Preço do tratamento ortodôntico

O valor do tratamento sempre é uma questão polêmica: O aparelho é cobrado? Só paga manutenção? Se não for à consulta tem que pagar? O prazo é fechado? Vou ficar pagando até quando?

Bem, eu vejo o tratamento como um serviço que deve ser vendido ao cliente por um determinado valor. Valor este que é definido pelo ortodontista.

Aqui cabe uma observação: Nenhum órgão ligado à profissão estabelece um teto para valores de procedimentos odontológicos, não existe uma tabela oficial e os profissionais têm liberdade para cobrar o que acharem justo pelos seus serviços.

Da mesma forma os clientes têm o direito de negociar e escolher a melhor opção. Ou seja, nada diferente de qualquer compra que realizamos no dia-a-dia.

Atualmente temos muita variação nos preços e nas formas de pagamento dos tratamentos ortodônticos, mas no final das contas o cliente vai pagar um valor total.

Este valor pode ser cobrado na forma de mensalidades, com ou sem entrada e até mesmo à vista.

Eu vou focar este post na questão da “entrada” ou “aparelho”, enfim, aquele valor inicial que é cobrado por alguns ortodontistas.

Acredito que o uso da palavra “aparelho” pode levar o cliente a pensar que está pagando apenas o custo do material, o que pode ser verdade em alguns casos, mas nem sempre é assim.

Então está errado cobrar mais que o valor do material no início do tratamento?

Não, não está errado.

O ortodontista precisará dedicar tempo para estudar o caso e elaborar um plano de tratamento. Ele pode cobrar um valor que ache justo por este trabalho inicial.

Mas ele também pode apenas repassar os custos de material para o cliente.

Assim como pode preferir não cobrar nada com a intenção de criar um diferencial de preço.

Ou seja, cada profissional decide de que forma quer cobrar pelos seus serviços, mas devemos lembrar que o aparelho é a ferramenta de trabalho do ortodontista e seu custo sempre estará incluído no valor total do tratamento assim como o custo do conhecimento do profissional e o custo operacional da clínica.

Como o preço não deve ser a única coisa a se avaliar na hora de escolher seu ortodontista, eu recomendo a leitura deste post:

como escolher seu ortodontista

No próximo post vou falar sobre as “manutenções” que eu prefiro chamar de “mensalidades”.

Abraços,

Dr. Andre Moreira

16 Comentários para: “Preço do tratamento ortodôntico

  1. Boa Noite! Tenho um problema de Periodontia, tive perda óssea
    significativa, só teve resultado porque parei de fumar,
    após o tratamento foi indicado colocar aparelho, por problemas
    de Oclusão, e outros.
    Coloquei dois pinos, para que os arames e molas pudessem passar,
    só esta ativado o lado esquerdo ainda, e meus 04 dentes da frente
    estão sem nada.
    o Ortodontista disse que não pode ainda, só que fica muito feio, não é possível que seja assim! A Formatura do meu filho e mês que vem 17/12, como vou dar um belo sorriso, mesmo com aparelho, sei que posso dar um belo sorriso; mesmo que Prateado.
    Desde já fico agradecida!

    Cristina Andrade.

  2. Cristina,

    Pelo que entendi, você está chateada por estar apenas com dois brackets colados nos dentes e gostaria de ter o aparelho completo colado para ficar mais armonioso, é isso?

    Bem, se for isso mesmo, a decisão depende do seu ortodontista, ele deve ter algum bom motivo para não colar os brackets dos dentes anteriores.

    A única coisa que você pode fazer é conversar com ele e mostrar este ponto de vista estético. Talvez seja possível colocar os brackets sem passar o arco, apenas emnome da estética.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  3. nao sei oque fazer levei minha filha de 7anos para 2 dentista e cada uma fala um aparelho diferente um diz que tem que ser movel e outra diz fixo nao sei o que fazer

  4. Olá, gostaria de saber se o aparelho expansor quando vamos colocar normalmente pagamos o aparelho mais a manutenção ou esse aparelho o dentista coloca e pagamos somente a manutenção mensalmente?

  5. Tenho duas filhas (12 e 15 anos) em tratamento ortodôntico e a profissional marca duas visitas mensais, as quais tenho pago duplamente. Isto é certo? Outra dúvida está no tempo, uma vez que as duas já estão há mais de 03 anos em tratamento. Estou incomodada e gostaria de saber como proceder. Agradeço.

    • Lina,

      Prazos e valores precisam ser combinados no início do tratamento. Se esta era a proposta, não há nada de errado em cobrar por consulta.

      O prazo de 3 anos está um pouco acima da média, mas o que deve ser observado é se o tratamento está próximo do final. Se não, você pode questionar quanto tempo ainda falta para terminar.

  6. Bom dia Dr. André,

    Eu usei aparelho há uns 9 anos e depois que tirei o fixo não usei direito o móvel então meus dentes voltaram e tive perca óssea, resolvi procurar um orton e ele disse que eu deveria procurar uma periodonto então fiz todo tratamento com ela e ela me liberou para colocar o aparelho, mas meu ortodontista quiz cobrar um valor inicial de R$ 2.500,00 então gostaria de saber se esse valor é justo como funciona porque da outra vez que coloquei não tive que pagar esse valor somente as manutenções. att Simone

    • Simone,

      Os valores variam muito dependendo do profissional, por isso eu nunca comento preços aqui no Blog.

      Como eu disse no post:

      “Nenhum órgão ligado à profissão estabelece um teto para valores de procedimentos odontológicos, não existe uma tabela oficial e os profissionais têm liberdade para cobrar o que acharem justo pelos seus serviços.”

  7. olá doutor,fiz tratamento de canal no dente 36 e 46 porém o 36 simplismente se quebrou e demorei um pouco a procurar um dentista por motivos financeiros,e agora que pude recorrer a um fui informada que não tem mais jeito terei que extrair,e meu dente 46 comecei a sentir um incomodo uma dormencia e fui também informada que meu canal estar calcificado então não foi corretamente feito,agora estar minha duvida eu tenho que usar aparelho pois tenho um dente acavalado na parte superior devido a esses transtornos estou pensando em tbm extrair o dente 46 pois não quero mais fazer canal o que vc me aconselha.

  8. ola. meu ortodontista me disse que tenho um pre molar inferior supranumerário impactado , mas acha melhor deixa-lo onde esta, pois tirar poderia causar danos no molar. gostaria de saber se pode ser feito o tratamento com ele .e se ele se movimentar depois, posso tirar?

  9. BOA NOITE!

    tenho um filho de 08 anos e os dentes permanentes que estão nascendo estão amontoando devido a falta de espaço na boca.Ao procurar o 1 dentista este informou q deveria extrair os dentes de leite para que os demais nasçam evitando assim os amontoamentos dos dentes. Fiquei na duvida e procurei outro profissional onde o mesmo foi contra a extração e indicou que usasse este aparelho por nome de HYRAX, informando que devido ser criança e ter a idade correta para conserto da arcaria dentaria o tratamento ideal seria esse.
    duvida: a segunda opção e a mais correta?
    porque a tanta divergência entre os dentistas?
    quero fazer o tratamento correto e gostaria que o Dr. ajudasse
    Obrigada!!!!!!!!!!

    • Cacia,

      Eu sou adepto de uma terceira abordagem com ortopedia funcional dos maxilares. É menos agressiva que a disjunção, mas demorar mais para apresentar resultados.

      As divergências existem por nor formarmos em escolas com filosofias diferentes. Ou seja, não quer dizer que apenas uma opção seja correta, normalmente o que pesa mais é a capacidade técnica do profissional.

      Concluindo: é muito mais o “COMO” é feito do que o “O QUE” é feito para resolver o problema.

      Ainda assim, apesar de não ter avaliado seu filho clinicamente, não simpatizo muito com extração de dentes de leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>