustrações no futuro.

    A barra transpalatina é um recurso que pode ser usado para aumentar a ancoragem e impedir que os dentes posteriores avancem ocupando o espaço das extrações. Exatamente como o seu ortodontista explicou.

    Abraços e boa sorte!

    Dr. Andre

  189. Daniela,

    Como eu já disse antes aqui neste post, o tempo para o fechamento do diastema pode variar bastante dependendo do caso.

    Da mesma forma, só o seu ortodontista pode dizer quando pretende colar o aparelho fixo.

    Mas normalmente em alguns meses você vai ter seu espaço fechado e vai estar com um sorriso bem mais bonito.

    Abraços,

    Dr. Andre

  190. Mas é comum os incisivos centrais ficarem com essa espécie de triagulo negro apos a expansão de maxila?….. e o osso palatino, quanto tempo +/- ele demora para se formar apos a fissura?!…. Obrigada mais uma vez.. Beijos!

  191. bom dia!!
    fui submetida a cirurgia Osteotomia segmentar de maxila, e coloquei o expansor mc namara, faz 1 mes, e o aparelho já se soltou 2 vezes, sempre do mesmo lado. o médico diz que isso é normal, mas na verdade, não estou convencida, além da dor de quando ele solta pelo estalo, depois de ter que abri-lo de novo, recoloca-lo e começar a abertura de novo. sem contar que da primeira vez que ela soltou, na verdade arrebentou, a parte metálica ficou toda retorcida, e ele recolocou com massa. isso é certo??

    desde já agradeço

  192. Olá, dr. André!
    Adorei o site!
    Estou no começo do meu tratamento e creio que encontrei o lugar certo pra tirar todas as minhas dúvidas!
    Bem, tenho 35 anos e só agora encontrei o profissional correto para concluir um tratamento dentário e finalmente colocar aparelho.
    Uma médica falou que tenho mordedura dupla e seria preciso fazer a cirurgia para resolver.
    Tive que mudar de médico e embora sabendo do que a antiga tinha falado, a nova médica disse que tentaria resolver com o disjuntor.
    Hoje coloquei o Hirax.
    Sei que é difícil dar uma opinião só com o que falei, mas tendo em vista minha idade e a mordedura dupla, você pode dizer se apenas o disjuntor (além é claro, do aparelho) resolverá o problema?
    A minha médica falou que deve melhorar em 70%

    Desde já obrigada!
    Abraços!

  193. Dr.
    vc ta me devendo um video explicando a coloçao do hirax,sua movimentaçao e a limpeza kkkk assim fiko mais trankila ja sabendo todos os procedimentos BGD

  194. Solange,

    Os disjuntores são aparelhos fixos e não devem se soltar, mas, isso não é tão simples assim quando consideramos que o aparelho fica dentro da boca sujeito às forças mastigatórias e à ação da saliva.

    Por isso é relativamente comum isto acontecer.

    Mas se o problema se repete sempre, pode se que alguma coisa esteja mesmo errada com o aparelho.

    Neste caso você deverá conversar com onseu ortodontista e questionar isso.

  195. Danielle,

    Como você mesma disse é difícil falar sem ver o paciente, mas o fato é que houveram opiniões divergentes entre dois profissionais.

    Talvez fosse interessante ter mais uma opinião.

    Muitos casos cirúrgicos acabam sendo tratados sem cirurgia por opção do paciente, mas nem sempre é possível evitar a cirurgia e ter bons resultados.

    Você precisa ter certeza de que pode ser tratada com boas chances de sucesso mesmo sem um procedimento cirúrgico.

  196. Obrigada pela resposta doutor. Mas ainda tenho uma dúvida, a única forma de manter a ancoragem dos pré-molares arrancados é através da barra palatina? não existe outro meio? sou enfermeira e professora e dou palestra todos os dias, tenho medo da minha fala ficar prejudicada.
    Obrigada mais uma vez.

  197. Olá, tirei meu aparelho haas hoje EBAAAAAAAAAAAAA até que enfim, não aguentava mais aquilo juntando comida ECA! Ma estou sentindo meu céu da boca meio estranho, ele voltará ao normal como antes??? Não tem perigo de voltar a fechar o arco de novo né? Agora pra quem vai usar PACIÊNCIA rsrsrsrrs isso um dia vai passar! Adorei o blog viu tirei várias dúvidas bjussss!

  198. Cintia,

    A sua mucosa do palato vai voltar ao normal em alguns dias.

    O risco da arcada voltar existe, mas o seu ortodontista vai cuidar disso.

  199. Dr, acabei de voltar da minha dentista e fiquei com uma duvida que na hora não passou pela minha cabeça..
    estou usando o aparelho hirax há uns 15 dias e tem 10 dias de ativação, ela pediu para parar de ativá-lo e voltar a consulta daqui um mês, e então ela vai fixar…
    a minha duvida é no : fixar..
    como assim? ja colocará o aparelho ortodontico?
    até porque ela disse que também iria começar a trabalhar a parte inferior após essa consulta marcada.
    Também disse que em 30 dias o espaço entre os dentes da frente fecha, ou seja, somente com o expansor, é isso mesmo?
    Agradeço desde já!

  200. tenho um filho de 7 anos e ele colocou o aparelho dijuntor palatino mais o dentista não cimentou usou massa de abituração em volta de todos os dentes ficou muito feio e incomoda muito ele com 2 dias colocado caiu e ele ativou 9 vezes meia volta e mandou eu dar 9 meia volta em casa eu li que é muito pra uma criança o que o dr acha me responde por favor … obrigado

  201. esqueci de dizer que o dentista disse que vai ter que fazer outro disjuntor isso vai levar 20 dias e o processo vai perder nesse tempo to preocupada não sei se posso confiar nesse dentista …que danos pode ter por mal colocação do disjuntor .

  202. Marcia,

    Se você não está se sentindo segura com este profissional deve buscar outras opiniões.

    Mas isso precisa ser feito através de consultas com ortodontistas na sua cidade.

    Eu não posso ajudar muito sem examinar o paciente.

    Mas o fato é que o disjuntor pode sim causar problemas se não for utilizado corretamente, por isso é importante se informar.

  203. Carol,

    Este “fixar” significa travar o parafuso do aparelho para que não haja o risco de nenhuma movimentação.

    Pelo menos é isso que eu imagino que sua ortodontista vá fazer.

    De resto, tudo parece estar dentro do padrão. Não vejo motivos para preocupação.

  204. Prezado Dr.André, como vai ?
    Inicialmente parabéns aos seus comentários, todos com responsabilidade e clareza !!
    Gostaria de uma breve e sensata ajuda se possivel.. explico:
    Tenho 40 anos e quando tinha la meus 12..14 anos usei aparelho ortodôntico durante uns 3 anos. Conforme fui ganhando idade fui obrigado e usar novamente aparelho. Bom, no momento estou com mordida cruzada acompanhada de bruxismo o que esta acarretando desgaste dos dentes e clic do lado esquerdo. Meu orto atual resolveu colocar o Hyrax para disjunção maxilar sem cirurgia por uns 7 dias e caso nao ocorra diastema partir p/ cirurgia. Pergunto, pela minha idade a disjunção irá ocorrer ou será necessaria cirurgia ? Estou querendo nao ativar mais o Hyrax e partir direto pra cirurgia, pois, tenho medo de ocorrer retração gengival. Qual sua opinião sobre ??
    Desde ja lhe agradeço…
    Emerson

  205. Boa tarde Dr. André….
    Estou usando o HIRAX desde dezembro do ano passado, e sinto que a umas duas semanas ele está com uma mobilidade que antes não existia e agora vestigios de comida de alojam entre a banda e o dente… pode ser a “cola”? é necessário rever e colar novamente ou não?
    Beijos e bom feriado!

  206. Olá Emerson,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Pela sua idade a chance de uma boa resposta à disjunção é pequena, mas pode ocorrer.

    Os riscos de efeitos negativos como retrações é naturalmente maior se a sutura palatina não se romper.

    Ou seja, existe uma chance de funcionar, mas teoricamente a probabilidade maior é de não haver uma resposta positiva.

    Se você está inclinado à fazer a cirurgia deve explicar isso para o seu ortodontista e pedir uma alteração no planejamento.

    Boa sorte!

  207. Boa noite Dr. André.. Hj têm 1 semana q fiz a cirurgia ortognática (fratura lefort 1), operei dia 25/04 segunda, estou ativando desde 28/04 quinta, duas vezes ao dia e duas voltas cada vez, mas hj foi a minha primeira grande dor, nos outros dias foi tranquilo, uma leve pressão, mas hj tive q tomar até um analgésico p diminuir a dor, e amanhã e depois, mais dores? Será? =/ Eu vou ter q ficar ativando esse hirax por 6 meses? E tb a separação entre meus dentes da frente ta me incomodando muito em relação à estética! Dr. Vc sabe algum medicamento em caso de eu voltar a sentir dores novamente? Obrigado desde já!!! Parabéns pelo blog e pela solidariedade! Abs.

  208. Boa noite Doutor…

    bom, eu coloquei o aparelho Haas a uma semana para a disjunção dos meus dentes e após essa semana de ativações eu retornei a minha dentista e ela não ficou muito satisfeita com o tanto que abriu pois não abriu muito, provavelmente terei que ativa-lo mais alguns dias. O problema é: o céu da minha boca esta todo cortado, esta bem ferido mesmo, e eu praticamente não estou comendo nada e não estou conseguindo dormir por causa das dores fora a dor de cabeça insuportável, eu estou tomando Paracetamol (remédio para dor) só que esta apenas aminizando um pouco a dor por apenas 3 horas.
    Se eu tiver que ativa-lo mais com essas feridas vai ser pior.. o senhor me indica algum remédio ou algo que eu possa a fazer a respeito?
    Obrigado des de já.

  209. Olá Dr André,estou começando o meu terceiro tratamento ortodôntico, que esteticamente os dentes já estão perfeitos, porém as dores no maxilar continuam, estalos quando mordo.
    O meu novo dentista pediu nova documetação, radiografias toda aquela papelada, enfim minha pergunta é que
    ele disse que vai ter que remover todo o aparelho e recolocar um novo, e isso é mesmo necessário ?quanto as dores no maxilar o aparelho pode,de fato, corrigi-las ?Ah,,,,e parabéns pelo blog, adorei

  210. Olá doutor, vou colocar o aparelho hydrax e tenho 19 anos, será que vai dar certo? não farei cirurgia de jeito nenhum, quero saber pois se for assim disistirei do tratamento!
    obrigada

  211. Cadu,

    Normalmente o disjuntor não fica sendo ativado por tanto tempo. Mas é mantido na boca por seis meses mesmo, só que sem ativações, para consolidar a disjunção.

    Quanto à indicar medicamentos, infelizmente eu não posso fazer isso aqui no Blog.

    Recomendo que você entre em contato com o seu ortodontista que pode passar uma medicação adequada para o seu caso.

    Abs,

    Dr. Andre

  212. Tayane,

    É importante monitorar o estado da sua mucosa para evitar complicações.

    Como a sua ortodontista viu você, ela deve avaliar a viabilidade e o risco potencial de continuar as ativações. E isso só pode ser feito pessoalmente.

    Como eu acabei de responder ao Cadu, eu não posso indicar remédios aqui no Blog, apenas orientar que precisa.

    No seu caso, o mais importante é monitorar estas feridas para evitar uma complicação maior.

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  213. Ana,

    Remover o aparelho antigo e pedir nova documentação é comum e eu considero a melhor maneira de absorver um cliente que vem de outro tratamento.

    Quanto aos estalos, eu acho difícil que o tratamento ortodôntico traga bons resultados.

  214. Ola dr, parabens pelo Blog.
    Vim de uma consulta inicial a um ortodontista indicado por um amigo e para minha surpresa tenho a tal mordida cruzada, sendo o mais indicado a cirurgia, que pelo que assisti creio nao ter coragem (tenho 30 anos). Talvez sendo sedado. O Dr disse que o procedimento eh rapido, em torno deuma hora e realizado hj em dias nos proprios consultorios. Eh seguro isso? O pessoal faz esse procedimento com o paciente consciente, ou normalmente ha a possibilidade de sedacao, seja ela inalatoria ou qualquer outro tipo? Ele ate comentou q podessertentar sem cirurgia, atraves dos dijuntores, mas 99% nao há sucesso na expansao. O que faço? abraços

  215. Ola Dr. André. Gostei muito do seu blog, muitíssimo esclarecedor. Tenho algumas duvidas que surgiram agora, lendo suas respostas.

    Coloquei o disjuntor palatino do tipo Haas dia 02/05 e comecei a ativação dia 03/05, girando a chave 1 vez ao dia (1/4 de volta). Tenho 25 anos e me preocupou bastante o fato de que esse tipo de tratamento é inconclusivo para adultos. Sei que sem avaliar o caso é difícil responder, mas o senhor acha que na minha idade posso ter boas chances de um tratamento bem sucedido? Notei que a maioria gira a chave 2 vezes ao dia (2/4 de voltas cada vez). Será que no meu caso é apenas 1/4 por dia por causa da idade?

    Muito obrigado e mais uma vez, excelente blog.

  216. Francielle,

    Na sua idade acho que vale a pena tentar fazer a disjunção sem cirurgia.

    Mas isso quem decide é o seu ortodontista que estudou o seu caso e viu as radiografias.

  217. Ola,dr Andre,
    estou usando um disjuntor palatino Hirax
    meu dentes como diz la encima,os meus incisivos centrais se separaram,e vou ficar com esse aparelho durante 4 meses,gostaria de saber se esse”buraco” entre os dois dentes,vai permanecer durante 4 meses?eu ja uso o aparelho a 2 semanas,e acho que no 4 dia de uso do aparelho,eles ja haviam se separado.

  218. Rafael,

    Na sua idade talvez seja melhor fazer com cirurgia mesmo.

    E isso pode ser feito com anestesia local com sedação ou com anestesia geral supervisionada por um anestesista.

    Isso tudo depende muito do seu cirurgião e da forma como ele trabalha.

  219. Olá, boa tarde. Faz três meses que eu estou a usar esse aparelho… ontem, sexta-feira, fui pagar a manutenção e fazer a ativação. Hoje comecei a perceber que o aparelho está querendo sair de uma das pontas de sustentação. Isso é normal? E o quê que eu faço já que o dentista só volta a minha cidade daqui a mês.

    *Para evitar que o aparelho saia estou mordendo meus dentes.

  220. Dr. André… boa noite…
    Eu sentia muita dor em minha ATM esquerda, depois de fazer a cirurgia ela melhorou muito, e hoje em dia já não sinto mais nada!… Mas minha dúvida é que a uns 5 dias estou com muita dor na ATM direita? Poderia ter alguma ligação direta com a cirurgia? ou talvez com a movimentação dentária?
    OBS: ainda não retirei o HIRAX, estou com aparelho fixo inferior apenas e meu diastema fechou completamente!
    Muito obrigada mais uma vez… beijos e fique com DEUS!
    =)

  221. Diogo,

    Não podemos dizer que a disjunção não é efetiva em adultos.

    O que há é uma variação nos resultados obtidos e a idade em que os melhores efeitos são percebidos fica em torno de 25 anos.

    Mas as pesquisas não apresentam sempre os mesmos resultados e há relatos de disjunções bem sucedidas em pacientes com trinta anos de idade, por exemplo.

    Além disso há uma grande diferença entre fazer o procedimento com ou sem cirurgia. O que deve ser considerado na hora de avaliar os resultados.

    Na sua idade pode ser mais garantido fazer a disjunção precedida por cirurgia, mas nem mesmo isso pode ser afirmado categoricamente.

    Realmente o ritmo das ativações do seu disjuntor está abaixo do padrão.

    Mas só o seu ortodontista pode dizer quais os motivos
    levaram a esta decisão.

    Ainda acho que o melhor caminho é conversar francamente com o profissional para tirar todas as dúvidas com o máximo de clareza.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  222. Janaína,

    Neste caso fica difídil dizer alguma coisa, o melhor é tirar esta dúvida com o seu ortodontista que conhece o caso.

    Mas normalmente a disjunção não causa este tipo de problema.

  223. Boa tarde Dr.,

    Consultei uma dentista aqui na minha cidade, a única que tenho boa referência, porém acho que ela está me cobrando muito caro. O tratamento é colocar o disjuntor palatino Haas no meu filho de 8 anos + aparelho fixo nos dentes anteriores 2,1/1,2, durante tempo aproximado de 8 meses. Ela está me cobrando um valor total de R$1600,00, incluso a manutenção. O que o Sr. acha? Não consigo obter nenhum outro orçamento pois os consultórios exigem a documentação ortodôntica, que está com a dentista.

    Atenciosamente, Fabiana

  224. Dr André.

    Tenho 27 anos e coloquei o aparelho expansor tem 7 dias. Estou ativando ele duas voltas pela manhã e duas a noite. Meu dentista fez todos os exames e disse que a chance de sucesso no tratamento é grande, só que ele meio que me aterrorizou sobre a abertura do palato. Ele disse que quando houver a abertura do palato que eu vou ouvir um “crack” do osso se separando e que os dentes da frente iriam se separar por alguns dias. Estou meio ansioso e preocupado com esse momento.
    Nessa “ruptura” os pacientes costumam sentir alguma dor? Não tenho sentido dores com as ativações, apenas uma leve pressão. Fico apenas receoso quanto a essa abertura.
    Parabéns pelo site.

  225. Fabiana,

    Como eu disse acima, prefiro não tratar de valores aqui no blog, mas você pode fazer uma pesquisa com outros profissionais na região.

  226. Olá doutor Andre, eu estou usando o disjuntor haas e estou ativando desde ontem, e o acrilico do lado direito esta machucando muito meu ceu da boca, esta espetando e minha mae disse que viu que esta ferido meu ceu da boca no local.
    Eu gostaria de saber se é melhor eu parar de ativar, se isso é normal e continuo, agradeço desde já

  227. Olá novamente, Dr.

    Olha só, uma das “barras” do aparelho entrou dentro do céu da boca e está doendo muito. É como se uma parte do aparelho estivesse sido engolido pela boca.

    Se você estiver imaginado tal situação o que pode ter ocasionado esse problema?

    Um abraço e parabéns pelo blog!

  228. Rafael,

    Normalmente o desconforto durante a disjunção é moderado. O que acaba dando mais problema são os disjuntores que saem da posição, quebram ou comprimem a mucosa do palato causando ulcerações.

    Ou ainda os casos em que a sutura não rompe e a força é descarregada nos dentes.

    Quando o aparelho está bem firme e a sutura se rompe o processo é mais tranquilo.

  229. Henrique,

    Você deve mostrar isso ao seu ortodontista para evitar que esta ferida aumente e crie uma complicação infeccionando, por exemplo.

  230. Mailson,

    A pressão do aparelho sobre a mucosa pode levar a este tipo de problema.

    Pode ser necessário remover o disjuntor para evitar que a situação piore.

    Entre em contato com o seu ortodontista o mais rápido possível.

  231. dr. minha filha colocou o aparelho hass e ja foi ativado varias vezes mas nao estou conseguindo ativar mais sera que ja chegou no limite, so vou voltar ao dentista daqui um mes, porque o tratamento e em outra cidade, por favor tire minha duvida, obrigado!

  232. Claudia,

    Pode ser que o aparelho tenha mesmo chegado ao limite das ativações, mas você só terá como saber com certeza na consulta com o ortodontista.

    Seria bom ao menosligar para ele e tentar contabilizar quantas ativações foram feitas e comparar com o limite do parafuso que ele usou.

  233. Olá doutor, estou com o aparelho Hass, e tudo tem corrido bem, tirando a parte da alimentação, estou comendo muito pouco, é díficil de engolir, e a comida fica armazenada facilmente entre o aparelho e o céu da boca, fazendo com que a higienização seja constante. Mas o maior problema é que eu acho que por eu falar muito, a minha lingua tem entrado em contato com os ferros laterais do aparelho, gerando ardência, irritação e algumas vezes uma dor bastante desconfortável nas laterais da lingua. Isso é normal?

    Outra coisa é a fala, trabalho numa rádio e está bastante díficil falar, adiei o tratamento o quanto pude, só que se não fizer agora vai ficar cada vez mais díficil, Pergunto se minha dicção tende a melhorar, e eu lí que alguas pessoas ficam com a dicção um pouco desajustada após a retirada do aparelho, isso procede? Emfim, não está tão ruim, mas algumas sequencias de palavras é um pouco díficil de pronunciar corretamente, como por exemplo o AQUI, QUE, emfim, acho que por eu estar forçando a lingua bastante para cima, para tentar pronunciar corretamente as palavras e isso deve estar me gerado essa ardencia na parte de contato da ligua com o aparelho.

  234. Tenho 21 anos e coloquei ontem o aparelho Haas e estou fazendo uma activação por dia. Quais são as principais diferenças entre este aparelho e o Hyrax? Quanto tempo demora em média a abrir o diastema central?
    obrigada.

  235. Olá Dr. bem achei seu blog interessante, legal mesmo!
    A um mês estou ativando meu hirax e notei que mesmos dentes ficaram mais para fora, eles já eram para frente, somente um molar de cada lado são cruzados, estou ativando duas vezes por dia, manhã e noite, mas não estou notando diastema, não dói nada, notei apenas um tipo de fenda, ou risco no céu da boca, será então que logo vai haver ruptura do céu da boca? Será que vai dar certo? Tenho 29 anos! Até mais obrigado!

  236. Crizan,

    No seu caso a fala constante faz com que a língua fique mais traumatizada e o desconforto causado pelo trauma do aparelho contra a língua dificulta a articulação dos fonemas. Ou seja, uma coisa leva à outra.

    Tente se poupar e falar o mínimo quando não estiver trabalhando para dar um descanso para a língua.

    Evite o fumo e bebidas alcoólicas que ressecam a mucosa e aumentam a predisposição à ulcerações na mucosa da língua.

    Mas fique tranquilo que quando o aparelho for retirado você falará normalmente.

  237. Olá Doutor Andre,

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Pelo que li tem conseguido esclarecer as dúvidas de muitas pessoas, assim como acalmar a ansiedade de muitos outros.. :)

    Passo então a citar o meu caso:

    Tenho 32 anos e coloquei o aparelho expansor quadrihélix a 6 de Abril.

    Já noto diferenças muito significativas na posição dos dentes (tenho mordida cruzada e os dentes SUPER desalinhados e encavalitados..)

    A Dra. na última consulta disse que a expansão estava a ser tão rápida que vou colocar o aparelho fixo mais cedo do que era esperado, ou seja, já a dia 4 de Junho.
    Contudo, na passada terça feira fui extrair um dente pré molar e desde esse dia que tenho dores insuportáveis nos dentes todos do lado onde foi extraído o dente.. É normal?
    Porque anteriormente não me doíam, apenas sentia pressão e nem era assim tanta como sentia do lado aposto, já que deste lado da boca os dentes até estão praticamente direitos.

    Agora até beber água me faz doer e estou sempre a tomar analgésicos para conseguir suportar o incómodo e a dor..

    Se me puder esclarecer, agradeço.

  238. Marisa,

    O Hirax é dento suportado e o Haas é dento-mucosuportado.

    As imagens mostram a diferença na aparÊncia, mas funcionam de forma bem parecida.

  239. Cristiane,

    Duas ativações por dia por um mês é bastante coisa. Converse com o seu ortodontista para saber como está o andamento da disjunção.

  240. Ola Dr. André.

    Gostei muito do seu blog, parabens.

    Bem Dr., tenho 30 anos e meu dentista me deu duas opcoes de tratamento ortodôntico, tenho mordida cruzada e atresia da maxila. Uma das opcoes é o sistema Damon auto-ligado, será que este tipo de aparelho realmente abre o “céu da boca”, como a cirurgia de ERM.
    Tenho tb uma consulta agenda com o cirurgião na prox semana, mas com tantas duvidas que nem sei por onde comecar. Gostaria de o Sr me passase as principais que eu não devo esquecer de pedir para o cirurgiao.

    Ficarei grata se puder me ajudar

  241. Cristina,

    Obrigado pelos comentários!

    Talvez o seu caso seja mais para um clínico geral que para um ortodontista.

    Tudo leva a crer que a dor esteja relacionada ao episódio da extração.

    Mas é impossível dizer alguma coisa sem um exame clínico.

    O que recomendo é que você busque a orientação do profissional que fez a extração. Provavelmente ele é a pessoa mais indicada para diagnosticar esta dor.

    Boa sorte!

  242. Olá doutor parei exatamente com um mês de ativação duas vezes ao dia, o ortodontista disse que os dois dentes laterais já descruzaram o céu da boca está aberto o suficiente, ainda dói os ossos da face e minha cabeça, pode ser pela mordida estar errada? o tratamento com o Hirax também serve p/ tratamentos “leves”, pode ser pela rapidez que ele foi usado para descruzar os dentes?
    Agora ela vai por o aparelho normal e fico com o Hirax por mais 4 meses.

    Obrigado Doctor!

  243. Dr, minha filha de 05 anos colocou o expansor Macnamara, e sente muita dor desde o primeiro dia de ativaçao 1/4 de volta pela manhã e à noitepor 15 dias. Estamos no quinto dia. Ela não está comendo bem, chora. Posso só ativar uma vez ao dia, e existe algum medicamento para diminuir o seu sofrimento? Obrigada!

  244. Isa,

    O sistema Damon, como qualquer outro sistema auto-ligado, pode melhorar um pouco a obtenção de espaço nas arcadas devido ao baixo atrito e ao deslizamento dos dentes para trás.

    Mas isso é totalmente diferente de uma ERM que trabalha no plano transversal, ou seja, na largura da arcada.

    Se as duas alternativas são aplicáveis no seu caso, eu não tenho como saber sem um exame clínico.

    Quanto às dúvidas sobre a cirurgia, lembre-se de perguntar sobre o tempo médio de duração, o período de recuperação, cuidados com a higiene, possíveis complicações e não abra mão de ter o número do celular do cirurgião para eventuais emergências.

  245. Cristiane,

    Parece estar tudo normal com você. Os prazos são mais ou menos estes mesmos e este desconforto deve estar ligado à disjunção.

    Mantenha o seu ortodontista informado sobre o que você está sentindo pois só ele conhece todo o seu histórico para saber se algo está errado ou se é tudo normal.

  246. Germana,

    Só quem pode autorizar uma alteração no ritmo das ativações ou receitar medicamentos é o ortodontista da sua filha. Converse com ele para saber se é possível fazer isso.

    Eu não tenho experiência com disjuntores em crianças tão novas por que prefiro uma abordagem mais lenta e suave com ortopedia funcional nestes casos. Então não saberia julgar se esta dor é normal.

    Sinto não poder ajudar muito.

  247. Dr. André, gostaria de saber se que dps de dilatar a maxila, com o uso do hyrax, aquela abertura que fica entre os dentes é concertada com o uso do aparelho convencional. Grato, e Parabéns pela iniciativa de criar um blog abordando este assunto.

  248. Henrique,

    Sim, o diastema que se abre durante a disjunção vai ser fechado com o aparelho fixo , provavelmente em alguns meses.

    Obrigado, fico feliz em ajudar.

    Abraços,

    Dr. Andre

  249. Oi! Tenho 13 anos e coloquei o aparelho hoje. Estou sentindo bastante dor e ainda não consegui comer nada! O senhor tem alguma dica do que fazer? Estou bem desesperada!

  250. Olá, doutor, boa noite. (;

    Estou com uma dúvida… Tenho 14 anos, e uso o aparelhos disjuntor palatino por 1 mês, já o ativei por 2 semanas… e já parei, agora o dentista falou para eu parar de expandí-lo. Ele disse que vou ter que usar esse aparelho por mais ou menos 4 meses… Ou seja, até agosto. Mas eu queria saber, se depois de agosto, quando eu for por o aparelho fixo… Demora muito tempo para os dentes que tinham a mordida cruzada irem para frente e ficarem alinhados certinho? Queria saber quando vou ter os dentes já certos, pelo menos. E se demora muito para os dentes que tinham a mordida cruzada irem para a frente… Porque eu tenho a formatura nesse ano, em dezembro, e queria saber se até lá poderei sorrir, e ter os dentes pelo menos um pouco certos… :/ Porque na formatura todos tiramos fotos, e queria tirar fotos sorrindo, mas queria que os meus dentes estivessem certos… Se puder me responder doutor, desde já fico muito agradecida, viu?

    Aaahhh, e parabéns pelo blog, foi muito útil pra mim, haha. *—–*
    Espero resposta ,

    Isabella.

  251. Luísa,

    Infelizmente eu não tenho como ajudar você.

    Você deve entrar em contato com o seu ortodontista para saber se esta dor está dentro do esperado por ele ou se está fora do normal. E neste caso, será preciso fazer uma consulta para avaliar a situação.

  252. Isabela,

    Como eu não examinei você, fica muito difícil tentar responder à sua pergunta.

    O tempo necessário para descruzamento de uma mordida pode variar muito dependendo da situação inicial.

    Acho que você deveria conversar com o seu ortodontista e pedir uma estimativa de tempo para saber se há a possibilidade de ter um resultado parcial até a sua formatura.

    Só ele pode passar esta informação para você.

    Tudo de bom,

    Dr. Andre

  253. Olá Dr. então, eu uso há 2 meses aparelho fixo superior e mês que vem vou colocar o Hirax , é certo usas o hirax junto com o aparelho fixo ou eles terão que tirar ?

  254. Entendo, doutor… Bem, espero que o tempo seja curto, rs. Mas a maioria, digamos… dessas mordidas cruzadas, elas levam muito tempo para se descruzarem? Em media, quanto tempo mais ou menos?

    Sim, vou perguntar pro meu dentista… O problema é que ainda falta tempo pra minha proxima consulta.

    Mas, mesmo assim, obrigada pela resposta, doutor.

    Esse blog esta de parabéns. :]

    Tudo de bom para o senhor também,

    Isabella.

  255. Bom dia. Sempre aprendi que não se deve fazer disjunção palatina em um paciente com com diagnóstico de mordida ósse aberta. Outro dia assistindo uma palestra na cidade de Campinas um professor disse que pode sim, a mordida irá abrir ainda mais, só que voltará totalmente ao normal depois de um tempo. Qual sua opinião? Obrigado

  256. Isabella,

    Seria inútil tentar adivinhar o tempo necessário para o descruzamento. Como eu disse, isso pode variar muito.

    Seria mais ou menos como eu perguntar a você quanto tempo de viagem se gasta entre duas cidades…

    A questão é: Que cidades são estas? Qual o meio de transporte utilizado?

    Compreendeu? Sem o mínimo de informação fica impossível responder.

    Mas agora eu fiquei curioso. Quando você souber, volte aqui e me conte, ok?

  257. Olá Eder,

    Eu imagino que neste caso o colega esteja considerando a descida da pré-maxila ocorrendo após a disjunção.

    Inicialmente a disjunção abriria mais a mordida devido à desoclusão posterior, mas depois a pré-maxila encontraria espaço transversal para descer no sentido antero-inferior produzindo o fechamento da mordida.

    A minha experiência é a mesma que a sua, mas esta foi a hipótese que eu consegui formular baseado nas informações que você me passou.

    De qualquer forma, vamos conversando com outros colegas e se você tiver alguma explicação diferente, não deixe de me avisar.

    Um abraço

  258. Bom, Dia.
    Gostaria de saber se é normal o disjuntor palatino ficar no meio e não grudado ao céu da boca? Ao colocá-lo no paciente, é normal colocar uma massinha branca para que ele se fixe?
    Ontem coloquei o meu, e além de tudo isso que descrevi, quando mordo só há contato com um lado dos dentes (lado direito), do lado esquerdo os não há contato consequentemente não consigo comer.
    É normal isso DR.? Ou tem coisa errada aí?

  259. Olá Doutor,

    Tenho 22 anos, tenho mordida cruzada dos 2 lados. Somente com o aparelho eu consigo arrumar a mordida? ou eu tenho que operar?

    obrigada!

  260. olá Dr. Escrevi de manhã mas entrei agora pra ver se já havia uma rersposta mas, mas minha pergunta não estava mais no blog. Bom, vou tentar denovo… Eu coloquei o disjuntor ontem, e muito estranhou o fato de ele ficar no meio da boca, e vi umas fotos na internet e a maioria deles fica no céu da boca. Um lado ficou mais alto do que o outro devido a massinha que foi colacada para sua fixação, consequentemente eu não estou conseguindo mastigar eo pior é que a dentista só estará no consultório na terça. A dra. disse que eu poderia comer normamelmente mas com esse modelo de disjuntor é impossível comer normalmente.
    O que o sr. me aconselharia, pois estou pensando seriamente em para o tratamento. Se eu parar o tratamento os meus dentes voltarão a ficar como eram antes? Quanto tempo isso levaria?
    Parabéns pelo site, que é muito bom para q

  261. Bruna,

    Pode ser que a disjunção resolva o problema (a sua idade ainda não está no limite) mas tudo depende de uma avaliação clínica realizada por um ortodontista no consultório.

  262. Evelyn,

    Antes de responder eu gostaria de explicar que o blog é moderado por mim.

    Ou seja, nenhum comentário aparece aqui sem ser aprovado.

    Estou dizendo isso por que a sua pergunta não saiu do blog. Na verdade ela não havia sido aprovada ainda.

    Agora os dois comentários podem ser visualizados.

    Agora, respondendo a sua pergunta:

    Algumas vezes o disjuntor pode ficar mais afastado do palato sem comprometer a disjunção. Mas se o afastamento for exagerado pode causar muito desconforto, o que parece estar acontecendo com você.

    E o toque unilateral só dificulta mais as coisas.

    Mas você pode reclamar e pedir para que seja feito um novo disjuntor sem estes problemas encontrados no atual.

    Ou ao menos um ajuste oclusal para ter condições de mastigar normalmente.

    Por que se você interromper o tratamento, certamente haverá uma perda do resultado, normalmente em um curto intervalo de tempo.

    Tente conversar com a sua ortodontista e mostre o quanto isso está incomodando você.

    Boa sorte e obrigado pela nota 10!

  263. Dr. André,
    Primeiro que tudo, seu blog é 5 estrelas. Relativamente ao meu caso, estou na passagem dos 23 para os 24 anos e coloquei o hyrax a menos de um mês. Fui instruida a activar o disjuntor de 3 em 3 dias devido a minha idade e de cada vez que o faço sinto uma pressão muito grande que desaparece em cerca de 10 minutos. Sinto os dentes menos apertados mas até agora ainda não surgiu o diastema, também não noto que os dentes de suporte estejam a virar para fora. Será possivel que não esteja a funcionar ou é apenas demasiado cedo para o verificar?
    Obrigada :)

  264. Bom Dia Dr,
    Eu fui até lá hoje e ela o ajustou. Estou me sentindo bem melhor.
    Hoje já consegui mastigar, e pretendo continuar o tratamento.
    Obrigada pelos conselhos.

  265. Ola Doutor, qual a idade limite?
    Tem como eu saber se a minha mordida pode ser arruma somente com o aparelho? como? quais são os exames?

    Obrigada!

  266. Bom, faz alguns dias que colokei o aparelho tipo Macnamara, e eu gostaria de saber se vou ter que ficar durante todo o tratamento com ele sem poder mastigar, e se o fato dele estar machucando minha língua é normal.
    Desde já agradeço.

  267. Boa noite, quando era criança os meus dentes estavam completos, contudo enquanto adulta falta-me de uma lado um incisivo lateral e do outro, apesar de este estar presente e muito pequeno. Não existe contudo nenhum espaço entre os meus dentes. Gostaria assim de saber se atraves de algum aparelho é possivel alinhar correcamente os dentes apesar de ja ter 23 anos, criando espaço para colocar atraves de implantologia o incisivo lateral em falta?O que me recomenda nesta situação e quanto tempo demoraria o tratamento?

  268. Patrícia,

    Nesta velocidade o que está sendo feita é mais uma expansão que uma disjunção.

    A diferença é que não há a ruptura da sutura palatina.

    Mas pode ser que no seu caso isso resolva o problema e o diastema provavelmente não vai abrir.

    Continue de olho nos dentes de suporte e siga a orientação do seu ortodontista.

    E obrigado pelas 5 estrelas!!!!!

  269. Evelyn,

    Fico feliz que você tenha decidido continuar o seu tratamento.

    Desejo-lhe tudo de bom e que em breve você esteja com um sorriso lindo!

  270. Bruna,

    O imite para uma disjunção não é muito claro, mas a maioria dos estudos considera que após os 25/27 anos os bons resultados não são tão garantidos.

    Para saber o prognóstico do seu tratamento, você deve conversar com o seu ortodontista que estudou o seu caso e conhece todos os detalhes.

  271. Geovanna,

    O disjuntor não costuma ser usado durante todo o tratamento, normalmente fica uns seis meses na boca.

    E machucar um pouco é relativamente normal. Certamente o seu ortodontista vai acompanhar o caso para evitar maiores problemas.

  272. Filipa,

    A anodontia de um incisivo lateral superior associada à microdontia do outro lateral é bastante comum para quem trabalha com ortodontia.

    Mas se a solução ideal é abrir o espaço para um implante ou manter como está, depende de uma avaliação clínica com um ortodontista.

  273. ooi Dr.
    Fui em outro dentista hoje, e ele me falou que tem como arrumar a minha mordida cruzada com um aparelho fixo novo. É um aparelho que não tem elástico no meio dele, acredito que faz o mesmo efeito que o de porcelana.
    O que vc acha Dr.? Isso é mesmo possivel? Conhece esse aparelho fixo novo do qual ele falo?

    obrigada!!

  274. Boas Dr,

    Fui esta semana ao meu ortodontista e ele diz que meu hyrax está funcionando embora muito mais lentamente mas para continuar rodando de 3 em 3 dias. So irei la voltar daqui a 2 meses e me surgiu agora uma duvida: é normal que se note um alto ao longo da linha média do céu da boca? É um efeito esperado ou devo me preocupar?

    Muito obrigada!!

  275. Ola
    eu estou usando o dijuntor faz uma semana
    e ja abriu um espaço nos meus dentes
    isso e bom ou ruim e eu devo continuar ativando
    ou devo parar meu dentista disse que era para
    eu ativar apenas na primeira semana
    desde ja obrigado

  276. Dr. eu já não sei mais o que fazer. Fui em 4 dentistas, e cada um me fala uma coisa para resoiver minha mordida cruzada. Um falou que apenas com a cirurgia, outro apenas com o aparelho auto-ligado, outro apenas com o aparelho normal e por fim, um me falou que dá pra colocar o hirax e depois o aparelho fixo. O que eu faço Dr? meus dentes são certinho, não tem nada torto ou encavalado, o unico problema é que tenho mordida cruzada bilateral. o que é melhor? colocar o auto ligado ou tentar o hirax? como o auto ligado pode arrumar a mordida?

  277. Juliana,

    Os dentes separados são sinal de que a disjunção funcionou.

    Siga estritamente a orientação do seu ortodontista. Se ele falou para ativar por uma semana, faça isso.

  278. Bruna,

    Em relação à mordida cruzada o auto-ligado e o aparelho fixo convencional são similares.

    Se a mordida cruzada é de origem esquelética, você vai precisar fazer disjunção. Pode ser com hirax, haas ou mcnamara, tanto faz, são apenas aparelhos desenvolvidos por autores diferentes mas que funcionam de forma parecida.

    Só que estes disjuntores são usados em conjunto com o aparelho fixo (brackets) e estes podem ser auto-ligados ou não.

    O último profissional me parece estar com a melhor proposta que é usar um disjuntor (qualquer um) e depois um aparelho fixo (auto-ligado ou não).

    Se a mordida cruzada for esquelética (e sendo bilateral aumenta a probabilidade) apenas o aparelho fixo com brackets talvez não resolva.

  279. obrigada pela ajuda Dr.

    Mas na minha idade, qual as chances de um disjuntor dar certo ou não? tem como saber se vai dar certo antes de colocar?

    tenho medo de acabar piorando!

    Não há chance de apenas o aparelho fixo corrigir minha mordida então?

    muito obirgada novamente Dr. pela ajuda ;D

  280. Olá dr. André!

    blog maravlhoso para quem passa ou irá passar pela experiência de colocar um desse aparelhos. Parabéns!

    há 5 dias coloquei o haas e de lá pra cá a dor tem aumentado muito, não apenas na ativação, mas também durante p dia, gostaria de saber se isso é normal?
    tenho q escolher um horário totalmente livre para realizar a ativação, pois fico inútil, minha cabeça, meu ouvido, os dentes e toda a face dói de forma muito aguda! gostaria de saber se existe algo q eu possa fazer para diminuir essa dor!

    muito obrigada!
    ;)

  281. Tenho 22 anos, fui recomendado por minha dentista a utilização do aparelho hyrax por 4 meses, para correção de mordida cruzada. Infelizmente não houve separação do palato apenas inclinação dos dentes. Fui encaminhado para expansão cirúrgica da maxila, encontro-me no 4º dia de pós operatório de uma cirurgia realizada na ultima sexta (10/06/11) já posso notar meus dentes da frente separados e logo passarei a ativar o aparelho colocado no dia da cirurgia para aumentar o espaço esperado entre meus dentes. Apesar de não sentir nada do meu rosto, estou perplexo e um pouco assustado com o que fizeram na minha boca. levei pontos mais tenho boa recuperação. Meu cirurgião disse que posso voltar as atividades normais em até 10 dias, seria esse tempo mesmo para tudo voltar ao normal?

  282. Dr. André,
    Estou muito preocupada porque eu e minha filha mordemos na buchecha enquanto dormimos e a dentista dela mim disse que este problema é muito sério podendo vir a nos causar até mesmo um cancer de boca peço que mim diga o que posso fazer a respeito desde já lhe agradeço

  283. Bruna,

    Como eu disse, a sua idade está abaixo do limite, então há indicação.

    Só não há como saber se vai dar certo com antecedência.

    E como eu disse acima:

    Se a mordida cruzada é de origem esquelética, você vai precisar fazer disjunção. Pode ser com hirax, haas ou mcnamara, tanto faz, são apenas aparelhos desenvolvidos por autores diferentes mas que funcionam de forma parecida.

    Se a mordida cruzada for esquelética (e sendo bilateral aumenta a probabilidade) apenas o aparelho fixo com brackets talvez não resolva.

  284. Karen,

    Primeiramente, obrigado pelos comentários!

    Este desconforto é esperado durante a disjunção, mas é sempre bom manter o seu ortodontista a par do que está acontecendo por que é ele quem tem todas as informações sobre o seu caso.

    Às vezes pode ser difícil definir até que ponto a dor é normal. Por isso é tão importante fazer um acompanhamento nesta fase do tratamento.

  285. Vandrelei,

    Cada cirurgia tem uma história e não existe uma regra que sirva para todos os casos. Mas não acho que dez dias seja um prazo tão fora do comum.

    E pelo que você disse, tudo está evoluindo normalmente.

  286. É doutor, minha dor não estava dentro da normalidade!

    sofri durante 4 dias com uma dor insuportável e incessante e a dentista não queria tirar,
    disse q não seria satisfatório, q iria ser pior e cojitou até q minha dor poderia não ser pelo aparelho.
    Tenho 23 anos e tive q ir com a minha mãe ao consultório para q minha vontade enfim pudesse ser feita, pois eu dizia q qria tirar e eles tentavam me connverncer a ficar mais.
    Ao retirar o haas, metade do palato estava necrosado, eu chorava e tremia de dor.
    Somente após a retirada ela se mostrou preocupada. O mais incrível de tudo é que qdo eu perguntei se tinha acabdo o tratamento ela disse q colocaria o aparelho normal após a cicatrização, então eu perguntei, mas um não era necessário para colocar o outro?? e ela veio com um papinho de q era pro sorriso ficar mais bonito…qdo foi pra me empurrar o aparelho que só ele custava R$ 250 reais me fez entender compeltamente que disso dependia o tratamento.
    Ai doutor o pior eh q td isso não eh td, com a grande ingestão de remédios para tentar sanar a dor, fui diagnosticada com uma possível gastrite medicamentosa, pois durante a semana não aguentava de tanta dor.
    Realmente estou sem rumo doutor, gatsando horrores, além do que já perdi com ela, e o pior de tudo tendo passado pelas piores dores da minha vida e estar convivendo com as sequelas da mesma.
    Não sei se procuro o CRO, estou sofrendo muito.
    =/

  287. Boa noite, meu ortodentista comentou que na proxima ele vai colocar um forceps alguma coisa assim, gostaria de saber se é este expansor ai caso não seja, como se escreve e oque o senhor tem a me dizer a respeito. obrigado

  288. Nilva,

    Talvez você possa usar um protetor para dormir. Tipo o usado por lutadores para evitar traumatismo nos tecidos moles. Converse com a sua dentista.

  289. Karen,

    Sinto muito pelo que você têm passado. A necrose da mucosa do palato é um problema que pode ocorrer em uma disjunção. Por isso é tão importante um monitoramento periódico nesta fase do tratamento.

    Mas, apesar de toda a dor, acredito que em breve você estará bem e tudo terá se normalizado.

    Daí para frente você precisará decidir se continua tratando com esta profissional ou se já não se sente mais segura com ela, e neste caso, deverá procurar outra pessoa.

    Se você optar pela segunda alternativa, leia as dez dicas para escolher seu ortodontista aqui no blog.

  290. Luiz,

    Não consegui identificar o aparelho pelo nome (fórceps é o alicate usado para extrair dentes) então acho que não posso ajudá-lo. Tente obter o nome exato do aparelho.

  291. DR ta me devendo o video em RUM ,ja tem quase um mes kkkkk minha dentista fecho por um mes ,por um problema pessoal dela,agora ela ta voltando a abri o consultorio e daki um tempo vou coloka o hyrax,queriiaa muito o video explicando direitinho . bgd

  292. Yasmin,

    Eu não esqueci do vídeo não.

    Mas pelo atraso em responder você já pode imaginar o quanto estou trabalhando ultimamente.

    Prometo que o vídeo vai chegar.

  293. Olá Dr. André
    Gostaria de sua ajuda, tenho 34 anos e tenho uma mordida cruzada posterior unilateral, e passei em vários dentistas e somente um dentista me disse q teria q fazer uma cirurgia e depois usar o hirax, mas os outros dentistas falaram q somente com aparelhos fixos resolverão meu caso.
    E assim gostaria de saber se seria bom eu tentar com aparelho fixo e em ultimo caso deixar assim, pois não tenho coragem de fazer a cirurgia.
    Seu eu tentar com aparelhos fixos, (sem o hirax) pode piorar meu caso?
    ( sei q é dificil avaliar sem ver, mas o q é mai correto??)
    Obrigada

  294. Junior,

    Este período é necessário para consolidar o resultado da disjunção permitindo a formação de osso na sutura palatina que foi rompida.

  295. Cristiane,

    Realmente fica difícil dar uma opinião sem ver o caso.

    Podemos dizer que se a mordida cruzada for de origem apenas dentária, pode ser corrigida sem disjunção. Mas se for óssea, a disjunção se faz necessária, e no seu caso, precedida por uma cirurgia para romper a sutura palatina devido a sua idade.

  296. Dr.Andre,estou com uma duvida coloquei o aparelho Hirax a seis dias fazendo ativaçoes uma vez por dia sempre de manha no mesmo horario porem nao estou vendo os dentes da frente se abrir pelo contrario sao os do fundo e que estao com um espaço,miha dentista falou para parar as ativaçoes no oitavo dia ,masssss eu so tenho retorno com ela so no dia 12,e normal isso sera que estou fazendo correto as ativaçoes estou fazeendo da forma que ela me explicou colocando a chavinha no centro do apareho num buraquino e virando para tras sentido garganta ate aparecer outro buraquinho que e para a proxima ativaçao devo voltar la antees nao sei o que fazer,por favor me ajude aguardo resposta!!!!!!Parabens pelo site muito bommmmmm.

  297. Janete,

    Eu acho que pode ser uma boa idéia voltar antes para que a sua ortodontista possa checar o andamento da disjunção.

    Normalmente são feitas duas ou três ativações diárias, então uma única ativação diária pode ser pouco mesmo. Ainda mais se for apenas por uma semana.

    Mas tudo depende dos objetivos do profissional. Talvez seja exatamente isso que ela precise no planejamento do seu caso. Mas isso só ela pode dizer.

  298. Olá, tudo bom?

    Fiquei feliz em ter achado o seu blog, pois eu pesquisei muito sobre o assunto mas nunca achei nada concreto, ou algum lugar onde eu pudesse fazer perguntas e ter um retorno.

    Tenho 25 anos e coloquei o aparelho hirax para expandir o céu da boca. Faz um mês que eu estou com ele e já até parei de ativá-lo, a dentista selou ele, a mordida descruzou, deu tudo certo. As minhas dúvidas são as seguintes:

    1- É normal de vez em quando eu continuar sentindo uma pressão no rosto (nariz e bochechas) e dores de cabeça? Até quando eu vou sentir isso?

    2- Quanto tempo mais ou menos demora para fixar e não correr o risco de voltar ao que era antes? Vi casos na internet de pessoas que depois que tiraram o aparelho, a arcada se fechou novamente. Existe essa possibilidade de fixação ou devido a minha idade é um caso somente cirúrgico?

    Estou em dúvida sobre isso. De qualquer maneira, na semana que vem eu coloco o aparelho fixo e dou continuidade ao tratamento.

    Fico no aguardo de um retorno.

    Obrigada. =)

    Parabéns pelo site!

  299. Dr.André, me chamo Emerson e lhe fiz uma pergunta dia 29/04/11 a qual agradeço a resposta objetiva.
    Bom, Fiz a cirurgia de disjunção dia 09/06/11 (anest.geral)e tive edema do lado esquerdo um pouco acentuado, maior que lado direito, entendo que cada organismo reage de uma maneira..segundo meu cirurgião (buco) foi tudo tranquilo. Ainda estou ativando o Hyrax e o diastema esta com uns 6mm (+/-). Minha nova pergunta diz respeito a sangue coagulado, ainda esta saindo, explico como: parece que quando estamos com sinusite e esta limpando, nada de sangue vivo é coagulado mesmo, é normal ? isso esta me preocupando, pois, ja faz um tempo de cirurgia..agradeço sua atenção e esclarecimentos.
    Emerson

  300. Luna,

    Fico feliz que você tenha gostado do blog!

    1- Sim, isso pode acontecer enquanto a disjunção se consolida.

    2- Normalmente o tempo de espera é de seis meses. Se a disjunção já ocorreu no seu caso, não há motivo para pensar em cirurgia.

  301. Boa tarde
    Olha eu tenho 20 anos e uso aparelho fixo quase a 5 anos e parecer que ta quase chegando ao final tenho mordida aberta e agora uso uns elasticos intercuspidaçao que fica preso no canino e no anel inferior
    1- os elasticos vao puxar meus dentes para baixo ou empurra os dentes mais para tras ?
    2- o aparelho modifica o rosto deixa a boca mais alinhada ao meu rosto tipo agora eu tenho o perfil assim ( \ ) bicuda queria saber se depois dos elasticos vai fica assim ( | ) mais retinho
    3- e depois eu vou usar uns elasticos que ligam o canino de cima e o canino de baixo queria saber e os dentes de baixo tbm vao se movimenta mais para tras e se assim vai diminuir um pouco o “beiço” inferior

  302. Emerson,

    Eu acho que o seu cirurgião deve ser consultado neste caso.

    Só ele sabe como foi o procedimento e apenas ele pode dizer se tudo está dentro do esperado para a sua cirurgia.

  303. Oi dr eu não aguento mais!!!coloquei o dijuntor de irax e estava ativando bem até que hoje me deu uma dor enorme na parte esqueda da minha gengiva bem na primeira parte fixa do aparelho e fui ver era o aparelho enterrando na minha gengiva sangrou muito e quando percebi todo este lado esta muito inchado mas muito mesmo tanto que meus dentes de tras pouco consigo ver por ter tanto edema,na mesma hora voltei todas as ativações e fei novamente a dor era quase insuportavel mas consegui.
    E agora continua a mesma coisa mas as bandas estão me doendo de mais
    parece que estão cravando minha gengiva.To desesperada hoje é domingo e minha clinica nao atende vou ter que esperar até amanha de manha o que eu faço pensei em ir em uma emergencia de um hospital.
    ta me doendo muito mesmo o que aconteceu??

  304. Michele,

    Apesar do seu cuidado em descrever como os elásticos estão sendo usados, não tenho como saber quais são os resultados que podem ser esperados.

    Mas mesmo assim vou tentar ajudar:

    1- A força criada pelos elásticos presos nos caninos superiores e molares inferiores puxa os dentes superiores para trás e para baixo mesmo.

    2- E pode também alterar o perfil pela mudança de posição da mandíbula.

    3- Esta outra forma de usar os elásticos seria para corrigir a mordida aberta.

    Mas tudo isso, falando genericamente, acho que é melhor você conversar com o seu ortodontista para tirar estas dúvidas que são muito específicas.

  305. Boa tarde , Dr. Andre !

    Gostaria de tirar uma duvida, vou fazer a cirurgia expansão de maxila e gostaria de saber com quantos dias eu posso voltar as minhas atividades normais, e quanto tempo ainda vou usar o hirax depois da cirurgia ?

    Obrigada.

  306. Priscila,

    Acho que estou atrasado para ajudar você, mas espero que tudo tenha dado certo e que o seu problema tenha sido completamente revertido.

    Este tipo de situação pode ocorrer durante a disjunção, por isso eu considero tão importante um acompanhamento frequente durante esta fase.

  307. Daniele,

    Tudo depende de quanto trauma foi gerado durante o procedimento. Normalmente em uma semana você estará recuperada.

    Mas o cirurgião que você escolheu é a pessoa mais indicada para fazer esta estimativa já que ele examinou você.

  308. Dr. Andre,
    Eu uso o disjuntor palatino a 2 meses. Meus dois dentes da frente feixaram-se um pouco. Queria saber se isso é o osso que está se juntando de novo. Faz um mês e três semanas que eu não o ativo. Obrigado!

  309. Boa Noite, estou usando este aparelho, o hirax. tenho duas duvidas. Me recomendaram a fazer duas ativações por dia, durante 15 dias, posso fazer mais ativações por dia, diminuindo o tempo total?
    e outra, quanto tempo em média demora para diminuir o espaçamento dos dentes da frente, que abriu com o tratamento?
    obrigato, att, André.

  310. Dr. André, Boa noite!

    Parabéns pelo blog eu li praticamente tudoo..rsrs

    Estou com algumas dúvidas, tenho 25 anos e tenho mordida cruzada, o ceu da minha boca é bem fundo e estreito, a minha ortodontista optou antes de fazer uma cirurgia que a gente tentasse primeiro com o aparelho. Eu coloquei o disjuntor Mc Namara dia 12/07 (terça-feira) e ela pediu que eu ativasse dia 14/07 (quinta-feira) a noite e retornasse ao consultório ontem de manhã para saber como esta sendo a adaptação, qndo fui na consulta ela ativou novamente e disse que o diastema começou abrir e pediu que eu ativasse um dia sim e outro não e sempre a noite..a próxima ativação então será na segunda-feira a noite…só que to achando mto pouco eu tava lendo os post anteriores e vi que estão ativando duas vezes ao dia ou mais..o Dr sabe me dizer o pq? o meu não é cimentado retiro ele para comer e fazer a escovação, eu tbm sinto ele mto folgado e as vezes quando falo ele cai..é normal isso? eu perguntei pra minha Dra. sobre ele estar folgado e ela disse que isso é mto bom mais sei lá fiquei com dúvida ainda..gostaria da sua opinião..e o Dr. sabe me dizer o pq ativo tão pouco??..é normal isso??

    Muito obrigado e fica com Deus!

  311. Junior,

    Não, não é o osso, o que está acontecendo é que os dentes estão se aproximando pela ação dos ligamentos periodontais, o que é o normal neste caso.

  312. Andre,

    Recomendo que você siga estritamente a orientação do seu ortodontista.

    Cada caso tem suas características e o número de ativações está dentro do planejamento realizado a partir da avaliação ortodôntica.

    Qualquer alteração pode trazer sérios riscos para a saúde bucal.

    Quanto ao tempo para o fechamento do diastema, varia um pouco de acordo com o caso, mas normalmente quando a disjunção termina o fechamento se inicia naturalmente.

  313. Olá Dr André,

    Encontrei esse blog e estou adorando! Me ajudou bastante!
    Acabo de vir de uma consulta do meu dentista que me avisou que preciso de uma cirurgia de disjunção palatina. Disse também que tem que esperar 5 meses após a cirurgia para começar a alinhar os dentes, fazendo desaparecer o diastema. Minha dúvida é: não tem nenhuma forma de esconder esse espaço entre os dentes com uma prótese ou algo, durante esses 5 meses?

    Obrigada!

  314. Dr.André ,
    Nem será necessário fazer minha pergunta , pois já vi algumas dúvidas que eram minhas tb !!

    Parabéns pelo seu trabalho e disposiçao . Queria muito que todos os profissionais fossem tão dedicados assim como vc. Que Deus o abençoe poderosamente e tenha certeza que o sucesso está em você !!!
    Abraços !

  315. Olá Dr. André .. essa semana vou colocar o aparelho disjuntor palatal pois tenho mordida cruzada bilateral .. tenho 21 anos e meu Dentista disse que ia tentar usando esse aparelho , e caso nao conseguir teria que fazer a cirurgia mesmo .. na sua opniao o que vc acha ? Com 21 anos é possivel conseguir resultados só com o aparelho ? Voce ja atenteu algum caso assim ? Obrigado

  316. Bom dia,
    Minha filha de 10 anos acaba de me dizer que o hyrax que estava ainda em processo de ativação, colocado há duas semanas, descolou e caiu. O diastema dos incisivos centrais esta bem grande, mas tenho receio de que se esperar até a proxima consulta que é daqui a tres dias, o espaço volte a se fechar um pouco, visto que foi bastante rapido o processo de abertura. É possível que se perca esse espaço em tres dias? Obrigada,
    Viviane

  317. Boa tarde Dr André,

    Tenho uma outra dúvida, qnto tempo demora para iniciar uma disjunção em um adulto de 25 anos de idade? eu sei que depende mto do organismo de cada pessoas mais hoje faz 14 dias que estou com o disjuntor Mc Namara e estou ativando em dias alternados..( to achando pouco as ativações), irei utiliza-lo por 03 meses e o diastema começou a abrir, percebo que o céu da minha boca continua estreito e o local onde esta aquele parafuso q tenho q ativar esta amaçando minha gengiva..isso é normal? vai demorar para começar a abrir ou já deveria ter começado? pelo diastema que esta começando a abrir quer dizer que a disjunção esta dando certo ou não? ..

    Se possível me responda por favor a minha consulta vai demorar um pouco e estou preocupada..

    Obrigado e parabéns pelo blog!!

  318. Helen,

    Pela sua descrição o que está sendo feito é uma expansão que é diferente de disjunção.

    Neste ritmo de ativações dificilmente vai se abrir um diastema central como acontece nas disjunções.

    Mas não quer dizer que esteja errado. Tudo depende do planejamento que a sua ortodontista fez.

    E pode ser que no seu caso uma expansão seja o suficiente.

    Abraços,

    Dr. Andre

  319. Karen,

    Fico feliz que você tenha gostado do blog! Obrigado!

    Sim, você pode disfarçar o diastema com restaurações provisórias de resina aumentando a largura dos dentes.

    Não vai ficar perfeito mas pode atenuar o problema.

    Além disso é fácil fazer uma simulação diretamente na boca para se ter uma idéia de como vai ficar.

    Converse sobre isso com o seu ortodontista.

  320. Miriam,

    Muito obrigado pelo carinho.

    Comentários como o seu me dão um ânimo extra para continuar respondendo a todos os que vêm aqui tirar suas dúvidas (neste momento estou com 11 perguntas pendentes aqui no blog. Ufa!).

    Um grande beijo para você!

  321. Olá, tenho 17 anos e 2 meses, não tenho mordida cruzada, tenho uma leve retrusão maxilar, minha arcada superior não sobrepõe a inferior (as pontas dos dentes ficam uma em cima da outra), dessa forma a mordida não é correta,a arcada inferior é alinhada e não há espaço para “retrair” com o aparelho fixo para que a de cima se sobreponha, minha ortodontista disse que eu poderia ter que extrair 2 dentes inferiores, uso aparelho fixo há 2 meses e coloquei um Disjuntor Palatino do tipo Hirax há 2 dias, não consigo falar ou me alimentar direito.
    Minha ortodontista mandou que eu desse 2/4 de volta pela manhã e 2/4 de volta à noite durante os 5 dias antecedentes à próxima consulta. Estou muito infeliz em saber do tal diastema central pois meu dentes são muito bonitos e “certinhos” (aparentemente).

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    Devido à minha idade, o uso do disjuntor é o mais indicado? Há muitas chances de algo dar errado?

    Vou voltar a falar direito? Quanto tempo em média leva para se habituar?

    Não posso, por exemplo, dar 2 voltas ao dia apenas, durante 10 dias, ao invés de 4 durante 5 dias? Queria que me explicasse o porquê da necessidade dessa frequência nas ativações.

  322. Olá. Preciso de informações sobre meu problema.Estou com retração gengival em dois dentes da frente da arcada inferior, fiz todos o tratamentos dentários, retirada dos tártaros. Parece que parou, só que a raíz fica um pouco exposta. E termínado o tratamento foi colocado aparelho fixo. Gostaria de saber se ao colocar este aparelho,isso vai aumentar a retração. Pois tem 3 dias que pus o fio e já vejo espaços entre eles. Estou realmente preocupadoa e quase desistindo deste aparelho na parte inferior.
    Se o Senhor puder me ajudar, lhe agradeço muito! Obrigada Adorei este blog. T+

  323. Giovanni,

    A disjunção pode ser feita na sua idade, mas se esta é a melhor alternativa eu só poderia afirmar após uma avaliação clínica.

    Normalmente as pessoas conseguem se adaptar ao aparelho para falar, mas isso varia de uma pessoa para outra e também depende do volume do aparelho.

    A disjunção precisa ser rápida para promover a ruptura da sutura palatina.

  324. Cintia,

    As retrações podem sim piorar durante o tratamento ortodôntico, mas isso também pode não acontecer.

    Infelizmente eu não tenho como saber sem ter visto o seu caso.

    Converse com o ortodontista e peça uma previsão do risco para que você possa decidir se interrompe o tratamento ou não.

  325. Olá Dr. André Moreira ! Parabéns pelo site pois era tudo o que eu precisava numa sexta-feira linda como esse. Bem explico: No dia 20 de junho agora, fiz a cirurgia de disjunção Palatina com dois buco-maxila. Graças a Deus tudo certo, Ja faz 1 mês e 8 dias e o inchaço é quase nada, entretanto, o espaço horrível entre os dentes é pavoroso ! A Dra. ortognática preencheu parte do espaço com resina, ainda assim, continua esteticamente terrível. Vou ficar com o aparelho até o final de novembro e só então começa a força de fechar ! Dr. é isso mesmo ? Confesso que estou chateada e se soubesse o constragimento que iria me causar não teria realizado, com certeza ! Não poderá antes do final de novembro ter uma medida palhativa para amenizar a estética ? Ai Dr. é bem na frente ! Me sinta pior que Ronaldo o fenômeno … Tenho vergonha de sair socialmente, é somente trabalho e casa. Muito obrigada

  326. Priscila,

    Eu entendo como você se sente, mas acho que o que poderia se feito era mesmo fechar o espaço com resina.

    Talvez estas restaurações não estejam muito caprichadas e possam ser melhoradas, mas fora isso, é aguardar o período de consolidação da disjunção.

    Mas não desanime! No final vai valer a pena.

  327. Prezado Dr. André,
    Bom dia,
    Tenho 31 anos e só agora decidi colocar aparelho,
    a dentista moldou o aparelho do céu da boca e irei colocá-lo terça feira dia 02/08/11, sou leiga no assunto e como li um pouco na internet e não estou enganada vi que na minha idade esse aparelho não ajudará em nada? Estou certa ou errada? Outra dúvida q tenho é se posso colar bracts? Pois não quero ficar só com aparelho no céu da boca por vários meses pra só então colocar o outro.

  328. Olá Dr. André Moreira!

    Tenho 30 anos e coloquei aparelho ortodontico! Meus dentes são muito colados, apinhados! tenho a mordida cruzada e o dentista que fui colocou um disjuntor modelo quad helix! tive que extrair 4 dentes! dois cisos superiores , um segundo molar , da arcada inferior ,tinha feito canal nele , mais o dente doía muito e o dentista resolveu extrai! e extrai tbm o terceio molar da arcade inferior!

    meu plano de tratamento que ele passou é o seguinte , disse que tenho que abrir expaço na arcada superior com esse expansor modelo quad helix que incomoda bastante. Como tbm extrai o segundo molar da arcada inferior , nao prestava o dente, ele quer tracionar o terceiro molar que esta em boas condiçoes , mais o mesmo não nasceu completamente! esta com a metade dentro do osso!ficou empatado de nascer porquee nao tinha espaço pra ele! O dentista colou um braket pra puxar ele! e pediu pra mim vibrar esse dente com um vibrador todos os dias pra ajudar a nascer o dente!

    Doutor minha pergunta é a seguinte, com minha idade esse expansor vai funcionar ? modelo quad helix e não o hirax

    E esse dente terceiro molar que nasceu apenas a metade tem chances d sair do osso e vim para o lugar do segundo molar que foi extraido, através dessa tecnica de colagem do braket pra puxar o dente e vibraçoes diarias? ele me falou que sim e tenho que ser otimista no meu tratamento!!

    doutor analise meu caso e diga se tem condiçoes , as dúvidas sao muitas!

    obrigado pel atenção!!

  329. Olá Dr. André , eu estou com o disjuntor Hirax a 3 dias e sinto todas as dificuldades ,de falar,comer e uma preção enorme nas 2 ativações diarias,enfim queria saber quanto tempo leva para notar algum efeito do tratamento.

  330. ola Dr!!eu nao sei nem de onde estou tirando forças para escrever,coloquei o aparelho tipo hyrax ja faz 5 dias,eu estou sentido muita dor,principalmente na frente,ja notei que os dentes estao bem separados,so que minha doutora disse que eu nao tomasse nem um tipo de remedio.
    eu gostaria que o sr me indicasse um remedio para tomar,e se e normal ela dizer que eu nao poderia tomar nada?
    me ajude dr,estou sofrendo muito…

  331. Jacqueline,

    Normalmente na sua idade o prognóstico não é muito bom para uma disjunção.

    Mas não sabemos se é isto que a dentista pretende fazer. Existem outras opções com aparelhos presos ao palato.

    Quando ao uso simultâneo dos brackets, depende do planejamento do caso.

  332. Durval,

    Eu não tenho como analisar o seu caso baseado apenas na descrição.

    Mas posso dizer que o quad-hélice é um expansor enquanto o hirax é um disjuntor.

    A expansão geralmente traz resultados menores baseados em desinclinação dos dentes. E isso pode ser feito em adultos quando há indicação.

    Quanto a trazer o terceiro molar para o lugar do segundo, é uma movimentação difícil, mas possível.

    A técnica com vibrações existe, mas eu nunca utilizei então não tenho como dar uma opinião.

  333. leydivania,

    Eu não posso receitar medicamentos desta forma.

    Sinto não poder ajudar, mas você precisa fazer este pedido para a sua dentista.

    Existem estudos indicando que alguns anti-inflamatórios podem interferir na movimentação e na formação óssea. Talvez seja nisso que ela se baseou.

  334. Ola Doutor!
    Tenho 30 anos fui no ortodontista e ele me falou q eu teria que fazer uma pequena cirurgia expansao palatina. Minha duvida e se existe outro procedimento um tipo de aparelho que nao tenha que fazer a cirurgia possa solucionar meu problema a maxila pequena ?
    Desde ja muito obrigada

  335. oi dr. o meu caso e o seguinte:coloquei o aparelho tipo hyrax e desde entao,meu nariz e na regiao proximo a sobramcelha esta muito dolorido,
    e tbm os dentes de baixo,gostaria de saber se isso e normal?
    e estou tomando um remedio chamado douflex,posso continuar tomando?

    desde ja obrigada

  336. Bom dia doutor. Acho que meu caso é similar a um outro lido, mas por favor,não me deixe sem resposta!
    Tenho 26 anos e meio, sou professora de inglês e vou começar o tratamento com o quadrihélice na semana que vem. Nessa sexta já vou colocar os elásticos..
    Estou perdendo noites de sono de preocupação pois não sei como ficará minha dicção, visto que no mesmo dia de colocação do aparelho terei que dar 4 aulas!Será que um tratamento com fonoaudiólogo será necessário no meu dia a dia?sem contar o tanto que já sei que sera dificl comer…
    aguardo sua respsota! abraços e parabéns pelo blog!!!

  337. Jussara,

    Na sua idade a disjunção normalmente é precedida por uma cirurgia mesmo e não existem muitas alternativas, já que uma expansão lenta não daria muito resultado neste caso.

  338. Vivianny,

    Certamente vai haver alguma dificuldade na articulação dos fonemas, mas não há como saber o quanto isso vai atrapalhar você antes da inserção do aparelho.

    Sinto não poder ajudar mais mas acho que você vai ter que esperar para saber.

    De qualquer forma, não custa nada procurar uma fonoaudióloga preventivamente.

  339. Ola dr. Andre,gostaria que me ajudasse,coloquei um aparelho de disjunçao
    hyrax,ja faz uma semana,minha dentista ate ja colocou a trava nele,so que fiquei com um espaço enorme entre os dentes da frente e esta me deixando muito desconfortavel com minha aparencia,gostaria que me desse uma opçao do que posso fazer para melhorar minha imagem?

    E depois de 4 meses ela disse que ja iria colocar o outro aparelho normal,
    o sr. pode me dizer por quanto tempo mais ou menos os dentes vao demorar para ir para o local exato?

    E a ultima pergunta para terminar,estou indo viajar no final do ano,e nao quero ir com esse buraco entre os dentes,sera possivel uma antecipaçao da colocaçao do outro aparelho,para quando for o final do ano ele ja esta no local?
    obrigado pela atençao.
    e adorei seu blog,e muito bom…

  340. Olá, boa noite!
    Desde já parabéns pelo excelente trabalho aqui exposto, é muito útil para saber um pouco mais sobre o assunto e sobretudo esclarecer algumas dúvidas.
    Com isto, gostava que me podesse responder à uma questão. Digamos que a minha saúde oral não é das melhores. Como tal, vou ter de usar aparelho dentário e também o expansar palatino, uma vez que devido ao entortamento dos meus dentes, o meu palato está muito reduzido. Ora a questão é a seguinte: é possível eu usar os dois ao mesmo tempo ou vai ser um de cada vez?

    Obrigado pela atenção.

  341. Ola… Dr. coloquei ontem um aparelho que fica entre o céu da boca e a lingua…o problema maior q estou sentindo, nem é tanto ao comer ou a dor…mas ao falar ou simplesmente engolir saliva, me da ansia de vomito…estou usando um spray anestesico pra garganta mas não ta adiantando, pq 5 minutos depois me da ansia de novo.
    como hoje é sabado não encontrei minha dentista, na segunda de manhã vou procurá-la e ver se existe outras alternativas…e mandar tirar esse aparelho…
    como alem de trabalhar, faço faculdade, e sempre tenho que falar e apresentar trabalhos, pagarei muito mico com essas ansias, e minha dentista disse que terei de usá-lo por um ano. não irei aguentar…

    quando fui fazer avaliação, ela disse que usaria o fixo nos dentes, eu ja tava até preparada, mas na hora de colocar ela veio com esse aparelho…

    será que com aparelho fixo nos dentes pode-se resolver problema de mordida cruzada? e não terei de usar esse no ceu da boca?

    Obrigada

  342. Dr André socorrooooo ,estou a uma semana e pouco com o disjuntor e abriu um espaço enorme entre os dentes da frente sei que é normal mas sinto vergonha ! to um pouco desesperada ,nessa sexta vou tranca-lo ,e agora vou fazer a pergunta oposta do que fiz anteriormente. Quanto tempo leva pra fechar por completo o diastema central?

    Desde ja Agradeço (muuuitão) :)

  343. Boa Noite Dr. André
    Coloquei O Hirax no dia 11 de julho, e no dia 26 de julho fiz uma cirurgia ortognatica e apartir daí comecei a ativar o hirax, ontem com 10 dias de ativação meus dentes da frente estavam bastante separados, a pergunta é.. Quando eu vou poder colocar o aparelho fixo na parte superior da boca e em quanto tempo meus dentes se juntaram de novo?? E quanto tempo irei ficar com o Hirax?
    Obrigado Dr. André

  344. Bete,

    O espaço pode ser disfarçado com restaurações provisórias de resina aumentando a largura dos dentes. Converse com a sua dentista sobre isso.

    O tempo para o fechamento completo do espaço depende de diversos fatores e é impossível reponder sem ter visto o caso.

    Quanto à uma antecipação para a colocação do aparelho, só a sua dentista pode responder.

    Abraços,

    Dr. Andre

  345. Evelin,

    Não tenho como saber se a sua mordida cruzada pode ser corrigida sem a disjunção. Mas talvez esta náusea vá diminuindo com o tempo.

    Pergunte se não há como fazer um disjuntor mais fininho que talvez ajude também.

  346. Jooh,

    O fechamento depende de diversos fatores relacionados ao seu problema. Por isso é impossível responder sem ter visto o caso.

  347. Diego,

    Todas as suas perguntas dependem de uma avaliação clínica para serem respondidas.

    Tudo está relacionado ao planejamento que o seu ortodontista fez para o seu caso.

    Normalmente um disjuntor fica na boca por uns seis meses, mas isso também pode variar.

  348. Olá Dr. Andre. Minha amiga começou a sentir dores no céu da boca e nos 2 dentes da frente.Gostaria de saber o que poderia ser.
    Vim perguntar aqui, pois não estou com paciencia para ver respostas retardadas dessas internautas.
    Obrigado, aguardo sua resposta o quanto antes, afinal estou muito preocupado com ela.

  349. Dr. André. Como vai?
    Minha filha de 14 anos colocou ontem o aparelho disjuntor, mas se parece com nenhum desses das fotos em sua postagem. Tem as bandas, mas o céu da boca fica completamente coberto, tampa tudo. Ela está sofrendo demais. E eu junto. Não consegue comer e, quando come, o alimento se instala entre o aparelho e a boca. As dores são horríveis e ela está muito incomodada. Mexeu com a auto-estima e com o social na escola. Minha segunda filha, de 12 anos, vai instalar o mesmo aparelho na semana que vem. Ficarei com as duas nessa situação. Como mãe, estou preocupada. A mais velha ficará 8 meses com ele, a mais nova 1 ano. Me pergunto se é necessário tanto sofrimento assim. Já pensei em procurar outro dentista para ver se existe um procedimento mais simples, pois essas coisas mudam de um dentista para outro, não? O que faço? Esse incômodo vai passar? Agradeço muito se puder ajudar, estou realmente preocupada (nem dormi esta noite) e a minha dentista não nos tranquiliza com as respostas que precisamos… Abraço

  350. Oi Dr. Andre,

    Tenho 21 anos e coloquei o disjuntor palatino do tipo Mc Namara no dia 25 de Maio. Apesar da idade, o tratamento foi correndo como esperado: houve a disjunção do palato durante as ativações, os dentes frontais se separaram, etc. Porém, faltando 2 semanas para a completar os 3 meses e a remoção do aparelho ser feita, minhas gengivas inflamaram, houve o crescimento de tecido em algumas partes internas da gengiva, ela fica inchada, dói, sangra e apesar da higienização constante ainda apresenta mau halito. Acredito que seja por causa do contato da placa de acrílico/resina (nao sei o nome do material) com a gengiva. Pode ser esse mesmo o motivo? O dentista já fez a remoção de tecido em vários lugares, mas ainda continua bastante inflamado e inchado.
    Gostaria de saber se é possível que o aparelho seja removido duas semanas antes de completar os 3 meses, e se isso pode causar algum efeito indesejado no tratamento.

    Obrigada!

  351. Dr. André eu coloquei o aparelho macnamara , ativei durante duas semanas, e faz um mês e quinze dias que eu não ativo mais.Agora meu dentista irá marcar uma radiografia pra ver o quanto de osso que já se formo. Eu gostaria de saber quanto tempo, mais ou menus, eu ainda terei que ficar com esse aparelho. Eu sei que fica difìcil pra você dizer, ao certo quanto tempo, mas gostaria de saber, se há casos em que são necessários menos que três a quatro meses para a formação dos ossos. Muito Obrigada.

  352. Boa noite Dr. André,
    Coloquei o aparelho expansor (hyrax) hoje de manhã e não sinto dor alguma, porém estou muito aguniada e não consigo falar, é mt ruim pois trabalho com atendimento ao cliente, telefônico.. Isso é normal? Quanto tempo demora para acostumar e falar normal? Não consigo comer nadaaa e nem beber nada, estou preocupada, coloquei hj e ja quero tirar logo! hahaha
    abraços, obrigada!!

  353. Alan,

    Se ela está passando por uma disjunção, é normal sentir desconforto nesta região.

    Mas sempre é bom conversar com o ortodontista responsável para saber se a dor está dentro do esperado para o caso.

  354. Carolina,

    Acho que o prinipal motivo para você buscar outra opinião é o fato da sua ortodontista não conseguir tranquilizar você.

    Numa situação como esta é necessárior termos certeza de que o sofrimento está dentro do esperado e vai valer a pena.

    Talvez seja uma boa idéia levá-la à outro profissional para uma segunda opinião.

    Mas antes tente conversar seriamente com a dentista atual.

  355. Dany,

    Acredito que o motivo seja este mesmo que você deduziu, mas só o seu ortodontista pode dizer se já é possível remover o aparelho.

  356. Dr. Andre, eu tenho uma duvida, eu uso o hyrax ai minha dentista falo pra mim usar um aparelho qui se usa debaixo da lingua é movel qui se aperta 1 vez na semana disse qui eu tenho qui tirar pra comer, bom eu queria saber como é o nome dele. Obrigado !

  357. Olá Dr André! Estou com uma dúvida.
    Coloquei o disjuntor no dia 15 desse mês e cada vez que eu como, fica com alimentos entre o céu da boca e a parte de cima do disjuntor. Gostaria de saber se com o tempo o disjuntor vai se aproximando do céu da boca, pois está muito desconfortável para falar e com a saliva também estou tendo muita dificuldade.
    Ainda não senti dor e minha dentista me pediu para eu fazer a ativação uma vez por dia, a cada dois dias, será que tem como você me dizer mais ou menos o tempo que vai levar para os dentes da frente se separarem e se no meu caso é provável que eu tenha dores. Tenho 22 anos de idade e estou com essas dúvidas. O prazo para eu ficar com o disjuntor é de 3 meses.

  358. olá, tenho 16 anos e coloquei um hirax a mais ou menos 2 semanas, por enquanto não estou vendo resultados somente as dores q incomodam bastante… enfim, meu dentista disse q eu só vou usa-lo por um mês e achei um pouco estranho pq ja ouvi pessoas dizendo q o tempo minimo pra corrigir a mordida é mais ou menos 3 meses… então queria tirar essa duvida… ah e queria saber tbm sobre a alimentação pq eu to sofrendo bastante com a alimentação, a comida enrosca no aparelho, o dente dói e tal…
    Obrigada !!

  359. Olá Dr. André,

    No mês de Janeiro/2011, comentei aqui no seu blog que tinha colocado uma expansor palatino “hirax” e tinha aberto bem no meio do meus dentes um expaço “gigante”, o Dr. me deu a sugestão de converçar com meu ortodontista sobre colocar “brackets” para acelerar um pouco o fechamento do espaçamento… e deu MTO CERTO!!! (mto obrigado pela dica) Agora estou com outra dúvida… retirei o antigo aparelho (hirax) e coloquei um outro, bem menos incomodo… é só um “FIOZINHO de aço” q alcança até o alto do céu da boca… Enfim… minha dúvida é: Tem risco de voltar ao q era antes, e eu ter q utilizar novamente o “hirax”, ñ sei se é somente sisma minha, mas acho q esse novo aparelho não é eficaz o suficiente…

    Muitíssimo Obg, pelo atenção novamente.

    Abç.

  360. Boa Noite Dr. André

    Estou com uma dúvida enorme. Tenho minha cirurgia de disjuncao marcada para o dia 16 de setembro, e como fasso uso de anticoncepcional estarei mestruada nos dias da cirurgia. O que eu faco?
    Posso continuar tomando sem fazer intervalo ou devo suspender o uso devido a anestesia?

  361. Wilian,

    A retenção de resíduos entre o aparelho e a mucosa depende de diversos fatores como o espaço existente e o tipo de disjuntor que você usa. Mas não tenho como dizer se vai melhorar com o tempo.

    Da forma como o aparelho está sendo ativado, provavelmente está sendo feita uma expansão e não uma disjunção que precisa ser mais rápida para romper a sutura palatina.

    Talvez no seu caso isso seja o suficiente para alcançar o resultado esperado pela sua ortodontista. Mas não posso falar nada sobre prazos de tratamento que não estou realizando.

  362. Joana,

    Realmente o tempo costuma ser maior que um mês, mas talvez ele substitua o disjuntor por um arco transpalatino logo que a disjunção terminar.

    Neste caso ele estaria fazendo a estabilização com um outro aparelho e não haveria problema.

  363. Hugo,

    Fico feliz em ajudar.

    Parece que o seu ortodontista substituiu o disjuntor por um arco transpalatino que é o correto. Está tudo dentro do normal.

    A princípio, não vejo motivos para preocupação.

  364. Muito obrigado pela resposta.
    Mas qual é a diferença entre disjunção e expansão?
    Na expansão costuma ter o diastema? Pois minha dentista me disse que os dentes da frente vão se separar um pouco..
    Obrigado!

  365. Olá Dr. Andre Moreira tenho 14 anos estou com o Disjuntor palatino Hirax a 15 dias minha mordida já descruzou e os meus dentes da frente estão com um espaço enorme sei que é normal , mais está me atrapalhando muito esse espaço e o meu dentista disse que ainda irá abrir mais , queria saber se é
    certo/ possivél colocar o aparelho bracket junto com o Disjuntor ?
    pois me sinto muito mau com esse espaço, não quero mais sair de casa e nem sorrir mais.

    obg desde já .

  366. Olá, DR. André
    Meu irmão tem um dente no céu da boca, e o palato dele ta cada vez mais fundo e estreito mais ou menos da largura do polegar.
    Estamos preocupada pois um dentsta da prefeitura disse que ele deve fazer uma cirurgia para abrir o paloto novamente só que esta cirurgia é muito arriscada ele pode vir morrer durante a cirurgia, um outro dentista disse que é possivel abriro palato somente com um aparelho.
    Somos de familia simples ele trabalha como amançador de cavalo de polo tem um filho de quatro anos e não tem condições financeiras de fazer esse tratamento , pois não tem comop fazer pelo SUS.Você poderia nos ajudar nos informando se existe algum lugar que ele possa ganhar esse tratamento?
    Somos da cidade de Orlandia- SP.
    Aguardo anciosamente por qualquer informação que possa nos ajudar.
    Ah ia me esquencendo é verdade que pelo o palato dele estar cada vez mais profundo pode faltar oxigenio no celebro dele?

  367. Wilian,

    Na disjunção há a ruptura da sutura, na expansão não.

    Na expansão não costuma haver abertura de diastema. Pelo menos não como numa disjunção que é bem rápida.

  368. Evellyn,

    Você vai precisar ter paciência agora e seguir a orientação do seu ortodontista. Mas converse com ele e veja se é possível adiantar um pouco a colagem dos brackets.

  369. Oi, estou prestes a passar por uma cirurgia para abrir o palato, e estou morrendo de medo… outro ortodontista já havia me falado isso da outra vez e encerrei o tratamento ali mesmo… gostaria de saber como é na integra, o pós operatório desse tipo de cirurgia. quanto tempo eu preciso ficar afastada do trabalho… lembrando que sou sub gerente de loja, ou seja, falo o dia inteiro, seja com clientes, ou mesmo com a equipe…. desde já, obrigada!

  370. Elisangela,

    Se você não tem condições de pagar por um tratamento a melhor opção é procurar uma faculdade de odontologia onde normalmente eles têm interesse em tratar estes casos mais complicados a um custo baixo.

  371. Dr.André,
    Meu nome é karina e tenho 22 anos.
    Uso aparelho fixo a 2 anos e 8 meses,antiguamente tinha dentes muitos separados,e tenho duvidas porque minha dentista uma vez tentou colocar a banda e não conseguiu e desde ai não colocou mas,isso é normal?,Outra duvida tambem é q minha gengiva doutor está inchada não da quase para escovar os dentes porq sangra fui no meu dentista e ela disse q éra meu anteconcepcional q estava alterando minha gengiva,é istomesmo?
    Muito obrigada!!!aguardo retorno…..

  372. Olá Dr André!

    tenho 28 anos e estou usando um expansor palatino de nome quadrihélix. Com a idade que tenho ele vai funcionar como deveria? Gostaria que falasse mais sobre ele , e pra que serve ? e se a média de uso é de 6 meses mesmo! tbm estou usando aparelho a dois meses e sinto meus dentes moles , isso é normal?

    orbigado pela atençao! grato

  373. Boa noite Dr,

    meu filho fará 14 anos daqui um mês e colocou no dia há 15 dias o disjuntos de haas – com uma parte que parece acrílico (sou completamente ignorante e nunca tinha ouvido falar a respeito). O ortodontista nos orientou a dar 2 voltas por dia, o que temos feito rigorosamente. Há 4 dias atrás a gengiva dele inchou bastante e levei correndo ao ortodontista que informou ser um problema de higienização e recomendou bochecho com água morna. Toda vez que damos a volta meu filho sente muita dor (tenho ministrado por conta própria analgésicos como dipirona, nem sei se resolve). Verifiquei e embaixo da parte de acrílico parece que tem pus e sangue pisado (não consigo ver direito) e tem inchado constantemente. Ele pede desesperadamente para eu tirar o aparelho e fico desesperado com seu sofrimento. Minha pergunta: É normal sentir tanta dor? é normal o inchaço? o retorno ao ortodontista será dia 31/08.
    Obrigada

  374. Paula,

    O pós-operatório depende de diversos fatores como a extensão da cirurgia, eventuais dificuldades encontradas durante o procedimento, destreza técnica do profissional, estado geral do paciente, etre outros.

    Por isso não é possível para mim falar sobre o pós-operatório aqui no blog.

    O cirurgião que vai operar é a pessoa certa para tirar estas dúvidas.

  375. Karina,

    O fato de sua ortodontista ter desistido de colocar a banda no dente pode não significar nada se ela tiver optado por colar o tubo diretamente pois o resultado é o mesmo.

    Quanto à gengivite, pode haver alguma relação com a questão hormonal, mas talvez a sua escovação não esteja sendo o suficiente para manter a gengiva saudável.

    Consulte um periodontista para ter certeza do que está acontecendo.

  376. Durval,

    O quadrihélice é um expansor de maxila. O tempo de uso do aparelho vai depender do planejamento ortodôntico e da resposta de crescimento ósseo e movimentação dentária.

    Mas não tenho como saber se é a melhor opção sem ter visto o caso.

    A mobilidade dos dentes é esperada, mas só o seu ortodontista pode dizer se está dentro do normal ou não.

  377. Marcia,

    Pela sua descrição a situação parece estar um pouco além do normal.

    Talvez seja necessário remover o aparelho para evitar uma complicação do quadro.

    Se o ortodontista não quiser remover, você pode recorrer a outro dentista.

  378. Boa noite Dr.,

    obrigada pela resposta. Levei meu filho ao ortodontista e o aparelho foi removido na segunda-feira para desinchar e será colocado novamente amanhã, o aparelho será desgastado para não ficar tão grudado ao céu da boca e segundo o ortodontista, não será mais necessário a ativação. Acredito que agora não terei mais problema…assim espero.
    Obrigada, eu realmente estava muito preocupada e agora está bem melhor.

  379. Manuela,

    Normalmente estes problemas vão passando com o tempo na medida em que você vai se acostumando com a presença do aparelho na boca.

    Mas, neste momento, não há nada que você possa fazer a não ser esperar.

  380. Dr André , estou mui preocupada com a minha filha; ela tem quatorze anos ,porém menstruou precocemente antes dos onze anos , cito tal ocorrido ,considerando o fato que o crescimento nas meninas se estabelece poucos meses apos a menarca .Minha preocupação deve-se ao fato que a mesma está usando o expansor palatino o qual, começou a surtir seus efeitos a contar do 7º p/ o 8º dia de ajustes díário, duas vezes por dia. Hoje a noite completará o 10º dia de tratamento.Ela esta reclamendo de dores entre as façes, que estende-se do meio da testa passa pelo meio de nariz até a fissura que estou achando pouco alargado em apenas 2mm aprox. estou achando muito pouco, levando o espaço de tempo. assim pergunto: É comum essa dor não tão intensa ,mais que muito incomoda.E com relação a fissura, uma vez iniciada o processo de alargamento se concluirá ou corre o risco de estacionar e ter que apelar para cirurgia???. Grata pela atenção.

  381. olá Dr. Meu problema e o seguinte,na verdade nao sei bem se e um problema,coloquei o aparelho tipo hyrax ja faz mais de 1 mes,no periodo da ativaçao,os dentes superiores da frente ficaram bem separados,so que agora depois de um mes eles voltaram a se juntar,ficaram do mesmo jeito.
    me ajuda dr. isso e normal? ou terei que voltar a ativalo novamente?

  382. desculpa dr. so uma obs: eu nao estou mas ativando meu aparelho faz quase um mes,e meu dentes voltaram para o mesmo lugar…
    desde de já agradeço.

  383. Oi, tenho 27 anos, meus dentes das laterais das arcadas estão inclinados em sentido lingual, o que está sobrecarregando minhas gengivas. Os dentes da frente estão inclinados para frente, e percebo que quando estou relaxada meus lábios ficam semi abertos. Fui a uma ortodontista que disse que para expandir minha arcada é necessário o uso de aparelho fixo (com braquetes), e que se eu utilizar o aparelho móvel os dentes vão voltar para o lugar errado, e vou precisar usar o aparelho móvel para dormir, o resto da vida, mas minhas gengivas estarão protegidas. Ela disse também que meu sorriso não vai exibir todos os dentes, ficando aqueles cantos escuros. Levando em consideração que não me importo com os cantos escuros e já durmo com uma placa interoclusal (então dormir com aparelho móvel o resto da vida não é um problema para mim), e minha prioridade é proteger minhas gengivas e colocar os dentes da frente para trás, gostaria de saber sua opinião sobre o uso de aparelho fixo ou móvel. obrigada!

  384. Dr André! Pesquisando aqui na net sobre a cirurgia de disjunção ortodontica, cheguei até o seu blog. Adorei como você esclarece as duvidas das pessoas. Muito bom o seu blog.
    Então, tenho 35 anos e resolvi colocar aparelho por estetica mesmo, depois que fiz a documentação ortodontica, minha dentista disse que meu caso é bem mais complicado. Tenho mordida cruzada dos dois lados, ela disse que seria preciso fazer uma cirurgia de disjunção e depois usar o aparelho disjuntor por 6 meses. Sera isso mesmo? Alem da cirurgia mais 6 meses com o disjuntor? Meus dentes não vão ficar muito separados? E depois que vou usar o fixo… e alem disso ela disse que preciso tirar 4 dentes, dois em cima e dois em baixo.
    Gostaria de saber também como é essa cirurgia? É comum? Estou muito preocupada.
    Muito obrigada,
    Ana

  385. Grace,

    Parece que a disjunção está seguindo normalmente. Já há um diastema e o desconforto é esperado devido à ruptura da sutura palatina.

    Mas não há como afirmar com certeza sem estar acompanhando o paciente e a disjunção é um procedimento que requer acompanhamento bem próximo.

    Por isso acho que você deve manter o ortodontista a par de todos os detalhes para que ele possa julgar se tudo está evoluindo de acordo com o esperado.

    Não deixe de assistir ao vídeo sobre higienização do disjuntor palatino neste link:
    http://www.ortodontista.net/blog/disjuntor-palatino-como-limpar-o-seu/

  386. Leydivania,

    Provavelmente os seus incisivos superiores se movimentaram naturalmente na direção do espaço e este se fechou.

    Isso pode acontecer depois que a ativação do disjuntor é interrompida pois os ligamentos trans-septais puxam um dente na direção do outro.

    Uma outra hipótese seria que o parafuso do disjuntor tivesse algum problema e voltasse ao zero. Neste caso o resultado da disjunção estaria perdido e seria necessário recomeçar. Mas acho improvável.

    De qualquer forma, não deixe de entrar em contato com o seu ortodontista para tirar a dúvida.

  387. Lívia,

    Como a sua ortodontista, eu não acho que os aparelhos móveis sejam a melhor alternativa para o tratamento de adultos.

    Agora procure se informar bem sobre todos os detalhes do seu tratamento antes inicia-lo.

  388. Anna Maria,

    Primeiramente obrigado pelos seus comentários positivos!

    Tudo o que foi descrito existe na técnica ortodôntica. Só não tenho como saber se realmente essa seria a minha escolha caso fosse tratar de você.

    A cirurgia não é muito simples não e costuma ser feita por um cirurgião buco-maxilo facial.

    Como há esta cirurgia e mais quatro extrações no seu planejamento, talvez seja uma boa idéia pedir uma segunda opinião consultando outro ortodontista.

    Não que eu ache que alguma coisa está errada, mas quando se trata de procedimentos invasivos e irreversíveis, é sempre bom dar uma confirmada.

    Se o segundo ortodontista discordar do primeiro você vai ficar com mais dúvidas ainda e provavelmente terá que consultar mais um ou até mesmo mais alguns.

    Mas, ainda é melhor do que partir para as cirurgias sem ter certeza de que é o único caminho a ser seguido.

  389. Doutor,tenho 20 anos e coloquei o aparelho hyrax faz 8 dias, tenho que ficar 10 dias ativando ele , dai então vou na dentista para ela ver se precisa ativar mais ! Os incivos estão abrindo como esperado, só que eu acho muito feio! O aparelho é sofrido mas pra mim isto não é nada, o ruim é o diastema que abre ! Queria saber se existe a possibilidade de depois que parar de ativar o hyrax, colocar junto com este o aparelho fixo ?Obrigada e amei o blog, parabéns !!!!

  390. Manuela,

    Como o Haas tem uma parte de resina, ele pode dar este tipo de problema.

    Mas não é motivo para preocupação. Vá escovando que o chiclete acaba saindo aos poucos.

  391. Coloquei o disjuntor há quatro dias, e estou ativando-o duas vezes por dia. Porém não sinto dor ou incomodo, gostaria de saber se posso ativa-lo mais vezes ou se devo proseguir do mesmo modo.
    Obrigada pela atenção.

  392. Prezado Dr André, tenho 27 anos e coloquei o Hyrax há dois, mas estou tendo um desconforto enorme na hora de comer. O céu da minha boca é muito fundo e por isso tenho uma dúvida. Qual a posição correta desse aparelho em relação ao palato? Ele deveria ficar encostado? Digo isso pq o meu aparenta estar um pouco longe, complicando demais na hora de comer. No mais, gostaria de saber quantos dias em média é possível perceber se o tratamento será eficaz. Infelizmente é tudo mais complicado quando chegamos na vida adulta, por isso probleminhas assim devem ser resolvidos na infância ou adolescência. Sou advogado é isso está me atrapalhando demais.

    Agradeço a atenção!

  393. Fran,

    Isso depende da sua ortodontista e do que ele planejou para o seu caso.

    É preciso ter cuidado ao tentar fechar o diastema muito rápido logo após a disjunção por que naquele espaço não há osso ainda, ele vai se formar nos próximos meses.

    Mas algumas vezes é possível ir diminuindo gradualmente o diastema com movimentação ortodôntica.

    Converse com ela sobre isso.

    Fico feliz que você tenha amado o blog!

  394. Michele,

    Eu recomendo que você siga rigorosamente a orientação do seu ortodontista pois é ele quem conhece todos os detalhes do seu caso e fez o planejamento da disjunção baseado na observação clínica e dos exames radiográficos.

  395. Rafael,

    Um palato muito profundo dificulta a confecção do disjuntor por que o parafuso tem uma largura mínima e às vezes ele pode não ter espaço para ser posicionado na parte mais alta do palato.

    Nestes casos o aparelho acaba ficando afastado da mucosa do palato e realmente cria algumas dificuldades.

    Só não tenho como saber se o problema no seu caso é este mesmo, ou se seria possível melhorar a situação com um novo disjuntor mais bem adaptado à sua anatomia.

  396. Doutor obrigada pela ajuda ! Fui na dentista e vou fikar ativando o aparelho mais 10 dias, o total fecha 20 dias de ativação no dia 27/09 ! E tá bem aberto os incisos centrais já ! Só que dia 29 de outubro eu entrego a minha faixa de princesa e não queria estar com este diastema horrível! O que o sr. faria? colocaria o aparelho fixo ? eu quero muito colocar junto com o hyrax mas tenho medo que atrapalhe o resultado..! E não tem outra forma de fechar aquele espaço, nem que seja somente no dia? alguma massinha ou algo do tipo ? Obrigada Dr.

  397. Fran,

    Em um mês acho que não há tempo suficiente para o fechamento do diastema, mas talvez ele possa fechar parcialmente.

    Para disfarçar o resto do espaço, restaurações provisórias de resina podem ajudar.

  398. Bom dia! Gostaria muito que vc me respondesse ainda hj de manhã, pois estou bastante aflita.tenho 37 anos e me ocorreu aos 9 anos de idade extrair um dente incisivo lateral superior esquerdo por migração para o palato. Em consequencia disto houve apinhamento circunstancial dos dentes da arcada inferior e deslocamento da linha média superior para a esquerda. Eu convivi com isto durante todo este tempo e fiz alguns tratamentos ortodonticos na adolescencia e na juventude que não surtiram o efeito desejado. Agora já com quase 40 anos estou novamente buscando uma solução e com o tratamento houve correção, com alinhamento dos dentes inferiores mas as arcadas batem juntas sem a super-posição fisiológica da superior sobre a inferior. meu dentista indicou a extração de um dos dentes incisivos inferiores e eu estou muito preocupada se isto não vai afetar a harmonia das arcadas e me provocar um problema no futuro. Está indicada a extração do dente nesta situação? Eu não tenho mais espaço na superior para o implante de um dente, tentamos isto mas não foi possível. Muito obrigada. Valerya

  399. De fato eu não gostaria de ter que arrancar mais um dente. Afetivamente me incomoda! Cuido muito bem dos meus dentes e eles são perfeitos, exceto pela falta deste meu incisivo superior que foi extraído… Fico imaginando se uma disposição ímpar de elementos dentários na arcada inferior não vai ficar esteticamente desarmônico ou então se não irá prejudicar a oclusão por aumento na proporção entre as arcadas. Sei que do jeito que está não pode ficar pois percebo que há uma pressão inadequada sobre a ATM e já tive dores por isto. Tenho receio do desgaste que pode se dar por causa das arcadas batendo uma na outra sem super-posição da superior sobre a inferior.Não tenho mais “osso” para a abertura da sutura palatina, por isto meu dentista não indicou o expansor. devo arrancar este incisivo inferior? Há indicação? Não vou ter problemas?

  400. Dr.

    Tenho 21 anos e coloquei hoje o disjuntor palatino.
    Só que existe um espaço muito grande entre o aparelho e o céu da minha boca.
    Isso é normal?
    Não estou conseguindo mastigar praticamente nada e estou salivando muito.

  401. Doutor, fui ao dentista e ele disse que tenho mordida cruzada e que por este motivo devo usar o expansor por 3 a 4 meses.Ele não me disse, mas li que meus dentes da frente vão abrir e acredito que ficarão horriveis.Acontece que no final do ano vou viajar e não gostaria que meus dentes estivessem assim.Será que dá para colocar o fixo para melhorar até meados de 20 de dezembro?Quanto tempo demora para o aparelho fixo fechar os dentes?
    Agradeço muito.

  402. Doutor , eu colokei ontem meu Hírax neh , só que assim eu nao consigo nem me alimentar direito :S pelo fato de praticamente nao conseguir engolir praticamente nada , pq minha lingua para no hirax e nao consegui engolir direito :S nao consigo falar direito tmb :S minha lingua dói :S isso é norrmal ? e depois de quanto tempo eu conseguirei me adapatar ? obrigado

  403. Valerya,

    Realmente o seu caso parece bastante complexo, mas é impossível para mim dar uma opinião sem uma avaliação clínica.

    Eu não posso dizer se você deve ou não extrair este dente. É muita responsabilidade.

    Se não é possível criar espaço para um implante a situação fica realmente difícil, mas a extração vai criar uma assimetria inferior com certeza.

    Enfim, só posso sugerir que você busque uma segunda opinião com outro profissional para ter certeza de que todas as outras alternativas estão realmente descartadas.

  404. Prezado Dr André, agradeço a atenção dada acima. Hoje, 07 dias após a colocação do Hyrax, percebi que os dentes da frente sofreram uma pequena separação, ´muito pequena mesmo, mas percebe-se que estão sendo separados, iniciando-se o diastema. Só percebi hoje, no 7º dia de ativação. No entanto, esses mesmos dentes (incisivos centrais), ficaram um pouco sensíveis, estão doendo mais, ao passo que a pressão que antes existia ao ativar o aparelho, está cada vez menor, quase não sinto mais aquela pressão que havia no rosto e também não sinto mais dores de cabeça. Em virtude disso, faço as seguintes indagações:

    1- Esses sintomas descritos acima denotam a possível ruptura do palato?

    2-É normal a sensibilidade aliada a um pouco de dor nos incisivos centrais com o uso do Hyrax?

    Agradeço mais uma vez a atenção dispensada.

  405. Olá Dr.
    tudo bem?

    Tenho 19 anos e fui ao ortodontista pra fazer uma avaliação para verificar o tipo de aparelho que devo usar.
    O dentista me disse que tenho mordida cruzada do lado direito e que teria que usar o disjuntor palatino.

    porem estou com receio de coloca-lo devido minha idade.

    existe alguma chance do tratamento feito com esse aparelho nao dar resultado?

    quais os riscos de coloca-lo nessa idade?

    desde ja agradeço sua atençao.

    um abraço :)

  406. Luara,

    Os estudos indicam que na sua idade ainda é possível obter a disjunção sem a cirurgia, mas como sempre, cada caso tem as suas características e só o ortodontista que avaliou você é quem pode dizer se vale a pena tentar e qual o risco de insucesso.

  407. meu aparelho é um hirax eu apertei demais quebrou
    a onde não deveria ter quebrado é a minha dentista voltou
    o meu aparelho fazendo com quer os ossos voutacem para o lugar
    tem algum problema nisto?

  408. Olá, Dr André, eu e minha esposa estamos com muita dificuldade de ativar o aparelho palatino da nossa filha, ficamos sempre na dúvida sobre qual a posição exata que se encaixa a chave de ativação e o movimento certo para que haja a ativação, seria possivel o senhor colocar um video demonstrando em detalhes como é feita essa ativação?

  409. Olá Dr.
    Há pouco tempo fiz a cirurgia par expansão da maxila, pois tinha mordida cruzada do lado direito, e pela minha idade 24 anos, apenas o aparelho Hirax não iria adiantar, após a operação iniciamos as ativações do aparelho, como esperado surgiu o diastema, mas isso não está sendo tão incomodo.Porém percebi que o lado esquerdo, que não tinha problema, também esta se movendo, a mordida esta totalmente torta. é assim mesmo? Meu cirugião, falou que os dentes serão colocados no lugar, mas eu sinto que o osso esta para frente, sei lá, dando uma impressão que corrigiu em um lado, e estragou no outro.
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada!

  410. Claudia,

    Se o disjuntor quebrou será necessário fazer outro e recomeçar a disjunção.

    Não é o ideal, mas não acredito que você terá problemas por isso.

  411. Andre,

    Vou pensar em como fazer este vídeo, é uma boa idéia.

    Mas não será imediato e talvez não vá servir para o seu caso.

    Para vocês acho que seria melhor mesmo receber instruções do seu ortodontista.

  412. Dr, tenho 17 anos e meu dentista disse que terei que colocar o expansor. Já tinha medo de dentista e depois de saber desse aparelho fiquei mais apavorada…
    Gostaria de saber se, existe diferença entre expansor e disjuntor?
    Meu dentista indicou tres meses, isso é pouco?
    E depois de retirar o expansor, que aparelho coloco no lugar ou não tem perigo de voltar ?

  413. Francielli,

    A expansão da arcada acontece para os dois lados. Deve ser isso que você está sentindo. Mas depois a mandíbula deve se reposicionar normalizando a situação.

  414. Boa tarde,
    Tenho uma filha de 8 anos com uma mordida aberta grave(de um dos lados ainda encosta o canino do outro não). Levei a um médico que me disse que só operando por volta do 19 anos.
    Entretanto levei a outro médico, que sugeriu o seguinte tratamento, uso de expansor palatino durante 9 meses, em conjunto com terapia da fala para reeducar a lingua. Ao fim dos nove meses se persistir a deglutição a tipica 1 grelha lingual.
    Será este o tratamento correcto? o Dijuntor palatino é usado na mordida aberta?
    Agradeço desde já, atentamente
    Sílvia

  415. Olá…Bom dia
    Fiz a cirurgia de expansão da maxila e agora terminei de abrir o aparelho e o meu dentista travou.
    Está aquele espaço de mais ou menos 7 mm entre os dentes centrais…
    Será que em 20 dias fecha um pouco?

  416. Carol,

    A disjunção ocorre muito rápido com duas a três ativações do aparelho por dia, a expansão é lenta com duas a tres ativações por semana. Mas isso pode variar bastante de acordo com o caso e o profissional.

    Quanto ao tempo de três meses, eu não posso afirmar nada sem ter visto o seu caso.

  417. Silvia,

    Se a mordida aberta for esquelética, ou seja, o problema for na estrutura óssea da face, o tratamento realmente costuma ser cirúrgico.

    Se for funcional, provocada por mal-posicionamento da língua, por exemplo, a segunda opção de tratamento deve dar bons resultados.

    Eu só não tenho como saber em que situação ela se enquadra sem ter visto o caso. E acho que isso é o mais importante neste momento: Um diagnóstico correto do tipo de mordida aberta, para que possa se chegar ao tratamento adequado.

  418. Olá Dr. André,

    Tenho 30 anos, e coloquei o hirax dia 23/09, revisei dia 28 estava tdo normal, sempre dando uma volta pela manhã e uma volta a noite… dia 04/10 acordei com um estalo (o hirax caiu) somente do lado esquerdo… fui ao consultório colar devolta, mas não ficou legal, parece q vai cair a qualquer instante. A Dra. pediu q eu não ativasse até hj dia 06/10 e q eu retornasse ao consultório para então fixar melhor. Voltei hj e ela disse q eu devo dar uma volta dia sim dia não, e pediu p/ eu voltar lá dia 11/10.
    Não sei oq está acontecendo, ela apenas disse q foi muita preção, tenho medo por causa da minha idade, li sobre alguns casos com complicações.
    Sobre espaço entre os dentes… não aconteceu ainda comigo. Será q não estou tendo sucesso no tratamento? pq o hirax pode ter caido?

    desde já obrigada.

  419. Olá Dr. Andre.

    Obrigada pelo retorno. é normal, no meu caso, no lado esquerdo, eu sentir um grande incomodo pelo osso e dentes estarem encostando na bochecha? Isto irá melhorar com o tempo, pois está super desconfortavel. Fico no aguardo.

    Obrigada!

  420. Oi Dr. André, já vim aki por várias vezes, mto obrigada por nos responder. Em outros locais da net, a explicação q se tem é mínima, e só após passar aki no seu cantinho foi que me sentí mais segura.

    Tenho 25 anos, e foi me recomendado o aparelho Hyrax, meus dentes são muito “encavalados” e minha mordida superior muito estreita. Sei que na maioria dos casos é melhor fazer a cirurgia, mas no momento não tenho condições financeiras. Pesquisei alguns preços, e sei que é caro.

    Gostaria de saber com toda a sua sinceridade se há a possibilidade do aparelho funcionar sem a cirurgia? Já tratou algum paciente que tenha dado certo nessa faixa etária?

    Já estou com as borrachinhas nos dentes, e amanhã já coloco o aparelho, mas não foi feito nenhum raio X do meu pulso, o dentista não pediu.
    Será que é seguro arriscar?

    Mais uma vez obrigada por disponibilizar do seu tempo para atender nossas dúvidas. E se seu consultório fosse perto da minha família, com certeza o teríamos como nosso dentista.

    Tenha uma ótima semana. Deus abençoe.

  421. Ana Paula,

    É difícil saber sem ver o caso, mas certamente houve uma mudança no ritmo do tratamento e é importante que a sua ortodontista explique com clareza o que está ocorrendo.

    É ela que tem todas as informações e pode dar as respostas mais precisas.

  422. Roberta,

    Obrigado pelos seus comentários. Você é muito gentil.

    Mas eu não posso dizer para você se vale a pena arriscar uma disjunção ou não.

    Eu já fiz disjunções em pacientes com 20,22 anos com sucesso, mas cada caso precisa ser estudado individualmente.

    Você terá que tomar esta decisão junto do seu ortodontista. Infelizmente eu não poderei ajudar nisso.

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  423. oi dr, parabéns pelo blog, é otimo!
    tenho 18 anos e to com o disjuntor palatino ha 4 dias e to com algumas duvidas.
    eu posso beber bebida alcoolica usando ele? porque sabe como é, na minha idade eu saio muito, vou pra muitas boates e beber faz parte. pode?
    e, se sim, queria saber se existe alguma coisa a mais que nao pode ser feita tambem.
    obrigado desde ja

  424. Boa tarde, Dr.
    Tenho 22 anos e 7 meses. No dia 31/08 coloquei o Hirax e no dia 07/09 foi feita a primeira ativação, a médica pediu que eu ativasse (empurrando a chave para trás), 2x pela manhã e 2x a noite. Porém, no domingo de manhã (09/10), quando comecei a empurrar, ouvi um estalo, como se tivesse quebrando algo, fiquei com medo de continuar o procedimento e parei. Esse barulho de rompimento é normal?
    Obrigada.

  425. João,

    Sim, você pode consumir bebidas alcoólicas enquanto estiver com o disjuntor.

    Só lembre de manter sempre bem higienizado.

    Já viu o último post com o vídeo ensinando a limpar o disjuntor?

  426. Oi Dr. André, obrigada pela resposta.
    Coloquei o hyrax no sábado e comecei a ativar ontem. 2 voltas por dia, uma na parte da manhã e a outra a noite. Sinto muita dor de cabeça, o osso da face tá doendo um pouco, formigamento no céu da boca e até a ponta do nariz tá dolorida. Isso é normal?
    Sei que dor não é sinal de que está dando certo. Fui ao dentista ontem e ele me disse q é necessário paciência e força de vontade.

    Fico com medo de perturbar demais sabe?

    Afinal Dr. André, esses sintomas são normais?
    Mto obrigada mais uma vez.
    Ótima semana.

  427. dr, mt obrigado pela resposta!
    to muito mais aliviado. mas entao porque minha dentista disse que era pra usar antiseptico bucal SEM ALCOOL? isso que me fez ficar com essa duvida
    ja vi o post ensinando como limpar sim, ajudou muito
    obrigado

  428. Olá dr,

    tenho 15 anos , ontem a doutora pôs a barra palatina no céu da boca, e , e ainda só passou um dia e eu já estou ”farto” de a usar. Mal consigo comer, a minha lingua está ferida ( eu uso o gel para as aftas, mas esta barra faz-me criar muita saliva na boca e o gel sai), e não consigo falar muito bem. queria saber o que posso fazer para proteger a minha lingua e quanto tempo demoro a acostumar-me á barra e por quanto tempo vou ter de a usar.
    eu não estou a criticar as barras, pois sei que é para o bem dos meus dentes, mas realmente são muito incomodativas.

    Obrigado, e desculpe o desabafo.

  429. Camila,

    É possível ocorrer esta sensação durante a disjunção, mas você precisa tirar esta dúvida diretamente com a sua ortodontista.

    Apenas pela descrição não há como saber o que está acontecendo e este procedimento precisa ser sempre bem monitorado.

  430. Roberta,

    Não fique com medo de perturbar demais.

    O trabalho do ortodontista é manter o cliente informado e tranquilo.

    A disjunção é um procedimento que precisa ser sempre monitorado e existem alguns riscos. Então acho que é melhor ser “chata” do que arriscar ter um problema durante o tratamento.

    Se o ortodontista não tem paciência para atender seus clientes e mantê-los seguros em relação o tratamento, está na profissão errada.

    O cliente exigente é a melhor ferramenta para aprimorar o profissional, então você estará fazendo um favor à ele ligando para perguntar.

  431. João Carlos,

    Os antissépticos sem alcool são mais suaves em relação à mucosa bucal e, normalmente, os dentistas preferem indicar este tipo de enxaguatório.

    Talvez a sua ortodontista tenha algum motivo específico, mas aí vocÊ precisa perguntar a ela.

  432. Bruno,

    Ainda é cedo para avaliar o desconforto. Em alguns dias você estará mais adaptado ao aparelho. Mas não tenho como afirmar se será em uma semana ou duas.

    Quanto ao tempo que você usará a barra, só o seu ortodontista pode responder.

  433. Oi Dr.
    Coloquei o disjuntor a uma semana, e como meu dentista iria se ausentar, essa semana não tenho consulta, ele indicou para ativar o aparelho apenas uma vez no dia enquanto ele não esta presente para acompanhar. Até hoje não tive problema nenhum, apesar do desconforto ele parece estar funcionando bem. Mas hoje percebi que minha gengiva parece estar um pouco inchada, é normal?
    Desde já obrigada.

  434. Ola DR!

    Meu caso é muito complicado, faço meu tratamento com um dentista muito bom da minha região… Tenho 20 anos já utilizo o aparelho ortodôntico fixo, fiz a extração do incisivo lateral direito (Esse lado do meu rosto ficou maior que o outro) antes da extração minha mordida atras estava perfeita, agora o maxilar fica “quase” dentro da mandíbula! Vou colocar o Hirax, porém não sei se ira resolver pelo fato de eu usar o fixo! Estou com medo, e não tenho dinheiro e nem coragem pra fazer uma orictognóstica! pode me dar uma luz?

  435. Rebeca,

    Acho difícil tentar dar uma opinião no seu caso sem ter examinado você, mas a extração de um incisivo lateral superior não é comum em ortodontia.

    Acho que o seu ortodontista pode explicar com detalhes o que ele planejou para o seu tratamento. Converse com ele para tentar entender.

  436. Oi Dr. André. Como percebí, os adultos que passam aki no blog. para tirar as dúvidas e fazem uso do Hyrax, não voltam pra informar o que de fato aconteceu; se funcionou ou não e o que o ortodontista falou a respeito do caso.
    E eu vim aki pra lhe perturbar mais uma vez. rsrs
    Então, tenho 25 anos e 9 meses, coloquei o hyrax (sem fazer cirurgia) no sábado passado, comecei a ativação na segunda. Hj (dmingo) fazem 7 dias de ativações diárias uma vez na parte da manhã e outra a noite. Sentí mta dor. Mto incômodo e até sentí diferença no meu sono. Eu não respirava direito, agora sinto que minhas vias respiratórias estão “abertas”, o ar passa com mais facilidade.
    Pois bem, amanhã tenho consulta com meu ortodontista e acho que ele ficará surpreso. Eu não sei bem como explicar, então vou falar de uma forma que dê para todos entenderem bem.
    Meus dentes eram muuuuuitos juntos, tão juntos que não passavam fio dental a não ser que me machucasse muito. Os centrais eram tão juntos que as vezes eu sentia um estalo entre eles. Eram ENCAVALADOS de verdade.
    Com o uso do Hyrax me surpreendí. Fui avisada que sentiria mta dor, pois meu caso era muito complicado. Após uma semana tô muito feliz. Queria muito mostrar as fotos pra vc’s, mas infelizmente não dá.
    Pela 1° vez em muuuuito tempo, o fio dental passa com facilidade, fica até folgado entre os dentes. Tô notando que os dentes centrais se afastaram realmente (mto pouco ainda, mas dá pra ver do outro lado), tenho visto que está funcionando Gaças a Deus. Amanhã qndo voltar do dentista voltarei pra dizer o que ele falou.
    Desculpem o discurso, mas é que sempre fica alguma dúvida se funciona em adultos, e os adultos que fazem uso do hyrax não voltam ao tópico pra dar notícias.
    Comigo sinto e vejo que está funcionando. E como o Dr. André sempre os avisa, cada caso é um caso. É importante tirar as dúvidas, procurar mais de um ortodontista.
    É importante tb manter o bom humor, pois como afeta a dicção (pouco) e os dentes se afastam (diastema) eu tenho vários apelidos, tipo Patolino, Presuntinho e agora Ronaldo (por causa do buraquinho no meio dos dentes) kkkkk O q importa é que dê certo não éh?

    Então Dr. André, terá que me aturar mais alguns dias, pois voltarei para dar notícias sobre me caso. Não sei se pode ajudar alguém néh?
    Ótimo dia. Deus abençoe sempre.
    Ví o vídeo de como higienizar, me ajudou muito, o vídeo ficou ótimo e mesmo sem sua permição, deixei o link numa comunidade do orkut.
    Esse blog caiu do céu!
    Fiquem com Deus e fé sempre!

  437. Ola doutor me tira uma duvida eu levei minha filha a uma odontopediatra e ela disse que minha filha deveria usar uma grade palatina fixa, pois minha filha esta com os dentes superiores bem para frente tipo (dentuçinha) ela disse que isso é devido a interferencia da lingua e o uso da chupeta mais minha filha tem apenas quatro anos e eu fiquei meio receosa mesmo a dentista tendo dito que esta é uma idade aconselhavel pois segundo ela quanto mais cedo melhor o resultado mais eu estou na duvida por isso queria saber sua opinião, obrigada!

  438. Primeiramente, parabéns pelo trabalho que é feito nesse site. Passei muito tempo procurando resposta para algumas duvidas sobre a mordida cruzada. Bem, minha dentista diagnostico que seria necessário a cirurgia ou o aparelho móvel para o aumento do meu palato. Fiquei apavorada quando buscando pela internet assistir um video de como seria essa cirurgia, então minha dentista sugeriu esse aparelho. Enfim, minha duvida é se esse aparelho ajudaria em meu caso porque eu já tenho 21 anos, se há muita dor. E sobre essa cirurgia quando seria o tempo de recuperação e quanto estaria o preço.

  439. Lia,

    Apesar de ser tecnicamente uma alternativa eficaz, eu acho a grade palatina fixa um dispositivo desconfortável para uma criança tão pequena.

    Mas depende muito da intensidade do problema.

    Se não for muito severo prefiro uma abordagem com aparelhos funcionais por volta dos seis anos de idade.

  440. Viviane,

    Fico feliz que você tenha gostado do site. Obrigado pelos elogios. São sempre bem-vindos.

    Bem, não tenho como responder especificamente sobre o seu caso, mas recomendo que você leia o depoimento da Roberta que tem 25 anos e está aqui mesmo neste post.

    Ela fez a disjunção sem cirurgia com sucesso.

    É claro que cada caso tem suas características, e nem todos os pacientes reagem da mesma forma, mas o máximo que posso fazer aqui no blog é orientar de maneira genérica.

    Pela sua idade muitos estudos dizem que é possível fazer sem cirurgia, mas só quem pode dizer com certeza é a sua ortodontista que estudou o seu caso.

  441. Olá!!

    Minha filha colocou aparelho ortodontico na arcada inferior ontem a tarde e a noite descolaram 3 brakets.
    Fui informada no dentista que não é possível colar novamente logo em seguida porque mancharia os dentes…
    Pesquisei na internet mas nao encontrei nenhuma explicação para isso.
    Gostaria de informações, se possível!
    Os brakets descolados estão causando muito desconforto!
    Obrigada!

  442. Olá Dr Andre!

    Eu usei esse aparelho para abrir o céu da boca durante cinco meses, mais percebi que um lado abriu mais doque o outro.
    Queria saber qual é oi precedimento quando isso acontece.

  443. Olá,

    Estou utlizando o dijuntor aproximadamente 25 dias , ele está travado. A minha pergunta é sobre a sensibilidade no lábio superior , parece que ainda está anestesiado. Existe algum procedimento para que eu venha sentir a sensibilidade normalmente. Parece que estou sentindo um gosto de remédio na boca. abs.
    Grato.

  444. Olá novamente Dr.
    Na verdade a extração foi de um incisivo inferior….
    Tenho 20 anos já utilizo o aparelho ortodôntico fixo, (Esse lado do meu rosto ficou maior que o outro) antes da extração minha mordida atras estava perfeita, agora o maxilar fica “quase” dentro da mandíbula! Vou colocar o Hirax, porém não sei se ira resolver pelo fato de eu usar o fixo! Estou com medo, e não tenho dinheiro e nem coragem pra fazer uma ortognóstica! pode me dar uma luz?

  445. Amanda,

    Pode ser que seja apenas a posição da mandíbula (arcada inferior) que esteja dando esta impressão pois normalmente a arcada expande de forma simétrica bilateralmente.

  446. Oi Dr. André, voltei pra dar notícias.
    pois bem, com ativações diárias no hyrax, após mta dor e incômodo, resolví visitar outro ortodontista, foi por emergência, já q na semana passada eu havia feito a ativação e ouví um “clec” alto, assutei. Na 1° vez o aparelho soltou, tive q ir no dentista e ele arrumou, na 2° vez sentí alguma dor e resolvemos fazer uma radiografia. Podemos ver que realmente funcionou, o disjuntor fez o descruzamento da mordida superior.
    Foi nescessário moldar outro hyrax, mas de qualquer forma, já parei com as ativações. Graças a Deus.

    Na próxima semana já montamos o fixo na inferior.

    Eu quero mto agradecer ao Dr. André por disponibilizar de seu tempo para nos responder e nos dar atenção.

    Tá tudo dando certo. Mais uma vez falo que é NECESSÁRIO q vc procure mais de um profissional e que vc tire todas as suas dúvidas. Pois para o 1° ortodontista que fui, meu caso seria cirurgico, somente no 3° foi que tentamos sem cirurgia, e isso com dúvidas se funcionaria.

    Quase desistí de tentar, por procurar na internet alguma coisa, e nunca encontrava, a não ser indicações de cirurgia, e foi graças ao blog do Dr. André que tentei, pois só aki conseguí respostas pra minhas perguntas.

    Então é isso gente, agora é ficar mais um tempinho (6 meses) com o hyrax travado e depois vamos pro fixo.

    Meu caso é um exemplo de que é possível SIM uma disjunção palatina em adultos (tenho 25 anos e 9 meses) sem intervenção cirúrgica.
    Boa sorte para a galerinha que tá na luta pra ficar com os dentes certinhos, mta paciência e fé, que tudo dá certo.

    Um bjo grandão pra todo mundo que curte o Dr. André.
    Mais uma vez obrigada Dr. Deus abençoe mais e mais. Sucesso sempre!

    (vou postar este mesmo comentário no post sobre meu depoimento ok?)

    Tô taum taum taum feliz! \o/

  447. Entendi, mais a minha mordida esta torta e esta incomodando, porque quando eu fecho a boca não fica certo e o lado esquerdo os dentes não alinharam perfeitamente como os do lado direito. rs
    Eu acho que o dentista percebeu isso, mais não fala nada. porque ele olha muito um lado, e disse que abriu demais.

  448. Rebeca,
    Não consegui entender bem o que aconteceu. Se foi extraído um dente inferior, como a arcada superior ficou menor levando a uma mordida cruzada?
    O uso do disjuntor associado ao aparelho fixo não é o mais comum, mas só o seu ortodontista pode dizer se é seguro fazer isso neste momento.
    Não há como dar uma opinião sem ter examinado você.
    Mas eu sempre recomendo que não se tome decisão nenhuma sem estar seguro do que vai ser feito. E isso só se consegue através do diálogo entre o paciente e o profissional.

  449. então Dr. também não sei como… mais realmente a inferior é maior!
    pro senhor ter uma noção meu incisivo lateral superior antes do canino, esta batendo em cima do meu canino inferior esquerdo que esta sendo puxando para ficar ao lado dos meus incisivos centrais. Do lado direito da arcada esta perfeita, apenas o lado esquerdo que a arcada inferior parece ser maior!

  450. Roberta,

    Em primeiro lugar eu quero agradecer a sua boa vontade em fazer este depoimento tão detalhado aqui no blog.

    Como eu já disse, certamente ele será útil para muitas pessoas.

    Espero que outras pessoas sigam este exemplo e contem seus finais felizes aqui também.

    Um grande beijo para você Roberta!

  451. Olá Dr. Andre.
    Boa tarde.
    Minha dentista disse que terei que colocar o expansor pois tenho mordida cruzada, mas estou com 17 anos e ela disse que as chances do meu dente ficar certo são minimas. Ela falou de fazer cirurgia mais eu não quis, vou tentar o aparelho mesmo.. você acha que estou fazendo a coisa certa ou na minha idade ainda tenho chances ?

  452. Amanda,

    Então você deve coversar com ele e mostrar que não está se sentindo segura com os rumos do tratamento.

    Ele certamente vai explicar o que está acontecendo e como vai resolver a situação.

  453. Rebeca,

    Agora eu entendi o que foi feito, mas ainda assim, fica difícil tentar dar uma opinião sem examinar o caso pessoalmente.

    Como eu disse antes, recomendo que você insista para que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas antes de prosseguir com o tratamento.

    Este tipo de pedido não é nada demais. A obrigação do profissional é manter o cliente informado do tudo o que ocorre no tratamento, por isso você tem todo o direito de perguntar até estar satisfeita com as respostas.

  454. Tenho 24 anos e vou precisar colocar o expansor antes de colocar o aparelho fixo,só que estou com medo pois não sei se nesta idade terá resultado,terei que ficar com ele 8 meses e como lido com o público e tenho a voz baixa tô com receio de não conseguir falar direito após a colocação deste expansor?
    Desde já agradeço e peço se puder me ajudar envie-me a resposta.

  455. Thaís,

    Com 17 anos, acredito que você tenha todas as condições para ter sucesso em uma disjunção palatina.

    Talvez seja interessante ouvir as opiniões de outros ortodontistas para ter certeza de que as suas chances são realmente mínimas.

  456. Bruna,

    Sim isso pode ocorrer no início, mas converse com o seu ortodontista para saber se existe alguma ponta ou rebarba metálica que pode estar machucando.

  457. Michele,

    A maioria das pessoas se adapta em alguns dias e volta a falar normalmente.

    Mas isso depende também do aparelho.

    Um disjuntor com bom acabamento e bem adaptado ao palato do paciente vai facilitar o processo de adaptação.

  458. Doutor coloquei meu aparelho hyrax no começo de setembro ficando ativando ele até o dia 20, então em outubro fechou 1 mes e agora em novembro dia 20 fecha 2 meses desde que parei de ativar.. ! Meu diastema tá fechado já.. ! dia 22 de novembro vou colocar a parte de baixo do aparelho fixo já… Queria saber se ao inves de colocar em baixo seria aconcelhável colocar o de cima.. porém tem aquela função de criar o osso ali.. enfimm, o senhor acha perigoso ou aconcelha esperar mais um tempo para colocar a parte de cima ? quais os riscos ? OBRIGADAAA, O BLOG ESTÁ DE PARABÉNS !!!!

  459. Olá! Meu ome é Flávia, tenho 35 anos e faz 10 dias que estou com expansor mc namara. já observei uma abertura notavel nos dentes da frente que eram muito juntos. Mas ainda sinto dores, estou ativando o aparelho 1x de manhã e outra a noite, durante a ativação não doi só sinto uma pressão que passa rápido mas hoje notei que do lado do meu nariz e nas palpebras estão um pouco inchadas e meu rosto dolorido, minha dentista disse para eu continuar com as ativações por mais 3 dias e voltar pra ela me avaliar. Gostaria de saber se é normal esses sintomas, devo dizer que sempre fui dolorida pois tenho fibromealgia, minha dentista disse que não parece ter nada de errado com a gengiva e raiz e que a abertura estava de acordo com oqueela esperava pela minha idade. Não vejo a hora de tirar esse aparelho, me ajude Dr que faço? Desde já agradeço.

  460. Oi. Bom, coloquei o disjuntor e estou com ele há quase dois meses e o aparelho já foi travado. (foram 14 ativações) Mas nenhum espaço abriu entre os dentes. Isso é normal? O resultado será o mesmo quando eu colocar o aparelho tradicinal nos dentes superiores? e depois de retirar o disjuntor, eu preciso colocar algum tipo de aparelho no lugar dele, tipo que nem o movel que usamos depois de retirar o aparelho tradicional?
    Obrigada e desculpe pelas preguntas é que meu dentista é muito técnico e pouco falante, não explica muito bem as coisas e eu fico meio receosa.
    Desde já, obrigada ^^!

  461. Fran,

    Fico feliz que você tenha gostado do blog!

    Como tudo evoluiu bem até aqui, acho que vale a pena seguir a orientação do seu ortodontista.

    Se ele acha melhor colar o inferior primeiro, certamente este é a melhor opção.

  462. Flavia,

    Se a sua ortodontista está monitorando todo o processo e acha que está tudo bem, de nada vale a minha opinião sem ter examinado você.

  463. Carol,

    Eu entendo, mas você não pode abrir mão de perguntar ao seu ortodontista.

    É dever dele responder às suas perguntas com clareza. Se ele não gosta de muita conversa com o cliente, está na profissão errada.

    Veja bem, o fato de não abrir um diastema pode sinalizar que não houve a disjunção.

    Mas como eu não vi o caso, a minha opinião não tem muito valor. Por isso é tão importante que você pergunte isso para oseu ortodontista.

  464. Oi Dr. Andre , coloquei o palatino a 2 semanas atras, ja abriu um grande espaço, e meu dentista ja travaou ele… quanto tempo demora pra juntar de novo, aproximadamente? porque ta muito feio, e to com vergonha (risos) …

  465. Boa noite, coloquei sexta o aparelho do tipo Mc Namara, tenho 18 anos e 10 meses e estou ativando o mesmo uma vez a cada noite (2/4) de volta, sinto uma dor cômoda, gostaria de saber se abrirá um diasdema, q quanto tempo em média ele fica aberto, sei que cada caso é um caso, mas deve existir uma média de tempo de fechamento do mesmo.

    Desde já, grato
    Att, Roberto

  466. Coloquei o aparelho hyrax faz 3 dias,estou dando 1/4 de volta de manhã e 1/4 de volta a noite.Vejo muitas pessoas que dão voltas completas…no meu caso isto pode ser considerado uma disjunção ou é apenas uma expansão?

  467. Tatiana,

    O tempo necessário para o fechamento depende de fatores que eu não tenho como avaliar sem uma consulta.

    Por isso o seu ortodontista é a pessoa mais indicada para responder à sua pergunta.

  468. Roberto,

    O diastema é uma consequência da disjunção, então o esperado é que a abertura ocorra.

    O quanto tempo vai ficar aberto é uma informação que o seu ortodontista pode dar com muito mais precisão, já que eu nem mesmo vi o seu caso.

  469. Soares,

    Uma disjunção normalmente é feita com 3/4 de volta ou uma volta inteira dividida em 4/4 por dia. Mas isso pode variar de acordo com a idade do paciente.

    Você está com 1/2 ativação por dia, mas acho que ainda assim o objetivo do seu ortodontista deve ser de disjunção. Converse com ele a respeito.

    Ps: Se você gostou do blog curta a página do ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia.

  470. olá Dr. André.

    minha esposa fez no último dia 10 essa cirurgia do palato para abri-lo.
    mas desde então não passa as dores de cabeça, mesmo tomando tramal e celebra de 12 em 12 hs.

    é normal essas dores? o cirugião disse que não, mas não faz tbm nada para mudar, o acompanhamento está sendo por residentes, teria outro medicamento que aliviaria as dores?

    abraços.

  471. Bom dia,
    Uso aparelho ortodôntico fixo há 3 anos e 2 meses.
    Minha dentista disse que poderei tirá-lo dia 16 de dezembro.
    Mas irei viajar e não aguento mais este aparelho, então propuz tirarmos dia 8 de dezembro (uma semana antes). A dentista disse que posso ter problema de os dentes sairem do lugar ou abrirem espaços entre eles.
    Mas quero muito tirar, será que em uma semana, terei todo este prejuízo, mesmo usando a contenção móvel corretamente??

    Obrigada

  472. Marcos,

    Em primeiro lugar, desculpe pela demora em responder a sua pergunta, já que a sua esposa está passando por um processo doloroso.

    Eu não sou cirurgião, então não acho que seja o profissional mais adequado para orientá-lo nesta questão.

    Mas se o próprio cirurgião disse que não está normal e a medicação não está controlando a dor, eu recomendo consultar um outro profissional para avaliar a situação o mais rápido possível.

    Espero que fique tudo bem. E se puder, volte aqui para me contar o que aconteceu, ok?

    A sua experiência, por pior que tenha sido, pode ser útil para alguém no futuro. Este é o objetivo do blog.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  473. Dr. André
    Fui no dentista e depois de fazr varios exames, descobri que estou com mordida cruzada, estou usando o aparelho Hirax, mas não aconteceu a disjunção, meu dentista disse q tenho q fazer a cirurgia, mas estou com muito medo. Por isso gostaria de saber o q pode acontecer caso nao faça essa cirurgia??

    Obg Dr. ANdre

  474. (refazendo meu comentário rs)

    Muito obrigada pela atenção Dr. André!
    Tinha voltado aqui para dizer que era mesmo a disjunção o objetivo da minha ortodontista..e contar que apesar das poucas ativações a disjunção deu certo. No dia seguinte em que fiz a pergunta acordei com os dentes da frente doloridos e quando olhei no espelho estava lá o diastema rs,bom por um lado,ruim por outro,mas faz parte rs
    Minha ortodontista ficou extremamente satisfeita,mostrou minhas fotos da pasta ortodôntica e realmente,com menos de uma semana já tem muita diferença. Agora vou continuar ativando só mais essa semana,apenas 1/4 de volta,e sexta ela já vai travar o aparelho. Tenho 18 anos e estava meio apreensiva de não ter resultados..mas estou feliz!

    Adoro seu blog e a iniciativa de ajudar e informar! Parabéns :)

  475. Larissa,

    Eu não vi o seu caso, mas normalmente esta diferença de uma semana não seria tão importante na estabilidade do seu resultado.

    Como quem conhece todos os detalhes do seu tratamento é a sua ortodontista, só ela pode dar a palavra final.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  476. Olá Nadia,

    Acho que já respondi a sua pergunta lá no facebook, mas aqui vai de novo.

    PPelo que o seu ortodontista disse, sem a cirurgia não é possível fazer a disjunção, certo?

    Então, se você fizer esta opção, não terá como descruzar a mordida.

    Não há como afirmar com certeza que você terá problemas se não descruzar a mordida, assim como não se pode garantir que descruzando você estará livre de qualquer problema funcional para sempre.

    Por isso, eu particularmente não gosto de colocar o descruzamento de mordida como uma obrigatoriedade no tratamento. Mas em alguns casos isso pode comprometer o resultado estético final.

    Aí a motivação para o descruzamento passa a ser outra.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

  477. Soares,

    Primeiramente obrigado por refazer seu comentário(já que eu o apaguei acidentalmente enquanto limpava os spams).

    Fico feliz que tudo esteja correndo bem, acho que o pior já passou.

    É isso mesmo que o ortodontista precisa fazer para deixar seus clientes mais seguros: Mostrar a documentação, comparar, fazer medidas, explicar, fotografar, etc.

    Vejo que você está em boas mãos.

    Que bom que você adore o blog! Fico muito feliz.

    Agora só falta você curtir a página do
    ortodontista.net no Facebook para receber todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  478. Dr. andre,´
    tenho 15 anos e coloquei o aparelho do tipo hirax a mais ou menos 20 dias, estou ativando ele duas vezes ao dia durante 15 dias, a minha duvida é a seguinte: os meu dois dentes da frente tem um espaço bem grande, decorrente de um problema na minha respiração, e agora com as ativações pude perceber que aumentou bastante e esta quase um espaço d um dente, minha dentista me avisou que o aparelho deve ser usado durante 5 meses certinho e provavelmente os meu dentes ira abrir mais, gostaria de saber se vc como um profissional na areá sabe de alguma solução que possa fechar pelo menos um pouco desse espaço antes dos 5 meses Pois irei começar a trabalhar justamente na areá de atendimento, uma areá que requer uma boa aparência.
    Outra duvida também: pode usar o disjuntor de hirax junto com o aparelho fixo.

    Estou no aguardo de uma resposta, ok

    gostaria de parabenizar o seu blog. Já me tiraram varias duvidas.

  479. Wanderson,

    Uma opção seria aumentar um pouco a largura dos seus dentes com restaurações de resina da cor do dente. Não dve dar para fechar tudo, mas ao menos diminui o espaço.

    Depois, na medida em que o espaço for fechando as restaurações podem ser desgastadas.

    Quanto ao uso do aparelho fixo, só o seu ortodontista pode responder.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  480. Prezado Dr. André,

    Ontem coloquei um aparelho tipo Haas, que por sinal já está atrapalhando muito minha fala e alimentação.
    O motivo de utilização deste aparelho é “mordida cruzada”.
    Estou com algumas preocupações, pois trabalho diretamente com o público.
    Minha fala vai ficar comprometida durante todo o tratamento?
    Tenho os dentes superiores separados, vão se separar ainda mais?
    Existe um tempo médio de utilização do aparelho para este objetivo?

    Agradeço a atenção!

  481. Amanda,

    Normalmente a fala vai melhorando com o tempo e em uma ou duas semanas você está acostumada.

    A separação dos dentes superiores deve aumentar com a disjunção.

    Em geral o aparelho é mantido por seis meses, mas tudo depende do caso.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  482. BOA TARDE DR ANDRE.GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA EU TIRAR MEU APARELHO MACNAMARA ANTES DOS 3 MESES TRAVADO.POR QUE EU ESTOU COM ELE NA BOCA FAZ 3 MESES E POUCO,MAS TRAVADO FEZ 2 MESES AGORA DIA 20-11.MAS VOU TIRAR DIA 6-12 E NÃO VAI TER COMPLETADO OS 3 MESES TRAVADO.
    DESDE JÁ MUITO OBRIGADO UM ABRAÇO!!!

  483. Olá..sou a pri..
    estou usandu o exapansor palatino á 3 semanas..
    ja abriu bem os dentes da frente…quando eu parar de ativar o aparelho os dentes da frente se juntam novamente???
    quaaaaaanto tempo devo ficar com ele??

  484. Patricia,

    Se a decisão de remover foi do seu ortodontista é por que ele acredita que não vai haver problema. Eu não conheço o caso então não tenho como opinar. Provavelmente estas duas semanas não vão interferir.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  485. Olá Pri,

    Sim, o espaço vai fechar, fique tranquila.

    O tempo que você vai usar o aparelho depende do que o seu dentista planejou, acho melhor você perguntar essa diretamente para ele, ok?

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  486. olá ,
    coloquei o disjuntor palatino hirax .
    esta doendo tudo. nã oconsigo falar , engulir saliva, comer etc.

    vou me adapitar com isso ? quanto tempo ?
    e normal sentir dores :s

  487. Olá Dr!
    Minha ortodentista disse que terei que usar um aparelho desses para abrir meu céu da boca que é muito pequeno,mas disse que era necessário uma cirurgia, tenho 30 anos e sou diabética, e tenho a mordida cruzada.Disse que tenho que fazer essa cirurgia antes de colocar o aparelho fixo.Posso colocar o aparelho fixo sem fazer essa cirurgia e usar esse aparelho antes?
    Não tenho condições financeiras de fazer esta cirurgia e tenho medo tb por causa da diabetes ,pois demoro mais a cicatrizar.
    Quero apenas o fixo para arrumar um dente torto muito feio que tenho na frente…repito não tenho condições de faazer esta cirurgia.Só o fixo me fará algum mal?
    Obrigada

  488. Amanda,

    Se você não tem como fazer a cirurgia, deve conversar com a sua ortodontista para saber se é possível fazer apenas a correção da estética dos dentes anteriores.

    Não é o tratamento ideal, mas considerando-se a sua situação, talvez seja uma alternativa.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  489. Luan,

    O início é assim mesmo. Normalmente os pacientes se acostumam em uma ou duas semanas.

    E a dor também é normal durante a disjunção.

    Mas não deixe de falar tudo isso para o seu ortodontista pois só ele pode avaliar se esta dor está dentro do esperado ou se pode ser algum problema.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  490. :) obrigado , vou voltar no dentista segunda feira , tomare que euja esteja falando melhor, eu não consegui peguntar pra ele essas duvidas :s nun consegui engulir ah saliva , foi dificil o primeiro dia , agora estou conseguindo :)
    so ta ruim pra engolir :s
    o negocio é comer miojo :)

    obrigado Dr Andre Blog muito bom , tirei minhas duvidas

    antes eu procurava no google sobre o hirax nun entendia nada ;s
    mais aki deu pra ler as duvidas de outras pessoas e consegui tirar minha duvida tbm

    ate mais =)

  491. Olá bom dia, tenho 16 anos e gostaria de saber o seguinte, eu vou ter que ficar 3 meses com o hirax. Os meus dentes da frente vai separar? Em quanto tempo de uso? Depois de quanto tempo eles vão voltar ao normal?
    Muito obrigada pela atenção.

  492. Olá, Doutor
    É o seguinte, estou a usar o disjuntor palatino há 6 dias. O meu ortodentista disse-me para fazer duas rotações diárias, uma de manhã, outra à noite e hoje ia mostrar ao doutor. O que aconteceu é que devia ter feito 12 rotações no espaço de 6 dias e só fiz 6. Devo parar ou fazer as 12? Quando é que se pára?
    Aguardo a sua resposta
    Obrigada

  493. Olá,Dr.
    Tenho 22 anos, Coloquei o Disjuntor Hirax no mês passado e a dentista solicitou que eu abrisse o aparelho com a chave 4 vezes durante 6 dias e retornasse para uma consulta, feito isso ela me pediu que fizesse um raio x para verificar como estava o andamento da arcada. Durante esses dias notei uma boa mudança na arcada (minha mordida era um pouco cruzada e descruzou bastante.Só que ela olhou o raio x e verificou que a arcada abriu só um pouco e que o aparelho deu uma pequena empurrada nos dentes( coisa pouca), ela disse que não poderei abrir mais o Disjuntor. Gostaria de saber o seguinte:
    Se a arcada começou a abrir mesmo empurrando um pouco os dentes, porque eu não posso continuar a abri-lo, ja que no raio x mostrou que a arcada começou a abrir.
    Obrig.

  494. Mirelle,

    O objetivo da disjunção é promover a ruptura da sutura palatina.

    Parece que a sua ortodontista observou que a ruptura não ocorreu e por conta disso decidiu suspender a ativação do aparelho.

    Isso por que os dentes estão recebendo toda a carga, o que criou uma expansão, mas não uma disjunção e isso pode levar a problemas como retrações gengivais.

    Ou seja, se o rompimento da sutura não acontece, não é disjunção. E a expansão não pode ser feita da mesma maneira.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Assista ao
    vídeo de como higienizar seu disjuntor
    e aprenda a mantê-lo sempre bem limpo.

  495. Olá..eu estou usandu o aparelho palatino e eu apertava ele pela manhã e a noite ..duas vezes por dia..aperteei durante 19 dias..
    agora meu dentista ja travou ele ..e ele disse que vou ficar com ele na boca 6 meses..mais gostaria de saber agora que ele travou o aparelho palatino quanto tempo quantas semanas levam para os dentes da frente se juntarem/?/??/

    to assustada ja…buaaaaaaaaaaaaaaaa

    aguardo respostas
    oBrigada!!

  496. Só vim contar como está sendo minha experiência, principalmente diante de tantas dúvidas em relação à idade.
    Tenho 37 anos e acabei de colocar um disjuntor tipo Hirax (aliás, meu orto nem cogitou cirurgia). Ontem, 3º dia, durante a segunda ativação do dia, senti meu “céu da boca literalmente rachar”, fez até um crééééc… rsrsrs… O diastema ainda não abriu, mas acho que porque os dentes estavam muito apertados, e os caninos encavalados, porém já sinto o ar passar entre os incisivos centrais, coisa que não acontecia!

    O primeiro dia foi péssimo com muita salivação e ânsia. No segundo já melhorou um pouco, mas a coitada da língua ainda tá sofrendo!
    A dicção fica muito ruim e não tenho conseguido mastigar nada mais duro que batata cozida… rsrsrs… Dói, mas não tomei analgésico em momento algum. É mais um desconforto chato, porém suportável!

    Enfim, até o momento, o único ponto positivo está sendo uma dieta forçada… rsrsrs… Mas não reclamo, não!

    Minha avaliação é na terça próxima (06/12) e assim que der volto pra contar!

  497. Olá Patrícia,

    Primeiramente, muito obrigado pelo seu testemunho!

    Essa sua descrição detalhada será útil para muita gente que vem aqui no Blog buscar informações. É muita gentileza sua.

    Espero que o desconforto desapareça logo e que você tenha ótimos resultados no seu tratamento.

    E continue voltando aqui para contar como está evoluindo a sua disjunção, ok?

    Muito obrigado,

    Dr. Andre

    Agora você pode curtir a página do ortodontista.net no Facebook, assim você passa a receber todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  498. ooooi voltei :)

    Faz uma semana que eu coloquei o disjuntor tipo Hirax, hoje voltei no dentista pra ele avaliar , ele disse que foi bom o resultado, agora vou ativar mais 3 dias , de manha e anoite, ele disse que esses 3 dias a mais vai ser util , porq ele falou que quando tira o disjuntor hirax vai fecha um poquinho :)

    1° DIA com o hirax :( terrivel , não conseguia falar nada e neim engolir a saliva

    2° dia aprendi a engolir saliva ( rs’ ) mais falar e comer (n) tava ruim.

    3° dia , consegui falar algumas coisas , sem ter vergonha de falar perto das pessoas , e tbm tentei comer outras coisas , fora o miojo que comi no 1° e 2 ° dia

    A apartir do 4° dia eu ja começei ah me acostumar com o hirax :)

    O que eu acho que é difici pra todos é so na parte de falar ( a lingua não rela no céu da boca. :)

    DR. ANDRE UMA PERGUNTA

    MEUS DENTES DA FRENTE , TIPO , NÃO FIKO AKELE ESPAÇO QUE TODOS FALAM . PORQ SERA ? O MEU DENTISTA AVALIOU E NÃO FALOU NADA SOBRE :S
    E EU VI AQUI NO BLOG QUE VARIOS FALAM DESSA ABERTURA NOS DENTES DA FRENTE .

    Tchau obrigado …
    falou pessoal

  499. Oi Luan!

    Muito bom o seu relato sobre o processo de adaptação ao disjuntor. Vai servir para tranquilizar muita gente aqui no blog. Valeu!

    Quanto à falta do espaço entre os incisivos centrais, pode ser que tenha havido apenas uma expansão da arcada (não uma disjunção) mas que isso seja o suficiente para o que o seu ortodontista estava buscando.

    Pergunte a ele e depois volte aqui para contar, ok?

    Abração!

  500. Dr. Eu queria saber se depois que o aparelho disjuntor de hirax for travado os dentes começam a juntar ? Meu dentista disse que eles vão começar a juntar, ele falo isso pra mim na segunda, e a dentista da minha mãe falo que les não vão juntar e que eles só vão juntar de novo quando eu colocar o aparelho fixo, e agora ?

    Obrigada! E parabéns pelo blog.

  501. Olá mais uma vez, tenho outra dúvida. Todas as pessoas que usam disjuntor palatino têm que usar o aparelho fixo depois de o retirar? É que eu ouvi dizer que o espaço entre os incisivos fecha, por isso para que serve mesmo o outro aparelho?

  502. Dr. Moreira!

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site.
    Não encontrei um caso como o meu no site e gostaria da sua opinião.
    Tenho 26 anos e meu ortodentista colocou o hirax com o intuito de descruzar a mordida. Porém meus pré-molares, depois de 1 mês de hirax estão “para fora”, e descruzados em relacao a arcada inferior. Ele me disse que na minha idade não teria mais como disjuntaro palato e
    fiquei desconfiada da afirmação.
    Sinto uma dor quando mastigo e parece que os pré-molares vão cair. Isso é normal? Me refiro ao fato de eles estarem para fora e de eu perceber que eles estão moles.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada

  503. Oi tenho 17 anos e coloquei o disjuntor tipo hirax faz 8 dias , estou em duvida pois a dentista só me mandou ativar de dois em dois dias é normal ? , vou voltar lá no dia 23 .Mas não sei se vou continuar usando ou vou tirar ele no dia 23 estou com medo de usar ele durante 6 meses como todo mundo fala ! Espero tirar o mas rápido possivel pois incomoda bastante !

  504. Tenho 12 anos e uso disjunto , sofro de dores horriveis , e não estou conseguindo dar continuidade ao tratamento , eu uso o disjunto , pra abrir um espaço pra os meu dentes caninos que nasceram encima descer , e como disse não estou conseguindo dar continuidade por conta de dores terriveis , queria saber se existe algum outro metodo , obrigada!

  505. Julia,

    Normalmente eles começam a se juntar lentamente mesmo antes do aparelho fixo ser colocado por que existem alguns ligamentos que ligam um dente ao outro e que produzem este efeito.

    Mas nem sempre esta movimentação inicial pode ser percebida pelo cliente. E é o aparelho fixo que acaba produzindo um resultado mais visível.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.